sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Quais países não exigem visto dos brasileiros?

Atualizado em: 17/02/2022

Sim, existem! É possível viajar para o exterior sem se preocupar com o visto. Primeiramente, é importante saber o que é o visto. O termo se refere a uma autorização que pode ser solicitada (ou não) ao entrar em um novo destino. Então, antes de viajar, é fundamental saber se a segurança do país solicita esse documento.

Dessa forma, você evitará possíveis transtornos, pois, ao entrar em um país que necessita de visto sem o documento, você será considerado como imigrante ilegal. Por essa razão, é essencial estar por dentro do assunto. Então, confira quais são os países que não exigem o visto de entrada!


Globo mostrando a América
A maioria dos países na América do Sul e Central não exigem visto de brasileiros. Confira!

Países que não exigem o visto de brasileiros [lista por região]

Como a lista é um pouco extensa, separaremos os países por continentes para facilitar a leitura – e a escolha da sua próxima viagem, não é mesmo? Então, vamos lá!


mapa com países que não exigem visto de brasileiros

América do Sul

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

América Central

Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haití, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

América do Norte

México.

Europa

Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos / Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Vaticano.

Ásia

Armênia, Cazaquistão, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Indonésia, Israel, Macau, Malásia, Ilhas Maldivas, Mongólia, Palestina (Autoridade), Tailândia e Turquia.

Oceania

Ilhas Fiji, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, República Do Palau, Samoa Ocidental, Tonga e Ilhas Tuvalu.

África

África do Sul, Botsuana, Marrocos, Namíbia, Senegal, Ilhas Seychelles e Tunísia.

Afinal, o visto é importante?

Passaporte, passagem e cartões de crédito
Antes de viajar, confira cuidadosamente se você possui toda a documentação necessária!

Apesar de ser um documento não mandatório em muitos países, o visto é extremamente importante. Isso porque ele é a forma de categorizar a regularização da pessoa dentro do país estrangeiro. Ele é tão importante que existem variações desse documento que definem a característica da autorização da entrada no país. Confira!

  • Visto de turista – A autorização é feita com propósitos turísticos. Normalmente, tem um período inferior a 6 meses;
  • Visto para estudos – Para aqueles que desejam estudar no exterior. A duração pode variar conforme o período do curso;
  • Visto de residência – Para pessoas que desejam permanecer no país por um período igual ou superior a um ano;
  • Visto de estada temporária – Para permanecer no país em um período inferior a um ano;
  • Visto de trabalho temporário – Período designado para trabalhar temporariamente no exterior.
  • Visto de negócios – O visto inclui a regularização para várias atividades, como reuniões, palestras, Workshops, eventos específicos, etc.

Nos países que não exigem o visto dos brasileiros, a estadia é temporária. A maioria dos países dispensam o uso do documento em até 90 dias, mas o período pode variar, pois alguns possuem o prazo de 30 dias e outros que vão até 180. Porém, ultrapassando o prazo estipulado, você será considerado como imigrante ilegal. Portanto, fique atento ao tempo de permanência.

Outros documentos que são exigidos

Pessoas segurando passaporte, comprovante de vacinação, vacina contra a Covid e outro documento
Além do visto, os países costumam exigir outros documentos como passaporte e até mesmo algumas vacinas.

Sim, diversos! Entretanto, é válido mencionar que a apresentação dos documentos pode variar em cada país. Mas já fique sabendo o que pode ser exigido de você ao visitar um novo destino.

Passaporte

É o documento oficial de identificação do viajante. Ele certifica às autoridades do país que você está viajando legalmente. O passaporte é gerado após uma série de documentos – e burocracias. No Brasil, o passaporte é emitido pela Polícia Federal. Assim, você estará dizendo para segurança do seu país e também para a do destino que você está totalmente regularizado.

Vale lembrar que o passaporte tem validade! Então, se você for viajar em um prazo um pouco mais longo, fique atento para que não ocorra o risco de viajar com o documento vencido – seja viajando sozinha ou com itinerários em família, aproveite e saiba tudo sobre como viajar de cada maneira!

Comprovante de Hospedagem

É o confirmativo que você terá onde ficar em outro país. Ele atestará que você não ficará ilegalmente no lugar e que não necessitará de ajuda do governo local.

Para os casos de turismo, será necessário emitir a comprovação da hospedagem em hotéis ou meios de acomodação, por exemplo, hostels – eles podem ser perfeitos, confira todas as vantagens de se hospedar em um! Entretanto, se você tem família ou amigos vivendo no país, eles precisarão emitir uma carta-convite e entregá-la às autoridades responsáveis.

Comprovante de Renda

Diversos países solicitam o comprovante para averiguar se você conseguirá se manter pelo prazo solicitado. Cada país pode solicitar uma renda, mas é bom ter consigo um pouco mais. Isso porque, ao tentar passar pela imigração com menos, é possível gerar desconfiança – se você tem a intenção de voltar para o seu país de origem.

Entre os meios de comprar renda estão: dinheiro em espécie (na moeda do país), extratos do banco e do cartão de crédito, saldo em conta corrente, saldo em conta internacional, limite do cartão de crédito e cartão pré-pago Visa Travel Money. É possível que eles não perguntem na hora, mas tente não viajar sem essa declaração.

Seguro Viagem

É um serviço que tem como finalidade prestar suporte ao viajante e ajudá-lo com possíveis problemas durante sua jornada. Entre as coberturas do seguro estão: despesas médico-hospitalares e odontológicas, regresso sanitário, traslado médico e do corpo, morte e invalidez por acidente durante a viagem.

Portanto, tente ao máximo viajar segurado. É muito importante! Especialmente, nos países que não possuem um bom sistema de saúde pública. Assim, você evitará de gastar uma quantia consideravelmente alta para os devidos cuidados. Caso queira saber mais, acesse o nosso post de Perguntas Frequentes Sobre o Seguro Viagem!

Vale lembrar que alguns países têm o seguro viagem como requisito de entrada. Então, não deixe de verificar as regras de cada país. Cotando com a Real você pode adquirir planos de seguro viagem a partir de R$ 15,00 por dia de viagem, a depender do destino e da seguradora. Para conhecer todos os planos é só clicar aqui:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Comprovante de Vacina

Nos dias atuais, o comprovante de vacina é obrigatório para, praticamente, todas as viagens internacionais. Isso foi criado para tentar frear a contaminação da COVID-19. Dessa forma, o comprovante de vacina atestará que você está devidamente imunizado e sem riscos de transmitir patologias a outras pessoas – especialmente aos nativos.

Praticamente, qualquer vacina pode ser considerada para realizar o embarque. Entretanto, é possível que alguns países se posicionem sobre algumas vacinas. Fique alerta aos decretos que estão sendo repassados pelo país que você deseja visitar.

Portanto, se você ainda não tirou seu visto, que tal planejar sua próxima trip para algum dos países mencionados no post de hoje? Não se esqueça dos demais documentos que podem ser exigidos!

E caso tenha alguma dúvida, aproveite e pergunte, será um prazer te ajudar!