Seguro Viagem Obrigatório

Quando se fala de um seguro viagem obrigatório bate um medo em qualquer viajante, até no mais tranquilo e experiente. Afinal de contas, existe a ideia de que se esse tipo de produto está sendo exigido é porque o local para onde se vai é muito perigoso.

Além disso, aqueles que não estão habituados a ir e vir muito de fora do país costumam ver a compra de assistência viagem como um dinheiro muito mal gasto, o que é uma visão equivocada de toda a questão, mas profundamente comum, não dá para mentir.

Sendo assim, vale a pena comentar mais sobre esse tema, para que todos entendam e tenham tranquilidade de trat√°-lo, porque em alguns casos ou √© contratar a assist√™ncia dita como obrigat√≥ria, ou n√£o ir para onde se quer! D√ļvidas frequentes:

O seguro viagem obrigatório é comum?

Normalmente a maior parte dos viajantes acha que o seguro viagem visto como obrigatório não é exatamente comum, e de fato não tende a ser tanto. Existem países que cobram, mas eles não são a maioria.

A questão é que normalmente os países que cobram são super visitados, ou exige um desejo grande de visitá-los por parte dos turistas. Isso faz com que eles sejam muito visados, obrigando que os viajantes consideram nos seus preparativos adquirir o serviço de proteção e resguardo extra.

Quando a assistência viagem é obrigatória?

De modo geral essa assistência se torna regra quando o país a exige, ou quando o viajante está passando por uma situação específica.

Existem na√ß√Ķes que requerem a contrata√ß√£o pr√©via de um Seguro Viagem, podendo barrar a entrada do viajante que n√£o possua ap√≥lice vigente. Entre os que fazem parte da lista podemos citar:

  • Alguns participantes da Uni√£o Europeia;
  • Noruega e Su√©cia;
  • Cuba e Venezuela;
  • Austr√°lia;
  • Jap√£o;

E estamos citando apenas alguns, mas existem outros, claro. Não são a maioria, mas eles estão aí, e quem não quer ter a requisição do seu visto prejudicada deve idealmente se preparar para a possibilidade de precisar contratar esses serviços, e o quanto antes isso for feito melhor!

√Č sempre necess√°rio ter Seguro Viagem?

Como dito previamente não, nem sempre. Não são todos os países que exigem esses serviços para a entrada de seus turistas. Agora, é má ideia não contar com essas garantias, isso pode ser garantido.

Quem não tem um bom seguro corre um montão de perigos extras em sua experiência em outro país, como acidente e doença sem resguardo, problemas com bagagem sem ajuda, necessidade de translado ou retorno específico sem apoio e muitos outros riscos terríveis.

Esses riscos obviamente podem ser contornados com dinheiro e experiência, mas para quem não tem de sobra uma coisa ou a outra o ideal é viajar com seguro sim, mesmo que ele não seja dito obrigatório!

Entenda como escolher seu seguro viagem

Escolher um seguro viagem é um trabalho que exige atenção. Começa com a definição do viajante das coberturas que ele considera imprescindíveis e passa para a busca das empresas que oferecem, com a análise de preços e garantias que ficam mais em conta e que fazem mais sentido.

Perceba, é um processo bem complexo e cheio de detalhes, que pede que o turista dedique tempo e energia a essa missão, o que nem sempre se quer, porque o foco muitas vezes é outro. A questão é que se uma análise bem feita não for concluída é bem provável que o viajante contrate algo que não é tão bom assim e não lhe atende!

√Č isso que tem que se evitar a todo custo, e a boa nova √© que existe uma ferramenta que promete tornar um processo t√£o complexo e t√£o desafiador como esse bem mais simples e bem menos complicado para qualquer um.

O problema é que quase ninguém sabe sobre o assunto, mas é chegada a hora de abrir o tema para todo mundo que viaja e quer se proteger, ou tem que e acaba tendo que escolher sozinho, sem ajuda!

Descubra os comparadores de seguro viagem

Os comparadores de seguro viagem est√£o entre os servi√ßos que ajudam o viajante a encontrar aquele servi√ßo ideal, que cabe no bolso e que faz sentido dentro dos seus anseios e dos seus medos. √Č algo revolucion√°rio, que torna um processo normalmente muito trabalhoso em algo muito mais pr√°tico e muito mais f√°cil.

O viajante que percebe que tem o desejo de ir viajar e conta com isso sofre bem menos, porque nada fica tão complicado e tão difícil de se resolver quando se tem um comparador intermediando o interesse de empresas no seu lugar.

O que normalmente complica a viagem é não ter esse tipo de facilidade, e o comparador vem para ocupar esse lugar e tornar tudo mais simples, mas satisfatório e inclusive mais bem qualificado, porque com certeza seu seguro será muito melhor a partir da perspectiva de um comparador que é frio na sua análise e direto nos seus objetivos!

Conheça a Real Seguro Viagem

A Real Seguro Viagem é a mais antiga quando o assunto é comparar as assistências de viagem vigentes no mercado. Quem está atrás desse tipo de facilidade a companhia tem experiência e preparo para fazer essa comparação do melhor jeito e da forma mais segura para todos os anseios!

Quando se precisa de um seguro viagem obrigatório (ou de qualquer outro) serviços como o da Real vem para simplificar processos e torná-los ainda mais eficientes, e nos orgulhamos de cumprir esse papel para os nossos clientes, dando a eles mais tranquilidade e mais efetividade de todas as maneiras e de todos os jeitos.

Se √© isso que um turista busca com certeza ter√° com a gente, disso n√£o temos d√ļvida. Para mais informa√ß√Ķes e para iniciar os servi√ßos do comparativo vale a pena dar um clique r√°pido aqui e se surpreender com tudo que vai surgir!

Viajar para o exterior pode ser uma experiência emocionante, no entanto o planejamento pode ser uma etapa desgastante, afinal, são muitos detalhes. Apesar disso o seguro viagem não deve ser deixado de lado. Aliás, o seguro viagem obrigatório é exigido em diversos destinos.

√Č claro que ningu√©m espera precisar acionar a seguradora, mas a verdade √© que o risco de se machucar ou de algum imprevisto acontecer est√° sempre presente e por isso, √© importante se prevenir.

O seguro nacional assim como o plano de sa√ļde tradicional normalmente √© muito limitado e pode n√£o proporcionar nenhuma cobertura. Essa √© uma das principais raz√Ķes pelas quais √© importante adquirir um seguro m√©dico de viagem adequado para viajar para o exterior.

Seguro viagem obrigat√≥rio ‚Äď porque √© exigido

Muitos países em todo o mundo tiveram que pagar a conta das despesas médicas que os turistas incorreram durante sua visita.

Como resultado, cada vez mais pa√≠ses exigem que os viajantes de seu pa√≠s tenham um seguro de viagem adequado, para que n√£o fiquem com o √īnus financeiro das contas m√©dicas deixadas sem pagamento pelos turistas. Atualmente, os seguintes pa√≠ses t√™m esses requisitos em vigor:

Europa - Países que participam do tratado de Schengen

Para aqueles que viajam para qualquer um dos 26 pa√≠ses Schengen na Europa, o plano de seguro de sa√ļde compat√≠vel √© exigido. Ele deve que cubra pelo ter pelo menos 30.000 euros em caso de atendimento m√©dico, al√©m de fornecer a cobertura para evacua√ß√£o de emerg√™ncia e repatria√ß√£o de restos mortais.

Cuba

Aqueles que viajam para Cuba, incluindo cubanos que vivem no exterior e visitam temporariamente, são obrigados a comprar seguro médico de viagem para visitar a nação insular.

Como se tornou relativamente mais f√°cil para visitar Cuba nos √ļltimos anos, houve um aumento significativo na demanda por turismo.

Emirados √Ārabes Unidos (EAU)

√Č l√° que cidades importantes como Dubai, Abu Dhabi e Sharjah est√£o localizadas, e quem pretende visitar o local precisa saber que para assegurar o visto precisar√° de um seguro de viagem.

Turquia

Todos os estrangeiros com menos de 65 anos que viajam para a Turquia com visto de turista de longa duração são obrigados a ter um seguro de viagem abrangente; no mínimo, é necessária cobertura para tratamento hospitalar.

Países que pretendem adotar o seguro viagem obrigatório

Mais pa√≠ses est√£o considerando exigir que os turistas adquiram um seguro de viagem para liberar a visita√ß√£o. Em breve, a Tail√Ęndia √© um dos pa√≠ses que pretende incorporar a exig√™ncia.

Conforme relatado pelo Minist√©rio de Turismo e Esportes da Tail√Ęndia, as contas de seguro de sa√ļde para turistas desprevenidos s√£o de cerca de 88 milh√Ķes de d√≥lares por ano.

A fim de reduzir suas perdas, eles est√£o propondo estabelecer um seguro de viagem obrigat√≥rio para quem visita a Tail√Ęndia.

Por vários anos, o Japão também vem considerando exigir que todos os viajantes tenham um seguro viagem suficiente para protegê-los de despesas inesperadas enquanto estiverem no país.

As autoridades est√£o preocupadas tamb√©m com o fato de muitos turistas n√£o segurados estarem acumulando milh√Ķes de d√≥lares em contas n√£o pagas e sobrecarregando o sistema de sa√ļde local.

Mesmo para destinos em que o seguro viagem obrigatório não existe é sempre recomendado que ele seja adquirido, afinal, é melhor estar prevenido do que ter de se deparar com milhares de dólares em contas que podem prejudicar o orçamento.

Muitos turistas decidem simplesmente sair sem pagar, no entanto, é muito provável que caso desejem retornar no futuro, o visto acabará sendo negado.

Como escolher a apólice de seguro mais adequada

Quando se trata do seguro viagem obrigatório, as exigências mínimas devem ser respeitadas, mas isso não significa que algumas coberturas extras não possam ser válidas também.

As viagens que envolvem voos aumentam o risco de acidentes de viagem, como atrasos e perda de bagagem, que podem acabar custando dinheiro.

Planos abrangentes oferecem benefícios para ajudar a reembolsar os custos associados a atrasos, além de bagagem perdida ou danificada.

As ap√≥lices tamb√©m podem incluir reembolso para itens n√£o reembols√°veis em caso de cancelamento ou impossibilidade de viajar. Estes itens n√£o reembols√°veis incluem passagens, shows e atra√ß√Ķes, hospedagem, etc.

Quem está preocupado com a possibilidade de perder dinheiro devido a mudanças inesperadas ou contratempos, deve sempre assegurar a viagem!

O seguro de viagem cobre apenas os custos de viagem pagos antes da partida, sujeitos a multas por cancelamento.

Qualquer despesa pré-paga que não seja totalmente reembolsável no caso de precisar cancelar ou interromper a viagem precisa ser segurada ou pode invalidar algumas coberturas dos planos. Por isso, é recomendado que o seguro seja contratado assim que o primeiro item e investimento na viagem for realizado.

N√£o √© recomendado apenas escolher o primeiro plano de seguro de viagem listado nos resultados da cota√ß√£o. Primeiro, √© preciso determinar quais s√£o as principais preocupa√ß√Ķes, qual o or√ßamento e selecionar os planos que atendem a esses crit√©rios.

O que afeta o preço do seguro viagem

Todo plano, seja abrangente, m√©dico de viagem ou qualquer outra coisa, √© afetado por uma s√©rie de fatores. √Č importante reconhecer que n√£o apenas o custo, mas tamb√©m a idade dos viajantes, o destino e a dura√ß√£o da viagem tamb√©m afetam o pr√™mio.

Assim como n√£o h√° duas viagens iguais, quando o cliente compra uma ap√≥lice de seguro de viagem, ela deve ser personalizada de acordo com suas caracter√≠sticas e necessidades. As principais quest√Ķes que afetam o valor da ap√≥lice de seguro de viagem s√£o:

Duração da viagem

Isso é bastante autoexplicativo. Quanto mais tempo o usuário estiver viajando, maiores serão as chances de algo que estiver fora de seu controle dar errado. A duração da viagem é um dos principais fatores que podem afetar o custo da apólice de seguro de viagem.

Tamb√©m √© importante ser honesto ao divulgar essas informa√ß√Ķes para as seguradoras ao comprar a ap√≥lice; caso contr√°rio, o cliente poder√° se surpreender com algo que acontece quando n√£o est√° coberto.

Lugares que o turista visitar

O mundo é um lugar incrível, mas infelizmente há muitas partes dele que não são tão seguras quanto outras. Desnecessário dizer que a necessidade de seguro de viagem em países onde a probabilidade de algo dar errado é maior e, portanto, é provável que sua política seja mais cara.

Condi√ß√Ķes m√©dicas pr√©-existentes

Outra coisa a ter em conta ao selecionar uma ap√≥lice de seguro de viagem. Os casos variam de condi√ß√£o para condi√ß√£o, mas ter condi√ß√Ķes m√©dicas pr√©-existentes pode aumentar a probabilidade de algo dar errado no exterior e talvez o usu√°rio precise pagar um pouco mais pela sua ap√≥lice de seguro de viagem.

Mas é importante ser honesto com a seguradora sobre isso também. Se o segurado ficar doente no exterior com uma condição médica pré-existente que não divulgou, poderá descobrir que sua cobertura está desqualificada.

Atividades e comportamento

As atividades das quais o usuário participa e a maneira como se comporta também podem influenciar o preço da apólice de seguro de viagem obrigatório.

Certas atividades não são cobertas por todas as seguradoras ou apólices e, se algo lamentável acontecer como resultado de uma atividade que a apólice não tem cobertura, o viajante poderá encontrar-se em uma situação lamentável no exterior.

Exclus√Ķes comuns que precisam de aten√ß√£o

H√° tamb√©m muitas exclus√Ķes nas ap√≥lices de seguro de viagem obrigat√≥rio que os turistas n√£o conhecem, e algumas pessoas s√£o pegas de surpresa quando est√£o indo para o exterior.

Mais uma vez, cabe ao cliente ter o cuidado selecionar uma pol√≠tica abrangente e garantir a cobertura do maior n√ļmero poss√≠vel de eventos. Caso contr√°rio, poder√° se surpreender com estas exclus√Ķes:

Incidentes que acontecem quando sob efeito de √°lcool

Viagem é hora de relaxar, e consumir um pouco de bebida é natural, no entanto, caso algo aconteça quando o cliente estiver embriagado, pode afetar as chances de ser pago pelo provedor de seguro de viagem.

Gravidez

Tradicionalmente, tem sido difícil para as mulheres grávidas obter cobertura, mas felizmente isso está mudando e as seguradoras estão cada vez mais adaptando as políticas para cobrir as mulheres que estão viajando durante a gestação.

Os principais fatores que afetar√£o sua pol√≠tica aqui s√£o a data de nascimento projetada e os riscos envolvidos na gravidez. √Č recomend√°vel que, as mulheres gr√°vidas viajando para o exterior, falem com o provedor de seguros para garantir que estar√£o cobertas.

Certas atividades e formas de transporte

N√£o h√° nada como praticar esportes radicais e de aventura, mas se o cliente n√£o estiver coberto e acontecer alguma coisa, isso pode se transformar em um evento bastante caro.

Portanto, ao escolher uma apólice de seguro de viagem, é preciso estar atento nas letras pequenas e, se souber com antecedência que vai participar de atividades que não serão cobertas o cliente deve verificar com a seguradora para saber como proceder.

Graças ao seguro de viagem, nunca foi tão seguro viajar pelo mundo. Mas o desconhecimento de certos fatores que podem afetar a apólice de seguro de viagem e quanto deverá ser pago pode ser prejudicial.

√Č preciso reservar um tempo para ler as letras mi√ļdas da ap√≥lice de seguro de viagem e procurar a que melhor se adapta √†s circunst√Ęncias particulares.

Para todos aqueles que pretendem viajar em breve, conhecer quais são os principais itens do seguro viagem é fundamental. Somente dessa maneira será possível escolher o pacote com o melhor custo x benefício. Os itens de cobertura são o que mais influenciam no preço do pacote.

Como rar√≠ssimos s√£o os seguros que deixam ilimitados os gastos em determinado servi√ßo, sendo estipulado um valor m√°ximo. A √ļnica recomenda√ß√£o ao viajante √© verificar se o valor que consta no contrato condiz com o pre√ßo do servi√ßo.

A forma de pagamento oferecida tamb√©m deve ser observada. H√° duas op√ß√Ķes: feito primeiramente pelo cliente ou diretamente pela seguradora. A segunda op√ß√£o costuma apresentar algumas restri√ß√Ķes sobre o atendimento, sendo necess√°rio checar o contrato.

Onde encontrar o seguro viagem adequado

O site da Real Seguro Viagem foi criado para permitir que os viajantes escolham v√°rios planos de seguro viagem obrigat√≥rio para comparar todos de uma vez. √Č poss√≠vel filtrar e comparar com base nos benef√≠cios oferecidos e necessidades de cada um.

As op√ß√Ķes s√£o realmente variadas e √© preciso escolher com cautela. A cota√ß√£o online oferece pre√ßos imediatos e precisos, compra facilitada e toda a comodidade de poder fechar neg√≥cio diretamente de casa.

O processo de "subscrição" é simples e a emissão imediata está disponível em muitos casos.

Basta inserir algumas informa√ß√Ķes pessoais, como idade e local de resid√™ncia, e os dados relativos ao planejamento da viagem e √© garantida uma cota√ß√£o precisa de forma instant√Ęnea.

Mas como assegurar que a seguradora é confiável? Uma dica certeira é analisar o histórico da empresa. Ao visitar os sites é preciso analisar itens como:

  • H√° quanto tempo eles est√£o no neg√≥cio;
  • Em quais estados eles vendem seus produtos;
  • Sua miss√£o, vis√£o e valores;
  • Lideran√ßa da empresa;
  • Envolvimento da comunidade;
  • Tipos de produtos que eles vendem;
  • For√ßa financeira.

√Č improv√°vel que encontre uma empresa com apenas cr√≠ticas positivas. Se as informa√ß√Ķes n√£o responderem a todas as perguntas √© importante tentar entrar em contato at√© que todas as quest√Ķes sejam sanadas.

For√ßa financeira da companhia de seguros. Ningu√©m quer ouvir que a companhia de seguros n√£o pode pagar sua reclama√ß√£o por causa de seus maus resultados financeiros, da mesma forma √© desagrad√°vel descobrir in√ļmeras dificuldades ao tentar acionar a ap√≥lice em caso de sinistro.

A Real Seguro Viagem √© a escolha certa para quem quer seguran√ßa e qualidade. A empresa surgiu em 2008 com o objetivo preencher uma lacuna no mercado de seguros. A empresa √© o primeiro comparador de seguros do Brasil e conta com diversos parceiros para levar at√© os clientes as melhores op√ß√Ķes dispon√≠veis.

A Real Seguro Viagem negocia condi√ß√Ķes especiais com diversas seguradoras para que o usu√°rio tenha em um √ļnico lugar o melhor pre√ßo e as coberturas ideais.

Basta realizar uma simula√ß√£o do seguro viagem obrigat√≥rio atrav√©s do site ou entrar em contato atrav√©s do telefone dispon√≠vel ou e-mail para ter acesso as melhores op√ß√Ķes.

Anterior:

Mais sobre seguro viagem: