sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra o que fazer no Peru: Machu Picchu e muito mais!

Conhecer o Peru é mergulhar intensamente na história Inca! O país também é rico em belezas naturais: tem praia, montanha, neve, cachoeira, floresta e muito mais. E apesar de Machu Picchu, a cidade perdida Inca, ser um dos pontos mais famosos do Peru, existem vários outros lugares incríveis para conhecer no país!

E nesse artigo vamos falar sobre os melhores destinos turísticos no Peru e também te contar todas as informações que você precisa saber antes de viajar para lá! Descubra agora a documentação, melhor época, roteiros e muito mais!

Mulher com chapéu e roupas típicas do Peru em construção histórica
Viajar para o Peru é uma oportunidade única de conhecer civilizações antigas e belezas naturais!


O que você precisa saber antes de ir para o Peru?

Antes de preparar as malas para o Peru, é preciso entender a documentação necessária e qual a melhor época para conhecer o país. E temos boas notícias! Para brasileiros entrarem como turistas no Peru é necessário apenas o RG em bom estado de conservação.

Fora o RG, é importante ter em mãos sua passagem de saída do Peru e comprovantes de hospedagens, eles podem ser exigidos na imigração.

Mas se você tiver o passaporte é interessante levá-lo, porque além do carimbo do Peru você pode receber o carimbo simbólico na entrada de Machu Picchu. Uma ótima lembrança, não é mesmo?

O seguro viagem não é obrigatório para o Peru, apesar de ser muito recomendado. Para mais informações leia nosso artigo sobre seguro viagem para o Peru.

Qual a melhor época para ir para o Peru?

O clima no Peru varia bastante, já que no território há montanhas, florestas, praias… Então o ideal é entender como estará o clima nos lugares que você quer visitar. De modo geral, de dezembro a março costuma chover no Peru, o que pode atrapalhar alguns passeios de trilha, como a visita a Machu Picchu. 

A alta estação no Peru vai de junho a agosto e isso significa que muitos turistas vão até o país para conhecer as principais atrações. E além da lotação e preços mais caros, você pode ter dificuldade para visitar alguns destinos, como Machu Picchu. Isso porque a entrada lá é controlada e alguns turistas chegam a esperar dias para conseguir comprar um ingresso nessa época. 

Se puder, escolha conhecer o Peru nos meses de abril, maio, setembro e outubro, quando estará no período de seca, mas sem tantos turistas.

Qual o melhor roteiro para fazer no Peru?

A resposta para essa pergunta é: depende! Peru é um país extenso com muitas atrações, e você pode juntar várias delas na sua viagem a depender do seu estilo. Machu Picchu é um clássico, mas visitar o Peru apenas para ver a cidade dos Incas seria negligenciar as oportunidades únicas que uma viagem como essa pode trazer.

Por isso, vamos te mostrar algumas das melhores atrações do país e te dar a dica de um roteiro de 8 dias. Vamos começar conhecendo o mapa do Peru?

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d16130082.762667082!2d-75.01951444999999!3d-9.24353845!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x9105c850c05914f5%3A0xf29e011279210648!2sPeru!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1664210157921!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Machu Picchu: a cidade perdida dos Incas

Vamos começar com a atração mais famosa do país: Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O sítio arqueológico engloba mais de 170 edifícios construídos no século XV pelo mais poderoso dos imperadores incas, Pachacútec.

A cidade se dividia entre o setor agrícola – terraços cultiváveis e armazéns – e o setor urbano – templos e casas. Alguns dizem, inclusive, que Machu Picchu era o resort de férias de Pachacútec.

Geralmente, os turistas partem da cidade de Cusco para visitar Machu Picchu. Então, caso você esteja em Lima, capital do Peru, precisará seguir para Cusco de ônibus ou avião, e de lá partirá para Aguas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo.

Você pode chegar até Machu Picchu Pueblo de trem pelas empresas Inca Rail ou Peru Rail, ou pelas trilhas. Os trajetos a pé são a Trilha Inca Clássica e a Trilha Salkantay, e duram entre 4 e 5 dias. Por isso, contrate uma agência com antecedência para organizar o passeio.

Chegando em Machu Picchu Pueblo você pode pegar um ônibus até o sítio arqueológico ou, mais uma vez, subir andando. 

Sítio Arqueológico de Machu Picchu visto de cima
O famoso Sítio Arqueológico de Machu Picchu é o destino mais procurado do Peru.


Lembrando que é recomendado que você compre seu ingresso com antecedência, pois não há garantia que você conseguirá comprar na hora. Existem 5 tipos de roteiro e você deve escolher entre eles.

Não é possível circular livremente pelo sítio arqueológico, ou seja, você deve permanecer no roteiro que você escolheu e pode ficar até 4 horas. Os ingressos podem ser comprados no site do governo peruano e custam 152 soles para adultos, cerca de R$ 210,00

Cidade de Cusco

Cusco é uma das principais cidades do Peru e foi a capital do Império Inca. Contudo, como durante a invasão espanhola a cidade foi saqueada e destruída, hoje existem mais prédios coloniais espanhóis do que ruínas incas. 

Os principais pontos turísticos de Cusco são:

  • Museu Inka;
  • Templo do Sol;
  • Catedral de Cusco;
  • Plaza de Armas;
  • Mercado de San Pedro;
  • Pedra dos 12 lados;
  • Ruínas da Fortaleza de Sacsayhuaman.

Os principais sítios arqueológicos do Peru estão próximos de Cusco, e você pode fazer bate-volta para conhecê-los. O Vale Sagrado é o mais famoso e fica a cerca de uma hora da cidade. 

Valle Sagrado, Cusco, Peru
O Valle Sagrado engloba vários locais importantes para os Incas e pode ser visitado em bate-volta a partir de Cusco.


Centro Histórico de Lima

A capital do Peru é Lima e provavelmente você chegará ao país por lá. Antes de partir para Cusco e os outros destinos, não deixe de visitar a cidade! O centro histórico de Lima, inclusive, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde 1988.

Vista aérea da orla de Lima, capital do Peru
Apesar de estar no litoral, o forte da cidade de Lima é seu centro histórico.


Então não deixe de conhecer a Plaza Mayor, o Palácio do Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal, e o Palácio Municipal. Não deixe de admirar os balcões de madeira ricamente entalhados, típicos da época republicana. 

Se tiver tempo, visite também a Basílica e o Convento de San Francisco de Lima e a Casa de Aliaga, onde viveram Pizarro, o conquistador espanhol, e seus descendentes.

Linhas de Nazca

Você já deve ter visto as misteriosas Linhas de Nazca por aí. Elas formam um imenso conjunto de geoglifos antigos no deserto de Nazca, mais ao sul do país.

Estudiosos acreditam que as linhas foram feitas pela civilização Nazca entre os anos 400 e 650 d.C. e que funcionavam como um calendário solar e lunar. Porém, as teorias para a confecção das imensas figuras são bem diversas, e incluem até alienígenas!

Além das formas geométricas, há desenhos de animais como a baleia, o cachorro, a aranha, o macaco, o colibri e o condor. Uma das mais curiosas é a figura do astronauta.

Figura de árvore no deserto de Nazca, Peru
Para visualizar as misteriosas linhas de Nazca faça um sobrevoo


A melhor forma de ver as figuras é sobrevoando de avião, mas também é possível ver algumas delas nos mirantes. Os voos duram cerca de 30 minutos, custam aproximadamente 100 dólares e partem do aeródromo da cidade de Nazca.

Caso você saia de Lima ou Cusco para Nazca, talvez seja necessário dormir uma noite na cidade, fazer o sobrevoo pela manhã e então seguir para outro destino. 

Rainbow Mountain

A Vinicunca, também conhecida como Montanha Colorida, é uma das atrações mais impressionantes do Peru. Ela fica na Reserva Nacional Ausangate, um dos destinos mais bonitos do país, principalmente para quem gosta de trilhas e natureza.

Montanha Colorida no Peru
A Vinicunca é uma das 4 famosas Montanhas Coloridas do mundo.


Você pode passar alguns dias na região para conhecer outras trilhas (algumas duram até 9 dias!), ou fazer um bate-volta partindo de Cusco para visitar apenas a montanha. A caminhada é exigente e dura cerca de 7 horas. Leve água, alimentos e se prepare para o mal da altitude, já que no final você estará a mais de 5 mil metros acima do mar. 

Cordillera Blanca e Parque Nacional Huascarán

Como você deve ter percebido, os atrativos naturais são o forte do Peru. E outro destino natural que vale a visita são a Cordillera Blanca e o Parque Nacional Huascarán. Na região estão mais de 400 lagoas formadas pelo degelo dos Andes, como a Laguna Parón, Laguna Chrup, e a famosíssima Laguna 69.

Laguna 69, no Peru
A beleza das lagoas do Parque Nacional Huascarán encanta milhares de turistas todos os anos!


Para conhecer o Parque, vá até a cidade de Huaraz, no norte do Peru e a 400km da capital Lima. 

Roteiro de 8 dias no Peru

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos do Peru, talvez esteja se perguntando como encaixar todos eles em uma viagem. E já te avisamos, é bem improvável que você consiga visitar todos em poucos dias.

Nossa sugestão, então, é um roteiro de 8 dias no Peru com visita a Lima, Cusco, Machu Picchu, e mais alguns pontos. E, claro, você vai querer voltar por várias vezes!

  • Dia 1 - Lima: no primeiro dia você pode aproveitar para conhecer o Centro Histórico de Lima
  • Dia 2 -  Lima + Cusco: no segundo dia, partir para Cusco de avião ou ônibus
  • Dia 3 - Cusco: além de visitar a capital Inca, você poderá fazer passeios para o Valle Sagrado no terceiro dia
  • Dia 4 - Machu Picchu Pueblo: o grande dia chegou! Você, provavelmente, precisará do dia todo para se deslocar para Machu Picchu Pueblo. Lá você pode passar uma noite, apreciar o povoado e se preparar para a aventura do dia seguinte.
  • Dia 5 - Machu Picchu e volta para Cusco: Finalizada a aventura para a cidade perdida dos Incas, é hora de retornar para Cusco
  • Dia 6 e 7 - Nazca ou Parque Nacional Huascarán: você pode optar por conhecer as Linhas de Nazca ou as lagoas do Parque Nacional Huascarán, o que você preferir. Provavelmente você precisará de um dia de deslocamento e outro para apreciar o lugar.
  • Dia 8: Retorno para Lima: uma boa pedida é curtir a capital Lima no último dia, visitando pontos que não deu tempo lá no começo da viagem.

Dicas para sua viagem para o Peru

Roteiro pronto! Temos mais algumas dicas para sua viagem para o Peru! Veja nossa FAQ com as principais dúvidas dos viajantes.