sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Fala a Real: você sabe o que é franquia de seguro viagem? Entenda aqui!

Quando o assunto são os serviços de seguro, muitas dúvidas surgem – uma das mais clássicas é "o que é franquia de seguro?". Afinal, muita gente não entende muito bem o que o termo quer dizer.

Você é uma dessas pessoas? Então saiba que entender o assunto é essencial para evitar dores de cabeça no futuro, visto que o principal objetivo de um seguro viagem é oferecer nada além de conforto e tranquilidade. Por isso, criamos esse conteúdo que vai te ajudar.

Aproveitar as férias viajando é um dos maiores desejos de muita gente. Diz aí: o que é melhor do que conhecer novos lugares, culturas e comidas e ainda fugir um pouquinho da rotina? Porém, como o futuro é imprevisível, precisamos estar preparados para o que der e vier, e isso inclui qualquer contratempo em nossa viagem.

Muito além de preparar um roteiro de viagem completo e reservar sua hospedagem, o planejamento de viagem perfeito também inclui a contratação de um seguro com a franquia correta. Vamos entender mais sobre isso?

Homem passando mal em aeroporto
Ter um seguro viagem garante que o seu passeio será tranquilo mesmo se acontecerem imprevistos.

Para começar: você sabe quais são as coberturas do seguro viagem?

O seguro viagem vai muito além de só assistência médica, resguardando também extravio de bagagens, retorno de emergência ao país de origem (até a repatriação) e inclusive é requisito para entrada em alguns países ou retornos de emergência ao país de origem.

Mas você sabe exatamente o que esse serviço cobre? Aqui vai uma lista das principais coberturas quando em uso:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Hospitalização, caso necessário;
  • Hospedagem após alta hospitalar, se necessário;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Remarcação de passagem (para antes ou depois da data programada, dependendo do caso);
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Fiança e despesas jurídicas;
  • Indenização no caso de morte;
  • Assistência funeral;

Com o advento da pandemia causada pelo Coronavírus o seguro viagem com cobertura para Covid-19 entrou em voga. Obedecendo às cláusulas gerais que regulamentam o serviço, a cobertura básica não é obrigada a cobrir infecções pelo vírus, isso acontece porque nenhuma seguradora cobre pandemias e epidemias.

Porém, devido a proporção que a pandemia do Coronovírus tomou e os impactos que trouxe na circulação de pessoas, muitas seguradoras passaram a oferecer planos exclusivos. Na maioria das seguradoras é oferecida a cobertura dos gastos até diagnóstico da doença, enquanto outras empresas, mesmo não sendo obrigatório, a oferecem integralmente. A Circular nº 440 da SUSEP autoriza esta exclusão.

Quer saber mais sobre as coberturas de seguro viagem? Leia nosso post sobre!

Franquia de seguro viagem: o que é, afinal?

A franquia nada mais é do que o valor que indica a sua participação em despesas médicas no caso de o seguro ser acionado. Você o contrata por um preço menor em comparação com o serviço sem franquia, porém, caso precise usar, haverá um custo adicional. 

Ou seja, a franquia é o valor cobrado pela sua seguradora a cada sinistro ocorrido. Sinistro, apenas para que o entendimentos seja fácil, é o evento que é abarcado pela cobertura do seguro viagem.

Na maioria das seguradoras, a franquia se aplica apenas no caso de cobertura de despesas médico-hospitalares e o valor dela terá de ser arcado por você, entendeu?

Mulher passando mal em avião
Caso uma emergência ocorra na sua viagem, é fundamental que você entenda os detalhes do seguro viagem.

Como esse serviço funciona? Vale a pena o custo?

A franquia se aplica da seguinte maneira: você adquire o seguro viagem para uma viagem específica e, justamente por ele ser de baixo custo, há um prazo de validade e uma cobertura delimitada. Para utilizá-lo você terá de arcar com o valor da franquia.

Acionado o seguro viagem com a seguradora para despesas médicas, a franquia terá um valor x. Caso os gastos médicos sejam superiores ao preço da franquia, a seguradora arcará com o excedente. Em caso de os gastos serem menores, o preço da franquia será pago integralmente por você.

Duas situações podem acontecer:

  1. A franquia é acionada antes de você ir ao hospital; ou

  2. A franquia é acionada após o gasto hospitalar.

No primeiro caso, será emitida uma ordem de pagamento para você no ato. No segundo caso, a seguradora pode até arcar com as despesas hospitalares de forma integral, porém este valor será também integralmente cobrado de você posteriormente. Gastos inesperados apenas em datas diferentes, não é?

É obrigatório ter uma apólice de seguro viagem para poder viajar?

Depende do destino. Alguns países exigem a contratação de um seguro viagem, e outros não. E como escolher entre o seguro viagem com franquia ou sem? Entenda, existem diferenças básicas entre eles, como já pontuamos acima. Claramente, o seguro viagem mais caro e completo é bem mais protetivo (financeiramente) do que a franquia.

Adquirir apenas o seguro viagem pode ser a melhor saída, mas desde que sua cobertura seja ampla para toda e qualquer emergência médica que você vier a ter. Esperamos que não seja o caso, mas se acontecer um imprevisto médico é sempre bom ter uma apólice que assiste verdadeiramente as suas necessidades. Entenda mais sobre o assunto no link: Conheça sua apólice.

Ficar elas por elas não dá! Cá entre nós, ser precavido não custa tão caro assim, porém não ser pode resultar em consequências bem mais complicadas que apenas seus recursos financeiros.

É melhor contratar um seguro viagem mais caro ou arcar com a franquia?

Essa é a famosa pergunta que tem a resposta mais conhecida ainda: depende! O seguro viagem sem franquia é barato, porém esses nem sempre terão em seu escopo a liberalidade de arcar com os valores de algum gasto de sua cobertura.

Então, a dica é: se puder adquirir um seguro viagem mais caro, ele com certeza será mais completo e você não terá que arcar com valores extras, principalmente se o risco premeditado de atendimento médico for grande.

No caso das pessoas que já possuem condições de saúde especiais, como doenças pré-existentes, por exemplo, vale a pena contratar uma cobertura que cubra suas necessidades. O preço será pago uma vez apenas!

Logo, financeiramente e honestamente, não recomendamos a contratação de seguro viagem com franquia quando você quer evitar gastos inesperados. O seguro convencional irá cumprir sua função, se escolhido com parcimônia.

Para ler depois: Tudo sobre o Seguro Viagem Internacional.

Homem sendo bem atendido em hospital
A sua escolha deve sempre considerar a sua tranquilidade na viagem.

Dica extra: cuidados essenciais ao contratar uma franquia de seguro viagem

Caso você ainda queira – ou precise – contratar um seguro viagem com franquia, atente-se a alguns detalhes:

  • O valor da cobertura dedicada para despesas médicas hospitalares (aquelas descritas nas principais coberturas) é o suficiente para cobrir custos médicos no país de destino?
  • Existe alguma cobertura especial? Nesses casos estamos falando de idosos, portadores de deficiência e epidemias globais;
  • Suas necessidades são atendidas pelo plano oferecido?
  • Garanta o seu seguro apenas com seguradoras de confiança. Usando o comparador da Real você tem acesso as empresas reconhecidas no mercado, todas regulamentadas pela SUSEP.
  • Pergunte a si mesmo: o custo de um único atendimento por este seguro, caso necessário, me gerará prejuízo financeiro significativo? Se a resposta for sim, procure outra seguradora com melhor custo-benefício.

Lembre-se que cada seguradora tem valores diferentes de coberturas, pesquise bem e escolha a que melhor te atender!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Escolha seu destino com tranquilidade, e não viaje desprotegido! Aqui na Real você compara os preços das melhores seguradoras do Brasil e escolhe aquele que mais combina com você! Basta clicar no botão abaixo, colocar destino e datas da viagem e escolher!

__CALLTOACTION(COTAR)__