em viagem
em viagem

Conheça as coberturas do Seguro Viagem

O objetivo das coberturas do seguro de viagem é permitir que você tenha a segurança de viajar sabendo que, em caso de um contratempo, terá todo o suporte para resolver o ocorrido de maneira a interferir o mínimo possível em seus projetos. Ou seja, é um serviço que diminui riscos e complicações em sua viagem.


Documentos, avião em miniatura e estetoscópio indicando segurança em viagem
Existem coberturas obrigatórias, as consideradas básicas e outras complementares

Ao contratar um seguro, você escolhe um plano, e cada plano inclui uma série de coberturas. As coberturas são opções de proteção pessoal e financeira, separadas em categorias. Essa organização possibilita o entendimento dos diferentes benefícios oferecidos e suas regras.

Algumas são obrigatórias, então leve em conta que todos os planos devem conter alguns elementos básicos. Mas, quais são elas? Se você tem dúvidas sobre o que oferecem as coberturas do Seguro Viagem, confira abaixo a lista que preparamos com essas informações.

Despesas médicas e hospitalares

Essa é a cobertura principal do seguro viagem. Em caso de doenças ou acidentes, ela garante o atendimento médico e cobre custos de hospitalização e internação. Em alguns países, o custo do atendimento médico pode ser muito alto. O seguro, dessa forma, evita grandes despesas.

É importante salientar que, de modo geral, não serão cobertos exames programados — como os de rotina e preventivos — nem a continuação de tratamentos e extensão de receitas. Dúvidas sobre essas exceções podem ser melhor informadas com nossa equipe, que avaliará e indicará as opções de coberturas mais adequadas para a sua situação. 


Além disso, em casos específicos a cobertura básica não é suficiente e, portanto, é aconselhável contratar opções mais completas. Você deve ter atenção em casos de:

Doenças pré-existentes

O tratamento para doenças pré-existentes, em alguns casos, não está incluído no seguro viagem básico. Em razão disso, é importante que você informe sobre isso no momento de contratar o seu plano, pois sem a cobertura específica para o seu caso, você poderá ter o atendimento negado. Além disso, as seguradoras podem cancelar o seu plano em caso de omissão dessa informação.

Gravidez

Quando a viajante está grávida e tem complicações na gestação, o seguro viagem obrigatório cobre o atendimento médico. Porém, a cobertura não se aplica a partos, exames, custos hospitalares do recém-nascido, cobertura gestacional, entre outras questões que possam ser importantes a depender da situação. Analise o que você precisa para sentir-se segura ao viajar grávida e leve isso em consideração ao contratar o seguro.

Prática amadora de esportes

Despesas médicas relativas a acidentes ocorridos durante a prática de esportes amadores são cobertas. Esportes praticados em caráter de competição ou profissionais precisam de atenção, pois nesses casos é preciso uma seguradora especializada em seguros voltados a equipes e esportistas profissionais.

Além disso, se o acidente ocorrer em áreas não homologadas ou for um esporte de alto risco não regulamentado pelas autoridades locais, a cobertura será negada. Portanto, confira todas as cláusulas do seguro para certificar-se de que o esporte e as condições da prática estarão de acordo com as regras estabelecidas.

Covid-19

Em razão da pandemia, coberturas para a covid-19 estarão na maioria dos planos básicos. Elas cobrem despesas em razão de contaminação diagnosticada durante a viagem. Porém, nesses planos não estarão inclusas despesas em caso de isolamento social ou quarentena, bem como exame PCR para entrar no país de destino ou retornar ao país de origem.

Exceções

O seguro visa fazer o pagamento diretamente aos estabelecimentos médicos, porém, existem dois casos em que há a necessidade de reembolso:

  1. Se você optar por ir a um estabelecimento médico sem falar com a seguradora;
  2. Em lugares remotos em que o pagamento por meio da seguradora não seja possível.

Em ambos os casos, aconselhamos guardar todos os comprovantes de pagamento.

Despesas odontológicas

O seguro geralmente cobre custos caso haja a necessidade de atendimento odontológico. Situações como quebra de dente, cárie e crise causada por doença pré-existente.

Não cobre: tratamentos estéticos e continuação de tratamentos que iniciaram antes da viagem. A cobertura visa sempre estabilizar o quadro para permitir que o passageiro continue a viagem.


Visão de paciente olhando dentistas
Não deixe que uma dor de dente estrague sua viagem

Translado médico

Supomos que você precise de uma ambulância que o leve até o estabelecimento médico indicado pela central de assistência. Com o seguro, os custos do transporte serão reembolsados.

Não cobre: Deslocamentos que não sejam previamente orientados pela central de assistência.


Ambulância estacionada próxima a hospital
Em países como, por exemplo, os Estados Unidos, somente a despesa com uma ambulância já inicia em 1000 dólares

Regresso ao país de origem

Translado do segurado ao Brasil para continuar tratamento médico quando não houver condições de retorno regular. Ou, em caso de morte, o envio do corpo de volta ao local de origem.

Não cobre: Retorno não indicado pelo médico referido pela central de assistência.Despesas com o funeral, como caixão e serviço religioso.


Avião voando no céu
Em algumas situações, o segurado precisa retornar de sua viagem antes do planejado

Morte e Invalidez

Garante uma cobertura para os herdeiros legais do segurado em caso de morte acidental, ou um pagamento em caso de acidente que gere perda, redução ou impotência funcional.

Não cobre: Morte não acidental e invalidez por doença

Despesas farmacêuticas

Essa cobertura garante o reembolso do valor pago pelos medicamentos indicados pelo médico após sofrer um acidente ou ficar doente, ou indicados pela central de assistência.

Não cobre: remédios sem prescrição médica.


Perda ou atraso de bagagem

Você recebe um valor emergencial em caso de atraso da bagagem. Dessa forma, itens indispensáveis podem ser comprados sem prejuízo.


Malas em esteira transportadora de aeroporto
Imagina fazer compras no exterior e sua bagagem com esses itens ser extraviada?

Já em caso de perda ou dano, você recebe uma indenização ou o seguro cobre o conserto, respectivamente. Um serviço de busca junto da companhia aérea é disponibilizado para auxiliar na localização da bagagem.

Não cobre: Eventos que não ocorram durante o período em que a bagagem está sob responsabilidade da companhia aérea.Atraso de bagagem dentro do Brasil não possui cobertura, ela se aplica somente no exterior.

Atraso de Vôo

Cobre gastos com deslocamento do aeroporto até o hotel, despesas com hospedagem e alimentação.

Não cobre: Voos fretados e quando o motivo do atraso é diferente de condição climática adversa, questão trabalhista ou quebra da aeronave.

Coberturas extras

As coberturas citadas até aqui são básicas. Despesas médicas, hospitalares e odontológicas, translado médico, translado de corpo e regresso sanitário são obrigatórias. O restante, apesar de não estarem nas exigências da SUSEP, são muito procuradas em razão de sua importância. Por outro lado, existem outras opções menos conhecidas que podem ser úteis a depender dos objetivos do viajante. Algumas coberturas extras são:

Fisioterapia

Garante pagamento de sessões de fisioterapia voltadas à recuperação e reabilitação, após acidente ocorrido durante a viagem, de forma emergencial. Há um limite de sessões a serem cobertas, de acordo com o valor contratado.


homem pesquisando sobre viagens com computador, celular, globo e outros itens relacionadas a viagens por perto
Coberturas complementares podem ser de grande importância a depender do estilo e objetivo da viagem

Assistência jurídica em caso de acidentes de trânsito

Alguns viajantes optam por alugar um carro para viajar por diferentes locais em países no exterior, ou mesmo pelo Brasil. Essa cobertura é indicada para esses casos pois é uma garantia de assistência em caso de acidentes de trânsito.


Carro com problema parado em estrada
A cobertura de assistência jurídica é essencial para viajantes que preferem conhecer países estrangeiros dirigindo

Convalescença em hotel

Se o viajante precisar de um tempo a mais no país em que se encontra para recuperar-se de uma doença ou acidente, tendo, portanto, dificuldade para retornar ao local de origem, a extensão da permanência no hotel será coberta. Para isso, é necessário comprovar a necessidade da permanência.

Serviço de Concierge

Com esse serviço, você tem necessidades especiais atendidas e recebe assistência quanto a informações turísticas, como cotação da moeda, reserva em hotéis, ajuda na localização de serviços de confiança, indicação de profissionais da saúde, informações sobre fuso horário e meteorologia, vistos, passaporte, vacinas, duração e escala de voos, sugestões de roteiros e eventos, entre outros.

Repatriação de menor

Se, por um acaso, um menor de idade ficar desacompanhado em outra cidade ou país, por motivos de doença, acidente ou outras situações que afastem o adulto responsável, a seguradora providenciará o retorno da criança.

Hospedagem de acompanhante

Indenização de 10 dias nos custos de hotel e alimentação para familiar ou acompanhante, em caso de acidente ou doença do segurado.


Casal sendo atendido em recepção de hotel
Gastos com hotel podem ser indenizados em alguns casos

Passagem aérea para um acompanhante

Em caso de hospitalização do segurado por um período maior que 48 horas, um acompanhante ou familiar tem o direito a passagem aérea de ida e volta em classe econômica.

Atente-se para as informações e regras da apólice do seu seguro

Esta lista é apenas para referência, um resumo das coberturas do Seguro Viagem, e não substitui as condições gerais. É importante que, ao contratar o serviço, você leia as condições na íntegra, em razão das variações que podem existir entre uma seguradora e outra.

Para encontrar a melhor relação cobertura/preço, faça uma cotação com a Real! Em caso de dúvidas, converse com nossa equipe ou acompanhe nossas publicações no Instagram.


Imagem de Perfil do autor

Jornalista que adora ouvir e contar histórias, especialmente se for sobre viagens