sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Contratar seguro viagem nacional vale a pena? Vamos entender juntos!

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, um seguro viagem nacional é indispensável, mesmo se você não considera seu destino longe o suficiente. Esse serviço é, como o próprio nome sugere, uma segurança para urgências e emergências. Ele é responsável por garantir que imprevistos não arruínem sua viagem.

Apesar disso, alguns viajantes acham que por não ser obrigatório em território nacional o seguro viagem é desnecessário. Mas imagino que você quer se sentir seguro conhecendo o seu país, assim como em qualquer outro lugar do mundo.

Há ainda pessoas que não sabem o que é e para que serve esse serviço. Por isso, nesta publicação, selecionamos todas as informações necessárias para te mostrar que um seguro viagem precisa estar em seu checklist antes de conhecer as maravilhas do Brasil.

Baía dos Porcos Fernando de Noronha Brasil
Baía dos Porcos em Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados do Brasil.

A importância de um seguro viagem nacional

A importância do seguro viagem nacional é a mesma para qualquer outro lugar do mundo. Afinal, ele funciona como uma garantia de amparo para os possíveis problemas e imprevistos que surgem em uma viagem – relacionados à saúde, inconveniências com bagagens, reagendamento de voos e mais. Poupando, com isso, estresse e gastos extras. 

Se você planeja, inclusive, viajar sozinha, esse serviço se torna ainda mais fundamental. Isso porque sua aventura não estará livre de imprevistos acontecerem e, justamente por estar sozinha, é importante ter alguém a postos para te ajudar em caso de emergências – e por que não uma seguradora?

Leia também: Viajar Sozinha – Dicas e destinos para mulheres viajantes.

Vantagens de viajar pelo Brasil com um seguro

As principais vantagens de um seguro viagem para destinos nacionais estão relacionadas à tranquilidade que o serviço pode proporcionar. Quando estamos viajando queremos aproveitar todas as coisas boas e ter experiências inesquecíveis, mas, para isso, precisamos ser prevenidos e prudentes.

  • Investindo um pouquinho a mais em sua viagem você tem as seguintes garantias:
  • Cobertura de gastos de despesas médicas;
  • Cobertura para cancelamento de viagem;
  • Assistência em caso de perdas de bagagens;
  • Coberturas odontológicas;
  • Assistência jurídica em caso de acidentes de trânsito;
  • e mais!

Os planos nacionais também variam de um para outro, dependendo das coberturas contratadas. A amplitude do seguro varia de acordo com o que você considera necessário ter em um plano. Muitas pessoas optam, por exemplo, por cobertura para gestantes e idosos, visto que essas pessoas possuem necessidades distintas.

O objetivo geral de um seguro viagem para um destino nacional é garantir amparo aos viajantes, portanto, lembre-se que esse auxílio vai muito além de despesas médicas e hospitalares, apesar de este ser um aspecto muito importante.

Para quem pretende viajar em família, as chances de precisar de um seguro viagem é ainda maior. Por isso, é bom se planejar e pensar em todos os detalhes. Confira também nossa publicação com dicas para viajar em família!

Curitiba em um mapa do Brasil
De norte a sul do país, o seguro viagem garante uma viagem tranquila e segura!

Como funciona um seguro viagem nacional?

A contratação, o processo e a utilização do seguro viagem nacional funciona igual a um seguro viagem internacional. Se algum imprevisto surgir e você tiver a cobertura adequada, basta entrar em contato com a seguradora para que ela dê as orientações.

Se não houver nenhuma empresa próxima ao segurado para auxiliar, você será orientado a realizar o procedimento de reembolso após o pagamento do serviço, por meio de notas fiscais relacionadas às despesas.

Na prática, a contratação de um seguro viagem nacional é simples. Selecionamos um passo a passo prático para você seguir, confira:

1. Tenha em mente suas necessidades

O primeiro passo é entender suas necessidades enquanto viajante. Você está grávida? Possui alguma predisposição de saúde? A partir das respostas dessas perguntas, será mais fácil passar pelas próximas etapas e entender o que procurar.

2. Tenha as informações básicas de viagem

Em seguida, tenha em mente algumas informações básicas de viagem. A viagem não precisa estar inteiramente planejada para contratar um seguro de viagem nacional, mas é interessante que você já saiba o destino e tempo de viagem, por exemplo.

A contratação pode ser feita até o último dia antes de viajar, mas é interessante que isso seja feito antes.

3. Confira as possibilidades de planos

Agora que você sabe o que precisa e quando precisa, é hora de pesquisar e planejar – etapas importantíssimas para qualquer viagem. Pesquise e confira todas as suas possibilidades de coberturas e veja o que você precisa para estar totalmente seguro para viajar. Peque pelo excesso: tome o tempo que precisar para ver e rever todas as opções de planos.

4. Atente-se as regras de cada seguradora

Cada seguradora tem as suas próprias regras para utilização do seguro nacional. Todas elas estarão na sua apólice, onde as suas coberturas são especificadas. Uma das regras mais importante no seguro de viagem nacional é sobre a distância mínima da residência do segurado e do destino da viagem. Essa distância costuma variar entre 70 e 100 km, a depender da seguradora.

5. Escolha o melhor seguro viagem para você

Por fim, pesquise os melhores seguros nacionais e veja qual atende melhor às suas expectativas e que esteja de acordo com seu orçamento. Para te ajudar, selecionamos abaixo uma maneira simples de encontrar a melhor opção.

jovens dançando frevo em olinda brasil
Em Olinda você alia o turismo histórico e cultural às maravilhosas praias da cidade.

Como escolher o melhor seguro viagem?

Caso você tenha encontrado um pacote que atende aos seus anseios, pesquise sobre a credibilidade da seguradora. Ah! Avalie também a relação custo benefício de cada oferta.

Na prática, essa pode ser uma etapa um pouco complexa, uma vez que há inúmeras opções de coberturas. Para isso, conte com a Real! Somos a primeira comparadora de seguros viagem do Brasil e te mostramos quais os melhores planos com os melhores preços para a sua viagem.

Além de trabalhar com as melhores seguradoras do mercado, nós possuímos uma nota de excelência no Reclame Aqui.

Conheça um pouco mais sobre os seguros de viagens para os principais destinos turísticos nacionais:

Viajar é uma das melhores coisas da vida, principalmente por proporcionar memórias incríveis e inesquecíveis. Para tanto, é necessário uma preparação e um bom planejamento para que os imprevistos tenham soluções inteligentes. O seguro viagem resolve inúmeros problemas de forma simples e é por isso que deve ser considerado por você!

Para escolher seu plano de seguro viagem, clique no botão abaixo, selecione a opção "Brasil - para brasileiros ou estrangeiros com CPF", escolha as datas da viagem e garanta o menor preço!

__CALLTOACTION(COTAR)__