em viagem
em viagem

Como encontrar um seguro viagem com o melhor custo-benefício

Ao se organizar para uma viagem você se depara com algumas questões importantes para resolver. Elas garantem maior qualidade e segurança para o período que você permanecerá no destino escolhido. Entre elas está o seguro viagem, item indispensável quando o assunto é proteção. Este artigo tem o objetivo de te ajudar a encontrar o melhor custo-benefício para a contratação desse serviço.

Com isso, acompanhe os tópicos a seguir e entenda o que é esse serviço, sua importância e, claro, o que fazer para contratar a melhor opção.

Leia também: seguro viagem nacional vale a pena? Veja como funciona


família com mãos para fora da janela em viagem de carro
Garanta proteção e auxílio em situações indesejadas para que sua viagem seja aproveitada da melhor forma

O que é e qual a função de um seguro viagem

Antes de trazermos as informações relevantes para que você escolha o melhor plano, é importante compreender do que se trata esse serviço e qual é a importância de ter ele em suas viagens.

Por mais planejado e preparado que você esteja, existem situações que fogem do controle de qualquer pessoa. O cancelamento de um voo, por exemplo. Ou então uma mala extraviada ou danificada. E até mesmo uma doença ou acidente durante a viagem, afinal, ninguém espera passar por isso.

A gente embarca esperando que tudo corra bem, porém, mesmo se você tiver contratempos, é possível resolver eles de maneira mais tranquila, não impedindo que você aproveite sua viagem. E a solução mais prática nesses casos é o seguro viagem, uma vez que possui planos para as mais diversas situações, de modo que você terá auxílio para mais de uma situação imprevista.

No canal do Youtube da Real você encontra explicação para as mais diversas opções de coberturas. Para saber quais você pode contratar e como elas funcionam, confira os vídeos por lá!


Mapa, caneca, celular, passagens, câmera fotográfica e outros itens de viagem
Estar bem informado te ajuda a fazer as melhores escolhas

Dicas para escolher um seguro viagem com o melhor custo-benefício

Bom, agora que você já sabe do que se trata esse serviço, segue algumas dicas para contratar com a segurança de quem está bem informado.

Coberturas básicas

Algumas coberturas você encontrará em qualquer plano que procurar, pois são exigências da Susep, responsável pela fiscalização dos mercados de seguros. Elas cobrem situações essenciais para a segurança do viajante. São elas: 

  1. Assistência médica para urgência ou emergência — para casos de acidentes ou enfermidades durante a viagem;
  2. Translado médico;
  3. Invalidez ou morte durante a viagem;
  4. Repatriação sanitária;
  5. Repatriação funerária.

Outras coberturas também serão comumente encontradas nas opções de seguros de viagem. Tais como: 

  1. Despesas odontológicas
  2. Despesas farmacêuticas
  3. Extravio de bagagem

As exigências da Susep são para todas as empresas, no entanto, cada seguradora possui suas próprias condições gerais. Em razão disso, é importante que o cliente leia a apólice do seguro e busque saber o que é coberto em cada situação. 

Se você ou algum familiar seu precisar de assistência de saúde durante a viagem, o seguro garantirá esse serviço
Se você ou algum familiar seu precisar de assistência de saúde durante a viagem, o seguro garantirá esse serviço


Coberturas extras

Para além dessas situações de proteção básicas existem diversas outras que podem ser de grande importância a depender das necessidades do viajante, das atividades a serem realizadas na viagem e mesmo por crises ou acontecimentos mundiais. 

Perfil da viagem e do viajante

A assistência médica do seguro cobre situações de urgência e emergência as quais não tinha como prever, como em situações de acidentes ou doenças adquiridas em viagem.

Isso significa que, se ocorrer uma crise decorrente de uma doença pré-existente, a qual já vem sendo acompanhada pelo viajante, a seguradora não poderá ajudar com os custos.

Esse é um exemplo da importância que tem algumas coberturas extras. A depender do perfil do viajante e mesmo da viagem, elas são tão indispensáveis quanto as obrigatórias. Portanto, considere situações tais como: 

  • Doenças pré-existentes: como já citado, se o cliente tiver alguma doença que pode vir a precisar de atendimento durante a viagem, é importante que uma cobertura extra voltada a essa assistência médica seja contratada. Para entender como essa cobertura funciona, confira o vídeo abaixo: 

  • Gestação: o mesmo ocorre para viajantes grávidas. Se ela precisar de atendimento durante a viagem, pode ser que a cobertura básica de assistência de saúde do seguro não cubra o necessário para a situação. Portanto, gestantes devem se atentar e adicionar uma cobertura voltada a gravidez para garantir a máxima segurança;
  • Prática de esportes durante a viagem: em situações de acidentes por esportes existem coberturas extras específicas para cada modalidade esportiva, bem como algumas regras que devem ser observadas no momento da contratação; Se você pretende realizar algum esporte durante a sua viagem, questione a respeito e busque incluir em seu plano uma cobertura extra voltada a isso;
  • Limitações na idade: para clientes acima de 69 anos existem algumas regras e limitações as quais exigem atenção. Se é o seu caso, busque compreendê-las. 

Você pode estar se questionando como buscar as informações indicadas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe de atendimento da Real, bem como ler as condições gerais do plano contratado. Essas são informações bastante específicas, e que variam com frequência, em razão disso, não é possível disponibilizar tudo aqui neste artigo. 

Para saber quais coberturas, além dessa já citadas, você pode incluir em seu plano, confira o artigo que preparamos sobre esse tema, e também faça uma simulação para receber uma seleção com diversas opções:

Seguradoras

Outro fator que influencia no custo-benefício final é a seguradora na qual você contratará o seu plano. Pesquise a reputação das seguradoras presentes no mercado e confira se elas são regulamentadas pela Susep. 

Nós trabalhamos com diferentes seguradoras, todas regulamentadas pela Susep e avaliadas de acordo com critérios próprios da Real em termos de qualidade. 

Além disso, buscamos propor soluções e parcerias para oferecer sempre o melhor preço aos nossos clientes. Portanto, ao realizar uma cotação e comprar com a Real você facilita muito o processo de seleção entre as seguradoras, uma vez que essa é nossa especialidade!

Valores do seguro viagem

Após avaliar o que é importante incluir em seu seguro, bem como do que se trata esse serviço e onde contratar, chegou o momento de observar os preços oferecidos pelo mercado. 

Você pode pesquisar em diferentes seguradoras e anotar para comparar os preços, ou então fazer uma simulação conosco e ter essa comparação em segundos. 

A pandemia da covid mostrou que existem situações que não se pode controlar. Para elas é que existe o seguro viagem, que garante proteção e ajuda em situações inusitadas
A pandemia da Covid-19 mostrou que existem situações que não se pode controlar. Para elas é que existe o seguro viagem, que garante proteção e ajuda em situações inusitadas

Independentemente da maneira que você optar por avaliar os preços, lembre-se de considerar as questões trazidas até aqui. Afinal, de nada adianta economizar se, no momento que precisar do seguro, ficar na mão e gastar muito mais. O ideal é buscar a maior economia dentro dos planos mais completos.

Fazendo uma médias, os valores costumam ser de 15 a 20 reais por dia de viagem. Para destinos dentro do Brasil o preço é bem menor, sendo, em média, 5 reais por dia de viagem. Você pode encontrar planos mais baratos ou mais caros, a depender de uma série de fatores, como destino, tempo de viagem, coberturas extras, momento da compra, entre outros.

Aqui na Real sempre liberamos descontos, campanhas, prêmios e outras oportunidades. Para ficar ligado e não perdê-las, siga nosso perfil no Instagram. Você também pode acompanhar nosso blog, por lá você encontra dicas de viagens, além de informações e curiosidades sobre os mais variados destinos. 

Saiba mais sobre o assunto:

Um seguro cobre distintos imprevistos que podem ocorrer em uma viagem. Situações de urgência e emergência médicas, compra de medicamentos, dentista, translado médico, repatriação, cancelamento de viagem, gestação, prática de esportes, entre outras. Porém, é importante que você se informe sobre o que cada opção cobre e as regras de cada seguro.
Depende do destino. Em alguns lugares, por exemplo, na Europa, a obrigatoriedade do seguro é requisito de entrada em diversos países. Em outras regiões não se exige o seguro para permitir acesso de estrangeiros, no entanto, se vocÊ tiver imprevistos em sua viagem, terá de arcar com a burocracia, resolução de problemas e custos por conta própria,
Você pode buscar pela avaliação da seguradora no Reclame Aqui, conferir no google o que as pessoas comentam sobre a empresa e conferir se é regulamentada pela SUSEP.
Simule, faça uma cotação e compre em https://www.seguroviagem.srv.br/