sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagem para Portugal: Saiba como planejar com o guia da Real!

Portugal é um dos países mais visitados por brasileiros. Além da língua em comum, o país tem cultura e história intimamente relacionada com a nossa, o que desperta a curiosidade de muitos turistas.

Se você deseja conhecer esse país cheio de belezas naturais, pontos históricos e  gastronomia imponente, prepare-se para o nosso guia! Aqui vamos te contar todas as informações sobre preços, documentação, melhor época para conhecer Portugal e ainda traremos sugestões de roteiros para você curtir ao máximo a sua estadia por lá. Preparados? Vamos lá!

Cidade de Porto, em Portugal
Portugal mescla paisagens belíssimas com muita cultura e história!


Documentação necessária para brasileiros entrarem em Portugal

Portugal é signatário do Tratado de Schengen, um acordo feito entre países da Europa que define algumas regras para entrada de turistas estrangeiros. Assim, a documentação exigida para brasileiros entrarem em Portugal é a mesma para os outros países que assinaram o acordo. É preciso ter em mãos:

  • Passaporte com validade de, ao menos, 3 meses além do período da sua estadia em Portugal.
  • Passagens de ida e de volta.
  • Comprovante de hospedagem no país.
  • Comprovantes financeiros: você deve comprovar que possui meios de se manter no país durante o período da sua estadia.
  • Certificado Internacional de Vacinação contra a Covid-19 obtido no app ConecteSUS.
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares;

Com essa documentação você recebe a permissão para ficar no Espaço Schengen, que engloba Portugal e outros 25 países europeus, por até 90 dias. Caso você deseje estudar em Portugal a documentação será diferente. Explicamos o passo a passo para você que quer estudar em Portugal aqui!

Ainda sobre o Tratado de Schengen, é ele que determina a necessidade de contratar um seguro viagem para viagem para Portugal. Ele exige que os turistas possuam uma apólice com cobertura médico-hospitalar mínima de 30 mil euros ou 40 mil dólares americanos.

Acesse nosso artigo do blog se tiver alguma dúvida sobre os documentos para entrar em Portugal!

O que você precisa saber antes de ir para Portugal?

Para desfrutar ao máximo a sua viagem é muito importante fazer um planejamento da viagem. Assim você poderá economizar, conhecer mais lugares e evitar alguns perrengues! Então, antes de ir para Portugal, separe os documentos listados acima, escolha as datas da viagem e faça suas reservas.

Principalmente se você for para Portugal durante a alta temporada, que acontece durante o verão europeu (junho a agosto), será necessário reservar passagens, hotéis e até alguns passeios com maior antecedência.

Barris de vinho do Porto, Portugal
Os vinhos portugueses são um dos mais famosos do mundo! E você poderá visitar várias vinícolas. 


Como economizar na sua viagem para Portugal?

Portugal é um dos países mais acessíveis da Europa. Apesar de utilizar o Euro como moeda, os preços no país costumam ser mais em conta do que em outros destinos europeus. O custo da sua viagem, porém, dependerá muito do seu estilo. 

Desde a acomodação, até preferência por restaurantes e passeios, tudo isso definirá quanto você gastará na sua viagem. Então, faça uma estimativa considerando quanto você quer gastar por dia. O maior gasto da sua viagem, provavelmente, será o das passagens aéreas, então programe-se para comprar com antecedência para conseguir melhores preços.

Acompanhe os valores pelo Google Voos e verifique os preços para as diferentes cidades portuguesas. Para economizar ainda mais, acesse nosso artigo sobre como comprar passagens aéreas baratas.

Com as datas definidas, escolha o tipo de hospedagem e comece sua pesquisa. Você prefere ficar em hostels ou hotéis? Quer conhecer algum hotel famoso, ou economizar ao máximo? Na hora da reserva, considere a distância dos principais pontos turísticos. Assim você economiza no transporte e ainda poupa tempo.

Sobre os passeios, Portugal é uma fonte interminável de atrações turísticas. Com opções para todos os gostos e todos os preços, vale fazer uma pesquisa em cada cidade que você pretende visitar.

Alguns atrativos vendem entradas antecipadas pela internet, o que pode sair mais barato e ainda evita filas e até mesmo atrações com entradas esgotadas. Algumas cidades também possuem tickets que permitem o acesso a diversos pontos turísticos por um preço mais em conta.

Planeje também os seus gastos diários com alimentação e transporte. É possível circular pela a maioria das cidades de transporte público, o que vai te ajudar a economizar!

Qual a melhor época para ir para Portugal?

As temporadas são bem marcadas em Portugal. O verão é quente, e é a alta temporada. O inverno é frio e chuvoso, e no norte do país, na Serra da Estrela, você poderá ver neve. Assim, se você busca melhores preços e temperaturas amenas, a melhor época é a primavera e outono europeu.

A primavera, em especial, é repleta de festejos populares, festivais de música e cinema. Mas se seu objetivo for curtir Portugal no verão, saiba que é a época ideal para as praias! Além disso, no mês de junho acontecem as Festas dos Santos Populares em Portugal, que agitam a maioria das cidades.

Homem de braços abertos em frente a lago na Serra da Estrela, Portugal
A Serra da Estrela é um dos destinos de neve em Portugal.


Roteiros de viagem para Portugal

Agora que você já sabe todas as informações importantes para sua viagem para Portugal, chegou a hora mais divertida: fazer o roteiro! Portugal é um país pequeno, mais ou menos do tamanho do estado do Rio de Janeiro! Isso permite que você visite vários destinos sem tanto deslocamento!

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d4115038.5336036445!2d-11.94510166719462!3d39.44695497138293!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xb32242dbf4226d5%3A0x2ab84b091c4ef041!2sPortugal!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1657284879749!5m2!1spt-BR!2sbr)__

De norte a sul Portugal é rico em atrações, tanto naturais como históricas e culturais. Basicamente, os país é dividido em 6 regiões turísticas:

  1. Alentejo (Centro-sul)
  2. Algarve (Extremo sul)
  3. Centro
  4. Lisboa
  5. Norte
  6. Açores e Madeira (ilhas)

Assim, você pode escolher uma região para conhecer a fundo, ou explorar um pouquinho cada cantinho. Nossas sugestões de roteiro são:

7 dias em Lisboa e região

A maioria dos turistas que visitam Portugal chegam pela capital Lisboa e exploram as cidades da região em bate-voltas: Cascais, Sintra, Serra da Arrábida. Lisboa é uma mistura de história, modernidade, lindas praias e vistas de tirar o fôlego. Não deixe de visitar os bairros tradicionais como Belém, Baixa Lisboeta, Alfama, Bairro Alto e Chiado.

Alguns pontos como o Arco da Augusta, o Elevador de Santa Justa, a Praça do Rossio e o Castelo de São Jorge são indispensáveis. Nas outras cidades ao redor você também encontra muita cultura e vistas, e a maioria podem ser visitadas em apenas um dia. 

Em Sintra você conhecerá o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, além de belíssimas praias. Já em Cascais, ainda no litoral, é possível visitar a Cidadela que foi residência de verão da monarquia portuguesa. Outra opção é conhecer as vinícolas da região!

Vista da cidade de Lisboa, em Portugal
A capital, Lisboa, é a porta de entrada para a maioria dos turistas que vão para Portugal.


7 dias no centro-sul

Outra opção de roteiro de 7 dias por Portugal é conhecer o centro-sul, principalmente as regiões de Alentejo e Algarve. Você pode separar um dia ou dois para conhecer a capital Lisboa, e depois partir para o Alentejo, onde você poderá provar alguns dos vinhos mais famosos do mundo.

Em Évora você poderá fazer uma viagem a vários períodos históricos: o Templo de Diana é romano, as principais igrejas são góticas, há heranças da passagem dos mouros e, claro, muito da cultura portuguesa. Dois dias aqui serão suficiente para conhecer a pacata região.

Mais ao sul, você chegará às praias do Algarve (Lagos, Albufeira, Faro). Como as águas são frias para o padrão brasileiro, dê preferência para esse roteiro caso você visite Portugal no verão. Aproveite os últimos dias da viagem para fazer passeios de barco, caiaque, trilhas e saborear a deliciosa culinária portuguesa.

Praia em Ponta da Piedade, Lagos, Portugal
As praias em Lagos são de tirar o fôlego! Vá no verão para aproveitar ainda mais.


Acesse o nosso artigo para conhecer as 15 cidades portuguesas que não podem faltar no seu roteiro!

15 dias: Lisboa, Coimbra e Porto

Se você tiver uns dias a mais em Portugal, uma excelente ideia é fazer um percurso da capital Lisboa até a cidade de Porto, passando por Coimbra e outros destinos. Coimbra, que já foi capital portuguesa, é uma cidade universitária (lembra daquela famosa universidade que os alunos usam capas?) e tem muitas opções de bares e restaurantes! A queima das fitas, que ocorrem em maio do final do ano letivo, também é uma famosa atração da cidade.

Um pouco mais ao norte encontramos Aveiro, a Veneza portuguesa. Além dos lindos canais, a cidade encanta com seus edifícios arquitetados no estilo estético Art Nouveau que refletem e contrastam com as águas da Ria de Aveiro.

Barcos em canais em Aveiro, Portugal
A Veneza portuguesa, Aveiro, encanta pela sua arquitetura e canais.

A região também é rica em construções históricas importantes como o Convento de Cristo construído pela Ordem dos Templários, o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça, que abriga os túmulos de Pedro e Inês de Castro, protagonistas da trágica paixão famosa em Portugal.

Chegando em Porto, cidade que deu nome ao país, visite o centro histórico que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO pelos diversos monumentos como palácios, igrejas, fontes e estátuas, além dos vários restaurantes.

Outros pontos interessantes são os Jardins do Palácio de Cristal e a Livraria Lello, considerada por muitos como a livraria mais bonita do mundo. Ah, e não deixe de tomar o famoso vinho do Porto!

15 dias no norte de Portugal + ilhas

Por fim, caso você já conheça Lisboa ou deseje visitar outras cidades não tão turísticas, uma opção é começar o seu roteiro por Porto e desbravar as cidades do norte de Portugal, e depois dar um pulinho nas Ilhas da Madeira e Açores.

Depois de passar entre 2 e 3 dias em Porto, siga para Braga. Se a viagem for durante o verão, as praias serão destino certo na região! Braga, inclusive, já foi eleita até como o melhor destino turístico europeu. Conheça o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Jardim de Santa Bárbara e o Palácio do Raio, com sua arquitetura barroca. 

Guimarães, pertinho de Braga, é considerada o berço de Portugal, já que acredita-se que o primeiro rei do país, Afonso Henriques, nasceu ali, e Vila Real é famosa pelos vinhos! Com 8 sub-regiões e 86 municípios, será difícil sair dessa região sem explorar tudo que ela oferece. Mas os próximos destinos valem a pena!

A Ilha da Madeira é uma referência em biodiversidade e conhecer a Floresta Laurissilva é atração obrigatória. Além das montanhas e vales, a região é famosa pela sua gastronomia típica e já foi considerada várias vezes como o melhor destino insular do mundo.

O arquipélago dos Açores também tem rica biodiversidade e forte ecoturismo. Se você gosta de trilhas e observação de animais, é o local certo! é destaque pela sua grande beleza natural, com uma biodiversidade impressionante. 

Igreja na Ilha dos Açores, Portugal
Tudo em Açores impressiona. Aproveite a natureza para fazer trilhas e atividades ao ar livre. 


Portugal, apesar do tamanho, tem infinitas atrações. É um país com rica cultura, muitos lugares históricos e belezas naturais deslumbrantes. E para conhecer a nação irmã brasileira com segurança e tranquilidade, não deixe de fazer seu seguro viagem!

Além de obrigatório para turistas brasileiros em Portugal, o seguro viagem auxilia em casos como emergências médico-hospitalares, extravio de bagagens, perda de documentos e muitos outros imprevistos que podem acontecer durante uma viagem.

E para comprar o seu seguro pelo melhor preço, basta clicar no botão abaixo, colocar destino e datas da viagem e escolher!

__CALLTOACTION(COTAR)__

Se tiver dúvidas é só chamar nossa equipe especializada no WhatsApp que estamos prontos para te ajudar!