em viagem
em viagem

Como achar um seguro viagem barato?

Muitas pessoas acreditam que viajar é muito caro, principalmente para o exterior. Até mesmo viagens dentro do país possuem várias despesas, mas com um bom planejamento é possível economizar e tornar o seu sonho de viajar possível. Encontrar um seguro viagem barato é importante, mas também pode se tornar um desafio se você não souber procurar da maneira certa.

Mas você deve estar se perguntando: como faço pra encontrar um seguro viagem barato? Será que tem como contratar um serviço de qualidade que não seja caro? Calma, é exatamente isso que vamos responder neste artigo! 

Trouxemos pra você as melhores dicas de como achar um seguro viagem barato, que tenha todas as coberturas necessárias, te auxilie no que precisar e que ainda caiba no seu bolso!

Foto de uma pessoa segurando uma caneta em cima de um caderno aberto e um mapa, com alguns objetos do lado.
Comparar preços é sempre uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar uma viagem, mas não se preocupa que vamos te ajudar com isso!


Primeiro, quanto custa um seguro viagem?

Por mais que muitos pensem o contrário, o seguro viagem não costuma ser caro. É claro que existem exceções, como se você precisar de algum suporte muito específico, mas no geral é um serviço que vai te poupar muitos gastos!

Imagine se você sofrer algum acidente fora do país e precisar de um hospital: o resultado é uma conta enorme, cheia de despesas. Mas, pra não fugir do seu orçamento, você pode se prevenir e contratar um seguro antes de viajar. O investimento é bem menor e você vai ter um suporte que pode te ajudar a qualquer momento do dia.

Existem algumas variáveis que podem aumentar ou diminuir os gastos com o seguro, então é difícil dar valores exatos sem realizar uma cotação.

Mas, considerando os planos básicos, se o destino for nacional, os preços começam a partir de R$ 5,00 por dia de viagem. Se for internacional, geralmente começam em cerca de R$ 15,00 por dia.

É bem melhor do que esperar um imprevisto acontecer e ter que pagar os valores exorbitantes na moeda estrangeira, não é mesmo? E o melhor é que se você entender como funciona esse serviço e souber o que precisa nas coberturas antes de cotar, dá pra economizar muito mais!

Então vamos às dicas de como achar um seguro viagem barato:

1. Entenda quais são as suas necessidades

Um dos fatores que mais alteram o valor do seguro é a quantidade de coberturas escolhidas. Existe uma série de itens que são essenciais, independentemente do tipo de viagem, mas alguns outros só vão ser necessários em alguns casos específicos.

Por exemplo, qualquer tipo de passeio envolve alguns riscos, mesmo que não seja pra um lugar tão distante assim. Existe a possibilidade de sofrer um acidente no trânsito ou até mesmo parar no hospital por causa de uma intoxicação alimentar, infelizmente não é algo que conseguimos prever.

Por isso, as coberturas para despesas médicas e hospitalares são sempre indispensáveis, tanto para viagens nacionais quanto internacionais!

Agora, se você tiver alguma necessidade específica, é importante que fique atento às coberturas extras. Caso pessoas idosas ou gestantes estejam presentes na viagem, o preço pode variar pela necessidade de coberturas mais abrangentes.

O ideal é que você entenda muito bem todas as suas necessidades antes de começar a procurar pelo seu seguro viagem! Assim, ao fazer a cotação, saberá quais coberturas encaixam ou não com o seu perfil e sua viagem. 

Dá uma olhada nos principais pontos que mais costumam alterar o preço do serviço:

  • Destino da viagem;
  • Valor total de cada cobertura;
  • Cobertura para Covid-19, que em alguns destinos ainda é obrigatória;
  • Condições médicas pré-existentes, como doenças crônicas;
  • Presença de gestantes durante a viagem;
  • Presença de pessoas idosas, geralmente acima de 70 anos;
  • Quantidade de pessoas na viagem;
  • Adição de coberturas extras, como para problemas com bagagem ou voo;

A organização sempre vai ser a chave pra qualquer viagem perfeita, e não seria diferente na hora de escolher o seguro viagem. Pense muito bem em tudo o que você precisa e evite gastar mais com um plano que não sirva para você.

Foto da paisagem vista pela janela de um avião durante o voo.
Não tem como fugir de algumas despesas, como as passagens aéreas, que podem ser bem caras. Por isso é tão importante economizar o máximo que puder em outras coisas, como o seguro viagem.


2. Pense bem nas coberturas extras

Não foi à toa que colocamos as coberturas extras na lista anterior. É verdade que esse tipo de cobertura não é obrigatório, mas todas elas continuam sendo muito importantes.

Você pode adicionar a cobertura para bagagem no seu pacote, por exemplo. Com certeza fica muito mais em conta — e menos estressante — ter o suporte da seguradora e receber um reembolso, caso suas malas sejam extraviadas, em vez de simplesmente ficar no prejuízo.

Ainda assim, não é sempre que você vai precisar incluir esse tipo de cobertura, o que deixará o seu seguro viagem bem mais barato! É claro que recomendamos sempre que você contrate todos os itens que serão úteis de alguma forma, mas antes de escolhê-los, tente se fazer algumas perguntas:

  • Qual vai ser o meu meio de transporte? Avião, carro, ou talvez moto?
  • Vou realizar algum tipo de esporte durante a viagem?
  • Pretendo fazer alguma atividade perigosa?
  • Há a possibilidade de retornar para casa antes do previsto?
  • Preciso de algum suporte fora do convencional, seja médico ou de qualquer outro tipo?

Se você se organizar bem e considerar qualquer situação que possa precisar de uma ajudinha extra, então fica fácil saber quais dessas coberturas serão necessárias. Por exemplo, talvez o suporte para bagagens não seja tão importante assim em viagens curtas em que você leve apenas uma mala de mão. 

No geral, as coberturas extras podem ou não ser importantes pra você, dependendo das suas necessidades e do que cada destino pede. Geralmente são ofertadas:

  • Despesas com bagagem, em casos de extravio, perda, roubo, etc.;
  • Despesas com funeral, em caso de falecimento da pessoa segurada;
  • Cancelamento de viagem, caso a própria companhia aérea não ofereça o reembolso;
  • Regresso antecipado, se você precisar retornar para casa antes do previsto;
  • Coberturas adicionais que cada seguradora pode oferecer.

Novamente, todas essas coberturas são importantes e foram pensadas para auxiliar nos problemas mais comuns que todo viajante pode sofrer. Mesmo assim, a única pessoa que pode saber se elas realmente são necessárias é você!

Considere escolher planos mais completos, contanto que as coberturas realmente façam sentido para a sua viagem. Um custo um pouco maior, quando necessário, pode salvar o seu bolso. 

Quer saber mais sobre? Então entenda quais são as principais coberturas do seguro viagem!

3. Compare os planos de diferentes seguradoras

É bem comum você encontrar planos praticamente idênticos, mas com preços diversos só porque são oferecidos por empresas diferentes. Junto do valor total das coberturas, a seguradora escolhida é um dos fatores que mais influenciam no preço do seguro viagem.

Realmente não é fácil ver os preços no site de cada seguradora, a lista é imensa e você perderia o dia todo só nisso. Felizmente é possível fazer uma única cotação aqui na Real, tendo acesso a vários planos de uma só vez!

A parte boa é que somos parceiros apenas das melhores seguradoras do mercado, então qualquer uma delas oferece um ótimo serviço. Essas são as empresas com as quais trabalhamos:

  • Affinity;
  • AssistCard;
  • Assist Med;
  • Coris;
  • Ita;
  • Intermac;
  • My Travel Assist;
  • Travel Care;
  • Universal Assistance.

Independentemente de qual você escolha, pode ter certeza que estará em segurança durante a sua viagem. Todas as seguradoras são totalmente qualificadas, regulamentadas pela Susep, e nunca vão te deixar na mão!

4. Não deixe para contratar o seguro viagem em cima da hora

Contratar o seguro viagem quanto antes sempre será a melhor opção! É benéfico tanto na parte da organização, pois na hora de embarcar você já vai ter tudo pronto, quanto nos valores.

Por mais que contratar um seguro durante a viagem não seja necessariamente mais caro, você terá que realizar a cotação às pressas e não vai poder acompanhar as promoções que acontecem mensalmente aqui na Real. Agora, se escolher o seu seguro viagem com alguns meses de antecedência, fica bem mais fácil de aproveitar os melhores preços!

Outro detalhe importante é em relação à carência do seguro viagem: se você o contratar já estando no exterior, o serviço só começa a ter validade após alguns dias, de acordo com a sua apólice. 

Foto de uma pessoa para em frente ao painel de voos de um aeroporto.
Não tem nada melhor do que poder embarcar com calma porque já resolveu todos os detalhes com antecedência. Tente contratar o seu seguro viagem quanto antes e aproveitar as promoções!


5. Escolha a melhor forma de pagamento

A forma de pagamento também pode influenciar um pouco no valor, então se atente na hora de realizar a cotação.

É comum encontrar algumas empresas que oferecem um desconto quando você opta por realizar o pagamento na forma de boleto bancário, o que talvez já dê uma aliviada no seu orçamento. Aqui na Real, por exemplo, oferecemos desconto maior para pagamentos feitos por boleto ou pix. 

Se não der para pagar à vista, sempre há a possibilidade de parcelar no cartão de crédito em parcelas sem juros. Talvez não haja desconto no valor total, mas pelo menos você só precisará ir pagando aos poucos. Mesmo assim, com os nossos descontos, qualquer plano vai ficar barato!

Não deixe de usar uma comparadora de seguros!

Através das nossas dicas, qualquer pessoa pode encontrar um seguro viagem barato e que atenda a todas as suas necessidades. Mas, na verdade, o grande segredo é usar uma comparadora de seguros viagem!

Na plataforma da Real você consegue encontrar um seguro com os melhores planos e coberturas que cabe no seu bolso. As únicas informações que você precisa pra realizar a cotação são as datas e o destino da sua viagem, assim já tem os melhores preços de todo o mercado, tudo bem rápido e sem complicação!


E então, o que está esperando pra contratar o seu seguro viagem? Em caso de dúvidas, é só nos enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Lembre-se de sempre se proteger antes de embarcar para qualquer destino. Boa viagem!