em viagem
em viagem

Entenda como usar o seguro viagem!

Você provavelmente já sabe da importância de contratar um seguro viagem. Seja para viagens nacionais ou internacionais, estar protegido é requisito para ter uma viagem tranquila e sem dores de cabeça.

Ninguém espera que algo ruim aconteça durante o passeio, mas imprevistos podem surgir e nada melhor do que a ajuda de um especialista para sua viagem seguir tranquila. Agora temos a pergunta: você sabe como ativar o seu seguro viagem?

Seja no caso de um acidente, intoxicação ou bagagem extraviada, é importante saber como contatar a seguradora contratada. Mas saiba que esse procedimento é simples e feito de forma a facilitar sua vida. Acompanhe a leitura para saber como usar o seu seguro viagem e outros detalhes importantes da sua apólice!

Mulher lendo documento enquanto marido olha o celular
Sua apólice de seguro viagem contém todas as informações importantes!

Afinal, para que serve o seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço contratado para remediar imprevistos que podem acontecer durante uma viagem. A cobertura do seguro viagem pode incluir não somente emergências médicas e hospitalares, mas também extravio de bagagem, despesas farmacêuticas, emergências odontológicas, cancelamento ou adiamento de viagem, retorno de emergência ao Brasil e muito mais.

Nós viajamos para conhecer novos lugares e culturas, descansar e aproveitar as férias sem preocupações comuns do dia a dia. Assim, o objetivo é que você permaneça protegido enquanto curte a sua viagem, sabendo que se precisar de ajuda para resolver alguma questão inesperada, terá uma empresa especializada a seu dispor.

O seguro de viagem será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada apólice. Muitos destinos internacionais exigem, inclusive, o seguro viagem para que turistas entrem no seu território. Essa é uma forma de garantir que eles estarão protegidos caso algo aconteça, além de não sobrecarregar o sistema de saúde local.

Vale dizer que o seguro viagem não é destinado apenas a viagens internacionais. Você poderá contratar o serviço também para viagens dentro do Brasil!

Qual a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Muitas vezes as pessoas confundem esses dois produtos. Mas saiba que eles têm coberturas bem diferentes. O seguro saúde, assim como um plano de saúde, fará a cobertura médica e hospitalar do contratado, como consultas e internações.

Já o seguro viagem não cobre exames e atendimentos médicos de rotinas, mas sim atendimentos emergenciais que ocorram durante a viagem. A vantagem do seguro viagem é que ele não se restringe a cobertura médica. Ele engloba também diversas outras coberturas que são essenciais quando você está conhecendo um local novo como: extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, fiança, auxílio financeiro, despesas farmacêuticas, perda de documentos entre várias outras.

Médica atendendo homem em consultório
Já imaginou precisar de atendimento médico durante uma viagem? Além de te ajudar nesses casos, o seguro viagem tem diversas outras coberturas!

E no caso de uma emergência, como utilizar o seguro viagem?

Contratado o seguro, o primeiro passo é ler e guardar a sua apólice. Ela é o documento principal do seu seguro e será solicitada nos países que exigem a contratação do seguro viagem. Além disso, nela estão as coberturas incluídas no plano contratado, os telefones e formas de contato com a sua seguradora. Por isso, leia atentamente as cláusulas deste documento para estar ciente do tipo de serviço oferecido pelo seu seguro.

Recomendamos que além de imprimi-la, você também guarde uma cópia online no seu celular. Lembrando que a apólice é individual e que em caso de viagens em família ou com grupos cada um deve ter a sua.

E caso aconteça algum imprevisto e você precise de ajuda, entre em contato imediatamente com sua seguradora, seja pelo telefone, WhatsApp ou email. O atendimento funciona 24 horas por dia e é feito em português.

A partir desse momento a seguradora irá te passar as recomendações e instruções para que o seu problema seja resolvido. No caso de uma emergência médica você poderá ir até um hospital conveniado, ou um médico pode ser enviado até você, a depender da situação e do plano escolhido.

Se não for possível entrar em contato com a seguradora do momento do ocorrido, faça contato logo que possível para informar a sua localização. E guarde todas as notas, receitas e recibos para encaminhar para a seguradora e solicitar o reembolso, caso necessário.

Caso você contrate o seu seguro viagem pela Real você terá a sua disposição o aplicativo exclusivo SEU. Ele foi desenvolvido para facilitar o contato dos viajantes com suas seguradoras. Usando apenas o seu celular e a conexão com a internet você pode ligar para a sua seguradora e receber as orientações.

Mulher usando o celular e vendo aplicativo SEU da Real Seguro Viagem
O aplicativo SEU da Real facilita o contato com a sua seguradora!

O que preciso saber antes de contratar um seguro viagem?

Como vimos, o atendimento oferecido pelo seguro viagem depende do plano contratado e suas regras. Por isso, é essencial que você contrate um plano de seguro viagem que atenda às suas necessidades e também as características da sua viagem.

Então, antes de contratar um seguro viagem considere se você está grávida, é idoso, tem alguma doença crônica, ou ainda se vai praticar algum esportes. Todas essas situações exigem planos específicos e, por isso, devem ser informadas na hora da compra.

Além disso, considere se alguma cobertura é importante para a sua viagem. Por exemplo: está indo para uma viagem a trabalho e está carregando itens importantes na sua bagagem? Que tal escolher uma cobertura mais completa para perda, localização e extravio de bagagem?

Atente-se também à data de contratação do seu seguro! Ele deve ser contratado com início na data de partida, o dia em que você está saindo do Brasil, e não a data de chegada no destino. Isso garante que você terá cobertura para extravio da bagagem e outros imprevistos que podem ocorrer no trajeto. O mesmo vale para a data de retorno, que deve ser o dia de chegada no Brasil ou destino final.

Tem alguma dúvida? Veja a FAQ e viaje tranquilo!

Acompanhe a nossa FAQ para solucionar as suas dúvidas sobre o seguro viagem e como utilizá-lo!

Saiba mais sobre o assunto:

O contato telefônico com a seguradora será em português. No caso do atendimento hospitalar é provável que o atendimento seja feito na língua local.
Contratando com a Real você receberá o estorno integral, sem nenhuma taxa, nos casos de cancelamento até 1 dia útil de antecedência do início da vigência do seguro contratado.
O preço do seguro viagem depende de alguns fatores como destino, duração da viagem, coberturas escolhidas, idade dos viajantes, entre outros. Mas saiba que, com certeza, ele custará bem menos que o valor gasto em consultas particulares, por exemplo. Os planos de seguro viagem para a Europa, por exemplo, começam em cerca de R$ 18,00 por dia de viagem cotando pela Real.
Atualmente os países que exigem a contratação de um seguro viagem são os países europeus listados no Tratado de Schengen, Coréia do Sul, Cuba, Venezuela e vários países do Oriente Médio, como Afeganistão, Emirados Árabes, Irã, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Além disso, alguns países passaram a exigir o seguro viagem devido a pandemia de Covid-19, como o Egito, Dubai, Curaçao, Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile. Fique atento pois a lista dos países que exigem seguro viagem está sempre aumentando. Se informe antes da viagem para evitar dores de cabeça na imigração.