em viagem
em viagem

Encontre o melhor Seguro Viagem para o Oriente Médio!

O Oriente Médio é uma região muito distinta do Ocidente. Sua cultura, gastronomia e costumes divergem bastante da realidade do Brasil, o que torna a visita a essa região enriquecedora e emocionante! Assim, é sempre bom controlar a ansiedade, se planejar, montar seu roteiro e contratar um seguro viagem antes de pegar as malas e embarcar para o seu destino!

É muito comum falar sobre seguro viagem quando o destino é a Europa. No entanto, compreender a necessidade desse serviço para qualquer outro país também é fundamental. Se você é daquelas pessoas que não veem a necessidade de contratar um seguro, saber mais sobre o assunto vai te ajudar a entender melhor a sua importância!

Monumento na pedra na cidade de Petra, na Jordânia.
A cidade de Petra, na Jordânia, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo

Como funciona o seguro viagem Oriente Médio?

A primeira coisa que deve ser pontuada sobre o seguro viagem é como ele funciona, seja para o Oriente Médio ou qualquer outra região.

A princípio, é comum achar que o seguro serve somente para questões médicas e hospitalares, mas isso é um grande equívoco! O objetivo desse serviço é cobrir qualquer gasto com eventuais imprevistos que constem no contrato.

Com isso, podemos incluir serviços relacionados à voos, bagagens, hospedagens, acompanhantes ou até mesmo benefícios VIPs no pacote. Mas, obrigatoriamente, o contrato deve contemplar os seguintes itens:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas;
  • Traslado de corpo;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado Médico;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem; 
  • Morte acidental em viagem.

Por mais que ninguém conte com algum problema inesperado, podemos concordar que é muito mais fácil (e barato) se prevenir do que remediar, certo?

O seguro é obrigatório para as viagens ao Oriente Médio?

Uma pergunta muito comum sobre o seguro viagem para o Oriente Médio é sobre a sua obrigatoriedade. Em resumo, a resposta é: depende.

Alguns países (principalmente europeus) exigem do turista o porte da apólice de seguro, enquanto outros, por lei, não obrigam você a contratar o serviço antes de viajar. Entretanto, isso não significa que o seguro se torna algo dispensável, muito pelo contrário! É uma das etapas mais importantes na hora de se organizar, afinal, garantir a sua segurança é a nossa prioridade. 

Antes de tudo, precisamos entender quais são os países que fazem parte do Oriente Médio. São eles:

  • Turquia;
  • Chipre;
  • Egito (Península do Sinai);
  • Arábia Saudita;
  • Irã;
  • Iraque;
  • Qatar;
  • Bahrein;
  • Emirados Árabes Unidos;
  • Iêmen;
  • Israel;
  • Estado da Palestina;
  • Jordânia;
  • Omã;
  • Kuwait;
  • Líbano;
  • Síria.

Se quiser conhecer cada um deles mais de perto, dá uma olhada no mapa:

Apesar dos dois primeiros países, Turquia e Chipre, pertencerem ao continente Europeu, eles não fazem parte do Tratado de Schengen (tratado que decreta o seguro viagem como obrigatório aos estrangeiros). Entretanto, caso decida visitar algum país próximo que faça parte do Tratado, você deve possuir o seguro viagem!

Sobre os outros países da lista, apenas Egito e os Emirados Árabes exigem o seguro viagem, devido à pandemia da Covid-19. O restante não obriga, por lei, que você contrate um seguro, até mesmo o Qatar, para quem for assistir à próxima Copa do Mundo. Ainda assim, é algo essencial para se prevenir sobre eventuais complicações.

Seguro Viagem para o Oriente Médio: vale a pena?

Como mostramos anteriormente, o seguro viagem para o Oriente Médio não é obrigatório na maioria dos países. Entretanto, isso é apenas uma questão legal e não significa que não seja importante, pois viajar em segurança é simplesmente fundamental!

As despesas − principalmente as médicas − no exterior podem chegar a valores altíssimos. Uma simples consulta médica talvez acabe com o orçamento de uma viagem inteira em um único momento! Essa é uma das maiores vantagens do seguro, você sempre irá desembolsar um valor muito menor do que o valor integral em caso de quaisquer imprevistos, até mesmo os de saúde.

Além disso, contar com o suporte da equipe da seguradora em momentos de emergência pode ser um salva-vidas, literalmente. Devemos considerar também outros fatores que possam te dar dor de cabeça, como atraso do voo, extravio de bagagens, eventuais traslados inesperados, despesas farmacêuticas, cobertura em caso de Covid-19 e vários outros.

Ainda, nunca é fácil se acostumar à uma cultura inteiramente nova, não é mesmo? Práticas diferentes do dia a dia, culinária desconhecida, assim como dificuldades na comunicação e no pagamento, usando a moeda do país, podem se tornar motivos de preocupação. Felizmente, o seguro viagem pode te ajudar com tudo isso! 

Contratar um seguro antes de viajar é imprescindível. O serviço é válido até mesmo para viagens nacionais, mas se torna ainda mais essencial em viagens para lugares distantes, como o Oriente Médio. Quer saber mais sobre a importância do seguro viagem? É só assistir o vídeo abaixo:


O que deve ser avaliado antes de escolher um seguro viagem?

Para todos aqueles que pretendem viajar em breve, conhecer quais são os principais itens do seguro viagem é muito importante antes de realizar a contratação. Somente dessa maneira será possível escolher o pacote com o melhor custo x benefício.

  • Itens de cobertura

Os itens de cobertura do seguro viagem são o fator que mais influencia tanto no preço do pacote quanto na qualidade da sua viagem.

Como dito logo no início, há serviços básicos que devem constar obrigatoriamente no contrato. Mas existem, também, serviços adicionais que você pode optar por aderir ou não, dependendo da sua necessidade e preferências.

  • Valor médio do seguro viagem

Cada item possui um valor próprio, sendo necessário realizar uma cotação e se preparar com antecedência. Ainda assim, raríssimos são os seguros que deixam ilimitados os gastos em determinado serviço, geralmente estipulando um valor máximo, o que impede que o seguro tenha um preço absurdo.

Além disso, há também as questões de preço de cada seguradora, onde pacotes iguais podem possuir valores diferentes. Algumas têm custos que diferem de acordo com a temporada ou pela quantidade de dias que o cliente ficará assegurado. Por isso é tão importante utilizar um comparador de seguros, de preferência um que lhe garanta segurança e qualidade no serviço!

Por mais que seja difícil dar um valor exato para o seguro viagem, os planos no nosso site começam em R$ 10,00 por dia de viagem. Assim fica muito mais fácil de viajar sem preocupações!

  • Forma de pagamento

Há duas formas de pagamento: feito primeiramente pelo cliente ou diretamente pela seguradora. A segunda opção costuma apresentar algumas restrições sobre o atendimento, sendo necessário checar o contrato.

  • Cláusulas

É importante que você sempre verifique quais são as cláusulas do contrato oferecido pela seguradora antes de assiná-lo. Algumas restrições podem ser feitas, como, por exemplo, a não cobertura de acidentes causados por atividades radicais, e é sempre bom estarmos cientes de tudo!

Sheikh Zayed Road, avenida em Dubai conhecida pelos seus arranha-céus.
Sheikh Zayed Road, uma das avenidas de Dubai, conhecida pelos seus arranha-céus

Para encontrar o seguro viagem ideal, conte com a nossa ajuda!

O valor dos pacotes de seguros, somado à variedade de contratos que uma mesma seguradora pode disponibilizar, fazem com que a busca pelo melhor seguro viagem possa se tornar algo complexo.

Qualquer serviço contratado deve ser bem pensado, sempre levando em consideração o custo-benefício.

Hoje, com a internet, é possível ter acesso a dezenas de seguros viagem, tornando a procura pelo pacote ideal ainda mais difícil. Avaliar os principais pacotes um por um não é uma opção, pois ninguém quer perder ainda mais tempo no planejamento da viagem, não é mesmo?

Aqui na Real você consegue cotar o seu seguro de forma fácil, sem complicações e em poucos segundos! Temos mais de 100 opções de seguro pra você comparar coberturas e preços, tudo automaticamente pelo nosso site. É só clicar no botão abaixo e realizar uma cotação:


Ainda tem alguma dúvida ou prefere ter um atendimento personalizado, só para você? É só mandar uma mensagem para o nosso time de vendas!

E então, viajante, o que está faltando para o seu embarque? Se precisar de mais alguma dica de como se organizar ou quais lugares visitar, acompanhe o nosso blog. Planeje-se com calma, conte com a nossa ajuda e boa viagem!

Saiba mais sobre o assunto:

Essa região recebe o nome de Oriente Médio por causa da sua localização! Se estendendo desde o leste Mediterrâneo até o golfo Pérsico, compreende três continentes: África, Ásia e Europa. É importante não confundir o Oriente Médio com um país, na verdade, ele é formado por vários diferentes países.
A Arábia Saudita é o maior país do Oriente Médio. Possui uma área de mais de 2 milhões de km², além de ser um país bastante populoso! É também o quinto maior país do continente asiático e possui uma cultura extremamente interessante a ser descoberta.
Como você já sabe, o Oriente Médio é composto por diversos países, então pontos turísticos é o que não falta. Dentre os mais interessantes, podemos citar as pirâmides e museus do Egito, repletos de história com uma importância imensurável. O Santo Sepulcro, em Israel, também costuma ser bastante requisitado, principalmente pelas pessoas cristãs, pois é o suposto local de crucificação de Jesus Cristo. Por fim, não podemos deixar de falar de uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, a cidade de Petra, que marca as paisagens da Jordânia.
A maior parte da população dessa região é pertencente ao islamismo, mas também possui muitos judeus e cristãos. A religião afeta fortemente a cultura do Oriente Médio, influenciando as festividades locais, por exemplo. No geral, é uma região muito diversa, com várias etnias diferentes, então podemos dizer que é um lugar de uma complexidade cultural gigantesca!