sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Saiba os melhores destinos para conhecer em maio [2024]!

Se você quer fugir da lotação e aproveitar mais intensamente os destinos, viaje em maio! Esse período está entre as grandes férias e a alta estação, e também é um mês sem temperaturas extremas no hemisfério norte e sul.

Então, se você está planejando sua viagem para maio, saiba que a tarefa mais difícil será escolher um destino entre tantas opções. Para te ajudar, a Real separou as melhores opções nacionais e internacionais para conhecer nesse mês. 

Praia do Dentista na Ilha da Gipóia, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Viaja em maio e quer curtir uma praia? A Ilha de Gipóia em Angra dos Reis é ótima opção! Veja essa e mais dicas no artigo. (Fonte: Unsplash)


Destinos nacionais para conhecer em maio

Em maio no Brasil estamos passando pelo outono e na maioria das regiões o clima está mais ameno. No Nordeste há possibilidade de chuva, mas para quem busca praia pode encontrar sol no litoral do sudeste como em Paraty, Búzios, Ubatuba e São Sebastião.

Essa é uma das melhores épocas para visitar as serras: o friozinho já aparece e os preços estão mais em conta do que durante o inverno. Para quem gosta de aventura, as chapadas (Guimarães, Diamantina, Veadeiros e das Mesas) estão em ótima estação! As chuvas passaram, facilitando as trilhas, e as cachoeiras estão cheias.

Agora vamos a lista da Real com os 3 melhores destinos nacionais para conhecer em maio:

Bonito, Mato Grosso do Sul

Um dos destinos de ecoturismo mais famosos do país, Bonito tem sua melhor época em maio. Isso porque a temporada de chuva passou e as águas voltam a ficar cristalinas. Além disso, a Lagoa Misteriosa é reaberta ao público, já que a atração fica fechada entre outubro e abril.

Essa é uma época perfeita para encontrar o cerrado verde após as chuvas, e os rios e cachoeiras cheios. A temperatura está amena, nem muito frio nem muito quente, favorecendo as caminhadas. E os valores não estarão tão caros quanto na alta estação, mas é importante reservar os passeios com antecedência porque alguns podem esgotar.

Gruta do Lago Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul
Em maio você encontra as águas de bonito bem mais cristalinas, além de ter um clima agradável para conhecer as grutas como essa do Lago Azul. (Fonte: Unsplash)


Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Para quem não dispensa uma praia, o Rio de Janeiro é um ótimo destino para curtir um sol e o melhor: pagar menos do que no verão. Angra dos Reis é um arquipélago no sul do estado do Rio de Janeiro, formado por 365 ilhas.

É um destino perfeito para quem curte mergulho, ou para quem quer começar no esporte. Várias empresas disponibilizam cursos para tirar o certificado internacional e mergulhos de batismo.

A ilha principal é a Ilha Grande, e as mais paradisíacas são Cataguás, Gipóia, e as Ilhas Botinas. Para conhecer um pouco mais da região, vale passar no Observatório Nuclear da Eletronuclear, onde é possível conhecer Angra I e II, as únicas usinas de geração de energia nuclear do Brasil.

Praia do Aventureiro, Angra dos Reis, Rio de Janeiro
A Praia do Aventureiro é uma das mais paradisíaca em Angra dos Reis. (Fonte: Unsplash)


Chapada das Mesas, Maranhão

Apesar de ser desconhecido por muitos, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais destinos turísticos do Maranhão.

No sul do estado, já na fronteira com o Tocantins, é possível visitar os platôs no cerrado, grandes cachoeiras, poços de água cristalina e ver um dos pores do sol mais bonitos do Brasil no Rio Tocantins. 

A principal cidade utilizada como base para visitar as atrações é Carolina, mas provavelmente você passará em Riachão e Estreito durante os tours.

A melhor forma de conhecer a Chapada das Mesas é com uma agência, onde você pode fechar o pacote completo de hospedagem, alimentação e passeios.

Caso decida fazer o passeio sem uma agência, contrate um guia especializado! E se tiver mais dias disponíveis, que tal unir a Chapada das Mesas com outro destino famoso do Tocantins, o Jalapão? O roteiro é chamado de “Jalapada”!

Chapada das Mesas, Tocantins, Brasil
A Chapada das Mesas tem esse nome devido ao formato dos platôs, que formam "mesas" no cerrado. (Fonte: Unsplash)


Quer curtir o friozinho no Brasil? Veja os melhores destinos nacionais para conhecer no outono!

Destinos internacionais para conhecer em maio

Maio é um mês perfeito para praticamente todos os destinos! Para quem quer desbravar a América do Sul, o clima está ameno e é possível curtir um friozinho no Chile e Argentina.

Na Europa estaremos na primavera e é uma ótima estação para conhecer os principais destinos sem a lotação do verão. Na Holanda, o parque de tulipas Keukenhof já está aberto!

Leia nosso artigo para conhecer os melhores destinos da primavera!

Já na África, maio é o mês ideal para evitar o calor intenso do verão, então se você quer conhecer Marrocos, Egito ou fazer safáris na África do Sul, aproveite maio. O sudeste asiático é onde você pode encontrar chuvas. 

A Índia e Vietnã podem estar sofrendo com as monções, então dê preferência a destinos como Indonésia, Cingapura e Malásia, que já estão no final da época de chuvas. 

Agora se você quer conhecer Japão, China e Coreias, saiba que o clima estará bem agradável! E para os mais aventureiros, maio é um ótimo mês para fazer os trekkings no Nepal.

Agora vamos conhecer as indicações da Real para visitar durante o mês de maio pelo mundo!

Machu Picchu, Peru

Sabia que começa em maio a época ideal para visitar a “cidade perdida dos Incas”? Isso mesmo! Entre novembro e março a região sofre com muitas chuvas, o que pode atrapalhar os passeios e a visitação ao sítio arqueológico. 

Vista aérea do sítio arqueológico de Machu Picchu, Peru
Para visitar Machu Picchu sem chuvas e tantas filas, aproveite o mês de maio! (Fonte: Unsplash)


Por isso, se você tem o sonho de conhecer uma das 7 maravilhas do mundo, esse é o momento! Leve um agasalho, pois a noite pode fazer um friozinho. E não esqueça de reservar os passeios com antecedência, já que começa em maio a alta estação na região e visitantes do mundo inteiro vão para Machu Picchu. 

E já que você está indo para o Peru, que tal conhecer a cidade de Cusco, as Linhas de Naza, a Montanha Arco-Íris e outras atrações no país? Conheça todos esses lugares e muito mais no nosso artigo sobre o que fazer no Peru além de Machu Picchu!

Orlando, Estados Unidos

Se você sonha em conhecer a Disney, temos boas notícias! Maio é um dos melhores meses para curtir os parques de Orlando. Além do clima estar agradável, sem chuvas e sem o calor intenso do verão, em maio você evita as férias escolares e grandes feriados que lotam os parques.

A única exceção é a última segunda-feira do mês de maio, quando ocorre o feriado do Memorial Day e a cidade enche. 

Mas lembre-se que para entrar em terras norte-americanas é preciso ter passaporte válido e visto, e que esse processo pode demorar um tempo. Então planeje sua viagem com antecedência!

Para te ajudar nessa missão, fizemos um guia completo com preços, roteiros e muito mais sobre a Disney!

Universal Studios em Orlando, Flórida
Conheça o Universal Studios e outros parques em Orlando! (Fonte: Unsplash)


Barcelona, Espanha

Apesar de não ser a capital espanhola, Barcelona é uma das cidades mais visitadas do país. E isso se justifica pela quantidade de atrativos que ela oferece! A arquitetura é um dos principais diferenciais da cidade, desde as Ramblas, as ruas arborizadas, até as construções de Gaudí.

Apesar do clima mediterrâneo favorecer a viagem em qualquer mês, em maio você evita a lotação do verão europeu e já encontra um clima agradável para conhecer as praias! Então, na sua ida a Barcelona não deixe de:

  • Visitar a Sagrada Família e outras obras de Antoni Gaudí;
  • Se perder pelas ruas do bairro Gótico e Del Born;
  • Passear pelo Porto Vell e pela Barceloneta;
  • Separar um dia para curtir as outras praias de Barcelona;
  • Conhecer a gastronomia espanhola comendo tapas, pinchos, churros no Mercado da Boqueria;
  • E, claro, caminhar pelas Ramblas!

Uma dica para evitar filas e simplificar a logística é comprar o Barcelona City Pass. Ele dá acesso a algumas das principais atrações da cidade e também a transfer do aeroporto para o hotel. No caso de outros museus, como do Picasso, também é possível comprar ingresso pelo site.

La Sagrada Familia, Barcelona, Espanha
A Sagrada Familia é um dos principais atrativos de Barcelona. (Fonte: Unsplash)


Para conhecer outros encantos espanhóis, veja nosso artigo com as cidades mais bonitas da Espanha para turistar!

Dicas para sua viagem em maio de 2024

Apesar de maio ser, de modo geral, um período de clima intermediário, é bem importante pesquisar como estará a temperatura e previsão de chuvas no destino que você escolher visitar. Assim você evita surpresas e pode arrumar sua mala e planejar seus passeios com maior assertividade.

Além disso, é importante verificar o calendário de eventos do lugar que você irá conhecer. Assim você pode participar de eventos bem interessantes, ou fugir da multidão, se for sua vontade. Alguns dos eventos ao redor do mundo que acontecem no mês de maio, são:

  • Cappadox (Capadócia, Turquia): A Capadócia já é um destino ótimo para se visitar em maio. E se você gosta de performances, gastronomia e atividades, saiba que em maio ocorre o Cappadox
  • Brighton Festival (Brighton, Inglaterra): esse é o maior festival do Reino Unido e une teatro, música, cinema, literatura e muito mais.
  • Vienna Festival (Viena, Áustria): outro importante festival europeu de arte que acontece entre os dias 13 de maio e 18 de junho.

E para garantir a segurança nas suas viagens, não esqueça de fazer o seu seguro viagem! Em destinos como os países europeus participantes do Espaço Schengen o seguro viagem é obrigatório. 

Mas mesmo que seu destino não exija, essa é uma forma de evitar imprevistos que podem atrapalhar sua viagem. Para encontrar os melhores preços do mercado, clique no botão abaixo e faça sua cotação com a Real, a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil!

__CALLTOACTION(COTAR)__