sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Opções de destinos nacionais e internacionais para viajar e conhecer em janeiro!

Vai ter um tempo livre em janeiro, quer aproveitá-lo fazendo uma viagem, mas ainda não sabe qual lugar ir? Foi com a intenção de te ajudar nisso que separamos alguns dos 12 melhores destinos para conhecer em janeiro de 2024!

Para preparar esta lista, consideramos os países e cidades cujo período mais indicado para visitar é este. Seja no Brasil ou no exterior, o primeiro passo para realizar uma viagem é a escolha do destino.

Paisagem com montanhas e luzes da aurora boreal
Seja as praias do verão brasileiro ou as luzes da aurora Boreal no inverno europeu, belezas não faltam no mundo para conhecer em janeiro!


Nesta lista há opções para todos os gostos, orçamentos e objetivos. Se você se interessar por mais de um, já inclua eles na sua lista de lugares para viajar. 

Vamos lá? Confira abaixo as 15 opções de destinos para conhecer em janeiro!

Onde ir em janeiro no Brasil?

O Brasil é um país com inúmeros lugares encantadores e interessantes para visitar, seja por sua história, cultura ou natureza. Porém, alguns são ideias para conhecer no verão, em especial cidades litorâneas, com suas belas praias. Algumas opções para quem busca por um destino nacional são: 

1. Porto de Galinhas, em Ipojuca, PE

Silhueta de coqueiros durante pôr do sol em praia de Porto de Galinhas, PE
Um lugar com uma beleza natural exuberante para relaxar durante as férias


Famosa por suas piscinas naturais de águas mornas formadas entre corais, Porto de Galinhas fica em um distrito da cidade de Ipojuca, no estado de Pernambuco, e possibilita passeios incríveis para fazer

São 18 quilômetros de praias, habitat de tartarugas e cavalos marinhos, um amplo espaço que conta com hotéis e pousadas próximas às praias e ótimo custo-benefício para turistas, considerando culinária, infraestrutura e atrações. 

2. Jericoacoara, no Ceará

Cores do pôr do sol colorindo areia de praia em Jericoacoara
Jericoacoara, ou Jeri, é um destino que une simplicidade e conforto


Essa vila de pescadores que fica no município de Jijoca passou a chamar a atenção de turistas quando, em 1987, uma matéria do The Washington Post a definiu como uma das praias mais bonitas do Brasil! Na época, o destino era apenas uma vila de pescadores pouco conhecida

De lá para cá o turismo vem crescendo muito neste destino, assim como sua infraestrutura para receber os visitantes. No entanto, seu principal charme, a simplicidade, se manteve. Para saber mais sobre Jeri, onde ficar, como chegar e quais atrações aproveitar, confira o artigo que preparamos sobre ela

3. Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Montanhas, mar, pedras e barcos em Arraial do Cabo, RJ
Com águas cristalinas e esportes marinhos, as praias de Arraial do Cabo são perfeitas para tirar férias


Ideal para fazer mergulho, Arraial do Cabo é conhecida como Caribe Brasileiro, uma vez que suas águas são transparentes e calmas, possibilitando uma experiência de relaxamento e apreciação da natureza. 

São inúmeras praias nas quais os turistas encontram água cristalina, lagoas, dunas, trilhas, mirante, restaurantes e pousadas de grande qualidade, uma vista magnífica do pôr do sol, entre outras belezas. 

A cidade fica a 165 km da capital Rio de Janeiro, levando pouco menos de três horas de viagem para chegar. Ela fica situada na região dos Lagos, próxima a outros lugares encantadores: Búzios e Cabo Frio. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d29388.860817394838!2d-42.02981079999999!3d-22.96467415!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x97197ba011d3a9%3A0x3c4a2b7b14e00309!2sArraial%20do%20Cabo%2C%20RJ%2C%2028930-000!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr)__

4. Itaracé, na Bahia

Árvores, areia e mar de Itacaré
Um diferencial de Itacaré é a sua ampla área verde destinada a preservação ambiental


Natureza preservada e mar perfeito para a prática do surf! Essas são duas das muitas características que tornam Itacaré um destino perfeito para conhecer em janeiro. 

Por muito tempo este foi um paraíso secreto, no qual circulavam pescadores, surfistas e a população local. Isso ajudou a manter a natureza da região e hoje, mesmo sendo um dos destinos mais disputados da Costa do Cacau, Itacaré possui uma grande área destinada a preservação ambiental

Por um lado, faixas de areia quase desabitadas, por outro, muitos bares, restaurantes, festas e lojas que trazem um ar de cidade animada para os turistas. 

5. Fernando de Noronha, em Pernambuco

Montanhas, verde, areia e mar azul de Fernando de Noronha
Fernando de Noronha possibilita muitas opções aos turistas, tanto para diversão quanto para descanso


Mais um destino perfeito para pegar onda! Entre os meses de dezembro e março Fernando de Noronha atrai muitos surfistas, já que durante este período as praias da região ficam ideias para o surf. 

Além disso, o local também possui curiosidades históricas, é destinado a preservação de tartarugas marinhas e conta com diversas possibilidades de roteiro. Em razão disso, a depender da época do ano que se visita suas praias, diferentes serão as atrações que você encontrará.

Como já citado, janeiro é perfeito para a prática de surf na região. Se você tem interesse em saber o que Fernando de Noronha possibilita em outras épocas do ano, confira o artigo no qual trazemos mais informações sobre o destino, incluindo curiosidades históricas e informações úteis para turistas. 

6. Balneário Camboriú, em Santa Catarina

Arranha-céus e mar de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú mistura modernidade e natureza


É possível encontrar belas praias no território brasileiro, indo de norte a sul. Em Santa Catarina existem muitas delas, e um lugar que chama a atenção por lá é Balneário Camboriú

Este destino ficou conhecido como "Dubai brasileira" em razão do grande número de arranha-céus próximos a sua faixa de areia. Cada nova construção revela um prédio maior que outro. 

O interessante neste destino é que é possível conhecer suas principais atrações em poucos dias, indo de um lugar a outro a pé ou por transportes de aplicativo.

A cidade é repleta de atividades voltadas ao turismo, além de belas praias. Ao estar por lá, aproveite e conheça outras cidades da região, como Florianópolis, Joinville ou Penha, onde fica o Beto Carrero World. 

Quais os melhores destinos internacionais para viajar em janeiro?

Se você está planejando algo maior para as férias de janeiro e está em busca de destinos no exterior para investir uma viagem, existem destinos internacionais perfeitos para visitar nesta época do ano.

Neste caso, não citaremos apenas cidades, mas países, uma vez que uma viagem como essa merece que você explore muitos destinos dentro de um mesmo país, não é mesmo? Olha só: 

7. Tailândia

Festival de luzes na Tailândia
Na Tailândia é onde ocorre os famosos festivais de lanternas


Com uma cultura diferente do Brasil, a Tailândia é um lugar capaz de transformar a mente e espírito do viajante brasileiro. País muito espiritual, com cerca de 40 mil templos budistas e uma natureza exuberante e única no mundo. 

Somado a essas características emblemáticas, por lá também é possível encontrar arquiteturas modernas, trânsito caótico e outras características comuns urbanas. Tudo isso por valores bastante acessíveis. Na Tailândia você consegue até se hospedar em hotéis de luxo por ótimos preços

Ilhas, selvas, festivais incríveis, cultura única e muito mais nesse país que é o único do Sudeste Asiático que não foi colonizado por europeus, o que o torna ainda mais atraente e único. Montar um roteiro para uma visita à Tailândia vale muito a pena e certamente ficará gravado em sua memória como uma experiência fabulosa!

8. Camboja

Construção em meio a raízes de árvores do templo Angkor Wat
Angkor Wat, templo do Camboja que, além de ser o maior do mundo, possui uma magnífica mistura entre arquitetura e natureza


Próximo à Tailândia, o Camboja possui atrações semelhantes a sua vizinha, como praias incríveis e templos. Inclusive, é lá que está o maior templo do mundo, o Angkor Wat

Por outro lado, é um destino com uma cultura e história muito interessantes, com uma agitada vida noturna e que, inclusive, possui divertidos cassinos para se aventurar. 

Para ir até o país, será necessário fazer, ao menos, uma conexão. O jeito mais barato é saindo da Tailândia, por isso, se você puder, vale fazer um roteiro incluindo os dois países em uma viagem só! 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d3994260.9157489524!2d102.73579776021587!3d12.136395349149419!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x310787bfd4dc3743%3A0xe4b7bfe089f41253!2sCambodja!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1668711064886!5m2!1spt-BR!2sbr)__

9. Ilhas Maldivas

Passarelas e casas em cima do mar das Ilhas Maldivas
Maldivas é o lugar no mundo com a menor elevação média do mundo!


Composto por 1196 ilhas, o arquipélago coberto por água, localizado no Oceano Índico, é um dos destinos mais comentados e vistos nas redes sociais nos últimos anos. Quem não viu a clássica imagem das casas e passarelas montadas por cima de águas cristalinas do mar?

O turismo é a principal atividade econômica da região, sendo que a população das ilhas, estima-se, é de apenas 350 mil pessoas. É uma região com beleza paradisíaca, uma das melhores infraestruturas hoteleiras do mundo e muitas atividades aquáticas, como kitesurf, passeios de barcos, cruzeiros, mergulho, surf e muito mais!  

Para saber como ir e circular por entre as ilhas, onde se hospedar e outras informações dê uma olhada neste artigo com informações sobre as Ilhas Maldivas.

10. Siri Lanka

Imagem de elefante e, ao fundo, a Pedra de Leão e a Fortaleza de Sigiriya
O Siri Lanka é um país com sítios arqueológicos muito interessantes para conhecer


Já deu pra entender que os países asiáticos são ótimos para conhecer em janeiro, não é? O Sri Lanka é mais um que entra nesta lista. É um país insular localizado ao sul da Índia que, infelizmente, esteve em uma guerra civil até o ano de 2009. 

Apesar dos reflexos desse conflito repercutirem socialmente e economicamente até hoje, este é um lugar considerado seguro para turistas e o turismo contribui para a reconstrução da ilha. 

Vale a pena conhecer este lugar principalmente por seus safáris (que envolvem passeio no lombo de elefantes), suas praias e seus sítios arqueológicos, entre os quais se destaca a Fortaleza de Sigiriya

Para se ter uma ideia, esse antigo império e palácio do século V foi construído sobre um rochedo de granito a uma altura de aproximadamente 200 metros de altura. A arquitetura e engenharia utilizadas na época impressiona e  o local é patrimônio mundial da UNESCO com grande importância histórica, arquitetônica, artística e cultural. 

O país possui duas estações distintas e, portanto, em janeiro o indicado é visitar o oeste e a costa sul, enquanto que a costa leste é ideal entre os meses de maio a setembro. 

11. Região do Caribe

Mar, barcos, areia e coqueiros na ilha de San Blas, no Panama
O mar do Caribe é uma das regiões mais paradisíacas no mundo!


Localizado em três continentes diferentes, o melhor período do ano para viajar para o Caribe é entre os meses de dezembro e maio. Portanto, essa região é perfeita para você que planeja sua viagem para janeiro! 

Porém, qual lugar escolher entre tantos da América Caribenha? Para tomar essa decisão, dê uma olhada neste artigo. Porém, se você ainda está na dúvida se o Caribe é mesmo o destino ideal, aqui vão algumas curiosidades: 

  • Possui diversas denominações: Mar do Caribe, Antilhas, Índias Ocidentais e América Caribenha;
  • Existem 22 locais considerados Patrimônio Mundial da Unesco ao longo das índias Ocidentais;
  • É uma região que teve influência de culturas muito diferentes, tendo, portanto, uma sociedade multicultural;
  • É chamado de paraíso das águas cristalinas em razão da beleza de suas praias.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d15486143.800590541!2d-72.29449790000001!3d18.62820605!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x8eb9e309d5a038b7%3A0xc67ecf32cac5dbdc!2sCaribe!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1668704397042!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Parte do Caribe fica no norte da América do Sul. Assim sendo, este não é um destino tão distante para os brasileiros e, considerando suas belezas naturais e a riqueza de sua cultura, é um lugar que merece uma visita.

12. Noruega

Cães da Noruega, neve e aurora boreal no céu
Observar a Aurora Boreal é o sonho de muitas pessoas. A Noruega é um dos melhores países para isso


Conhecido como o país da Aurora Boreal, por ser um dos melhores lugares para se observar a maravilha da natureza que são as luzes dançantes e brilhantes no céu, a Noruega entra nessa lista justo por este motivo. 

O melhor período para se avistar as Luzes do Norte (como também são chamadas), é de outubro a março, quando é inverno no país e o céu fica mais limpo e nítido. Porém, em especial nas cidades mais ao norte do país, os melhores meses, com mais chances de "caçar" as luzes, são dezembro e janeiro

Assim sendo, se você tem o sonho de observar este fenômeno natural chamado de Aurora Boreal, a Noruega em janeiro é perfeita para isso! 

Tudo pronto para as férias de janeiro? 

Viajar em janeiro é uma ótima forma de começar o ano com o pé direito, renovando as energias. E, considerando tantos destinos incríveis ao redor do mundo que são perfeitos para este mês, a escolha de um deles será uma forma de se inspirar para os outros meses de 2024.

Já escolheu a cidade brasileira ou região do mundo para a sua viagem? Independentemente do destino escolhido, não deixe de contratar um seguro viagem.

Por um valor bastante acessível (em média entre 10 e 15 reais por dia de viagem), você protege sua saúde, seus pertences e seu dinheiro durante o passeio. Faça uma cotação, garanta seu seguro e boa viagem! 

__CALLTOACTION(COTAR)__