sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra os melhores destinos para conhecer em dezembro [2024]!

Dezembro é para quase todo mundo um mês de festas e férias. Aqui no Brasil o mês traz o verão que é sinônimo de muito calor e lindas praias. Porém, também é um dos meses mais caros para viajar, tanto no Brasil quanto no exterior.

Mas temos uma boa notícia! A Real separou os melhores destinos e as melhores dicas de viagem em dezembro para você curtir o seu final de ano do melhor jeito: viajando! Acompanhe a leitura para descobrir os destinos nacionais e internacionais para conhecer em dezembro!

Vale do Cocora na Colômbia
O Vale do Cocora, na Colômbia, é um dos destinos que valem a pena conhecer em dezembro! (Fonte: Unsplash)


Destinos nacionais para conhecer em dezembro

O mês de dezembro pede praia e o Brasil está pronto para oferecer as mais bonitas dessa época. O litoral nordeste e do sul está todo com sol e com pouca chance de chuvas. No litoral do sudeste talvez você enfrente algumas pancadas de chuva, mas o calor é praticamente certo.

Se você gosta de ecoturismo, saiba que a maioria das chapadas estão na época de chuvas. A exceção é a Chapada Diamantina na Bahia, que vale a visita neste mês.

Separamos 3 destinos nacionais que vão agradar todos os gostos para você escolher:

Petrópolis e o Natal Imperial

Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, é conhecida por sua história, arquitetura e belas paisagens. E se você está procurando um destino para curtir o clima natalino sem sair do Brasil, vá para o Natal Imperial em Petrópolis!

A cidade serrana do Rio de Janeiro fica decorada para o Natal e recebe uma programação especial que conquista os amantes dessa data.

Além de ver a cidade toda enfeitada, acontecem shows de grandes artistas e apresentações de coral, teatro e dança. A programação começa no final de novembro e vai até a primeira semana de janeiro.

Em 2022 o evento reuniu 350 artistas em 190 apresentações que ocorreram em 17 espaços pela cidade.

Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro
Se for a Petrópolis não deixe de conhecer o Museu Imperial! (Fonte: Unsplash)

E Petrópolis ainda guarda muitas outras atrações. Além das natalinas, visite também:

  • O Palácio de Cristal, que foi construído para a princesa Isabel;
  • A Catedral de São Pedro de Alcântara, que é uma bela construção neogótica;
  • Passeie pelo Jardim Botânico, que é um lugar incrível para ver a natureza;
  • Visite a Fábrica de Cerveja Bohemia, que é a cervejaria mais antiga do Brasil e oferece tours e degustações

Você também pode fazer passeios de bonde e caminhadas pelas montanhas próximas. Quer conhecer outros destinos natalinos? Veja nosso artigo com as cidades mais decoradas para você visitar no Natal!

Monte Roraima

Gosta de aventura? Então coloque o Monte Roraima na sua lista de destinos para 2024. Em dezembro começa a temporada de trekking no ponto mais alto do Brasil.

O trekking para o Monte Roraima, que fica na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana, é considerado desafiador e requer uma boa condição física.

A subida dura cerca de 4 dias, dependendo da rota escolhida, e inclui caminhar por trilhas íngremes, atravessar rios e escalar rochas.

O cume do Monte Roraima é coberto por uma paisagem de tepuy, uma formação rochosa única na América do Sul, com vistas deslumbrantes da região.

É importante levar em conta que é necessário estar preparado para condições climáticas adversas, como chuva, vento e frio.

É recomendado levar roupas e equipamentos de camping adequados, alimentos e água suficientes, e fazer o trekking com um guia experiente.

Monte Roraima entre nuvens
Gosta de aventura? Vá para o Monte Roraima em dezembro! (Fonte: Paulo Fassina/ Flickr)

Para explorar mais a região, aproveite que estará perto da fronteira de dois países vizinhos ao nosso e conheça:

  • Parque Nacional Canaima: conhecido por suas cachoeiras e paisagens deslumbrantes, incluindo o famoso Salto Angel, que é a queda d'água mais alta do mundo.
  • Salto Kukenan: rsta cachoeira é uma das maiores da América do Sul, e oferece vistas incríveis e oportunidades para banhos e mergulhos.
  • Pico Duida: rste é o segundo pico mais alto da Guiana, e oferece vistas panorâmicas da região.
  • Comunidades indígenas locais: s região é habitada por várias comunidades indígenas, como os Pemon, que têm uma rica cultura e história. A visita aos seus vilarejos é uma ótima oportunidade para aprender sobre a cultura local e ajudar a preservá-la.

Outro detalhe essencial é o seguro viagem! Além de ser uma proteção a mais, o seguro viagem é obrigatório na Venezuela. Caso você precise atravessar a fronteira para buscar atendimento médico, por exemplo, precisará de uma apólice.

Búzios, Rio de Janeiro

Búzios, localizada a cerca de 2h30 na capital do Rio de Janeiro, é conhecida por suas belas praias, águas cristalinas e vida noturna animada. E não faltam razões para escolher o mês de dezembro para visitar Búzios.

Em dezembro, a temperatura em Búzios geralmente é agradável, com dias ensolarados e céus limpos, o que é perfeito para passar o dia na praia ou explorar a cidade.

E apesar de já ser alta estação, se você visitar a cidade antes do dia 20 de dezembro ainda encontrará a região menos movimentada e com melhores preços.

Mas se você não dispensa a viagem no Natal e Ano Novo, saiba que Búzios tem um charmoso centro histórico, e oferece uma variedade de eventos e festivais durante o mês de dezembro, incluindo desfiles de Natal, iluminação de natal e shows ao ar livre.

Além das festas e restaurantes, ainda há uma praia específica para a virada do ano, que é a praia de Geribá.

Armação de Búzios, Rio de Janeiro
As praias de Búzios são famosas pela cor azul intensa, mas na região você também pode curtir uma experiência gastronômica. (Fonte: Unsplash)

Para conhecer outras opções de praias no Brasil veja a nossa lista com as 13 praias mais bonitas do nosso país!

Destinos internacionais para conhecer em dezembro

Muitos destinos estão na alta temporada durante o mês de dezembro, e aqui na América do Sul não seria diferente. A Patagônia argentina e chilena está na sua melhor época, e o Uruguai é o destino de praia mais badalado com Punta del Este! Evite apenas Peru e Bolívia que estarão na época de chuvas. 

O Caribe sai da época de furacões e turistas do mundo inteiro vão atrás das águas azuis, inclusive de cruzeiro. Apesar de estar frio na América do Norte, vamos te mostrar como o Natal em Nova York pode ser encantador!

Também vale a pena aproveitar as estações de esqui, como a famosa Aspen nos Estados Unidos ou nos Alpes europeus. É o momento perfeito para viajar para o sudeste asiático e para conhecer o Egito sem calorzão, caso você prefira destinos diferentes..

Descubra agora as 3 indicações para viagem em dezembro da Real!

Natal em Nova York

A cidade se transforma em um verdadeiro conto de fadas durante o mês de dezembro, com árvores de Natal em toda parte, luzes de Natal e vitrines de lojas decoradas.

Entre as principais atrações estão o Rockfeller Center, que tem uma grande árvore de Natal, e as vitrines de Natal das lojas de departamento como a Macy's, Bloomingdale's e Saks Fifth Avenue.

Não deixe de passear pelo Central Park para admirar as árvores cobertas de neve e assistir a um espetáculo de Broadway!

Nova York é conhecida por sua cena de teatro e há muitos espetáculos incríveis para assistir, incluindo clássicos como "O Fantasma da Ópera" e "O Rei Leão".

Pista de patinação em Nova York
Quer visitar o Natal como nos filmes? Vá para Nova York! (Fonte: Unsplash)


Como o clima estará bem frio, aproveite para visitar as atrações fechadas como o Museu Americano de História Natural. A cidade que nunca dorme também é um destino perfeito para compras!

Se você busca uma experiência diferente, faça passeio pelos arredores de Nova York como o Bronx, Brooklyn, Queens, e Jersey City que podem oferecer uma perspectiva diferente da cidade.

Porém, não esqueça de programar a sua viagem para Nova York com antecedência. É preciso ter passaporte válido e visto dos Estados Unidos para entrar no país, além de outros requisitos. Veja nosso artigo sobre o Natal em Nova York para saber todos os detalhes!

Tailândia

A Tailândia é um destino turístico popular o ano todo, mas a melhor época para visitar o país e escapar das chuvas de monções é entre dezembro e fevereiro. Esses meses são a época seca e mais fresca no norte e no centro do país, com temperaturas médias de 27 a 30 ºC.

Se esse será o seu destino de dezembro, prepare-se para aproveitar as atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta, exploração de templos e mergulhos.

A Tailândia é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros devido às suas belezas, e também aos preços.

Apesar da passagem de ida e volta ser o maior custo da viagem, os gastos com hospedagem e alimentação são bem mais em conta do que em outros destinos pelo mundo, como a Europa. 

Parque Nacional de Khao Sok na Tailândia
Os passeios de barco na Tailândia são surpreendentes! E em dezembro é a melhor época para navegar, sabia? (Fonte: Unsplash)


Para você aproveitar ao máximo a viagem para esse destino exótico, veja nossa sugestão de roteiro para 15 dias na Tailândia:

  • Dias 1 a 3 - Bangkok. Provavelmente você chegará ao país pela sua capital Bangkok. Explore a cidade, visite templos icônicos como o Wat Arun e o Wat Pho, passeie pelo mercado flutuante de Damnoen Saduak e experimente a culinária tailandesa em um dos muitos restaurantes e bares da cidade.
  • Dia 3 - Ayutthaya: Visite a antiga capital da Tailândia e explore suas ruínas históricas, incluindo o Wat Mahathat e o Wat Ratchaburana.
  • Dia 4 e 5 - Chiang Mai: Viaje para o norte e explore a cidade histórica de Chiang Mai. Visite templos antigos, como o Wat Chedi Luang, experimente a culinária local em um dos muitos mercados noturnos, visite as aldeias de minorias étnicas e as fazendas de orquídeas.
  • Dia 6 - Chiang Rai: Explore o White Temple, projetado pelo famoso artista e arquiteto tailandês, Wat Rong Khun.
  • Dia 7 e 8 - Koh Samui: Voe para a ilha tropical de Koh Samui e aproveite as praias de areia branca, a vida noturna animada e os passeios de barco.
  • Dia 9 a 11 - Koh Phangan: Desfrute de um dia de lazer em Koh Phangan, famosa por suas praias de areia branca e sua famosa festa de lua cheia.
  • Dia 12 a 14 - Koh Tao: Visite a ilha de Koh Tao e desfrute de mergulho e snorkel nas águas cristalinas.
  • Dia 15 - retorne para Bangkok. 

Quer saber mais sobre a Tailândia? Veja nosso Guia da Tailândia com todas informações!

Colômbia

Quer conhecer o Caribe e pagar pouco? Vá para a Colômbia! O país está próximo do Brasil, brasileiros podem entrar apenas com o RG e é um dos destinos mais econômicos para conhecer o mar caribenho.

Casas coloridas em Cartagena, na Colômbia
A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena das Índias, no litoral caribenho (Fonte: Unsplash)


De dezembro a março, na época seca e mais fresca no país, você pode curtir as praias sem chuvas, além de muitos outros destinos na Colômbia como:

  • Bogotá: A capital da Colômbia e uma das cidades mais vibrantes e culturais do país oferece uma mistura de história, arte e culinária. Visite o centro histórico, onde você encontrará alguns dos principais museus e edifícios históricos, e experimente a culinária local no Mercado de Paloquemao.
  • Medellín: a cidade da eterna primavera, é conhecida por sua beleza natural, sua animada vida noturna e sua cena cultural vibrante. Visite o Parque Arvi, onde você pode fazer caminhadas e desfrutar da vista panorâmica, e aproveite a vida noturna animada na Zona Rosa.
  • Cartagena: Esta encantadora cidade costeira é conhecida por sua arquitetura colonial, suas praias de areia branca e sua vida noturna animada. Visite o centro histórico, onde você pode explorar as muralhas e os fortes da cidade, e desfrute de uma refeição no bairro de Getsemaní.
  • Santa Marta: ponto de partida para as belas praias e as reservas naturais da região. É possível fazer trilhas e acampar no Parque Nacional Natural Tayrona, ou fazer um passeio de barco para as Ilhas do Rosário.
  • Cali: conhecida pela salsa, com muitos clubes e bares para dançar até tarde. Visite o Parque del Periodista e experimente a culinária local no Mercado de San Antonio.
  • San Andrés: a ilha no Caribe colombiano é perfeita para relaxar e curtir as águas translúcidas!

Outras atrações para conhecer em dezembro

Dezembro é um mês badalado no mundo todo. Por isso, antes de definir o seu destino pesquise por festivais, festas e eventos que acontecerão nessa época. Vamos conhecer as principais atrações do último mês do ano?

Os Mercados de Natal na Europa: eles surgiram na Idade Média e continuam ativos até hoje! Os mais famosos são o Striezelmar, fundado em 1434, em Dresden, na Alemanha; o Skansen’s Christmas Market em Estocolmo, o Marché de Noël em Lille, a Fira de Santa Llúcia em Barcelona e o Christkindelsmärik em Estrasburgo.

Festival de Luzes de Hanukkah: Este festival judaico acontece todos os anos entre novembro e dezembro e celebra a dedicação do Templo de Jerusalém.

Festa de São Nicolau: É celebrado em países como a Alemanha, Áustria e Países Baixos, e é marcado por presentes, doces e personagens tradicionais, como São Nicolau, Papai Noel e o Krampus.

Las Posadas: É uma tradição mexicana que celebra o nascimento de Jesus, com procissões, cantos e danças.

Festa de Santa Lucia: é celebrado em países escandinavos, como a Suécia e a Finlândia, em 13 de dezembro, e é marcado por procissões com tochas e cantos.

Festivais de Inverno: muitas cidades ao redor do mundo têm festivais de inverno, como o Festival de Luzes de Viena, o Christkindlmarkt de Munique, o Festival de Luzes de Lyon e o Winterlude de Ottawa.

Não faltam motivos para comemorar no mês de dezembro! Seja no calor ou no frio, na festa ou na tranquilidade, é um excelente mês para viajar. 

E para curtir a sua viagem de forma tranquila e segura, faça o seu seguro viagem! Aqui na Real você encontra os melhores preços para os melhores planos. Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp para tirar suas dúvidas e descobrir se o seguro viagem é obrigatório para o seu destino!

Onde passar o Réveillon: descubra os melhores destinos no Brasil e no mundo!