sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

5 curiosidades sobre a Aurora Boreal: Apaixone-se por esse fenômeno!

A Aurora Boreal é um dos fenômenos naturais que mais atraem visitantes do mundo inteiro. Conhecido principalmente por acontecer na Islândia, o show de luzes também pode ocorrer em outros países. Trata-se de um evento no céu espetacular e deslumbrante, de brilhar os olhos!

Se você tem vontade de presenciar a aurora boreal, esse post vai te mostrar algumas curiosidades que podem te atrair ainda mais. Para além das curiosidades, também explicamos o que são e como acontecem as auroras boreais. Continue lendo e fique por dentro! Se ainda não tem o desejo de viajar para conhecê-las, com certeza vai ter até o fim do post!

Ah! Aproveite e confira também nosso post com dicas para planejar uma viagem do zero e organize sua viagem para conhecer a aurora boreal!


Aurora boreal em Kirkjufell, Islândia
A Islândia é um dos destinos onde você pode caçar as auroras boreais

Afinal, o que é aurora boreal?

Aurora boreal é um evento natural que acontece nos países do polo do norte da Terra. Visualmente, esse fenômeno acontece quando raios brilhantes e coloridos atingem o céu. Isso ocorre porque os ventos solares colidem com campo magnético do planeta Terra. Esse choque resulta em um efeito visual surpreendente que todo mundo deveria ver ao menos uma vez na vida.

O nome foi dado pelo cientista Galileu Galilei em 1619, em homenagem à deusa romana do amanhecer Aurora e seu filho, Borias. Apesar de falarmos excepcionalmente sobre o fenômeno no nosso planeta, a aurora boreal não acontece somente aqui. Mas calma! Falaremos mais sobre o assunto nos tópicos a seguir.

Essa manifestação natural óptica aparece com destaque a noite e para quem vai visitar os países do polo norte, vale a pena ficar por dentro das previsões sobre o fenômeno. No Canadá, por exemplo, a aurora boreal é melhor aproveitada no inverno, marcando o fim e início de ano no país.

Há, ainda, o fenômeno conhecido como aurora austral que, ao invés de ocorrer nos polos do norte, acontece nos polos ao sul. Ambos fenômenos são ótimas opções de viagem românticas para curtir com aquela pessoa especial! Veja mais sobre o assunto na nossa publicação com destinos incríveis de lua de mel.


Aurora boreal em Lofoton, Noruega
Outro país onde as auroras são famosas é na Noruega.

Explicação científica: como acontece esse fenômeno?

A aurora boreal acontece, em suma, por meio de partículas energizadas subatômicas – também conhecidas como plasmas – que se colidem com os ventos solares. Ao contrário do que é conhecido popularmente, o Sol é uma estrela que faz mais do que emitir luz, ela também é responsável por emanar vento. Esses ventos encontram os campos magnéticos presentes nos polos e formam o evento visual surpreendente que é a aurora boreal.

Cientificamente falando, o fenômeno acontece na Ionosfera – a camada da atmosfera que se localiza entre 60 km e 1000 km – região com maior incidência de campos magnéticos. Dessa forma, quando os ventos solares chegam a essa camada atmosférica, conseguimos presenciar o evento natural óptico.

Encontramos principalmente as cores vermelhas e verdes quando o evento acontece, podendo variar em tom. O verde é a principal incidência, formado por átomos de oxigênio, enquanto o vermelho por átomos de nitrogênio. O melhor destino para presenciar a aurora boreal é na Noruega, excepcionalmente Tromsø.


Homem em pé em cima de carro observando a aurora boreal
É preciso ficar de olho no tempo para conseguir ver claramente as auroras boreais

Aurora boreal em 5 curiosidades fantásticas

Agora que você sabe o que é e como acontece a aurora boreal, selecionamos 5 curiosidades que você talvez não saiba e que vão te surpreender!

1. Aurora Boreal pode acontecer em diferentes países

O fenômeno natural acontece nos países localizados no polo norte da Terra, sendo eles:

  • Islândia;
  • Finlândia;
  • Canadá;
  • Alasca;
  • Suécia;
  • Dinamarca;
  • Groenlândia;
  • Noruega;
  • Rússia.

2. Aurora Boreal é sintoma de tempestade solar

Apesar de ser um evento surpreendente que atrai todo e qualquer bom viajante, a aurora boreal é, ainda, um sintoma de tempestade solar que, por sua vez, possui como sintoma os ventos solares.

Mas afinal, isso é perigoso? Bom, depende!

A verdade é que os ventos solares podem causar alguns problemas para nosso planeta. Um bom exemplo disso ocorreu nos anos de 1800 no evento conhecido como Evento de Carrington, quando uma explosão solar prejudicou o funcionamento do telégrafo na região atingida.

Isso não significa que toda vez que ocorre uma aurora boreal haverá prejuízos à terra, apenas significa que a ameaça não é inexistente. Mas não se preocupe, a chance de ocorrer mais um desses episódios é baixíssima e você aproveitar, sim, do jeito que achar melhor.

3. Você sabia que a aurora boreal emite sons?

Estudos de 2012 concluíram que as auroras boreais emitem sons, tudo isso graças ao contato das partículas energizadas com o campo magnético, resultando em interferências audíveis. Os cientistas utilizaram – literalmente – microfones para captar tal efeito.

E, afinal, que som é esse?! Ainda conforme a pesquisa de 2012, os cientistas perceberam um ruído semelhante a batidas de palmas, emitidas nas localidades onde a aurora boreal se encontra.

4. As câmeras captam melhor o fenômeno

Apesar de ser um fenômeno belíssimo que podemos observar a olho nu, as auroras boreais são melhores vistas com câmeras. Isso acontece, principalmente, porque as emissões de luzes vermelhas do fenômeno estão no limite óptico do que o ser humano consegue enxergar.

Quando falamos em luzes vermelhas, também falamos nos subtons avermelhados como roxo, violeta e lilás, melhores observadas pelas lentes de câmera.

5. A aurora boreal não é exclusiva da Terra

Esse fenômeno natural não ocorre só no nosso planeta e só sabemos disso graças a NASA, responsável, por explorar ocorrências para além da Terra. As sondas Voyager 1 e Voyager 2 registraram em foto o fenômeno ocorrido em outros planetas, são eles: Netuno, Saturno, Júpiter e Urano. De modo geral, os planetas com campo magnético maior na camada Ionosfera são os com auroras boreais mais belas.

As auroras boreais são fenômenos naturais ópticos surpreendentes que merecem ser vistos por todo mundo que tem a oportunidade. Considere incluir os destinos com auroras boreais e desfrute do melhor que a natureza pode te oferecer!

Confira também o nosso post sobre o que é e como funciona um hostel!