sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Bolívia: um país que vai te surpreender com destinos incríveis

A Bolívia é um país subestimado mas que, como qualquer lugar no mundo, tem a sua beleza, pontos turísticos, histórias, culturas e tradições que todo viajante deveria conhecer. 

Quando falamos de viagens internacionais, automaticamente alguns países podem aparecer no seu top 5 de melhores destinos para conhecer. No entanto, desafia-se a explorar lugares que acabam sendo impopulares, mas que tem muitos tesouros escondidos. Topa? 

Então acompanhe este guia sobre os melhores pontos para você conhecer na Bolívia, um país surpreendente! 

Monumento Dakar no Salar de Uyuni, na Bolívia
A Bolívia é um país com a natureza exuberante e povo gentil. 

Onde fica a Bolívia? 

A Bolívia é um país situado no centro oeste da América do Sul. Limita ao norte e a leste com o Brasil, ao sul com o Paraguai e a Argentina e a oeste com Peru e Chile. Não possui saída para o mar.

Uma curiosidade sobre o país é que a Bolívia mudou de nome em 2009. Antes era República de Bolívia e depois passou a ser Estado Plurinacional de Bolívia, mesma data em que foi aprovada a nova constituição nacional.

Tudo isso porque o presidente, Evo Morales, realizou uma consulta do que viria ser a nova constituição do país. O motivo era reconhecer, a partir da Constituição de 2009, comunidades indígenas e camponesas dentro do processo de construção política como sujeitos centrais para a construção de um Estado plurinacional. 

O impacto disso na sociedade foi de uma maior representatividade, uma vez que 70% da população da Bolívia é de indígenas e mestiços. E assim surgiu um marco na história do país. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d15701978.346195772!2d-72.58690121001045!3d-16.091891925646053!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x915edf8977bba295%3A0x1c9ec2bb0115edbf!2zQm9sw612aWE!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1668029938862!5m2!1spt-BR!2sbr>)__

Clima: qual a melhor época para viajar para a Bolívia? 

O clima da Bolívia varia muito entre as diferentes regiões do país. Apesar de todo o território da Bolívia residir na zona do clima tropical, o clima é afetado pelas diferenças de altura e precipitação. 

A temperatura média anual em La Paz, situada a 3.697 m, é de 8°C, enquanto na cidade de Trinidad em terras baixas da Bolívia é de 26°C. Na Bolívia no verão entre Novembro e Março há a estação quente e úmida. 

Por outro lado, os meses de inverno entre Abril e Outubro são secos e frios. A Bolívia pode ser visitada durante todo o ano, mas a melhor época para viajar é durante a estação seca e fresca entre abril e outubro.

Como chegar até a Bolívia partindo do Brasil?

Considerando que a Bolívia não é um país tão visitado da América do Sul, algumas dúvidas podem surgir em questão de transporte e até qual rota para chegar até o país. Por este motivo, veja como chegar até o destino:

De avião: as principais companhias aéreas que operam no país são a Boliviana de Aviación (Boa), Transporte Aéreo Militar (TAM), Aerocon e Amazonas. A Latam e a Gol têm voos para Santa Cruz de la Sierra e La Paz.

O Aeroporto Internacional de El Alto (LPB), atende à capital boliviana, La Paz, e é um dos mais importantes do país. O aeroporto concentra boa parte dos voos domésticos e também opera destinos internacionais.

O Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI) serve à cidade de Santa Cruz de la Sierra e é o principal terminal aéreo da Bolívia. Nele, operam voos domésticos e internacionais para destinos na América do Sul, além dos Estados Unidos e da Espanha, por exemplo.

Documentos necessários para entrar na Bolívia 

Para entrar no território boliviano, brasileiros não precisam de visto nem para entrar e nem para sair. No entanto, é importante que seus documentos sejam originais.

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. E é possível trocar dólar e euro em praticamente todas as cidades bolivianas. Na região da fronteira com o Brasil, também é fácil trocar o real. Nas cidades mais ao sul, que fazem divisa com o Chile e a Argentina, os pesos argentino e chileno são facilmente aceitos.

Vacinas

Atenção: para entrar na Bolívia é exigido a vacinação contra febre amarela.  Caso já tenha tomado, será necessário que você apresente o Certificado Internacional de Vacinação. A vacina deve ser tomada com dez dias de antecedência ao embarque para o destino.

Seguro viagem para a Bolívia 

Ter um seguro viagem para Bolívia é indispensável para que você aproveite todas as belezas do destino com tranquilidade

O destino é repleto de possibilidades, desde escaladas pelas montanhas, deserto de sal, tour pelas florestas para além disso. Mas, mais incrível ainda, é você poder desfrutar desses passeios em segurança e tranquilo de que está sendo acobertado por um seguro viagem. 

Não deixe que contratempos, extravios de bagagens, ou quaisquer situações semelhantes roubem o seu sossego. Deixe suas preocupações nas mãos de quem sabe resolver, conte com a Real Seguro Viagem.

É rápido, simples e com o melhor custo benefício! Faça uma simulação: 

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

O que fazer na Bolívia? 

O país conta com diversos lugares para explorar e que com certeza agrada todo tipo de viajante. 

A Bolívia é um dos países mais baratos da América do Sul, e se esse não é o motivo suficiente para que saltem os seus olhos, é porque você ainda não sabe da floresta tropical à neve, vulcões e gêiseres, montanhas, lagos, um sublime deserto de sal e até pegadas de dinossauros! 

Então confira os melhores pontos para você se aventurar nesta terra de um povo simples e acolhedor: 

Sajama National Park

O primeiro da lista é O Parque Nacional Sajama, localizado próximo à fronteira com o Chile, sem dúvidas é um dos lugares mais lindos e inesquecíveis que você verá!

O parque conta com  belíssimas paisagens naturais, montanhas com topo nevado que contornam cenários encantadores, além da riquíssima fauna e flora locais,  e o vulcão Sajama, o mais alto do país. Um lugar memorável e verdadeiramente emocionante. 

Lhama em frente a construção no Sajama National Park na Bolívia, país que se concentra o maior números de lhamas
O parque é o lar do povo indígena aimará, cuja influente cultura antiga pode ser vista em vários aspectos em todo o parque.

Lago Titicaca

O lago Titicaca está acima dos 3800 metros de altitude e localizado no coração dos andes, na fronteira com o Peru com várias pequenas cidades às suas margens, que ainda conservam muito do modo de vida dos seus ancestrais.

Descubra também o que fazer em Peru além de Machu Picchu!

Além de ser uma das principais atrações da Bolívia, ele é um dos maiores lagos do mundo! É um lugar sagrado para os incas que consideram ali o seu lugar de origem. É possível encontrar vários vestígios e ruínas desta civilização pelos seus arredores.

O lago Titicaca com barcos situado na fronteira entre a Bolívia e o Peru
O lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, na Cordilheira dos Andes, é um dos maiores lagos da América do Sul (imagem: Unsplash)

La Paz 

Ah, La Paz… você provavelmente já deve ter ouvido falar de uma das cidades mais altas do mundo. Ou se não ouviu, nós te apresentamos a cidade tradicional e moderna ao mesmo tempo.

A cidade não é a capital oficial da Bolívia, mas o Palácio Legislativo, localizado na Praça Murillo, e o Palácio Quemado (onde mora o presidente), ficam em La Paz. 

O cenário natural exótico da cidade, carrega um centro histórico cheio de atrações que mostram as heranças coloniais e toda a riqueza da cultura indígena andina. 

É uma cidade que desperta curiosidade e que vale a pena a aproximação para entender o contexto do novo país que a Bolívia se tornou. 

As principais atrações da cidade se encontram na região central e podem ser agraciadas a pé e em pouco tempo. 

Vista de montanha com neve e luzes da cidade durante a noite em La paz, capital da Bolívia
La paz fica entre montanhas e é a capital administrativa mais alta do mundo, a mais de 3.500 m acima do nível do mar.

Cochabamba

A cidade de Cochabamba, é carinhosamente conhecida como “ Cidade da Primavera" por ter o clima agradável durante todo o ano. Conhecida por ser uma das mais industrializadas, ela se localiza no centro da Bolívia. 

Cochabamba tem diversas atrações, bares, restaurantes e um dos maiores polos universitários. por lá você encontrará estudantes de todos os lugares do mundo. Uma das principais atrações da cidade costuma ser o parque Toro-toro. 

Além disso, curiosamente, Cochabamba possui uma estátua do Cristo Redentor maior que a do Rio de Janeiro, na ponta de um morro.   

O Cristo de la Concordia, uma enorme estátua em Cochabamba, Bolívia
O Cristo de la Concordia é uma enorme estátua monumental de Jesus Cristo.

Huayna Potosí

Para o viajante com espírito aventureiro e que gosta de trekking, na Bolívia existem ótimas opções, como Huayna Potosí. 

Huayna Potosí é uma montanha que impressiona por sua beleza. Ela está localizada a cerca de 45 quilômetros de Lá Paz. O pico da montanha nevada tem cerca de 6088 metros e faz parte da Cordilheira dos Andes. 

Apesar de não exigir grandes esforços para subir a montanha, é necessário que se tenha um bom condicionamento físico, ou seja, manter uma prática frequente de atividade física. Além disso, é necessário apresentar um atestado médico atestando saúde para a prática de atividades físicas. 

O trekking pode ser feito em dois dias e uma noite ou em três dias e duas noites e o preço varia entre 180 a 300 dólares.

Imagem da montanha Huayna Potosi coberta de neve que impressiona por sua beleza
O Huayna Potosi é uma montanha lendária que impressiona por sua beleza e imponência.

El Choro Trekking

Para visitar El Choro, a trilha mais famosa do país, é importante que você saiba que o passeio leva em torno de 3 dias e duas noites para ser concluído na cidade de Coroico. É uma experiência marcante e que, sem dúvidas, renovará suas energias. 

A trilha faz parte de um conjunto de antigos caminhos Incas, onde pode-se ver algumas ruínas em meio às florestas bolivianas, além de ver parte das montanhas da Cordilheira dos Andes.

Turistas escalando em El Choro, Bolívia
El Choro de 3 dias, caminho que testemunha a diversidade de paisagem na Bolívia.

Salar de Uyuni

O maior deserto de sal do mundo fica na região sudoeste da Bolívia, perto de cidades como Uyuni, Sucre e Potosi. Tem cerca de 12.000 km2 de esterco e está a 3.600 metros de altitude.

As paisagens são surpreendentes com uma imensidade branca feita de sal, além das lagunas coloridas, cactos gigantes, formações rochosas, vulcões, lhamas flamingos, sem contar com o pôr do sol e um céu lindo e estrelado. 

Um lugar extraordinariamente encantador!

o deserto de sal com rochas e uma colorida paisagem que forma no horizonte
Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa) é o maior e mais alto deserto de sal do mundo

Cal Orcko: Pegadas de dinossauros em Sucre

Se você ficou impressionado com esses pontos incríveis da Bolívia, saiba que ainda tem mais: você já leu sobre as pegadas de dinossauros? 

Há cerca de 68 milhões de anos, dinossauros das mais diversas espécies caminhavam sobre a terra. E um dos territórios marcados foi Cal Orcko, um paredão localizado a 5km da Cidade de Sucre. 

São mais de 5 mil pegadas que foram identificadas e, segundo os especialistas, mais de 462 caminhos foram percorridos por 8 espécies de dinossauros, na Bolívia

Essa viagem surpreende toda e qualquer família! 

O parque fica a seis quilômetros do centro da cidade e para chegar basta pegar um ônibus que te leva até o local. A entrada para esse Jurassic Park custa cerca de 30 pesos bolivianos.

Pegadas de dinossauros em Cal Orcko, Bolívia
Parque cretáceo de Cal Orcko revela novas pegadas de dinossauro

Vinícola de Tarija

E para fechar com chave de ouro essa lista de passeios incríveis, que tal uma rota degustativa?

Você sabia que a Bolívia tem rótulos de vinhos premiados? As vinícolas de  Tarija são as mais altas do mundo com a altitude que chega até 2.500 metros, a produção de vinhos ganha fôlego mesmo diante de fatores adversos.

Um dos destaques são as vinícolas de Tarija, região que produz a bebida a partir de 1.600 metros acima do nível do mar, contando com uma vasta rota turística.

Além disso, a Bolívia conta com 5 áreas de produção de vinhos, sendo elas: Vale Central de Tarija; Valle de Los Cintis, em Chuquisaca; Vale Samaipata, em Santa Cruz; Luribay, em La Paz; e Vinto. Em Cochabamba, 80% de vinhedos e 93% da produção de uva vinífera estão concentrados no Vale Central de Tarija.

O acesso às vinhas está a aproximadamente 1000 km ao sul de La Paz. A região está bem conectada com o restante do país, por meio de ônibus que saem da capital, Expreso La Paz. 

Vinícolas de Tarija: dois vinhos sobre o barril
Vinícolas de Tarija são as mais altas do mundo e colocam a Bolívia na Rota do Vinho

Bônus: 3 curiosidades sobre a Bolívia 

A Bolívia é um lugar que surpreende em todos os níveis: desde suas belas paisagens, cultura e histórias emocionantes sobre o seu povo, até mesmo algumas peculiaridades. E para te mostrar mais, veja só esse fio de curiosidade sobre o país:  

1. Quando uma vestimenta expressa tradição e resistência 

Com base no contexto histórico e sobre o que abordamos ao longo deste artigo, a Bolívia tem o maior percentual de indígenas do nosso continente: cerca de 70% são indígenas ou descendentes diretos. 

Ao visitar o país, você vai se deparar com a caracterização, símbolo da cultura, principalmente da comunidade das Cholitas, com suas saias rodadas e volumosas, chales blusas rendadas e chapéu. Sem faltar as duas longas tranças, é claro.

Lindas mulheres Cholas sorrindo ao lado de uma Lhama
Na Bolívia, chola é uma denominação étnica referida a mulheres mestiças.

2.Habla muito 

O país conta com mais de 30 línguas oficiais, além do espanhol. Respeitando a origem do seu povo, o país reconhece todas as línguas indígenas como idiomas oficiais.

Mais de 45% da população fala alguma língua indígena, dentre elas: quéchua, aymara, chimán, guaraní, moré, yuki, além de tantas outras que destaca a Bolívia singular, acolhedora e especial. 

A Bolívia conta com mais de 30 línguas oficiais
A Bolívia conta com mais de 30 línguas oficiais

3. Lá o relógio gira ao contrário

Em uma das principais praças de La Paz, a Plaza Murillo, está o relógio do Sol, que gira ao contrário. 

Isso, segundo o governo boliviano, simboliza resgatar as raízes dos seus povos indígenas, que tinham relógios solares que se moviam no sentido anti-horário.

Vale ressaltar que os primeiros relógios inventados na Europa utilizavam a sombra como marcador e, por estar no hemisfério norte, se movia no sentido horário. Já no hemisfério sul a sombra se move no sentido anti-horário.

Relógio com ponteiros no girando em sentido anti-horário
Desde a celebração do novo ano amazônico andino, os ponteiros giram no sentido contrário ao convencional

É, viajante! Um país improvável aos olhos de muitos, mas que carrega tesouros impressionantes. O que você acha?  

A Bolívia realmente surpreende e emociona em tantos sentidos e feliz é aquele que se desafia a explorar horizontes além do que costuma ser clichê. Afinal, viajar é se aventurar e arriscar sair da bolha. 

E como diz o José Saramago: é preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós.

Espero que tenha gostado deste guia que direciona a sua próxima viagem para a Bolívia. Até logo! :)