sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Vai fazer sua primeira viagem de avião? Confira dicas importantes!

Se está prestes a fazer sua primeira viagem de avião, há alguns detalhes que você precisa saber para se preparar e evitar imprevistos. Apesar de milhares de pessoas viajarem de avião todos os dias, muitos viajantes estão começando sua jornada agora e é nesse momento que as dúvidas mais surgem.

Para quem viaja, estar bem preparado é fundamental para que as coisas não saiam do planejado e, especialmente para quem nunca viajou de avião antes, organizar-se é mais que necessário. Foi pensando em tudo isso que decidimos elaborar um conteúdo só com as informações mais importantes para quem vai fazer sua primeira viagem de avião.

Continue lendo e esteja devidamente preparado para que não haja nenhuma surpresa no percurso. Ah! Aproveite e veja também nosso post com dicas para mulheres que viajam sozinhas.


Homem com mochila nas costas para em aeroporto observando um avião estacionado
A primeira viagem de avião gera dúvidas em qualquer um! Leia e fique tranquilo.

Faça um checklist – Não esqueça dos documentos

Fazer um checklist é importante para aqueles que irão viajar, em toda e qualquer situação. Especialmente para quem nunca viajou de avião essa dica é ainda mais importante. Faça um checklist completo, inclusive para aquelas coisas que você acredita que nunca esqueceria.

Nessa lista, deixe bem evidente os documentos necessários. Dentre eles, inclua:

  • Passaporte;
  • RG e CPF;
  • Passagem;
  • Visto (se necessário);
  • Carteira de vacinação ou Certificado Internacional de Vacinação;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Apólice do seguro viagem.

Para além dos documentos, outra dica interessante é fazer um checklist da sua mala. Inclua todas as combinações de roupa que você pretende utilizar em sua viagem, itens de higiene pessoal, um livro, câmera fotográfica e o que mais você considerar necessário levar. Ah! Não esqueça de considerar a previsão do tempo para o período em que você ficará no destino.


Passageira de avião segurando um notebook no colo
Faça um checklist para não esquecer de levar nenhum documento ou item importante.

Chegue no aeroporto com antecedência

Outra dica extremamente valiosa é sair com tempo suficiente de casa para chegar com, ao menos, 1h de antecedência no aeroporto. Você ficaria surpreso ao saber quantas pessoas perdem o voo, por dia, por não chegarem a tempo. Considere que você precisará fazer o check-in e, se não conhece o aeroporto, fique atento e faça perguntas para se localizar. Se necessário, chegue com mais tempo ainda.

É interessante você fazer uma espécie de “tour” rápido nos aeroportos maiores, prestando atenção onde a área de embarque está localizada. É nessa área que você passará pela verificação de segurança que, em outros países, é um pouco mais complexa e demandará mais tempo. 

Por outro lado, em alguns casos, quando o voo para retornar ao local de origem atrasa, isso pode trazer gastos extras com hospedagem, alimentação, entre outras demandas que necessitam de dinheiro durante a espera, a depender do tempo de espera. Nessas situações, um seguro viagem com cobertura para atraso de voo salva o bolso do viajante! Para compreender mais sobre isso, confira o vídeo abaixo, no qual explicamos essa cobertura:

__YFRAME(https://www.youtube.com/embed/i7bQyOQ60-Y?feature=oembed)__

Leve um agasalho para a viagem

Essa é um dica no estilo mãe e merece ser mencionada nesta publicação! A maioria dos aeroportos e aviões possuem ar-condicionado que, vamos combinar, podem ser um pouco exagerados. Para evitar dores de cabeça, sempre leve um agasalho na sua bagagem de mão: acredite! Será uma mão da roda.

Precisamos trabalhar com o fato de que tudo o que puder ser evitado, devemos evitar. Levar um blusa não é difícil, então por que não levar? Ainda que o tempo parece bom e quente, não esqueça de incluir um agasalho confortável para passar sua viagem. Se for uma viagem longa, essa é uma dica ainda mais importe.


Itens de viagem: câmera, celular, bloco de notas, par d tênis, casaco, entre outros
Entre os itens em sua bagagem de mão, leve um casaco e evite passar frio desnecessariamente.

Lembre-se de levar um entretenimento

Essa é uma orientação em especial para quem passará muito tempo no avião. Considere que é bem possível que você não terá WiFi no avião e seu entretenimento poderá depender de músicas e filmes previamente baixados, livros, revistas, HQs ou outra fonte de distração.

Pondere também que você poderá passar mais tempo no aeroporto do que imagina e ter algo com que se distrair será ótimo!

Leve objetos mais valiosos com você

As bagagens são um estresse à parte para quem fará uma viagem longa, especialmente para quem não está acostumado. O despache das malas pode ser um pouco mais complicado do que você imagina e a dica mais importante é sempre verificar a padronização da companhia aérea que você irá viajar.

Quer mais uma dica? Lembre de deixar os objetos mais valiosos próximo a você, na sua mala de mão. As malas despachadas ficam na responsabilidade da companhia que, nem sempre, as tratam com o cuidado necessário. Para quem se previne com um seguro viagem, essa preocupação é eliminada.

Muitas coberturas de seguros viagem asseguram o cliente em malas perdidas e/ou extraviadas e esse é um aspecto muito importante. Sobre essa cobertura, também preparamos um vídeo para tirar dúvidas. Confira:

__YFRAME(https://www.youtube.com/embed/gd-QXm2w1kI?feature=oembed)__

Veja mais sobre bagagem de mão no nosso post sobre as principais regras das companhias aéreas para bagagens de mão.

Veja e reveja as regras da companhia aérea

Para além das regras de bagagens da companhia aérea que você viajará, também é importante que você veja outras regras para que não haja problema em seu embarque. Está pensando em levar seu pet para viajar com você? Busque o que sua companhia aérea tem a dizer sobre o assunto.

Não se preocupe em incomodar a empresa, eles devem elucidar toda e qualquer dúvida que você possui. Aqui também vale as regras do seu país destino e o que é necessário apresentar para ingressar ao território. Se é necessário visto, apresentação de seguro viagem, comprovação de hospedagem, de quanto tempo você ficará no país e por aí vai.


Asa de avião no ar com paisagem de cidade abaixo
Anote essas dicas, faça um checklist e viaje com tranquilidade!

Contrate um seguro viagem

Por fim, mas definitivamente não menos importante, um dica valiosa para quem fará sua primeira viagem de avião é contratar um bom e devido serviço de seguro viagem de acordo com suas necessidades e as necessidades das pessoas que viajarão com você, se esse for o caso.

Seja para viagens internacionais ou destinos em territórios nacionais, ter um seguro viagem é mais que necessário. Com esse serviço você estará protegido e assegurado para aproveitar as partes boas da viagem e não ter estresse com questões como as já citadas, seja extravio ou danos na bagagem, gastos extras com atraso de voo, despesas médicas, entre outros. Faça uma cotação abaixo e confira as opções de coberturas e preços: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

Não conhece muito bem esse serviço e como ele funciona? Temos outro artigo que pode te ajudar! Acesse: O que é franquia de Seguro Viagem e como esse serviço funciona.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como viajar de avião? Essas foram apenas algumas sugestões para você viajar sem maiores preocupações. Em nosso Instagram você tem acesso a mais dicas, informações e novidades sobre o universo das viagens. Continue por aqui e aproveite!