sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Carnaval na Europa: aproveite novos destinos com essas 8 opções

Sabia que é possível curtir o carnaval na Europa? Esse feriado tão importante no Brasil também é muito famoso em outros países. Por isso, você pode escolher entre diversas localizações para aproveitar blocos de rua, bailes e shows durantes os dias que precedem o início da Quaresma. Separamos dicas ótimas com lugares para aproveitar no velho continente!

E não se preocupe: se você deseja fugir de toda essa agitação e encontrar atividades mais calmas durante o feriado, a Real também tem dicas! O importante é conhecer novos destinos e curtir sua viagem a sua própria maneira. Veja nossa lista com ideias de aonde ir no próximo carnaval, confira-as e depois é só preparar as malas e subir a bordo!

8 opções para curtir o Carnaval na Europa!

Está indo para o velho continente e não quer perder as festividades do carnaval? Existem ótimas opções para os foliões mais animados. E, para aqueles que desejam um pouco mais de descanso, a Europa também guarda encantos dos mais diversos. Confira nossa lista e saiba aonde ir!

Caso você esteja embarcando nessa aventura desacompanhada, confira nossas dicas de segurança e destinos para quem vai viajar sozinha!

1. Barcelona, Espanha

Esse destino espanhol tão popular oferece uma semana inteira de festa para foliões de todos os destinos. Por lá você encontra blocos de rua com muita música, fantasias e brincadeiras de carnaval.

É uma cidade também com diversas tradições nessa festividade, uma delas é La Taronjada, que começa na chamada "quinta-feira gorda" e marca a chegada do Rei Carnestoltes. É um costume se vestir com roupas e fantasias laranjas por conta do nome do festival, mas a galera não deixa a desejar na criatividade.

Famílias e grupos de amigos combinam roupas temáticas e se divertem pelas ruas. Se você tem crianças, Barcelona é ótima para buscar festividades. Existe os desfiles das escolas públicas da cidade com mini carros alegóricos e comemorações adequadas para o público dessa idade aproveitar com os pais. Você vai adorar!

2. Veneza, Itália

Pessoas fantasiadas durante o carnaval de Veneza, na Itália
As máscaras são, sem dúvidas, a marca registrada do carnaval de Veneza.

A cidade dos canais é palco de uma das mais tradicionais folias europeias. Os bailes de máscaras italianos foram incentivados desde a época em que a nobreza desejava aproveitar a festa sem ser reconhecida. Assim, as ruas e vielas de Veneza todos os anos se enchem de Columbinas, Pierrôs e Arlequins para as festividades do carnaval.

É um destino para quem deseja curtir na rua, mas também oferece ótimas opções para quem busca atividades mais tranquilas. Como a Itália foi o berço do Renascimento e protagonizou o desenvolvimento artístico e arquitetônico, existem diversos museus e edifícios históricos para conhecer por lá!

Quer saber todos os detalhes da festa? Veja nosso artigo sobre o Carnaval de Veneza!

3. Atenas, Grécia

Atenas, capital grega e centro de desenvolvimento intelectual da Antiguidade, é um ótimo destino para se visitar em fevereiro, no carnaval. Entre toda a temporada fria da região, o segundo mês do ano é o que apresenta menor quantidade de chuva e permite que os turistas aproveitem mais as belezas e a história local.

É também a época em que os pontos turísticos possuem as menores filas, poupando um bom tempo de quem deseja subir a Acrópole, por exemplo.

Acrópole de Atenas, na Grécia
Conhecer a Grécia no inverno é uma ótima alternativa para visitar pontos turísticos com menos filas.

Além da cidade alta onde está localizado o Parthenon, esse destino guarda outras atrações incríveis. É possível até mesmo esquiar na região que cerca a capital. Além de ser um ótimo lugar para fazer compras, principalmente nos meses frios de baixa temporada, os custos de hospedagem também são bem menores no inverno.

4. Rijeka, Croácia

Vista aérea da cidade de Rijeka, na Croácia
Apesar de pouco conhecido, o carnaval croata vai te surpreender!

Esse lindo país mistura as máscaras tradicionais do carnaval italiano com a mitologia eslava. Essa união resulta em acessórios assustadores que a população usa para afastar os maus espíritos. É uma forma de aproveitar o feriado como você nunca viu!

É um destino para quem procura explorar uma nova cultura e a história do país. Além, é claro, de se divertir em bailes de máscaras, blocos de rua, shows e muitas danças tradicionais. Uma delas é o Zvončari, onde homens com suas máscaras e peles de animais tocam sinos e fazem movimentos com o corpo.

A principal rua de Rijeka, Korzo, é tomada por alegorias e grupos desfilando e apresentando temas que estão conectados ao cenário atual do país. Fará você lembrar das escolas de samba do nosso país!

5. Edimburgo, Escócia

Se está pensando em fugir das comemorações do carnaval para conhecer um destino mais tranquilo, Edimburgo é uma ótima escolha. Em pleno inverno, a cidade mantém todo o seu charme e esbanja uma arquitetura única em meio a neve que sempre se faz presente nessas datas.

Vista de Edimburgo, na Escócia
Não é só a família real que pode escolher Edimburgo como um destino de férias!

Suas atrações não são poucas, a lista de prédios históricos que você precisa visitar na capital escocesa inclui o Castelo de Edimburgo repleto de fortalezas. Calton Hill é outra das paradas obrigatórias da cidade: nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO, essa colina possui pontos turísticos como um observatório similar a templos gregos, e o mausoléu do filósofo David Hume e de Dugald Stewart. Você ainda pode ver o palácio da família real, parques e lindos museus.

6. Nice, França

Nice, na França, é a terra em que o carnaval tem, além dos desfiles, uma batalhas das flores. O feriado é uma comemoração muito tradicional por lá e dura mais do que apenas o fim de semana antes da Quarta-Feira de Cinzas. A cidade celebra com carros alegóricos, bonecos de papel machê e um tema anual, o fim do inverno.


Ilustração do carnaval de Nice, na França
Além de conhecer o colorido carnaval de Nice, você poderá visitar ainda outros pontos famosos, como o lugar onde acontece o Festival de Cannes!

É um destino localizado de frente com o Mar Mediterrâneo. Além de suas atrações locais, é uma região com outras cidades turísticas que pode ser visitadas nessa viagem como Cannes, St. Tropez e o Principado de Mônaco. Visite pontos cheios de história e cultura para aproveitar longe dos foliões.

Falamos mais sobre esse evento em nosso post Carnaval de Nice: Quando ocorre, quais as atrações e mais!

7. Amsterdam, Holanda

A capital holandesa não é um destino para quem deseja desfiles e marchinhas - essa é uma característica de cidades mais ao sul do país. No entanto, é uma ótima opção para aproveitar os dias de carnaval sem muito barulho. Entre museus de pintores famosos e casas de ícones literários, Amsterdam mostra seus encantos para quem deseja uma imersão histórico-cultural.


Museu Van Gogh em Amsterdam, na Holanda
O Museu Van Gogh é um dos mais famosos de Amsterdam.

A cidade possui canais onde é possível passear em barcos e ter uma nova vista dos prédios característicos da região. Como em fevereiro, época do carnaval, o país ainda está frio, é importante se atentar às bagagens que levará, principalmente se desejar fazer atividades ao ar livre como a patinação no gelo.

A gastronomia local também é um ponto alto da cidade, oferecendo pratos típicos com temperos únicos. E, para os amantes de música, o Delft Blues Festival precisa entrar no roteiro.

Se quer saber mais se vale a pena viajar para Amsterdam, confira nosso conteúdo completo sobre a cidade!

8. Ibiza, Espanha

Praia em Ibiza, na Espanha
Sabia que Ibiza tem outros atrativos além das maravilhosas praias e festas?

A ilha hispânica é conhecida pelas suas praias e festas alucinantes, certo? No entanto, Ibiza é um excelente destino para quem deseja curtir o carnaval na Europa, mas quer fugir dos blocos de rua. As baladas e bares da cidade são ótimas opções para fugir das baixas temperaturas.

É uma localização que possui pontos turísticos além das praias, como o centro da ilha que possui sítios arqueológicos do período fenício. A Catedral Virgen de las Nieves também merece uma visita, especialmente por quem quer apreciar a construção no estilo gótico datada do século XIII.

Sendo assim, Ibiza é uma ótima opção tanto para viajantes que querem festas quanto para aqueles que querem apenas curtir passeios tranquilos e vistas paradisíacas.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a decidir onde irá para passar o próximo carnaval na Europa. 

Não se esqueça de que a maioria dos países desse continente, por fazerem parte do Tratado de Schengen, exige seguro viagem para viajantes. Portanto, não deixe de se informar sobre o Seguro Viagem para o Espaço Schengen: O que é e quando usar!

Caso queira conferir opções de viagens que incluam localidades da América, acesse o post 10 lugares incríveis para viajar no carnaval fora do Brasil!