sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Lista de documentos para tirar passaporte. Saiba quais são!

Em viagens para fora do Brasil, o passaporte serve como um documento de identidade internacional. Ter ele é muito importante, uma vez que é exigido para a entrada em muitos países ou para tirar vistos, como o de estudante. Por isso, preparamos uma lista de documentos para passaporte, para você não esquecer na hora de fazer o seu. 

Imagem ilustrativa: mapa, passaporte e avião de brinquedo
Servindo como um documento de identificação com foto no exterior, o passaporte é essencial para viajantes


O processo para tirar o passaporte é relativamente simples, você precisará preencher formulários, pagar a taxa de GRU e comparecer até um posto da Polícia Federal. 

Ficou em dúvida? Não se preocupe! Explicaremos logo a seguir. Acompanhe as informações deste artigo e confira a lista de documentos para tirar passaporte, e entenda o processo para fazer esta solicitação. 

Quais documentos levar para emitir passaporte?

Uma pessoa entregando documentos a outra
Organize e deixe a documentação em dia!


Anota aí e já separa a documentação necessária para solicitar o seu passaporte. O que será solicitado pela Polícia Federal, responsável pela emissão, é o seguinte: 

  • Identificação: RG, CPF, CNH, carteira de trabalho ou passaporte anterior;
  • Certificado de quitação eleitoral: será feita uma consulta para ver se você está quite com o serviço eleitoral. Não será solicitado o título de eleitor, mas você pode levar por garantia, para situações de imprevistos. Leve o certificado de quitação eleitoral, que pode ser imprimido pelo site do TSE, ao inserir os dados de seu título;
  • Carteira de reservista: para homens, é preciso comprovar quitação com o serviço militar. Se é o seu caso, leve um documento que permita essa comprovação, como a carteira de reservista;
  • Certidão de casamento: somente se você tenha mudado de nome ao casar;
  • Certificado de naturalização: para pessoas que se naturalizaram brasileiros;
  • Passaporte anterior: se não for seu primeiro. 

Além disso, para fazer o passaporte, você não pode estar impedido de sair do país pela justiça. Para pessoas que já mudaram de novo, é preciso levar certidão de nascimento, casamento ou divórcio. Indígenas deverão apresentar a carteira de identidade do indígena ou declaração emitida pela FUNAI. 

E para menores de 18 anos? É preciso outros documentos?

Para menores de idade, além dos documentos já citados, é solicitado o preenchimento de um formulário de autorização por parte dos pais ou responsáveis. Além disso, a certidão de nascimento também é um documento que menores de 18 anos deverão levar. 

Passo a passo para tirar o passaporte pela primeira vez

Moça em aeroporto sentada com passaporte na mão
O processo para tirar o passaporte e poder viajar pelo mundo com ele é simples


Agora que você já tem a lista de documentos para passaporte, confira o passo a passo para solicitar e tirar este documento: 

  1. Confira se você separou todos os documentos necessários;
  2. Preencha pela internet o formulário de solicitação de passaporte da Polícia Federal, que pede dados simples como nome, local de nascimento e outros. Após o preenchimento, você receberá um protocolo de solicitação. Guarde este número
  3. Pague a taxa do Guia de Recolhimento da União (GRU), que tem o valor de R$ 257, 25;
  4. Faça o agendamento do atendimento: após a confirmação do pagamento do GRU,  você poderá agendar pelo site da PF, na página de agendamento de atendimentos de passaporte. Para isso, será solicitado o número de protocolo de solicitação. Por isso é importante guardar ele!
  5. Compareça ao posto da Polícia Federal: na data e hora agendadas, compareça para o atendimento presencial com os documentos necessários. Lá também será feita a foto do seu passaporte e a coleta de impressões digitais;
  6. Retire o passaporte no posto da PF: após realizar todo o processo, será informada uma data para a retirada do passaporte. Compareça ao posto a partir da data informada co um documento de identificação e pronto, você terá seu passaporte em mãos!

Lembrando que, em situações de urgência e emergência, o processo para solicitação do passaporte será mais rápida, porém terá um gasto maior.


Quais documentos levar quando o passaporte vencer?

Assinatura de documento
Após o vencimento deste documento, é necessário realizar a solicitação outra vez


Não existe renovação de passaporte. Quando ele vence após 10 anos, é preciso solicitar um novo documento. O que pode acontecer, antes da data de vencimento, são situações de perda ou extravio. Nesses casos, é necessário registrar um B.O referente à perda e fazer o processo novamente. 

Ao refazer o processo após o vencimento, a documentação necessária será a mesma, com a diferença de que será preciso levar o passaporte vencido para que ele seja cancelado e retido. 

Para mais informações, confira o artigo que preparamos sobre o processo de tirar o passaporte pela primeira vez. Além disso, na FAQ logo abaixo respondemos à dúvidas frequentes de leitores a respeito deste tema. 

Está se organizando para viajar? Não esqueça do seguro viagem! Um investimento necessário para evitar dores de cabeça durante sua viagem, além de ser uma garantia para o seu bolso. Confira opções com o melhor custo-benefício do mercado clicando no botão: 

__CALLTOACTION(COTAR)__