sitemap reset_session pwa
em viagem
em viagem

Dicas valiosas de segurança no carnaval – Saiba como se prevenir

Estar por dentro de informações para ter segurança no carnaval é essencial para curtir sem maiores dores de cabeça. É difícil encontrar alguém que não gosta do carnaval, certo?! Alguém que nunca teve vontade de ir para Salvador ou Recife desfrutar de uma diversidade cultural que só o nosso país possui...

Apesar de ser uma festa mundialmente conhecida, se não houver algumas precauções e cuidados básicos, é possível que imprevistos ocorram durante os passeios. Pensando em ajudar nossos leitores, reunimos dicas valiosas e infalíveis para você aproveitar somente as partes boas do carnaval

Aproveite o melhor do carnaval com as instruções da Real Seguro Viagem! Veja mais dicas de viagem em nosso post: “Saiba como fazer um roteiro de viagem do zero!


amigas com palhaço em carnaval de rua
O carnaval é aquele momento único que a felicidade se espalha pelas ruas!

1. Tenha uma alimentação leve, mas balanceada

Essa é uma dica chave que todos sabem, mas poucos colocam em prática. Sua alimentação determinará o seu aproveitamento durante o carnaval. Quanto mais e melhor alimentado, mais você conseguirá aproveitar a festa e, convenhamos, você quer ter força o suficiente para usufruir do melhor do carnaval.

Mas atenção! Isso não quer dizer que você deve encher a barriga e ir pular carnaval. A melhor opção é estar bem alimentado, mas com comidas mais leves. Os carnavais começam, geralmente, de manhã e é muito importante que você se atente a sua alimentação antes, durante e depois da festa.

Comece com um café da manhã reforçado com carboidratos e nutrientes de frutas. Ao longo do dia, opte por lanches que cumpram com as vitaminas necessárias, os sanduíches, nesse caso, são ótimas opções. Ah! E se você beber um pouco mais do que devia, não se esqueça de comer, também, depois que a folia tiver acabado.

2. Mantenha-se sempre hidratado

Outra dica indispensável: esteja sempre hidratado. Beba água antes de ir, durante a festa, entre uma bebida e outra, depois da folia e no dia seguinte. Você pode alternar a água com sucos, água de coco ou isotônico tipo gatorade.

Mas afinal, por que essa dica é tão importante?

Bom, é simples. A festa acontece em dias bem quentes, onde há uma aglomeração de pessoas considerável e você provavelmente vai querer dançar bastante. Tudo isso resulta em um gasto significativo de líquido que deve ser reposto ao longo da festa. Acredite, a desidratação fará com que a festa acabe rápido para você.

3. Leve somente o necessário e leve em bolsas seguras


pessoas tocando instrumentos de percussão em carnaval de rua
A maior parte das atrações carnavalescas são na rua. Então, é importante ter bastante cuidado com seus pertences!

O carnaval não é o momento de levar uma bolsa recheada de pertences seus. Para curtir melhor a festa, você deverá levar somente o necessário, mas cuidado para não deixar faltar nada. Você provavelmente está longe de casa e precisa levar o essencial para não passar por apertos. Dentre o essencial, não deixe faltar:

  • Celular com bateria;
  • Chaves de casa;
  • Dinheiro suficiente para o percurso e para alimentação e bebida;
  • Documento com foto (se possível, disponível em seu celular);
  • Se houver espaço, um remédio para sintomas de ressaca.

Não deixe todos esses utensílios no bolso, opte por uma bolsa transversal onde os pertences fiquem próximos a você, para evitar assaltos. Nesses casos, as pochetes são as opções mais práticas e seguras.

4. Contrate um seguro viagem e esteja protegido

A contratação de um seguro viagem nacional também é uma dica valiosa para você se prevenir de possíveis imprevistos. A verdade é que, mesmo com todas as prevenções citadas, somente com um seguro viagem você estará assegurado em diversas situações.

__CALLTOACTION(COTAR)__

Para além dos seguros nacionais, se você está pensando em usufruir do carnaval para fora do país, também há opções para cada um desses destinos. Quer saber mais sobre o assunto? Falamos mais sobre a necessidade de um seguro viagem neste post: “A importância de contratar um seguro viagem para o Brasil”.

5. Opte por um lugar com segurança

Na hora de escolher um lugar para se divertir, priorize os lugares com maior policiamento — acredite, isso fará toda a diferença. Apesar de ser uma festa deliciosa com enorme potencial para se divertir, não podemos negar a existência de roubos, assédios, violência e vendas ilícitas. Todos esses desserviços podem ser reduzidos se você estiver em uma área com bom policiamento.

Mas atenção! Isso não significa que você poderá abrir mão dos outros cuidados que citamos nesta publicação. Esse é, na verdade, só mais um bônus de segurança para você curtir o carnaval.

6. Conheça bem o lugar e os trajetos que você passará

Se você está em um destino desconhecido, essa dica é ainda mais essencial. É importante que você conheça bem a área onde vai curtir o carnaval, mas, mais do que isso, você também deverá ter em mente o trajeto para chegar a sua hospedagem.

Esteja ciente sobre o melhor meio de transporte para chegar e ir embora. Se você for embora de ônibus, por exemplo, saiba quais as linhas, os horários e os pontos possíveis. Considere que você poderá estar embriagado ao final da folia e, dessa forma, todo cuidado é pouco!

7. Cuide da sua bebida e não aceite de desconhecidos

Sabemos que no momento de curtição nossos cuidados são reduzidos, mas quando se trata de saúde, devemos ser sempre prevenidos. Infelizmente, todos os anos, diversas drogas são colocadas nas bebidas sem haver consentimento e, dessa forma, você precisa manter seu copo sempre com você para que ele não seja “batizado”.

Também é importante que você não aceite bebida de nenhum desconhecido, ainda que você o tenha conhecido na folia.

8. Esteja rodeado de conhecidos e mantenha-os perto


mulher passando maquiagem de carnaval em amiga
Estar cercados de amigos é fundamental no carnaval. Além de garantir a diversão, ainda é uma proteção a mais.

Nesses momentos, é sempre importante estar em boa companhia e acompanhado de pessoas confiáveis. Se tiver algum conhecido que não esteja bebendo, melhor ainda! Aproveitem a festa juntos, bebam, dancem e curtam o momento unidos. Cuidado para não se perder e, se acontecer, utilize seu celular para encontrá-los rapidamente. Isso fará toda a diferença para você se sentir e estar seguro.

Para curtir o carnaval da melhor forma possível, é importante estar seguro, prevenido e, para tanto, é importante seguir todas nossas dicas. Caso você esteja pensando em viajar sozinha, temos uma publicação inteira destinada ao assunto, confira: “Dicas de roteiro e destinos para quem vai viajar sozinha”.