em viagem
em viagem

Quanto custa um seguro viagem?

Se você está se organizando pra viajar, provavelmente já sabe que há uma série de detalhes pra resolver. Por exemplo: é preciso pesquisar bastante, definir o orçamento, organizar um roteiro de viagem, preparar as malas… e contratar um seguro! Mas, espera aí, como saber quanto custa um seguro viagem?

Uma média dos valores costuma ser de 15 a 20 reais por dia de viagem. Ainda assim, é difícil dar um preço exato desse serviço, pois existem diferentes planos e fatores que podem acabar influenciando no valor final.

É exatamente por esse motivo que facilitamos todo esse processo pra você! Embarcar sem ter todo o orçamento definido não é uma opção. Pensando nisso, este artigo vai te ajudar a entender todos os fatores que influenciam na precificação e como escolher as coberturas ideais pra você!


Foto de pessoa deitada dentro de uma barraca admirando a paisagem montanhosa.
Por mais que contratar um seguro viagem seja essencial, antes é muito importante comparar os preços

Antes de tudo, você sabe o que é o seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço que procura, do melhor jeito possível, auxiliar no bem-estar das pessoas viajantes e poupar aquele estresse de quando ocorre algum imprevisto. Quando você contrata um seguro, tem a certeza de que vai ter um suporte disponível pra te ajudar todo dia e em qualquer horário, literalmente!

Seja por problemas de saúde, como uma alergia causada pela culinária local; um acidente que necessite internação; problemas com a bagagem; ou até em caso de emergências, em que você precise voltar repentinamente pra casa. Independente do que for, a seguradora poderá te dar toda a ajuda necessária.

E o melhor? Por um preço super em conta que não ultrapasse o orçamento inicial da sua viagem, pois todo o valor do seguro é acordado antes do seu embarque. Então, quando a gente diz que contratar um seguro viagem te livra de muito estresse, não estamos mentindo!

    Quais são os principais fatores que alteram o valor do seguro?

    Os principais fatores que influenciam no valor são: o local para onde você vai viajar, a duração do contrato, as coberturas escolhidas e a seguradora contratada, além de alguns extras. Vamos falar um pouco melhor sobre cada um deles:

    Local de viagem

    A sua viagem pode ser nacional ou internacional. No geral, as viagens nacionais não geram tantos custos quanto as internacionais – a moeda é a mesma, a distância percorrida é pequena, os costumes e a cultura não mudam tanto assim, etc.

    Então, é fácil de afirmar que o seguro viagem nacional vai sempre ser mais em conta. Já o seguro internacional envolve algumas coisas que podem deixar o preço final um pouco mais caro.

    Por exemplo, na Europa, temos o famoso Tratado de Schengen, que exige que o seu plano cubra uma assistência médica com um valor de no mínimo 30 mil euros – mas calma, esse é apenas o valor da cobertura caso haja despesas de saúde, não o que você precisará pagar!

    Com isso, é importante que você saiba exatamente qual será o local da sua viagem, antes de contratar o seguro, e evite confusões.

    Duração da viagem

    Em resumo, quanto maior for o tempo de duração do seu seguro viagem, maior também será o valor.

    Por padrão, a duração do contrato do seu seguro é a mesma duração da viagem. Não faz muito sentido viajar por duas semanas e contratar um seguro viagem por apenas uma semana. Então, evitando perder o suporte no meio da viagem, é importante que você escolha as datas corretas – talvez até uns dias extras, só por segurança.

    Outro detalhe importante é que a época do ano também pode acabar variando o valor do seu seguro. Por exemplo, se você realizar uma cotação em fevereiro, e depois realizar outra em novembro, há uma grande chance dos valores estarem diferentes.

    Por isso, opte sempre por contratar o seu seguro com bastante antecedência. Assim, quando chegar o momento do embarque, já estará tudo resolvido! Só não vai deixar pra arrumar as malas em cima da hora, hein?

    Coberturas básicas

    Você pode escolher as coberturas que mais fizerem sentido pra você, segundo as suas necessidades. Porém, existem algumas coberturas básicas que o seu plano deve conter, obrigatoriamente!

    As coberturas mais comuns e importantes do seguro viagem, com obrigatoriedade de contratação, são:

    • Despesas médicas e hospitalares: a cobertura principal, que te assegura em caso de doenças ou eventuais acidentes. Todo mundo sabe que as despesas com saúde, principalmente quando há a necessidade de internação, podem ser bem grandes. É importantíssimo se prevenir e escolher um seguro com uma boa cobertura médica!
    • Despesas odontológicas: caso você precise ir ao dentista, o seguro provavelmente vai cobrir todos os custos. Mas essa cobertura costuma ter algumas exceções, então não esqueça de verificar todos os detalhes.
    • Regresso sanitário: essa cobertura garante o seu retorno até a sua casa, caso você não possa voltar normalmente no avião. Geralmente, é utilizada por causa de algum acidente ou doença que inviabilize a viagem.
    • Traslado médico: serve como mais uma garantia contra emergências. Se acontecer algo e você precisar de transporte até o hospital, por exemplo, não precisará se preocupar com os custos.
    • Morte ou invalidez: ninguém quer pensar nesse assunto, e é totalmente compreensível. Ainda assim, caso aconteça, a burocracia é enorme e os gastos são maiores ainda. Felizmente os seguros cobrem esses casos, independente se ocorrerem de maneira natural ou acidental.
    • Traslado de corpo: além de cobrir em casos de morte, o seguro viagem também te dará suporte para liberar e transportar o corpo da pessoa falecida, seja até a sua casa ou local de sepultamento.

    Todos os itens citados estão de acordo com a SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados, que é o órgão responsável pelo controle das seguradoras. Então realmente não tem como fugir deles!

    De qualquer forma, essas coberturas são essenciais e te auxiliam na maior parte das emergências e imprevistos que possam acontecer.

    Coberturas extras

    Por mais que alguns itens sejam obrigatórios, você pode optar por incluir ou não coberturas extras. Mesmo que algumas possam ser essenciais para você, tenha em mente que é bem provável que isso altere o valor final do contrato.

    Vamos dar uma olhada em algumas das coberturas extras:

    • Bagagem: caso sua bagagem seja extraviada, roubada, danificada ou, por algum motivo, destruída, você tem direito a receber um valor que cubra essas despesas.
    • Cancelamento de viagem: nunca podemos prever quando algum imprevisto vai nos fazer reorganizar toda a viagem e ter que cancelar o voo em cima da hora. Assim, quando a companhia aérea não te reembolsar, você terá o reembolso pelo próprio seguro, caso escolha essa cobertura!
    • Regresso antecipado: do mesmo jeito que às vezes precisamos cancelar a viagem, podemos precisar retornar pra casa antes do esperado, e o seguro pode te auxiliar nisso também.
    • Atraso de voo: se o seu voo atrasar e, de alguma forma, você achar que isso prejudicou você (como no caso de perder uma reunião), essa cobertura te reembolsa de algumas despesas.
    • Despesas farmacêuticas: caso você precise ir ao hospital e lhe seja receitado algum remédio, com essa cobertura, você terá o reembolso do valor gasto. Mas não vale pra remédios sem prescrição médica!
    • Doenças pré-existentes: é importantíssimo que você comunique a seguradora em caso de quaisquer doenças pré-existentes – caso omita a informação, o seu seguro viagem pode até ser cancelado. Esse tipo de doença não costuma estar incluída no plano básico, então há a necessidade de considerar as possíveis idas ao hospital durante a sua viagem.
    • Prática profissional de esportes: por mais que os acidentes que aconteçam por causa de esportes amadores sejam cobertos nos planos básicos, a situação é totalmente diferente com os esportes profissionais. É preciso um acompanhamento especializado, então, por mais que seja uma cobertura extra, acaba sendo obrigatória caso você pretenda participar de competições esportivas.

    Também há a possibilidade de cada seguradora oferecer coberturas exclusivas, contanto que estejam relacionadas com a sua viagem. O ideal é verificar os diferenciais de cada empresa!


    Imagem da paisagem vista através da janela de um avião.
    Aproveitar a paisagem durante uma viagem só é possível quando estamos totalmente sem preocupações

    Idade

    É claro que precisamos nos proteger sempre, independentemente da nossa idade. Mas é preciso ter um cuidado ainda maior com as pessoas idosas. Enquanto envelhecemos, é normal que surja a necessidade de cuidados cada vez mais específicos, como com eventuais problemas de saúde ou algum tratamento específico.

    Pensando nisso, as seguradoras costumam ter planos específicos para pessoas acima de 70 anos. Como os custos médicos e hospitalares podem ser maiores, o valor do seguro viagem também costuma aumentar um pouco. Em algumas empresas, é normal que o preço duplique, então utilize o nosso site para fazer a cotação e não ficar nenhuma dúvida!

    Mas você deve se organizar de acordo com as suas necessidades. Quanto mais idosas forem as pessoas presentes na viagem, os preços podem mudar ainda mais. Em casos muito específicos, o ideal é entrar diretamente em contato com a gente. É só nos enviar uma mensagem!

    Gravidez

    Caso uma das pessoas na viagem esteja durante o período de gestação, é essencial incluir a cobertura de gravidez no seu plano. Viajar durante esse período é algo delicado e exige todos os cuidados possíveis.

    Por padrão, os seguros básicos costumam cobrir eventuais complicações e emergências. Porém, ainda é necessário considerar todas as situações que necessitam de suporte, como: partos prematuros, exames que possam ser necessários, despesas hospitalares com a criança recém-nascida e, até mesmo, um seguro à parte pra ela!

    É interessante considerar não só o melhor preço do seguro viagem, mas também as diferentes seguradoras. Alguns planos podem incluir itens específicos que vão te dar uma segurança maior e evitar riscos desnecessários. Outros talvez não supram as suas necessidades, então pesquise com calma.

    COVID-19

    É verdade que a pandemia está se aproximando cada vez mais do seu fim. Por mais que não estejamos mais de quarentena, a cobertura para COVID-19 continua sendo obrigatória na maioria dos países.

    Como a situação vem se prolongando muito e nós estamos nos conscientizando cada vez mais, a maioria dos planos de seguro viagem oferece algum tipo de cobertura para COVID-19!

    Mesmo assim, é importante checar se a cobertura não se aplica apenas a emergências, mas também a possíveis internações e isolamentos.

    Você também deve verificar com muita atenção todas as exigências do seu país de destino, pois cada um costuma impor suas próprias condições. Devemos nos adequar a todas elas para adentrar no seu território.

    Seguradora escolhida

    A escolha da seguradora é um dos fatores que mais influencia no preço. Além de cada uma ter suas próprias ofertas e diferentes coberturas, também é normal que você encontre planos similares por valores bem diferentes.

    As mesmas coberturas podem ter preços totalmente diversos em duas companhias diferentes. Então, é importante que você conheça as diferentes seguradoras de seguro viagem com as quais trabalhamos e entenda melhor qual delas é a mais adequada para você.

    Ah! É importante frisar que aqui na Real a gente só trabalha com os parceiros mais qualificados do mercado, então atestamos a qualidade de cada um deles!

    Descontos da Real!

    E não podemos esquecer de falar dos nossos cupons de desconto, não é mesmo? Se você escolher um plano que fuja um pouco do orçamento planejado, não se preocupe! Pode contar com a gente pra te ajudar.

    Antes de realizar a sua cotação, sempre vai ter um cupom esperando por você no nosso site. Se quiser ficar por dentro de todas as nossas promoções, além de dicas e conteúdos exclusivos sobre o universo das viagens, é só seguir a gente no nosso Instagram!


    Imagem de um passaporte aberto em cima de passagens de voo e alguns objetos em volta.
    Não se esqueça de considerar todas as atividades previstas na viagem, assim, você terá certeza de qual seguro viagem escolher

    E então, como saber quanto vai custar o meu seguro viagem?

    O único jeito é definir todas as coberturas que você vai precisar e, depois, verificar o preço final que cada seguradora oferece. Com tantos planos diferentes, se torna simplesmente inviável checar cada um deles, e é aí que nós te ajudamos!

    Com preços que podem chegar a menos de R$10,00 por dia - ou até mesmo menos de R$5,00, caso a viagem seja nacional -, contratar um seguro é muito melhor do que terminar a sua viagem com dívidas enormes!

    Por mais que não possamos te dar um valor exato por aqui, você sempre pode consultar o nosso site e comparar os preços que as seguradoras estão oferecendo!

    Nossa plataforma é feita inteiramente para facilitar a sua escolha do melhor seguro viagem. Você só precisa nos informar seu local de destino, a data da viagem e se vai precisar de alguma cobertura específica. Pronto! A partir disso, conseguimos te ajudar a comparar os melhores planos e valores para que sua viagem seja inesquecível – e acessível.

    É só clicar no botão abaixo e realizar a sua cotação!


    Quer conversar sobre alguma dúvida que surgiu, pedir ajuda pra escolher o plano ideal pra você ou só bater um papo com a gente? Então manda uma mensagem pra nossa equipe!

    Não esqueça de se preparar com bastante antecedência e considerar todos os imprevistos que possam acontecer, afinal, o planejamento é a chave para uma viagem perfeita. Conte sempre conosco e tenha uma ótima viagem!

    Saiba mais sobre o assunto:

    Sim, você precisa! É verdade que em viagens nacionais e para alguns países específicos, como os Estados Unidos, o seguro não é obrigatório. Porém, caso aconteça algum problema, as suas despesas podem chegar a valores exorbitantes, a não ser que você tenha contratado um Seguro Viagem. Pensar no seu bem estar é importante, e o único jeito de garantir que a sua viagem seja perfeita é se prevenindo de qualquer imprevisto que possa surgir.
    Não tem um momento específico para contratar o seu Seguro Viagem, mas como já dissemos várias vezes, o melhor é se organizar. No nosso site, você consegue fazer a cotação do seguro com até um ano de antecedência. O importante é não viajar antes de se proteger, então recomendamos que você contrate o seu Seguro Viagem logo após comprar a passagem e bem antes de realizar o embarque, assim não tem erro!
    Depois de comparar os preços no nosso site, é só seguir o passo a passo. Você poderá realizar o pagamento por boleto ou cartão de crédito ou débito e parcelar em até 12 vezes sem juros! O processo é totalmente intuitivo, e caso precise de ajuda, estamos sempre disponíveis pra você.