sitemap reset_session pwa

Deseja comprar um seguro? Compare aqui as opções!

Internacional

Viagem para Portugal: Saiba como planejar com o guia da Real!

De malas prontas para Portugal? A Real te conta tudo sobre viagem para Portugal: quando ir, documentação, preços, o que fazer e muito mais!

avatar do redator
Emilly Chagas 12 de jul. de 2022
imagem de capa da publicação Viagem para Portugal: Saiba como planejar com o guia da Real!

Portugal é um dos países mais visitados por brasileiros. Além da língua em comum, o país tem cultura e história intimamente relacionada com a nossa, o que desperta a curiosidade de muitos turistas.

Se você deseja conhecer esse país cheio de belezas naturais, pontos históricos e  gastronomia imponente, prepare-se para o nosso guia! Aqui vamos te contar todas as informações sobre preços, documentação, melhor época para conhecer Portugal e ainda traremos sugestões de roteiros para você curtir ao máximo a sua estadia por lá. Preparados? Vamos lá!

Cidade de Porto, em Portugal
Portugal mescla paisagens belíssimas com muita cultura e história!


Documentação necessária para brasileiros entrarem em Portugal

Portugal é signatário do Tratado de Schengen, um acordo feito entre países da Europa que define algumas regras para entrada de turistas estrangeiros. Assim, a documentação exigida para brasileiros entrarem em Portugal é a mesma para os outros países que assinaram o acordo. É preciso ter em mãos:

  • Passaporte com validade de, ao menos, 3 meses além do período da sua estadia em Portugal.
  • Passagens de ida e de volta.
  • Comprovante de hospedagem no país.
  • Comprovantes financeiros: você deve comprovar que possui meios de se manter no país durante o período da sua estadia.
  • Certificado Internacional de Vacinação contra a Covid-19 obtido no app ConecteSUS.
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares;

Com essa documentação você recebe a permissão para ficar no Espaço Schengen, que engloba Portugal e outros 28 países europeus, por até 90 dias. 

Caso você deseje estudar em Portugal a documentação será diferente. Explicamos o passo a passo para você que quer estudar em Portugal aqui!

Ainda sobre o Tratado de Schengen, é ele que determina a necessidade de contratar um seguro viagem para viagem para Portugal. Ele exige que os turistas possuam uma apólice com cobertura médico-hospitalar mínima de 30 mil euros ou 40 mil dólares americanos. Veja alguns planos que cobrem as exigências para entrar em Portugal:

__SUGESTOES(europe)__

Acesse nosso artigo do blog se tiver alguma dúvida sobre os documentos para entrar em Portugal!

PB4 e Seguro Viagem para Portugal: diferenças e por que o seguro é indispensável

Muitos brasileiros que planejam viajar para Portugal ainda têm dúvidas sobre o PB4 (atual Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM) e o seguro viagem, e se é necessário ter os dois. Embora ambos ofereçam formas de proteção à saúde no exterior, eles funcionam de maneira bem diferente, e se complementam em uma viagem internacional.

O PB4 é um acordo firmado entre Brasil e Portugal, além de Itália e Cabo Verde, que garante acesso ao sistema público de saúde português (Serviço Nacional de Saúde) nas mesmas condições dos cidadãos locais. Isso significa que o viajante pode ser atendido em hospitais e postos de saúde públicos, pagando apenas as taxas cobradas aos residentes, conhecidas como “taxas moderadoras”.

No entanto, ele não cobre repatriação médica, internação em clínicas privadas, nem extravio de bagagem ou cancelamento de viagem, por exemplo.

Já o seguro viagem para Portugal, exigido pelo Tratado de Schengen, é um produto privado e muito mais completo, que cobre emergências médicas, hospitalizações, traslados sanitários, acidentes, perda de bagagem, atraso de voos e até cancelamento da viagem. Além disso, o seguro dá acesso a hospitais e clínicas particulares, com atendimento rápido e suporte em português 24 horas por dia.

Por isso, o ideal é emitir o PB4 e contratar também o seguro viagem. O PB4 pode ser útil em casos de consultas simples no sistema público, principalmente se você for permanecer por mais tempo em Portugal, enquanto o seguro garante proteção financeira e suporte eficiente em situações mais sérias, como internações ou acidentes.

Em resumo:

  • PB4: acesso ao sistema público português, limitado e sujeito a taxas.
  • Seguro viagem: obrigatório para entrada, cobre urgências, hospitalizações, perda de bagagem e cancelamentos.
  • Melhor opção: ter os dois, garantindo segurança total durante a estadia em Portugal, principalmente se você for permanecer por mais tempo em Portugal.

Mesmo que o PB4 seja aceito para entrada no país, ele não substitui o seguro exigido pelo Acordo de Schengen, e viajar sem o seguro pode significar negação de entrada na imigração ou custos altíssimos em caso de emergência médica.

Por isso, o seguro viagem é indispensável, mesmo com o PB4 em mãos, para garantir tranquilidade, agilidade e cobertura completa durante toda a viagem a Portugal.

Quer saber mais sobre o PB4 e como emitir? Veja nosso artigo completo!

O que você precisa saber antes de ir para Portugal?

Para desfrutar ao máximo a sua viagem é muito importante fazer um planejamento da viagem. Assim você poderá economizar, conhecer mais lugares e evitar alguns perrengues! Então, antes de ir para Portugal, separe os documentos listados acima, escolha as datas da viagem e faça suas reservas.

Principalmente se você for para Portugal durante a alta temporada, que acontece durante o verão europeu (junho a agosto), será necessário reservar passagens, hotéis e até alguns passeios com maior antecedência.

Barris de vinho do Porto, Portugal
Os vinhos portugueses são um dos mais famosos do mundo! E você poderá visitar várias vinícolas. 


Como economizar na sua viagem para Portugal?

Portugal é um dos países mais acessíveis da Europa. Apesar de utilizar o Euro como moeda, os preços no país costumam ser mais em conta do que em outros destinos europeus. O custo da sua viagem, porém, dependerá muito do seu estilo. 

Desde a acomodação, até preferência por restaurantes e passeios, tudo isso definirá quanto você gastará na sua viagem. Então, faça uma estimativa considerando quanto você quer gastar por dia. O maior gasto da sua viagem, provavelmente, será o das passagens aéreas, então programe-se para comprar com antecedência para conseguir melhores preços.

Acompanhe os valores pelo Google Voos e verifique os preços para as diferentes cidades portuguesas. Para economizar ainda mais, acesse nosso artigo sobre como comprar passagens aéreas baratas.

Com as datas definidas, escolha o tipo de hospedagem e comece sua pesquisa. Você prefere ficar em hostels ou hotéis? Quer conhecer algum hotel famoso, ou economizar ao máximo? Na hora da reserva, considere a distância dos principais pontos turísticos. Assim você economiza no transporte e ainda poupa tempo.

Sobre os passeios, Portugal é uma fonte interminável de atrações turísticas. Com opções para todos os gostos e todos os preços, vale fazer uma pesquisa em cada cidade que você pretende visitar.

Alguns atrativos vendem entradas antecipadas pela internet, o que pode sair mais barato e ainda evita filas e até mesmo atrações com entradas esgotadas. Algumas cidades também possuem tickets que permitem o acesso a diversos pontos turísticos por um preço mais em conta.

Planeje também os seus gastos diários com alimentação e transporte. É possível circular pela a maioria das cidades de transporte público, o que vai te ajudar a economizar!

Qual a melhor época para ir para Portugal?

As temporadas são bem marcadas em Portugal. O verão é quente, e é a alta temporada. O inverno é frio e chuvoso, e no norte do país, na Serra da Estrela, você poderá ver neve. Assim, se você busca melhores preços e temperaturas amenas, a melhor época é a primavera e outono europeu.

A primavera, em especial, é repleta de festejos populares, festivais de música e cinema. Mas se seu objetivo for curtir Portugal no verão, saiba que é a época ideal para as praias! Além disso, no mês de junho acontecem as Festas dos Santos Populares em Portugal, que agitam a maioria das cidades.

Homem de braços abertos em frente a lago na Serra da Estrela, Portugal
A Serra da Estrela é um dos destinos de neve em Portugal.


Roteiros de viagem para Portugal

Agora que você já sabe todas as informações importantes para sua viagem para Portugal, chegou a hora mais divertida: fazer o roteiro! Portugal é um país pequeno, mais ou menos do tamanho do estado do Rio de Janeiro! Isso permite que você visite vários destinos sem tanto deslocamento!

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d4115038.5336036445!2d-11.94510166719462!3d39.44695497138293!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xb32242dbf4226d5%3A0x2ab84b091c4ef041!2sPortugal!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1657284879749!5m2!1spt-BR!2sbr)__

De norte a sul Portugal é rico em atrações, tanto naturais como históricas e culturais. Basicamente, os país é dividido em 6 regiões turísticas:

  1. Alentejo (Centro-sul)
  2. Algarve (Extremo sul)
  3. Centro
  4. Lisboa
  5. Norte
  6. Açores e Madeira (ilhas)

Assim, você pode escolher uma região para conhecer a fundo, ou explorar um pouquinho cada cantinho. Nossas sugestões de roteiro são:

7 dias em Lisboa e região

A maioria dos turistas que visitam Portugal chegam pela capital Lisboa e exploram as cidades da região em bate-voltas: Cascais, Sintra, Serra da Arrábida. Lisboa é uma mistura de história, modernidade, lindas praias e vistas de tirar o fôlego. Não deixe de visitar os bairros tradicionais como Belém, Baixa Lisboeta, Alfama, Bairro Alto e Chiado.

Alguns pontos como o Arco da Augusta, o Elevador de Santa Justa, a Praça do Rossio e o Castelo de São Jorge são indispensáveis. Nas outras cidades ao redor você também encontra muita cultura e vistas, e a maioria podem ser visitadas em apenas um dia. 

Em Sintra você conhecerá o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, além de belíssimas praias. Já em Cascais, ainda no litoral, é possível visitar a Cidadela que foi residência de verão da monarquia portuguesa. Outra opção é conhecer as vinícolas da região!

Vista da cidade de Lisboa, em Portugal
A capital, Lisboa, é a porta de entrada para a maioria dos turistas que vão para Portugal.


7 dias no centro-sul

Outra opção de roteiro de 7 dias por Portugal é conhecer o centro-sul, principalmente as regiões de Alentejo e Algarve. Você pode separar um dia ou dois para conhecer a capital Lisboa, e depois partir para o Alentejo, onde você poderá provar alguns dos vinhos mais famosos do mundo.

Em Évora você poderá fazer uma viagem a vários períodos históricos: o Templo de Diana é romano, as principais igrejas são góticas, há heranças da passagem dos mouros e, claro, muito da cultura portuguesa. Dois dias aqui serão suficiente para conhecer a pacata região.

Mais ao sul, você chegará às praias do Algarve (Lagos, Albufeira, Faro). Como as águas são frias para o padrão brasileiro, dê preferência para esse roteiro caso você visite Portugal no verão. Aproveite os últimos dias da viagem para fazer passeios de barco, caiaque, trilhas e saborear a deliciosa culinária portuguesa.

Praia em Ponta da Piedade, Lagos, Portugal
As praias em Lagos são de tirar o fôlego! Vá no verão para aproveitar ainda mais.


Acesse o nosso artigo para conhecer as 15 cidades portuguesas que não podem faltar no seu roteiro!

15 dias: Lisboa, Coimbra e Porto

Se você tiver uns dias a mais em Portugal, uma excelente ideia é fazer um percurso da capital Lisboa até a cidade de Porto, passando por Coimbra e outros destinos. Coimbra, que já foi capital portuguesa, é uma cidade universitária (lembra daquela famosa universidade que os alunos usam capas?) e tem muitas opções de bares e restaurantes! A queima das fitas, que ocorrem em maio do final do ano letivo, também é uma famosa atração da cidade.

Um pouco mais ao norte encontramos Aveiro, a Veneza portuguesa. Além dos lindos canais, a cidade encanta com seus edifícios arquitetados no estilo estético Art Nouveau que refletem e contrastam com as águas da Ria de Aveiro.

Barcos em canais em Aveiro, Portugal
A Veneza portuguesa, Aveiro, encanta pela sua arquitetura e canais.

A região também é rica em construções históricas importantes como o Convento de Cristo construído pela Ordem dos Templários, o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça, que abriga os túmulos de Pedro e Inês de Castro, protagonistas da trágica paixão famosa em Portugal.

Chegando em Porto, cidade que deu nome ao país, visite o centro histórico que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO pelos diversos monumentos como palácios, igrejas, fontes e estátuas, além dos vários restaurantes.

Outros pontos interessantes são os Jardins do Palácio de Cristal e a Livraria Lello, considerada por muitos como a livraria mais bonita do mundo. Ah, e não deixe de tomar o famoso vinho do Porto!

15 dias no norte de Portugal + ilhas

Por fim, caso você já conheça Lisboa ou deseje visitar outras cidades não tão turísticas, uma opção é começar o seu roteiro por Porto e desbravar as cidades do norte de Portugal, e depois dar um pulinho nas Ilhas da Madeira e Açores.

Depois de passar entre 2 e 3 dias em Porto, siga para Braga. Se a viagem for durante o verão, as praias serão destino certo na região! Braga, inclusive, já foi eleita até como o melhor destino turístico europeu. Conheça o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Jardim de Santa Bárbara e o Palácio do Raio, com sua arquitetura barroca. 

Guimarães, pertinho de Braga, é considerada o berço de Portugal, já que acredita-se que o primeiro rei do país, Afonso Henriques, nasceu ali, e Vila Real é famosa pelos vinhos! Com 8 sub-regiões e 86 municípios, será difícil sair dessa região sem explorar tudo que ela oferece. Mas os próximos destinos valem a pena!

A Ilha da Madeira é uma referência em biodiversidade e conhecer a Floresta Laurissilva é atração obrigatória. Além das montanhas e vales, a região é famosa pela sua gastronomia típica e já foi considerada várias vezes como o melhor destino insular do mundo.

O arquipélago dos Açores também tem rica biodiversidade e forte ecoturismo. Se você gosta de trilhas e observação de animais, é o local certo! é destaque pela sua grande beleza natural, com uma biodiversidade impressionante. 

Igreja na Ilha dos Açores, Portugal
Tudo em Açores impressiona. Aproveite a natureza para fazer trilhas e atividades ao ar livre. 


Portugal, apesar do tamanho, tem infinitas atrações. É um país com rica cultura, muitos lugares históricos e belezas naturais deslumbrantes. E para conhecer a nação irmã brasileira com segurança e tranquilidade, não deixe de fazer seu seguro viagem!

Além de obrigatório para turistas brasileiros em Portugal, o seguro viagem auxilia em casos como emergências médico-hospitalares, extravio de bagagens, perda de documentos e muitos outros imprevistos que podem acontecer durante uma viagem.

E para comprar o seu seguro pelo melhor preço, basta clicar no botão abaixo, colocar destino e datas da viagem e escolher!

__CALLTOACTION(COTAR)__

Se tiver dúvidas é só chamar nossa equipe especializada no WhatsApp que estamos prontos para te ajudar!