sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Saiba por que a Ilha da Madeira, em Portugal, é um destino apaixonante!

Já pensou em ter a viagem perfeita na Europa, em um lugar repleto de paisagens deslumbrantes, uma natureza única e um ambiente calmo e tranquilo, mas sem cair na mesmice dos destinos de sempre? Então a Ilha da Madeira, em Portugal, é o que você procura!


Cidade de Câmara de Lobos, na Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira possui 10 municípios e 53 freguesias. Entre elas, a cidade de Câmara de Lobos, vista na foto

Leia também: conheça a documentação completa para entrar em Portugal

Onde fica a Ilha da Madeira?

A Ilha da Madeira faz parte do Arquipélago da Madeira, composto por 4 outras ilhas e situado bem no oceano Atlântico. Mesmo sendo considerado território português, essa região fica a cerca de 700 km da África, enquanto você vai ter que andar — ou melhor, voar — um pouquinho mais pra chegar lá saindo de Lisboa.

Com cerca de 1000km de distância da capital de Portugal, o transporte costuma ser através de uma das várias linhas aéreas, levando em média 1h30 de voo. Outra forma de chegar até lá é por barco.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d214753.72114515494!2d-16.97253905!3d32.75175115!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xc605c5a6bce45e3%3A0xed3b518c82a08c3d!2sMadeira!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1656598578168!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Não é o destino mais adequado pra um rápido passeio bate e volta de fim de dia, mas é perfeito pra finalizar aquele seu roteiro de viagem pela Europa do melhor jeito possível!

E o que difere essa região das outras?

O Arquipélago constitui também a Região Autónoma da Madeira, uma das sete regiões pertencentes a Portugal. Mas, como o nome diz, esse território possui autonomia própria, abrindo um leque para que adotem políticas administrativas e financeiras diferentes das outras áreas de Portugal, assim como órgãos de governo próprios.

Inclusive, se quiser conhecer um pouco mais sobre as outras regiões do país, é só ler o nosso artigo sobre o Mapa de Portugal!


Praia em Ribeira da Janela, Portugal
Essa região possui tantos lugares bonitos para visitar, que mesmo visitando inúmeras vezes, sempre trará surpresas

Ao longo das últimas décadas, o turismo passou a ser um dos setores mais importantes da Madeira, então é bem comum encontrar vários viajantes aproveitando o local em qualquer época do ano; não é a toa que a ilha é considerada o melhor destino insular do mundo e até mesmo já teve o maior espetáculo pirotécnico de ano novo!

O arquipélago como um todo é bem famoso pela sua natureza única, característica pela presença da Floresta Laurissilva, considerada até mesmo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A paisagem, tanto da Ilha da Madeira quanto das outras ilhas próximas, com toda a certeza é o ponto forte do local. De origem vulcânica, encontramos enormes montanhas e vales floridos, repletos de biodiversidade que não é encontrada em nenhum outro lugar.

Nas suas extremidades, as águas cristalinas do mar complementam a beleza do local e proporcionam a presença de praias que, graças ao clima ameno em qualquer momento do ano, são uma ótima parada.

Principais atrações da Ilha da Madeira

A maior parte das atrações são relacionadas à natureza, como, por exemplo: trilhas, escaladas, praias, piscinas naturais, observação de golfinhos, baleias ou aves, além da gastronomia e vinhos únicos.


Cascata das Vinte e Cinco Fontes, em Paul da Serra, Ilha da Madeira
A Cascata das Vinte e Cinco Fontes, em Paul da Serra, é uma ótima atração para amantes da natureza

Se você precisa de um tempo de toda a bagunça da cidade grande e quer conhecer um paraíso bem no meio do Oceano Atlântico, então a Madeira é o destino que você precisa!

Pra te ajudar a conhecer melhor o local, listamos as melhores atrações da Ilha da Madeira logo abaixo, é só acompanhar:

1. Visite a Cidade do Funchal

O Funchal é provavelmente o primeiro lugar da região que você vai visitar. É onde fica o aeroporto e onde os barcos costumam aportar, não é a toa que é a capital do Arquipélago da Madeira!

Por mais que existam outras regiões que oferecem ótimas opções de hospedagem, milhões de turistas aproveitam a enorme zona hoteleira do Funchal e suas atrações, especialmente para os visitantes. A cidade abriga comércios, restaurantes e monumentos como museus, igrejas e jardins.

A gastronomia local é um dos pontos fortes, como a região possui diversas espécies de frutas e legumes, é bem comum encontrar pratos únicos que não existem em outros lugares de Portugal.

Inclusive, no Mercado dos Lavradores você pode comprar dos produtos e temperos únicos da ilha, dá até pra arriscar e tentar fazer uma das receitas locais sozinho!

Você também pode visitar alguns dos bares e cafés, muitos em pequenas e charmosas vielas que se espalham pela cidade — algumas coisas não mudam tanto assim das outras regiões portuguesas. O vinho Madeira é uma das bebidas mais requisitadas de todo o arquipélago, mas cuidado, o teor alcoólico é bem alto.


Cidade de Funchal, em Portugal, com bondinhos, casas e praia ao fundo
Capital da Ilha da Madeira, Funchal é a maior e mais conhecida cidade da região

A Praia Formosa é um dos destaques do verão. Não é bem a típica praia que costumamos pensar, com areia amarela e fina e repleta de coqueiros, muito pelo contrário: sua areia é grossa e cinzenta, mas as águas continuam limpas e cristalinas.

A paisagem repleta de pedras é exatamente o diferencial que atrai tantos turistas no verão! Então pode ser uma ótima opção para admirar o pôr do sol e fazer uma caminhada antes de voltar para o hotel.

Ah! E se você não quiser se hospedar em um resort de luxo, existem opções mais baratas como hostels ou Airbnbs que não vão atrapalhar em nada a sua experiência conhecendo o Funchal e ainda vai sobrar um pouco a mais do orçamento pra aproveitar as atrações da Madeira.

O ideal é que você defina esses detalhes antes de embarcar, então se precisar de ajuda para organizar a sua viagem, leia as nossas dicas!

2. Observe a paisagem através dos mirantes

O maior atrativo da Ilha da Madeira realmente é a sua paisagem, por isso vale a pena ir até um (ou vários) dos seus mirantes! Muitos localizam-se no topo de montanhas e penhascos, então já podemos imaginar que a vista para o oceano ou para a floresta Laurissilva é de tirar o fôlego.

Um dos lugares mais famosos é o mirante do Cabo Girão, localizado bem no topo de uma enorme parede rochosa de 580 metros. De lá você vai poder ver tanto o oceano quanto Funchal, em uma experiência única e encantadora.

Talvez o maior ponto dessa atração seja o famoso skywalk, uma passarela de vidro suspensa que complementa a vista e permite que você observe a paisagem abaixo dos seus pés! Pode até dar um friozinho na barriga, mas se você gosta de aventuras, essa vai ser inesquecível.


Mar e rochas na Ponta de São Lourenço
Na Ilha da Madeira, você terá diversas opções para observar a natureza. Na imagem, é possível observar um pouco da beleza da Ponta de São Lourenço, localizada no extremo oriental da ilha

O Pico do Areeiro, localizado bem no interior da ilha, é extremamente alto, com 1.818 metros de altitude! A altura é tanta que dá até pra ver as nuvens de perto.

Mas calma, por mais que pareça perigoso, o local tem todas as instalações necessárias para que você fique em segurança. É claro que ainda é preciso tomar cuidado, mas é possível aproveitar o passeio e a vista sem se preocupar.

Já na Ponta do Rosto, o mais interessante é poder admirar as costas norte e sul, cada uma com o seu próprio ritmo, com o mar transitando entre o calmo e o agitado.

A flora e a fauna também são grandes destaques, além da vista para o Porto Santo, uma das ilhas que compõem o Arquipélago da Madeira.

3. Visite jardins, parques e piscinas naturais


Gramado, lagoa e arquitetura do Parque Leite Monteiro, em Funchal, Portugal
O parque Leite Monteiro é um entre vários belos lugares para visitar na região

Por mais que observar a paisagem pelos mirantes seja uma experiência única, é mais emocionante ainda ver tudo de perto. A ilha é repleta de parques e jardins, muitos deles, inclusive, no próprio Funchal!

O Jardim Botânico da Madeira é parada obrigatória para qualquer pessoa que visite a ilha. Com uma área de 80.000 m², abriga diversas espécies vegetais únicas e até mesmo um centro de pesquisa e um Museu de História Natural, além do teleférico que em menos de 10 minutos pode te levar até à freguesia do Monte.

Pronto para se apaixonar por esse destino?

Seja ao realizar um mochilão pela Europa, ao visitar uma amigo em Portugal ou até mesmo no continente africano, sugira um passeio por esta ilha. Não deixe esse destino fora do seu roteiro. Ao chegar lá você entenderá, a beleza do local é realmente deslumbrante.

Independentemente da época do ano, a Ilha da Madeira terá atrações para oferecer, além de que a beleza natural desse lugar se mantém de inverno a verão. De qualquer forma, os melhores meses para visitar esse arquipélago são de maio a setembro, durante o verão, para aproveitar melhor a natureza e suas praias.

Piscinas naturais, vinho de alta qualidade, grutas, museus, jardins que parecem saídos de contos de fadas... Enfim, você já entendeu que esse lugar tem mais de uma razão para você sair de lá encantado, não é mesmo?

Bora planejar essa viagem? Lembre de incluir o seguro viagem na sua lista de itens importantes, heim? Para conhecer outros destinos e conferir dicas para sua próxima viagem, navegue pelo nosso blog. Até a próxima!