sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagem para Chapada Diamantina: roteiro para passar 3 dias!

O que é que a Bahia tem? Muitas cidades maravilhosas tem! Vai além das mais populares, mas sem hesitar, a Bahia é um verdadeiro paraíso cheio de surpresas!

Uma dessas surpresas é a Chapada Diamantina que possui um vasto verde campo florido, com paredões, grutas, rios e cachoeiras a fim de deixar qualquer um atraído por sua beleza cênica.

O termo Chapada Diamantina deu-se por causa da cultura da garimpa e das lavras diamantinas, sendo oficializada com esse nome em 1942 pelo IBGE.

Esse destino recebe milhares de turistas e intercambistas a cada ano para desfrutar dos atrativos que a região oferece para admirar a sua rica arquitetura e se aventurar — um dos lugares preferidos para quem pratica trekking no Brasil.

Se a Chapada Diamantina despertou vontade no seu coração aventureiro, então acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o segundo maior parque nacional brasileiro!

vista do alto para o Poço Azul - chapada diamantina
A Chapada Diamantina tem mais de 300 cacheiros e diversos rios e cavernas

Afinal, onde fica a Chapada Diamantina?

Como mencionado, a dona das paisagens mais impressionantes fica no coração do Estado da Bahia, a 400 km de Salvador.

Ela é tão grande quanto a cidade de São Paulo, a diferença é que as avenidas e prédios imensos são substituídos por vegetação, grandiosas cachoeiras e grutas.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d31115.425438915187!2d-41.389694928514785!3d-12.880165968608537!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x742223abc4785eb%3A0xdf9586310ce5dcfa!2sChapada%20Diamantina!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1672061958721!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Como chegar à Chapada Diamantina?

A cidade mais próxima da Chapada Diamantina é Lençóis — cidade que tem como porta de entrada para a Chapada.

Para chegar até o local, você deverá viajar até o aeroporto de Lençóis — LEC que está a 24km do centro da cidade. O aeroporto recebe apenas dois voos semanais, as quintas e domingo, saindo de Salvador.

Se preferir comodidade e praticidade, alugar um carro para chegar até o destino é uma boa dica: viaje até o aeroporto de Salvador e lá alugue um carro para a Chapada Diamantina. 

Qual a melhor época para ir a Chapada Diamantina?

A melhor época indicada para você visitar a cidade é entre os meses de março, maio e setembro, pois é considerado a melhor relação de temperatura e paisagem: o clima costuma ficar mais fresco pós chuva, a paisagem ainda mais verde e o Poço Azul e Encantado com a água ainda mais límpida.

Além disso, durante esse período do ano, devido ao clima ameno, as trilhas e cachoeiras se tornam de fácil acesso para explorar.

O que fazer na Chapada Diamantina em 3 dias?

A Chapada Diamantina é realmente muito grande, então, montar um roteiro depende do seu tempo de disponibilidade para aproveitar o que a região pode oferecer.

São mais de 24 municípios, dentre eles algumas cidades mais visitadas, como Lençóis, Vale do Capão, Mucugê, Andaraí e Ibicoara.

Ou seja, existem muitas coisas a serem exploradas por lá. Se você optar por viajar de carro, poderá percorrer esses trajetos do roteiro em 3 dias. Além disso, tem a possibilidade de fechar com agências turísticas que permitem um passeio de bate e volta. 

No entanto, separamos os destinos mais populares e amados pelos turistas para você adicionar na sua lista! Confira o que fazer na Chapada Diamantina em 3 dias de viagem:

Vale do Capão

Considerado um santuário ecológico, o Vale do Capão atrai muitos turistas que buscam pela espiritualidade do lugar, onde inúmeras pausadas por lá oferecem diversas práticas terapêuticas, como retiro espiritual, rodas de cura, acupuntura e Yoga.

No Vale do Capão também tem um centro cultural que conta com atrações de capoeira na vila e uma feira farta de verduras e hortaliças.

Além disso, as duas grandes atrações do Vale do Capão sãos as Cachoeira da Fumaça que tem esse nome pela força dos ventos que impede que a água chegue até as pedras, assim, forma uma fumaça com gotículas que são borrifadas para cima.

E a outra é a Cachoeira do Rio Preto que tem uma piscina natural com a cor da água escura de 50m de extensão.

Interessante, né?

Vista do Canion da cachoeira buracão na Chapada Diamantina
O Cânion é uma das atrações mais visitadas da chapada diamantina (pinterest)

Poço Azul e Poço Encantado

Impossível não sair apaixonado depois de imergir no Poço Azul que proporciona uma experiência impressionante na Chapada Diamantina.

O Poço Azul, como o próprio nome diz, tem uma linda tonalidade azul na água e permite a flutuação do banhista e fotos subaquáticas. A transparência da água é tanta que é possível ver nitidamente troncos de árvores e rochas no fundo.

Para visitar o local, é preciso pagar uma taxa de aproximadamente R$30 e conta com um guia do próprio lugar.

Poço encantado

Diferente do Poço Azul, não permite flutuação. No entanto, a beleza que o Poço Encantado oferece é imperdível com a sua água cristalina e paisagem encantadora.

Existe um fenômeno que acontece por lá, porém não tão fácil de apreciar, pois é preciso estar no mês certo e na hora certa: o raio de sol incidindo sobre a água.

Para vivenciar esse fenômeno, a viagem para a Chapada deve ocorrer entre os meses de abril e setembro. Além disso, o horário para experienciar o raio é as 10h da manhã e 14h da tarde.

O passeio até o Poço Encantado também conta com um guia turístico do local e o valor da entrada é de R$50 aproximadamente por pessoa.

Caverna de poço encantado - chapada diamantina
Poço Azul e Encantado são as duas maravilhas da Chapada Diamantina (Pinterest)

Gruta da Lapa Doce

Se você é o tipo de viajante que curte uma experiência subterrânea, a Gruta da Lapa Doce é o lugar ideal! A Gruta é a segunda maior caverna topografado Brasil, com 42km de extensão e a sua beleza é protagonista em cenário de filmes e novelas.

Apesar de não ser um trajeto fácil para explorar a gruta, a visitação conta com um guia turístico que direcionam os turistas a percorrer o lugar sem que causem impacto nas obras que a gruta oferece com cenários místicos e que lembram animais. As escultura presentes na gruta, foram esculpidas há milhões de anos atrás.

Gruta da lapa doce com rochas
A Gruta da lapa doce tem uma beleza extraordinária e é subterrânea
(Imagem: guia chapada diamantina) 

Águas Claras

Para finalizar a rota, você pode adicionar no roteiro Águas Claras que conta com uma trilha, quase plana, e uma vista incrível da Chapada Diamantina.

O trajeto leva a um pequeno riacho com poço límpido e recomendável para banho. Além disso, para quem não está acostumado a percorrer trilhas, o trajeto é tranquilo e fácil de fazer.

A trilha acontece em campo aberto e proporciona um lindo cenário com a vista para cartões postais como o Morro do Pai Inácio e Morrão — maior cenário da Chapada Diamantina.

vista do morro do pai inácio - chapada diamantina
Morro do Pai Inácio promete paz e uma refrescante brisa (Imagem: Matheus Seiji/Unsplash)

Bom viajante, chegamos ao fim deste roteiro e esperamos que tenha despertado ainda mais a vontade de conhecer o paraíso que é a Chapada Diamantina. A Bahia sem dúvidas sempre entrega tudo, inclusive, as 5 praias mais bonitas do estado, que vale a pena adicionar na sua lista de desejos.

E claro, viajar com segurança é uma das coisas que você não pode dispensar dos seus planos de vagem! Com o seguro viagem, você aproveita o melhor da suas férias com tranquilidade e sem deixar que alguns imprevistos, como extravio de bagagem, tome conta do seu tempo e da sua paz.
Confie a sua viagem nas mãos de quem sabe resolver quaisquer problemas desse tipo e até mesmo acidentes!

A Real Seguro Viagem é a primeira comparadora de seguro do Brasil e conta com os melhores planos que combinam com a sua necessidade. Faça uma simulação de forma prática e rápida apenas clicando no botão abaixo:

__CALLTOACTION(COTAR)__

É isso aí! Até as próximas :)