As principais regras das companhias aéreas para bagagens de mão

Viajar de avião, dentro ou fora do país, conta com uma série de cuidados e protocolos por parte das companhias aéreas, e sem dúvidas, um dos pontos que mais confundem os viajantes é a questão das bagagens de mão. E não é para menos: são diversas regras de peso, medida e itens que mudam regularmente e, se você vai viajar agora, é importante se atualizar no assunto com nosso post.

Planejando viajar sozinha pela primeira vez? Leia também: Destinos e dicas para mulheres viajantes!

Casal esperando em aeroporto com bagagem de mão
A bagagem de mão é companheira inseparável dos viajantes. Conheça agora todas as regras para viajar com tranquilidade!

Como funcionam as políticas de bagagem de mão e despachada?

Existem associações nacionais e internacionais que regulamentam as diferentes regras relacionadas ao campo dos voos. São comissões multilaterais que buscam otimizar a relação de uma série de padrões, e um dos assuntos mais discutidos certamente é a questão das bagagens, especialmente das bagagens de mão.

Isso porque os protocolos de segurança ficam cada vez mais restritos, especialmente para viagens internacionais, e aumentar a capacidade dos voos também é um objetivo importante para diminuir o consumo e a poluição que os aviões causam. Quanto menor o peso e maior o volume de passageiros, menos viagens são realizadas e menos carbono entra na atmosfera.

Todo mundo tem direito de transportar sua bagagem, mas existem limitações individuais: as bagagens maiores, geralmente com itens mais pesados, devem ser despachadas. O peso e a dimensão variam bastante entre voos nacionais e internacionais, indo de 23kgs a 32kgs. Tudo varia de acordo com a companhia, o tipo do voo e suas escalas.

Especificações das bagagens de mão

Já as bagagens de mão, que vão com você na cabine de voo, são mais padronizadas e rigorosas. Atualmente o limite é de 10kgs para esse tipo, que deve atender a tamanhos específicos de dimensão:

  • 115cm somando todas as dimensões no caso da regra internacional;

  • e 55cm x 35cm x 25cm de acordo com a ANAC, em voos nacionais.

Em lojas especializadas é bem comum encontrar um padrão de bagagem de mão já preparado para essas especificações e bem compartimentado, com superfícies mais resistentes e fáceis de transportar e guardar.

Alguns tipos de voos podem até permitir uma bagagem de mão maior, mas é importante verificar isso com bastante antecedência.

E se a mala ultrapassar o peso máximo?

Nesse caso, sua bagagem terá de ser despachada junto das demais, e um custo adicional será cobrado tanto no ato da expedição quanto ao retirá-la no destino. Esse custo será baseado na faixa excedente de peso.

Em caso de algum tipo de item proibido dentro da cabine de voo, que mencionaremos mais à frente, pode ser que a mala também precise ser despachada, de acordo com a legislação e a determinação das autoridades no ambiente.

Mulher caminhando em aeroporto com bagagem de mão
Alguns viajantes preferem utilizar apenas a bagagem de mão. Apesar de econômico, é preciso estar atento as regras.

Além da bagagem de mão, posso levar mais algo comigo?

Além de sua bagagem de mão, você pode levar consigo um pertence pessoal, o que pode envolver mochila, bolsa, ou sacola, desde que bolsa ou mochila não ultrapasse as dimensões da bagagem de mão. A sacola, caso seja de um free shop do aeroporto, precisa estar lacrada pela loja e acompanhada de nota fiscal e declaração devidamente preenchida sobre seu conteúdo e impostos.

Você também pode carregar um casaco de mão e algum tipo de auxílio para locomoção, como muleta, cadeira de roda devidamente desmontada, desde que tudo tenha sido inspecionado e aprovado pelas autoridades competentes no local.

Você também pode levar um livro, tablet ou afim para leitura, desde que seja de tamanho discreto. O mais importante é que tudo o que será levado com você na cabine possa ser acondicionado de maneira confortável no espaço reservado para cada cliente. Um travesseiro ou almofada, por exemplo, também são permitidos, desde que sejam de tamanhos contidos.

O que não posso levar na mala de mão?

Existe uma série de restrições a respeito do que pode ser levado em sua mala de mão, especialmente quando se trata de voos internacionais, então vale a pena ficar atento para alguns dos itens proibidos ou restritos:

  • Objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes. Bengalas e guarda-chuvas podem ser levados caso não possuam pontas afiadas, assim como lâminas bem pequenas, como de barbeadores, desde que dentro de sua embalagem original.

  • Itens potencialmente tóxicos ou inflamáveis. No caso de desodorantes ou álcool líquido, por exemplo, existe uma série de especificações: para voos nacionais, devem estar em sua embalagem original e lacrada, já em voos internacionais, devem estar em embalagens transparentes, com no máximo 100ml de capacidade e acondicionados dentro de uma necessaire transparente ou lacrado dentro de um pacote hermeticamente fechado. Já os álcoois spray para higienização devem seguir o mesmo padrão, e ter índice acima de 70%.

  • Alimentos devem ser levados lacrados dentro de sua embalagem original, assim como bebidas alcoólicas, desde que sigam a limitação de no máximo 5 embalagens de até 1L ou 20cmx20cm, devidamente embaladas e não devem ser consumidas em voo. Atente-se para países em que o transporte de álcool é proibido. Caso a compra seja feita no destino, devem apresentar nota fiscal e respectivos documentos de declaração, lacrados dentro de uma sacola plástica da loja. Leve alimentos apenas na medida ideal para consumo.

  • Por motivos óbvios, nenhum tipo de arma – de fogo ou branca – ou qualquer objeto com potencial de ferir, assim como isqueiros, fluídos e afins.

Se quiser ter acesso à lista mais detalhada, acesse as regras no Portal da ANAC.

O que posso levar na mala de mão?

  • Eletrônicos pessoais, como notebook, celular, tablet, câmera fotográfica e afins. O ideal é apenas 1 por pessoa.

  • Medicamentos, desde que devidamente embalados em sua embalagem original. Medicamentos de uso contínuo devem acompanhar sua prescrição médica, evitando sempre exagerar no volume. No caso de medicamentos líquidos, é importante se atentar à questão de líquidos, que mencionaremos adiante.

  • Artigos de higiene pessoal, máscaras antivirais, anti sépticos de mão (desde que de acordo com os termos para líquidos em voo) e cosméticos sólidos.

  • Documentos pessoais (devem ir junto de você para qualquer ocasionalidade).

Se tiver em dúvida se pode ou não levar algum item que precisa ter consigo durante a viagem, utilize o campo de busca no Portal da ANAC.

Sobre líquidos em voos internacionais

Um dos pontos com mais restrições são os líquidos, especialmente em voos internacionais. Nesse caso, é muito importante levar apenas o necessário e se atentar às demandas:

  • Os líquidos em voos internacionais devem estar dentro de embalagens transparentes, com no máximo 100ml.

  • Nenhuma embalagem acima de 100ml será permitida, exceto para bebidas.

  • Líquidos devem, preferencialmente, ser carregados dentro de um estojo transparente, de preferência acondicionado dentro de pacotes hermeticamente fechados.

  • Procure etiquetar cada item descrevendo seu conteúdo e, em caso de medicamentos, devem acompanhar sua prescrição médica nominal.

Restrições durante a pandemia

Durante o período pandêmico, muitas companhias podem mudar suas regras e adicionar restrições de um momento para o outro, por isso é muito importante acompanhar cada atualização em seus portais.

Carregue máscaras com você, e se atente para os modelos exigidos em cada aeroporto, tanto de embarque quanto desembarque e também os pontos de baldeação.

Mantenha sempre um frasco de álcool 70%, seja em gel ou líquido, junto de você, e uma sacola plástica para dispensar máscaras durante as trocas.

Geralmente as companhias aéreas permitem levar alimentos preparados, desde que bem embalados, mas tenha cautela em tempos de restrição, e também tome cuidado com alimentos que possam estragar, contaminar-se ou que tenham odor muito forte.

Mulher em aeroporto com bagagem de mão
Conhecer as regras e restrições das companhias aéreas evita dor de cabeça e perda de tempo.

Dicas de segurança para sua bagagem de mão

Use cadeados padrão TSA, assim você garante que, em qualquer ocasião, sua mala estará segura e, caso precise ser aberta, os profissionais do aeroporto irão fechá-la de volta com segurança.

Faça também o maior número de identificações em sua mala de mão, como adesivos, códigos, sinais e afins. Dê preferência para carregar documentos e eletrônicos em sua mochila ou bolsa, especialmente se sua mala de mão tiver de ser despachada.

Essa é uma tática para te ajudar a evitar dores de cabeça com bagagem perdida – algo que você certamente quer evitar. Além de identificar muito bem toda e qualquer bagagem que estiver levando, considere a contratação de um seguro viagem, pois com pouco investimento você pode ter certeza de que terá amparo caso uma infelicidade dessas aconteça a você.

Agora que você entendeu como preparar sua bagagem de mão da melhor maneira, que tal conhecer mais dicas de segurança para viagem em nosso blog? Aproveite para conhecer os diversos serviços da Real Seguro Viagem e viaje sempre com conforto e tranquilidade!

Real Logo

por Real Seguro Viagem

Em 15/10/2021
Em 15/10/2021
(4.86)
(4.86)