sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Cataratas do Iguaçu: saiba onde ficar, como chegar e o que fazer!

Sabia que as Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo? A imensidão das 275 quedas de água do rio Iguaçu são um dos principais cartões postais do Brasil e da Argentina, e você pode conhecê-las através dos dois países!

Quer entender exatamente onde ficam as Cataratas do Iguaçu, como chegar até elas pelo lado brasileiro e argentino e o que mais fazer na região? Acompanhe esse artigo e saiba todas as informações necessárias para visitar esse Patrimônio Natural da Humanidade!

Passarela nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná, Brasil
A passarela para a Garganta do Diabo é ponto indispensável na visita às Cataratas do Iguaçu.


Onde ficam as Cataratas do Iguaçu e como chegar?

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu, que está localizado exatamente na divisa entre o Brasil e a Argentina. Parte das quedas está na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, no Parque Nacional do Iguaçu, e outra parte na cidade argentina de Puerto Iguazu.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d3595.312639247007!2d-54.43777963498052!3d-25.69407078366751!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x94f6eb49394f66b9%3A0x38b562cbc790ada!2sCataratas%20do%20Igua%C3%A7u%20-%20Brasil!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1657022743932!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Então, para visitar a atração você pode chegar pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. Por estar em solo brasileiro, a visita pela cidade de Foz do Iguaçu costuma ser mais simples e pode ser feita de táxi, ônibus, Uber, transfer ou carro pessoal ou alugado. 

Há um ônibus que sai do Terminal de Transporte Urbano no centro e passa pelo aeroporto, Parque das Aves e, então, o Parque Nacional do Iguaçu.

Já para chegar às cataratas na Argentina é um pouco mais complicado, mas igualmente recompensador. Os táxis e Ubers costumam ser um pouco mais caros, mas também há opções de transporte público.

É possível pegar uma linha que sai do Terminal de Transporte Urbano no centro de Foz e vai até Puerto Iguazu. Lá, você deverá pegar outro ônibus, agora da linha Cataratas Argentinas, que leva até o Parque em cerca de meia hora.

Qual a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu?

Há duas questões principais para se avaliar quando pensamos na melhor época para visitar as Cataratas. Apesar de não ser um destino de praia, a chuva pode atrapalhar alguns passeios que são a céu aberto, como a própria visita às Cataratas.

Além disso, a quantidade de chuva antes da visita irá influenciar na vazão das quedas de água. Em tempos de chuva as quedas chegam a ser a terceira maior do mundo em volume de água, com sua vazão aumentando em até 10 vezes e chegando a 11 mil metros cúbicos por segundo – sendo que o normal é 1,5 mil.

Assim, os melhores meses para visitar as Cataratas são entre abril e novembro, pois são meses com poucas chuvas, mas logo após os meses de chuvas. Então você poderá ver as quedas a pleno vapor, mas sem tanto risco de tomar chuva! Mas lembrando que as Cataratas do Iguaçu são um destino coringa, que podem ser visitadas durante todo o ano!

Quedas de água nas Cataratas do Iguaçu, Brasil
A depender da época do ano as Cataratas do Iguaçu ficam mais cheias ou vazias.


O que preciso saber antes de viajar para as Cataratas do Iguaçu?

O principal ponto a se decidir antes de viajar para as Cataratas é se você vai conhecer pelo lado brasileiro ou argentino. O lado brasileiro é acessado através de ingresso comprado com antecedência pelo site oficial.

Em um dia é possível conhecer as principais atrações do parque, e dá para combinar a visita também ao Parque das Aves, que fica localizado bem em frente à entrada do Parque Nacional das Cataratas, ou o Macuco Safari, que permite ir de bote bem pertinho das quedas d’água!

Também há ônibus internos que estão inclusos no valor do ingresso e levam os visitantes da entrada até a parada Trilha das Cataratas, já que não é permitido entrar com carro próprio. 

O ingresso para os brasileiros custam R$ 63,00, e também é possível reservar vaga para estacionar direto no site. Idosos e crianças até 11 anos pagam mais barato, R$ 16,00 por pessoa. Durante a compra você define data e horário.

Por outro lado, as Cataratas em território argentino guardam a maioria das quedas, o que torna o passeio mais longo e com mais opções que o do lado brasileiro. A visita é mais aventureira, já que o parque argentino fica mais imerso na mata fechada, e o acesso é feito pelo trem ecológico. 

É possível fazer dois passeios pelo lado argentino. O convencional custa 2.500 pesos argentinos para brasileiros adultos e 1.300 pesos para crianças e adolescentes até 16 anos. O outro passeio é feito durante a noite, durante as noites de lua cheia.

A experiência diferenciada custa 9.000 pesos para adultos e 4.500 pesos para crianças até 12 anos. Na aventura noturna também é possível incluir o jantar no restaurante La Selva por 3.400 pesos para adultos e 1.700 para crianças.

Uma dica importante, independente do lado que você escolher para visitar, é tomar cuidado com os quatis. Apesar de serem fofos, eles costumam puxar sacolas e bolsas. Nunca ofereça alimentos e não chegue muito perto, pois eles podem morder.

Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

Na hora de planejar sua viagem para as Cataratas do Iguaçu muita gente se pergunta: qual o lado mais bonito? O brasileiro ou o argentino? Bom, os dois são bem diferentes e se complementam

Enquanto no lado brasileiro é possível ter uma vista panorâmica a partir da parte inferior das Cataratas, no lado argentino é possível vê-las de cima. Além disso, para quem gosta de trilhas, o lado argentino possui algumas opções que não estão disponíveis no roteiro brasileiro.

Então, ambos lados merecem ser visitados e trarão experiências diferentes para o turista! Algumas agências vendem, inclusive, os dois passeios juntos. E caso deseje ampliar ainda mais a sua perspectiva sobre as Cataratas, também é possível fazer passeios de bote e até mesmo sobrevoos de helicóptero pelo lado brasileiro.

Cada lado das Cataratas tem seus atrativos e diferenciais. Por isso, vale a pena visitar os dois!


Checklist para sua viagem para as Cataratas do Iguaçu

Agora que você já sabe as informações sobre as Cataratas, está na hora de planejar sua viagem. Não se esqueça de:

  • Verificar a época de chuvas;
  • Confirmar se seu RG está válido e em bom estado de conservação caso vá para o lado argentino;
  • Reservar com antecedência os ingressos dos parques;
  • Contratar um seguro viagem para ter mais tranquilidade na sua viagem;
  • Levar capa de chuva, boné e protetor solar;

E claro, aproveite muito!

Ficou com alguma dúvida sobre as Cataratas do Iguaçu? Confira nossa FAQ: