sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra os melhores destinos para visitar em Junho [2024]!

Junho é um mês de férias em vários países, e, por isso, é quando muitos turistas têm a oportunidade de viajar e conhecer novos destinos. Se esse é seu caso, saiba que existem inúmeros lugares que são perfeitos para conhecer em junho!

Porém, como é um mês bem movimentado, é necessário planejamento para evitar preços mais altos e atrações lotadas. Vamos descobrir juntos os melhores destinos e como aproveitar ainda mais suas férias de junho!

Dunas e lagoas nos Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses estão na sua melhor época em junho!


Destinos nacionais para conhecer em Junho

Em junho começa o inverno no hemisfério sul, então é a época perfeita para conhecer nossos destinos de serra e curtir um friozinho. Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), Domingos Martins (ES) e Petrópolis (RJ) são algumas das cidades que fazem sucesso nessa época.

Mas saiba que alguns destinos do ecoturismo estão na sua alta estação. Essa é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, e a Amazônia está entrando no período de seca. 

Para quem curte praia, pode ser um pouco mais difícil de encontrar um cantinho do litoral sem chuva, mas recomendamos apostar no sudeste, já que no nordeste costuma chover nessa época.

Junho também é o mês de uma das festas mais tradicionais do Brasil: o São João! E não faltam opções para curtir essa celebração. As mais tradicionais são as de Campina Grande (PB), Salvador (BA), Caruaru (PE), Mossoró (RN) e a festa do Bumba-meu-boi, que acontece em São Luís do Maranhão. 

Quer curtir o friozinho no Brasil? Conheça no nosso artigo os melhores destinos nacionais de inverno!

Petrópolis, Rio de Janeiro 

Vamos começar nossa lista com um destino que é perfeito tanto para escapar no final de semana, quanto para passar alguns dias para descansar. Petrópolis, conhecida como Cidade Imperial, fica a apenas 70 km da cidade Rio de Janeiro, na região serrana do estado. Não deixe de explorar a cidade e visitar:

  • Centro Histórico: Museu Imperial, Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont, Casa da Ipiranga, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio Quitandinha, Cervejaria Bohemia e Buda Beer;
  • Itaipava: distrito de Petrópolis com ótimos restaurantes;
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos onde é possível visitar o Morro Açú e fazer o Circuito das Bromélias;
  • Araras e Vale das Videiras;
  • Bairros de Rocio e Fazenda Inglesa onde há várias cachoeiras e trilhas.
Fachada do Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro
O Museu Imperial é um dos principais atrativos de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.


E conhecendo a cidade em junho você curte a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão de Petrópolis, que tem muita gastronomia, danças e atividades típicas! Em 2024, a Bauernfest começa dia 21 de junho e vai até 07 de julho.

Amazonas

Junho está encerrando o período de chuvas na Amazônia, e visitar o estado do Amazonas nessa época é uma oportunidade incrível de ver os rios na sua altura máxima. E se você quer fugir do frio também é uma ótima opção, já que faz calor no estado o ano inteiro.

Além de conhecer os encantos da capital Manaus, aproveite para visitar a terra das cachoeiras, Presidente Figueiredo. Outro atrativo imperdível do Amazonas em junho é o Festival de Parintins. Ele ocorre no município de Parintins, que fica na fronteira com o Pará.

Barco navegando no Rio Amazonas no pôr do sol, em Manaus
Viaje para o Amazonas para conhecer os encantos da maior floresta do mundo e da cultura amazonense. 


Em 2024, o evento ocorrerá entre 26 de junho a 03 de julho e é uma oportunidade perfeita para conhecer a cultura da região, aproveitar a gastronomia e ainda ver a famosa competição entre os bois Caprichoso e Garantido. 

Quer ajuda para planejar sua viagem para o Amazonas? Veja nosso guia completo sobre viagem para a Amazônia!

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Sabia que é possível visitar cânions no Brasil? Sim! Eles existem e estão no município gaúcho de Cambará do Sul. Se você gosta de natureza, esse é o destino ideal para conhecer o friozinho do Rio Grande do Sul e escapar de Gramado e Canela, que estão lotados nessa época.

O pequeno município está entre os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral. Lá você pode conhecer a maior cadeia de cânions do Brasil, várias cachoeiras e ainda observar a transição da Mata Atlântica para a floresta de araucárias. 

Cânion do Itaimbezinho, em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
O cânion do Itaimbezinho é considerado por muitos o mais bonito da região.


O Cânion Fortaleza é o maior, e o Itaimbezinho é considerado um dos mais bonitos, e é possível fazer passeios a pé, a cavalo e até mesmo de balão!

Destinos internacionais para conhecer em Junho

Quer conhecer o mundão em junho? Te ajudamos a escolher seu destino! Se você quer viajar para perto, saiba que em junho começa a temporada de esqui na América do Sul. Peru e Bolívia estão alta estação, então é o momento perfeito para conhecer Machu Picchu, Salar do Uyuni e Deserto do Atacama.

No Caribe está começando a temporada de furacões, mas alguns destinos como Punta Cana, Aruba e Curaçao estão fora da rota. Na América do Norte recomendamos os clássicos: Nova York e Disney, e também o Canadá para ecoturismo. 

O ponto alto da estação lá fora é a Europa, que começa a viver o movimentado verão. É época dos grandes eventos e muita praia, mas prepara-se para uma multidão de turistas e preços mais salgados. Nossa dica é aproveitar essa época para conhecer os destinos mais frios, e que estão com clima mais ameno.

Montevidéu, Uruguai

Junho é um dos meses menos chuvosos no Uruguai, e já está fazendo bastante frio. Para conhecer a capital Montevidéu só é preciso ter RG em bom estado de conservação, e disposição para conhecer a Ciudad Vieja, Feira Tristán Narvaja, Mercado Ferrando e o Mercado do Porto e o Museu do Carnaval.

Se tiver mais de 3 dias, visite Colônia do Sacramento, Punta Del Este ou as termas do norte do Uruguai. Leia nosso artigo sobre o que fazer no Uruguai e programe sua viagem!

Palácio Salvo na Praça Independência em Montevidéu, capital do Uruguai
Montevidéu é repleta de atrações históricas e culturais, além da deliciosa gastronomia. 


Vancouver e Montanhas Rochosas, Canadá

Uma das paisagens naturais mais bonitas do mundo são as Montanhas Rochosas e os lagos azulados canadenses. E um ótimo momento para visitá-los é durante o mês de junho, quando as temperaturas ficam um pouco mais quentes, mas ainda ficam em torno dos 5°C pela noite.

As “Rocky Mountains" ficam na costa oeste do país, por isso você pode começar sua viagem na cidade de Vancouver. Lá, visite o Canada Place, o Granville Island Public Market em Granville Island, o Stanley Park e o Queen Elizabeth Park, o Vancouver Aquarium, o bairro de Chinatown, o Lynn Canyon Park, Grouse Mountain e a Deep Cove.

Pessoas em caiaque no Emerald Lake, nas Montanhas Rochosas do Canadá
Os lagos azuis cercados de montanhas formam uma paisagem incrível nas Rocky Mountains canadenses.


De lá, você pode seguir de avião até Calgary e alugar um carro para conhecer as regiões mais famosas de Banff e Lake Louise. Mas também vale conhecer Jasper e Kelowna.

Lembrando que é preciso comprar um passe para cada dia que você passar nas Montanhas Rochosas. O ingresso dá acesso aos parques e vilas de Banff, Jasper, Kootenay, Yoho, Mount Revelstoke, Glacier, Waterton Lakes e Elk Island national parks. 

Moscou e São Petersburgo, Rússia

Nossa última recomendação de destino para conhecer em junho é mais um daqueles que o clima nesse mês colabora com os passeios! A Rússia é conhecida pelo seu clima gelado, e durante o mês de junho você pode aproveitar o verão para conhecer os atrativos desse imenso país.

Na capital, não deixe de se maravilhar com a curiosa Catedral de São Basílio na Praça Vermelha, veja um espetáculo de balé no Teatro Bolshoi, conheça o Kremlin de Moscou, o mausoléu de Lenin e o Museu dos Cosmonautas.

Torres coloridas da Catedral de São Basílio em Moscou, Rússia
A Catedral de São Basílio e suas torres coloridas são uma das principais atrações da capital russa. 


Já São Petersburgo, antiga capital do país, continua sendo o centro cultural da Rússia e tem muitos pontos turísticos. Não deixe de visitar:

  • Museu Hermitage e o Museu Russo;
  • Catedral do Sangue Derramado;
  • Catedral de Santo Isaac (a maior catedral ortodoxa da cidade);
  • Rio Neva e a Fortaleza de Pedro e Paulo;
  • Palácio Peterhof e Palácio de Catarina.
Palácio Peterhof, em São Petersburgo, Rússia
O Palácio Peterhof é chamado de "Versailles Russo" pelo seu tamanho e beleza.


Dicas para sua viagem em junho de 2024

Junho é um mês perfeito para viajar, mas como dissemos, muitas pessoas estão de férias. Por isso, nossa principal dica de viagem em junho é: faça seu planejamento com antecedência. Principalmente se o destino escolhido estiver na alta estação, há risco das hospedagens e atrações esgotarem, ou ficarem muito mais caras que o normal.

Reserve passagens, hotéis e passeios alguns meses antes e aproveite sua viagem mais tranquila! Além disso, pesquise sobre o clima do lugar que você vai visitar.

Afinal, o mês de junho costuma ser um dos meses mais frios do hemisfério sul, e um dos mais quentes do hemisfério norte. Saber como estará o clima te ajudará a preparar as malas e curtir a viagem com mais conforto. 

Outra dica fundamental é verificar a documentação necessária para entrar no país que você vai visitar. Os países fora do Mercosul exigem passaporte, e alguns pedem visto para turistas entrarem no território.

Além disso, muitos países exigem a apresentação de uma apólice de seguro viagem. Veja nosso artigo com a lista dos países com seguro viagem obrigatório e confira!

Alguns eventos e acontecimentos que você pode aproveitar ao redor do mundo em junho são:

  • São João: além da comemoração no Brasil, países como Portugal também ficam em festa nos dias 23 e 24 de junho.
  • Montreux Jazz Festival (Montreux, Suíça): festival de música que acontece desde 1967 nos pés dos Alpes Suíços.
  • Bordeaux Fête Le Vin (Bordeaux, França): festa de vinhos que acontece a cada dois anos.
  • Glastonbury (Somerset, Reino Unido): festival que acontece há mais de 5 décadas e inspirou os grandes festivais de música pelo mundo.

Aproveite nossas dicas para fazer uma viagem inesquecível em junho! E para conferir os melhores destinos para os outros meses, veja nossos artigos sobre março, abril e maio!