sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Lugares calmos para viajar no carnaval e descansar!

Procurando lugares calmos para viajar no carnaval? A Real separou 10 incríveis destinos para quem quer passar o feriado longe da agitação dos blocos e dos desfiles. São opções de viagens pela América do Sul para quem deseja uma ida rápida para explorar um novo local sem precisar gastar muito!

Se quer conhecer os encantos do nosso continente, é só conferir as regras sobre bagagem de mão e embarcar em uma nova aventura!


máscara de carnaval rodeada de confetes
Para além da folia, o feriado de carnaval também pode ser um momento de descanso ou viagens

10 lugares calmos para viajar no Brasil e América do Sul durante o carnaval

Quer aproveitar o feriado prolongado para descansar em um lugar diferente e tranquilo? Temos ótimas opções tanto para quem gosta de serras, quanto para os amantes da praia. Não esqueça de ler nosso conteúdo sobre seguro viagem nacional para saber como estar protegido mesmo em viagens dentro do país.

Confira abaixo a lista com destinos para visitar no próximo carnaval:

1. Capitólio, Minas Gerais

Capitólio é uma cidade no sul do estado de Minas Gerais, a uns 300km da capital Belo Horizonte. Ele atrai turistas pelas belezas naturais que guarda. No entanto, o custo benefício ainda vale a pena, pois existem ótimas opções de hospedagem a preços acessíveis e que oferecem conforto sem precisar desembolsar muito.

Local de grandes aventuras, é um destino que possui lagos, cânions e cachoeiras formando um cenário digno de filmes. A visita ao Mirante do Cânion oferece uma vista de tirar a fôlego: são aproximadamente 20m de paredões que impõe sua presença de forma permanente. É possível praticar diversos esportes como rapel, trilhas e mais. Passeios de barco e Jet Ski são quase que obrigatórios na região.


Rio, rochas e barcos em Capitólio, Minas Gerais
Cânions, cachoeiras, morros, gastronomia mineira e muito mais

2. Natal, Rio Grande do Norte

Cidade conhecida pela produção de camarões e pelas belezas naturais das praias, Natal é um ótimo local para quem deseja fugir da agitação dos dias de folia pelas ruas de todo o Brasil. Ela oferece tranquilidade, um mar azul intenso e dunas de areia que fecham o cenário paradisíaco. A Orla de Ponta Negra é muito visitada, assim como o Forte dos Reis Magos – ponto turístico construído perto de 1600.

Existe uma diversidade de hospedagens que você pode conseguir na capital potiguar, desde hotéis mais chiques até pousadas e hostels. A gastronomia local também merece um destaque: reserve um tempo para visitar os excelentes restaurantes com pratos feitos de pescados e frutos-do-mar. Tudo isso antes de conhecer algumas das feiras noturnas com comidas típicas, bebidas e shows.

Falamos sobre outras opções no litoral em nosso post As melhores praias do nordeste para incluir no seu roteiro de viagem!


Praia de Ponta Negra, em Natal. Mar e céu azuis, areia e casas.
As belas praias de Natal são um atrativo imperdível!

3. Morro de São Paulo, Bahia

A menos de 250 km de Salvador, a capital baiana, está localizada a Ilha de Tinharé. Entre outras inúmeras belezas, ela abriga o Morro de São Paulo, na Costa do Dendê. É um destino acessado apenas de barco ou avião, mas vale a pena o esforço, pois ao chegar lá, você irá se deparar com uma vista inigualável. É um local aconchegante, por se tratar de um vilarejo, mas possui uma variedade de atrações e atividades para os turistas.

É possível descansar de dia, caminhar até as quatro praias que recebem visitantes e se encantar com o visual do mar cristalino. Locais como o faro, a vila da Gamboa e a área histórica da região precisam estar em seu roteiro. Atividades para os aventureiros não faltam: por lá é possível praticar surf, mergulho, tirolesa e observar as Baleias Jubarte.

A vida noturna oferece distrações para grupos de amigos ou casais que buscam bares e restaurantes, mas sem quebrar o sossego que um destino para fugir do carnaval precisa ter.


Por do sol em praia de Morro de são Paulo, na Bahia
Um dos principais polos turísticos da Bahia, vale muito a pena conhecer as belezas e atividades culturais de Morro de São Paulo

4. Caraguatatuba, São Paulo

O litoral paulista também possui localidades tranquilas para quem não deseja estar no meio dos blocos ou dos desfiles das escolas de Samba que fazem o turismo da capital aumentar. Caraguatatuba está localizada entre a famosa Ubatuba e a quieta praia de São Sebastião. Essa região possui 40km de faixa de areia para quem deseja apenas aproveitar o sol e a brisa do mar.

Esse ponto em meio ao Parque Estadual da Serra do Mar é rodeado pela Mata Atlântica, proporcionando uma ótima vista para quem visita os mirantes da cidade. É um local ótimo para quem quer pegar onda: a Praia Brava faz jus ao nome e tem a agitação certa para quem deseja praticar Surf.

Além disso, essa cidade possui bares, restaurantes e feiras para que os turistas tenham uma variedade de opções na hora de comer e beber. O parque de diversões na orla é um ótimo passeio para quem quer curtir a noite com tranquilidade e muitas risadas.


Areia, árvore e mar de Caraguatuba, SP
Mora no Estado de São Paulo e quer dar um pulo na praia? Caraguatuba é o destino ideal

5. Punta del Diablo, Uruguai

Fugindo do tradicional roteiro até Montevidéu, capital uruguaia, a Real te propõe conhecer essa charmosa vila chamada Punta del Diablo. É um destino que enche os olhos dos amantes da natureza e que atrai muitos brasileiros que desejam se desconectar durante o feriado prolongado.

A Laguna Negra é parada obrigatória por ali, sendo a maior lagoa costeira do país, possui águas escuras por causa da refração da luz, mas é ótima para tomar banho. Se você gosta de surfar, vai amar a Playa de la Viuda, com ótimas ondas para praticar o esporte. Por lá você pode ter a experiência de observar a vida marinha com tartarugas, Baleias Franca Austral e doninhas. Imagina os registros que podem ser feitos?

Essa região praiana é conhecida pelos seus pescados e possui acomodações com estética rústica. Você pode se hospedar em aconchegantes cabanas ou nas pousadas disponíveis perto das praias. E, já que estamos falando de um destino uruguaio, não deixe de experimentar os pratos típicos como as empanadas e a cerveja regional.


Rochas e mar em Punta Del Diablo, Uruguay
O Uruguay é um ótimo lugar para conhecer novas culturas sem ir muito longe, uma vez que é um país vizinho do Brasil

6. Penedo, Rio de Janeiro

Apesar de o carnaval carioca ser muito popular, há quem prefira ficar longe da Cidade Maravilhosa quando essa época chega. Uma ótima solução é conhecer Penedo, na Serra da Mantiqueira, que fica localizada a menos de 200km da capital.

As atrações lá são trilhas, cachoeiras e atividades que te colocam em contato com a natureza. Os passeios de quadriciclo podem dar uma emoção a mais à viagem, vale experimentar!

O centro dessa cidade possui opções de restaurantes e lojas para que os turistas possam passear e levar lembranças da visita. Tudo por ali tem um visual e arquitetura similar a da Finlândia, já que a região foi colonizada por exploradores desse país. Para trazer ainda mais o clima europeu a tona, o shopping ao ar livre famoso por ali também tem a decoração temática.


Pôr do sol em Penedo, Rio de Janeiro
Quer fugir da capital do Rio de Janeiro no carnaval? Que tal ir para outra cidade da região?

7. Mendoza, Argentina

Esse é um destino para ficar nas alturas – literalmente! –, Mendoza está muito próxima à montanha mais alta fora do continente asiático, a Aconcágua. A região é famosa pelos seus vinhos de alta qualidade, principalmente os Malbecs, e possui uma gastronomia incomparável. São mais de 1000 vinícolas ativas, das quais muitas delas recebem turistas para passeios e degustações. Tem atividade mais deliciosa?

Para quem deseja se hospedar com vista para os lindos vinhedos, precisará se afastar da área central dessa cidade. No entanto, ofertas de hotéis e pousadas charmosas é o que não falta por lá. Não deixe de fazer também o tour pela Alta Montanha, é uma trilha que passa por pontos turísticos até chegar aos Andes, próximo à fronteira com o Chile. É uma experiência única!

Falamos mais sobre aonde ir nesse país no post 9 cidades da Argentina para conhecer!


Prédio e montanhas da cidade de Mendoza, na Argentina
Visitar vinícolas e relaxar tomando um bom vinho argentino. Que tal?

8. Bonito, Mato Grosso do Sul

Se quer fugir do carnaval e mergulhar em uma experiência em harmonia com a natureza, o ecoturismo de Bonito é a escolha certa. A cidade sul-mato-grossense está no Parque Nacional da Serra da Boquena e é conhecida por ter cenários que parecem irreais. O feriado de carnaval ali com certeza será inesquecível.

Você pode entrar em aquários naturais, explorar grutas – a mais famosa é chamada de Gruta do Lago Azul – e fazer trilhas para aproveitar rios e cachoeiras. Emoção é o que não falta para os aventureiros de plantão, na cidade você encontra locais para praticar snorkel, mergulho, flutuação, rapel, arvorismo e mais.


Peixes em rio de Bonito, Mato Grosso do Sul
Como o próprio nome diz, Bonito é um lugar bonito, ideal para descansar em meio à natureza

9. Santiago, Chile

A capital chilena é uma opção com baixo custo e diversos atrativos para quem deseja aproveitar o carnaval fora de festas. Por lá, essa data não é um feriado, então todos os pontos turísticos, lojas e restaurantes estarão abertos. É um local muito próximo aos Andes e possui vinícolas que atraem muitos visitantes.

Uma região repleta de história e rica culturalmente conta com diversos museus, e opções não faltam para você incluir em seu roteiro. Além de visitar a cordilheira que circula a cidade, você pode também conhecer o Parque Yerba Loca e ter um contato diferente com a natureza do que esperamos da região dos Andes.


Prédios e montanha com neve em Santiago de Chile
Santiago do Chile é uma cidade repleta de cultura e história, com muitas opções turísticas

10. Cartagena das Índias, Colômbia

Não é porque está fugindo do carnaval que não pode aproveitar um destino muito alegre e divertido. Cartagena, parte do caribe colombiano, é repleta de histórias e oferece uma imersão na cultura local. A gastronomia colombiana não deixa a desejar, escolha restaurantes típicos e se delicie com os sabores únicos.

Essa é uma região para aproveitar praias e também para conhecer construções antigas, como a Cidade Amuralhada. Ela foi erguida para proteger a cidade, mas hoje é um ponto obrigatório para os visitantes. O Castelo de San Felipe Barajas é outro passeio essencial. E, para ter a experiência do Caribe, ir até a Ilha Rosário é perfeita.


Mar, barco e prédios em Cartagena das índias, na Colômbia
Um destino no litoral, com belas praias e no exterior em mais um país próximo ao Brasil

Depois dessas dicas de lugares calmos para viajar no carnaval, vai ficar bem mais fácil decidir o próximo destino, certo? Confira nosso post sobre como preparar um roteiro de viagem perfeito e aproveite ao máximo o feriado prolongado. A Real tem um blog e um Instagram repletos de conteúdos que ajudam aventureiros de todos os tipos!

Lembrando que, se precisar de um seguro viagem, pode contar com a gente! Para destinos nacionais o valor desse serviço fica bem em conta, com os mais baratos custando em torno de 6 reais por dia de viagem e até menos! Faça uma cotação e veja os planos: 

__CALLTOACTION(COTAR)__