em viagem
em viagem

Como escolher o melhor seguro viagem?

Uma pessoa que já tem uma viagem planejada para outro país deve estar sempre preparada da maneira correta antes de embarcar em sua nova aventura. Ela precisa pensar na quantidade de roupas e malas que irá levar, quais lugares deseja conhecer, quais comidas ela quer experimentar, sem contar com as questões burocráticas.

Com esses interesses em mente, o indivíduo acaba esquecendo das maiores de suas preocupações: a sua própria segurança e a qualidade do passeio. Ninguém deseja ficar doente enquanto está viajando ou sofrer acidentes que prejudiquem toda a experiência.

Portanto, escolher o melhor seguro viagem surge como a opção mais adequada para proteger qualquer viajante. No entanto, antes de comprar o seguro, há muitas questões a serem esclarecidas.

Vamos entender mais sobre o tema? Para te ajudar com isso, respondemos, ao longo deste artigo, as dúvidas mais frequentes entre os clientes da Real. Faz um chá, café ou suco, pega um caderno e uma caneta para anotações, e acompanha o passo-a-passo que preparamos. Boa leitura!

Vale a pena contratar um seguro de viagem?


Uma mulher sentada perto de suas malas.
Independente do destino, sempre conte com o seguro viagem ideal para você!


Se o viajante deseja ter a melhor experiência de viagem e evitar que qualquer imprevisto aconteça, vale muito a pena contratar um seguro! Afinal, um seguro pode evitar que o turista tenha gastos elevados com situações que ele precise solucionar.

Além disso, um seguro viagem possui coberturas que podem arcar com as despesas caso alguma emergência apareça durante o passeio. Geralmente, essas coberturas auxiliam nos problemas de saúde e também com os problemas de bagagens ou voos.

Por isso, a contração do melhor seguro viagem garante assistência com qualquer uma das suas necessidades ao viajar.

Como escolher a melhor assistência de viagem?


Um avião sobrevoando o planeta com algumas nuvens ao redor.
Priorizar sua segurança é um passo fundamental para qualquer viajante!


Não adianta para uma pessoa que vai visitar outro país ou outro estado contratar qualquer tipo de seguro viagem. Ela precisa analisar corretamente quais são as condições oferecidas pela seguradora para que ela não tenha problemas bem na hora que uma emergência surgir.

Então, para escolher a melhor assistência de viagem ela pode acessar um site que compara as opções de seguro e que mostra quais são as coberturas que cada seguradora dispõe para o segurado.

Uma apólice deste serviço deve oferecer algumas coberturas que são obrigatórias e outras que podem complementar o passeio de acordo com as necessidades do viajante. Assim, será mais simples ficar protegido durante uma viagem e evitar que uma urgência acabe com o passeio.

Portanto, saiba mais sobre as coberturas que um seguro oferece e escolha a mais adequada para o país que será visitado.

Ao longo desses 13 anos, adquirimos experiência para avaliar quais seguradoras trabalhar e quais seguros valem a pena para nossos clientes. Prezamos pela qualidade e honestidade em tudo o que fazemos e esses valores são critérios que consideramos ao trabalhar ou não com empresas de seguro. São elas:

  • Affinity;
  • Assist Card;
  • Coris;
  • ITA;
  • Intermac Assistence;
  • My Travel Assist;
  • Universal Assitance.

Coberturas oferecidas por uma seguradora de viagem


Uma câmera e um passaporte em cima do mapa mundi.
Existem planos de seguro viagem para passeios dentro e fora do Brasil!


Em suma, uma empresa de seguros oferece coberturas que vão auxiliar e proteger o viajante. Elas funcionam de uma forma bem simples: ao contratar um seguro, o turista que tenha alguma emergência em outro país ou estado poderá acionar a seguradora por meio de um telefone e informar sua situação.

Desse modo, o segurado precisa entender detalhadamente o que cada cobertura faz para conseguir definir qual é o melhor seguro viagem de acordo com seu destino.

1. Cobertura de despesas médicas e hospitalares

A cobertura de despesas médicas e hospitalares é um dos principais itens que deve estar incluso dentro de um seguro de viagem.

Todo turista precisa pensar em si mesmo, em sua segurança e na saúde. É por isso que essa cobertura irá atuar caso o viajante sofra um acidente, tenha uma emergência médica, problema de saúde ou alguma doença.

Algumas condições médicas que essa cobertura também pode ajudar é nos casos de doenças pré-existentes, emergências esportivas e de gestação.

Dessa forma, sempre leia atentamente quais itens estão inclusos dentro dessa cobertura, pois algumas empresas não incluem algumas condições e outras oferecem a opção de pagar a mais para garantir uma determinada cobertura.

2. Despesas odontológicas e farmacêuticas

Nenhuma pessoa deseja ter problema de dente quebrado ou dor de dente devido à uma cárie durante seu passeio. Então, as despesas odontológicas podem auxiliá-la. Caso o viajante precise comprar um medicamento indicado pelo médico para acalmar sua dor, ele também pode contar com a cobertura de despesas farmacêuticas.

Caso o remédio não seja prescrito pelo doutor, o turista não conseguirá comprar. Portanto, antes de contratar uma apólice, verifique com a seguradora quais condições não estão inclusas dentro da cobertura.

3. Traslado médico

Um turista que está viajando pode necessitar se locomover com uma ambulância devido a algum acidente.

Assim, se ele incluiu esta cobertura dentro do seu seguro, ele pode evitar as despesas ocorridas desta situação.

4. Coberturas de bagagem

Muitas pessoas que viajam relatam que já tiveram sua bagagem danificada pela empresa aérea ou até mesmo perdida.

Essas situações podem desanimar qualquer pessoa que quer conhecer outro país. Por isso é importante contratar o melhor seguro viagem para que ele consiga solucionar esse tipo de problema.

Geralmente, o seguro de viagem irá arcar com as despesas em caso de danos, ele também pode localizar uma bagagem perdida ou indenizar o segurado caso a bagagem seja extraviada.

5. Repatriação

A cobertura de repatriação sanitária normalmente não tem a atenção que merece do segurado. Essa é uma das coberturas que precisa estar incluída dentro do melhor seguro viagem, já que os imprevistos podem acontecer por mais que o segurado não deseje uma situação ruim em seu passeio.

Portanto, a repatriação envolve situações que o segurado precise se transportar de volta para seu país por recomendações médicas.

Leia também: Conheça as coberturas do Seguro Viagem

Como saber qual é o melhor seguro viagem?


Foto de uma família prestes a viajar. Ao todo, são 4 mulheres sentadas em um porta malas aberto, com bagagens rodeando elas.
Seja de avião ou de carro, você e sua família sempre estarão preparados para qualquer imprevisto!

O melhor seguro viagem dependerá das condições que o viajante tem em mente e do país para o qual ele irá viajar.

Alguns países exigem que o turista tenha um seguro de viagem. Então, essa condição precisa de muita atenção, já que ninguém deseja comprar as passagens, chegar no destino e ser mandado de volta para o Brasil.

Normalmente, o melhor seguro inclui todas as coberturas citadas acima, além de muitas outras que podem variar de acordo com a seguradora contratada. Abaixo, listamos cada uma delas, para você analisar de acordo com seu perfil.

Objetivo da viagem

A necessidade do seguro pode variar de acordo com o local e o objetivo da viagem.

Por exemplo, praticar um esporte radical em outro país é diferente de realizar passeios turísticos com guia por uma cidade, visitar um safari é diferente de ir a um zoológico, bem como alugar um motorhome é diferente de se hospedar em um hotel.

Ou seja, é importante considerar a necessidade de cobertura que cada estilo de viagem demanda. Há opções para além das coberturas básicas, as quais podem vir a ser de grande importância a depender do objetivo e atividades realizadas na viagem.

Nos exemplos citados anteriormente, o segurado poderia precisar de coberturas como:

  • Assistência jurídica em caso de acidentes de trânsito;
  • prorrogação de estadia;
  • assistência para fisioterapia;
  • até mesmo pagamento de fiança.

Destino

Alguns lugares exigem o seguro viagem com um valor mínimo obrigatório, em outros, o custo de serviços, atendimento e produtos são elevados para brasileiros.

Dessa forma, é importante checar as exigências e recomendações em relação ao seguro para o estado, país ou continente para o qual você deseja viajar.

Doenças pré-existentes ou gravidez

Caso você seja gestante ou tenha alguma doença pré-existente, é aconselhável conferir se o plano que pretende contratar inclui coberturas para o seu perfil e, se não tiver, troque para outra.

Por exemplo, o seguro saúde básico não cobre a realização de partos. Imagina ter de pagar o procedimento em dólares ou em euros? Porém, não se preocupe, o mais importante é informar sobre a gestação ou sobre quaisquer outras questões na hora da contratação do serviço, e nossa equipe saberá te orientar.

No caso de doenças preexistentes, o seguro de saúde básico já cobre o atendimento para possíveis crises. No entanto, há um limite no valor do plano, e, portanto, declarar a doença auxilia na escolha e evita complicações durante a viagem.

Covid-19

As coberturas para a Covid-19 geralmente cobrem casos de urgência e emergência médicas decorrentes da doença. Além disso, alguns países exigem obrigatoriamente a cobertura para a Covid-19. São eles:

  • Egito;
  • Dubai;
  • Uruguai;
  • Argentina;
  • Chile.

Leia também: Seguro Viagem Covid: entenda como funciona e viaje seguro!

Terceira idade

Alguns planos possuem limite de idade para as coberturas. Aqueles com o maior limite cobrem até 85 anos.

Além disso, o valor muda para pessoas acima de 60 anos, grande parte das seguradoras cobram a mais de idosos.

Infelizmente, essas são exigências das seguradoras e não podemos alterá-las, porém, sempre buscamos oferecer o melhor custo benefício para esses casos.

Intercâmbio de estudos

Para estudantes que vão frequentar universidades estrangeiras, o seguro é indispensável. Por estar longe da família, ficar doente ou precisar de atendimento médico já é difícil. Imagina essa situação sem uma assistência financeira para o custo do tratamento?

É por isso que as universidades já exigem, no momento da seleção, que os candidatos contratem um seguro, e alguns países exigem o serviço mesmo com visto de estudante.

Além do atendimento para eventuais enfermidades, recomendamos que no plano esteja incluso seguro bagagem, assistência farmacêutica e hospedagem de um familiar em caso de hospitalização. Confira com nossos atendentes quais planos oferecem tais assistências.

Planejamento de moradia em outro continente

Por mais que não seja exigido seguro de viagem para quem está organizando moradia fora do Brasil, em razão do visto de residência, ainda assim é aconselhável contratar um seguro para os primeiros meses.

Durante a mudança é importante ter seguro para o caso de contratempos. Além disso, no período de adaptação, a assistência te garante proteção até você se estabilizar no país.

Não fique sem garantias para a sua saúde e segurança durante este período, principalmente se você tem alguma doença crônica ou preexistente, ou qualquer outra necessidade de acompanhamento médico.

Sabendo disso, a melhor sugestão para uma pessoa que está interessada em sair da sua cidade é planejar corretamente sua viagem e acessar um site que compara as diferentes seguradoras para que ela possa escolher o plano mais adequado.

Compare com a Real!

A Real Seguro Viagem é o primeiro comparador de seguro viagem do Brasil! São mais de 10 anos ajudando os viajantes a escolherem o melhor plano para a jornada.

No site encontram-se os preços, as coberturas incluídas em cada apólice e até mesmo o valor das parcelas. Para facilitar, você pode fazer uma simulação clicando no botão abaixo

Portanto, faça como recomendado, organize da melhor maneira seu passeio e tenha o melhor seguro viagem para protegê-lo em caso de qualquer emergência.

Para compreender como funciona um seguro e como usá-lo em sua viagem, assista o vídeo abaixo, que preparamos com essa intenção de te ajudar:

__YFRAME(https://www.youtube.com/embed/pqRxgkDDBpA)__

Esperamos que você tenha gostado do artigo e, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato. Até a próxima!