sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Os 7 melhores destinos para curtir o Carnaval brasileiro! [2024]

Qual o melhor carnaval do Brasil? A folia está chegando e não há melhor época do ano para aproveitar as festas de rua com seus amigos, familiares ou até mesmo sozinho. Nós, brasileiros, ainda temos o privilégio de morar no país onde ele faz mais sucesso!

O evento é uma das diversas formas genuínas de expressão que festejam a personalidade do brasileiro em sua pura essência, e isso torna as festas únicas e marcantes. Todos os anos, são milhares de pessoas que saem às ruas somente para celebrar a vida.

Todos os dias de carnaval são regados de alegria, criatividade, bom humor e, claro, muita hospitalidade. Não importa o seu gosto, certamente haverá algo incrível e inesquecível para te divertir durante os blocos de rua. 

Para te ajudar a escolher a sua próxima viagem, neste artigo separamos os melhores destinos para curtir a folia, além de te mostrar qual o melhor carnaval do Brasil! Confira abaixo e boa leitura!

7. Florianópolis, Santa Catarina

Passista de escola de samba com roupas coloridas
O carnaval de rua é aguardado por milhões de brasileiros todos os anos, saiba mais! (Fonte: Unsplash)


Abrindo nossa lista com os melhores destinos para aproveitar o carnaval 2023, temos Florianópolis, em Santa Catarina. As festas da cidade sulista recebem carinhosamente o apelido de “carnaval da magia”, uma variação do apelido já conhecido “ilha da magia”.

O desfile das escolas de samba sulistas chamam a atenção por sua riqueza e esplendor, mas, sem dúvidas, o principal atrativo é a abundância dos blocos que passeiam pela cidade. Misturados ao clima praiano, o carnaval se torna uma possibilidade de aproveitar o calor das festas com o refresco do mar. 

Florianópolis não é nem de perto um dos lugares mais conturbados para passar o carnaval, pelo contrário, é bem tranquilo se comparado aos outros destinos da lista. Apesar disso, o destino oferece incríveis opções de divertimento, então pode ir com tudo que a folia é garantida!

6. Diamantina, Minas Gerais

Participante do carnaval com fantasia colorida apontando para frente


Se durante o ano todo as cidades mineiras atraem milhares de turistas, imagina só no carnaval. Em especial, a cidade histórica de Diamantina é um do locais mais agitados e com inúmeras opções de diversão para os quatro dias de folia. 

O diferencial de Diamantina é que há uma variedade maior de estilos musicais, shows e baladas. Por também ser uma cidade universitária, o destino reúne milhares de jovens com a energia lá em cima, então se você está procurando um lugar desse jeito para pular o carnaval, vá para MG!

Apesar disso, o público do carnaval em Diamantina não se restringe apenas a universitários. É possível encontrar foliões de todas as idades por lá, isso porque a cidade conta com atrações únicas para todos os gostos, como centros gastronômicos, históricos e naturais.

Sua experiência no carnaval de Diamantina certamente não irá se resumir às festas, caso você não queira. Uma boa opção é conhecer as cidades vizinhas que são repletas de belezas naturais e fáceis de chegar, sem tantos perrengues.

Nossa sugestão é que você conheça a cidade de Serro após as festas de carnaval. Lá, você irá conhecer incríveis e belíssimas cachoeiras para recarregar suas energias depois de tantos dias de festa e agitação. 

5. Manaus, Amazonas

Mulher fantasiadas tirando foto no carnaval
As fantasias de carnaval variam bastante, têm para todos os gostos! (Fonte: Unsplash)


Abrigo do maior sambódromo do Brasil, Centro de Convenções de Manaus, a capital do Amazonas não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores destinos para aproveitar o carnaval em 2023. O local tem capacidade para 100 mil pessoas, mais do que Marquês de Sapucaí ou Anhembi, por exemplo. 

Apesar de serem pouco reconhecidos ou televisionados, o desfile das escolas de samba de Manaus merecem muito mais destaque, tanto que atrai um enorme público fiel todos os anos durante a semana de folia. 

Além disso, o boi-bumbá é uma tradição amazônica muito forte e influente não só no norte do país, mas também no nordeste. Manaus possui sua própria tradição de carnaval, com características, costumes e peculiaridades típicas da cultura manauara.

Um exemplo disso é a Banda do Jangadeiro, muito influenciada pelo carnaval de Olinda, que leva às ruas bonecos gigantes mas que andam no ritmo das bandas locais. É possível curtir todos os ritmos no carnaval de Manaus, desde samba até pop. 

Nossa dica é: se você quer vivenciar um pouco de cada carnaval brasileiro em apenas uma viagem, vá para Manaus!

Leia também: Lugares calmos para viajar no carnaval e descansar!

4. Recife, Pernambuco

Amigos fantasiados na rua durante o carnaval
Seja sozinho ou acompanhado, você irá aproveitar ao máximo o carnaval de Recife! (Fonte: Unsplash)


O que você acha de passar o carnaval em um lugar totalmente diferente, democrático e extremamente acolhedor? Ou então aproveitar eventos gratuitos (sem pagar nada, de verdade, a não ser consumo próprio), virar madrugadas dançando com gente alto astral?

Se você ficou empolgado com a ideia, considere passar o seu carnaval em Recife! A cidade abriga o maior e mais famoso bloco do mundo: o Galo da Madrugada!

A concentração do Galo da Madrugada ocorre pela manhã do sábado de carnaval, mas sua saída é apenas às 19h30min. Depois de realizar todo o seu trajeto, os shows continuam acontecendo e chamando a atenção de mais pessoas que se juntam para aproveitar a folia que não acaba tão cedo. 

Sem dúvidas, o carnaval de Recife é um, senão o maior, dos principais atrativos da cidade. Todos os anos o evento reúne grandes nomes da cultura brasileira. Como em 2019, por exemplo, quando a folia contou com Elba Ramalho, Paralamas do Sucesso e Zé Ramalho.

Os ritmos que mais tocam no carnaval de Recife são o frevo e o maracatu, mas você irá encontrar blocos para todos os gostos possíveis. 

Para evitar problemas, confira o artigo Dicas valiosas de segurança no carnaval – Saiba como se prevenir.

3. Olinda, Pernambuco

Menina fantasiada com penas na cabeça durante o carnaval
O carnaval de Olinda é um dos mais lindos do país, e com certeza vale a sua visita! (Fonte: Unsplash)

Nossa medalha de bronze fica com Olinda porque a cidade é sinônimo de alegria e diversão, especialmente durante o carnaval. Ladeiras, maracatu, frevo e bonecos gigantes marcam esse evento tão especial para milhões de brasileiros!

Além disso, Olinda tem o diferencial de aliar as festas com muita cultura e história. Por exemplo, o Homem da Meia Noite é um dos blocos mais memoráveis e antigos da cidade, fundado há quase 100 anos, em 1931 e que perdura até hoje. 

Existem diversos outros blocos bem famosos da cidade, como o Manguebeat e o Bacalhau do Batata, fundado por um garçom que trabalhava durante o carnaval e, por isso, não conseguia se divertir. 

O fato é que todos os blocos de Olinda têm o poder de encantar, seja pelos ritmos dançantes ou pela tradição. Assim como nas demais cidades dessa lista, também há opções de blocos musicais para todos os gostos e idades. 

Nossa dica é: aproveite que você estará perto de Recife, e aproveite dois dos carnavais mais famosos do país!

2. Salvador

Criança fantasiada com cabelo azul, máscara e varinha com flor
O carnaval de Salvador é lindo, aconchegante e extremamente energético e caloroso. Saiba mais sobre o espetáculo! (Fonte: Unsplash)


Por gosto pessoal, colocaria o carnaval de Salvador em primeiro lugar. As aglomerações, festas e músicas também se aliam à tradição para proporcionar uma das melhores experiências de sua vida, e um dos maiores carnavais do mundo. 

O maior atrativo da cidade são as passagens dos trios elétricos pelos circuitos de Salvador. Os ritmos que predominam por lá são o axé, pagode, afro reggae e muitos outros, mas também existem opções para amantes de pop, funk e até mesmo rock!

Artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Claudia Leitte são presenças confirmadas todos os anos, e um fato curioso é que fizeram sua fama a partir desses blocos, há muitos anos. 

Ao todo, são sete percursos, mas dois são os principais: o da Barra-Ondina e o do Campo Grande. Os trios elétricos percorrem em horários definidos pela prefeitura, e são comandados totalmente pelos artistas escolhidos. 

Qual o melhor carnaval do Brasil?

Pessoas fantasiadas em estação de transporte durante o carnaval
Seja na rua ou nas esquinas, o carnaval carioca irá te encantar! (Fonte: Unsplash)


Nossa primeira posição fica com o carnaval do Rio de Janeiro, conhecido popularmente como o maior espetáculo da terra. O evento está no Guinness Book como o maior carnaval do planeta, e são mais de dois milhões de pessoas que participam dele todos os dias de folia. 

O que torna o carnaval do Rio tão especial é o desfile das escolas de samba. Instituições como Mangueira, Portela, Salgueiro e Beija-Flor são típicas e tradicionais da cidade. Elas proporcionam espetáculos memoravelmente lindos e que valem a pena. 

Mas, nem tudo são flores. Participar desses eventos exige muito planejamento e preparo, pois os valores costumam ser bem altos. 

Se você quer aproveitar a folia sem gastar nada, também há a possibilidade de ir para os tradicionais blocos de rua que são muito mais acessíveis e populares. Os blocos se espalham por toda a cidade e tocam suas próprias músicas, sendo de diversos estilos musicais. 

E aí, o que achou da nossa lista com os melhores destinos para curtir o carnaval no Brasil? Lembre-se que, em toda viagem, ter segurança é fundamental, ainda mais durante o Carnaval, que é tão agitado. Para garantir sua segurança, contrate o seu seguro viagem pelo menor preço. Faça a cotação: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

Caso queira passar o carnaval fora do país, confira também: 

Até a próxima!