sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Carnaval de Nice: saiba tudo sobre essa festa!

O Carnaval de Nice atrai mais de 1 milhão de visitantes para a cidade todos os anos. Os conhecidos desfiles começaram no século XIX, mas sua história começa muito antes que isso. A beleza da região e as outras atrações disponíveis também são pontos que encantam turistas de todo o mundo, fazendo que esse seja um destino muito procurado mesmo fora das festividades de fevereiro.

Se quer saber todas as informações necessárias para se planejar e aproveitar essa festividade, é só continuar conosco! Preparamos um material completo para que você saiba como funciona o Carnaval de Nice

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d92299.35567467258!2d7.182772085199329!3d43.703173867279155!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x12cdd0106a852d31%3A0x40819a5fd979a70!2zTmljZSwgRnJhbsOnYQ!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1642526470426!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Conheça como é o Carnaval de Nice

Nice é uma cidade no Sul da França que possui cenários deslumbrantes e já foi morada de artistas famosos, como Henri Matisse. Ela fica na conhecida Riviera Francesa, a região costeira do país em frente com o Mar Mediterrâneo, e possui um dos carnavais mais conhecidos da Europa.

O primeiro registro da festa aconteceu quando um Conde chamado Charles D'Anjou, em 1294, escreveu sobre os dias felizes que passou com os foliões sulistas. No entanto, os desfiles – responsáveis por popularizar esse destino entre os turistas – só começaram no ano de 1873. Sim, são cerca de 150 anos de tradição comemorando por 15 dias seguidos para marcar a mudança de estações.


Foto antiga em preto e branco do Carnaval de Nice
Registro antigo do carnaval de Nice, o qual tem mais de 100 anos de tradição.

Durante a época das Grandes Guerras, infelizmente, o evento foi interrompido, mas retornou com força total ficando mais conhecido a cada edição. Essa celebração acontece sempre em fevereiro, em pleno inverno europeu.

É uma informação que pode chocar nós brasileiros que estamos acostumados com os ensolarados dias de trio elétrico pelas ruas do país. Ainda assim, é possível aproveitar muito as duas semanas de folia.

Por lá, não apenas o clima é diferente — é bom saber que o carnaval francês é celebrado de uma forma bem particular! Esse evento é dividido entre duas principais atrações: a Parada Carnavalesca, que é o desfile em si, e as Batalhas de Flores, criadas para celebrar a flora local.

Parada Carnavalesca: os carros alegóricos e o Rei do Carnaval

O Carnaval de Nice é um evento temático, por isso, todos os anos os artistas inovam no desfile. Eles produzem 18 carros alegóricos para retratar o tema e colorir as ruas da cidade francesa. Além disso, existe o Rei da festa – ele também está dentro do estilo de cada ano. Alguns dos exemplos de folias passadas foram: o Rei do Circo, do Cinema, da Moda, das Artes, entre outros.


Carro alegórico de homem segurando a terra, Carnaval de Nice
Os carros alegóricos do carnaval de Nice são parecidos com aqueles que vemos nos desfiles do Brasil.

Esse símbolo faz parte dos bonecos de papel machê que também são outra atração garantida para os turistas. São esculturas enormes que dão vida à celebração, juntamente com a população mascarada e grupos musicais. A apresentação deles sempre inicia na Praça Masséna.

É uma atração dividida em dois horários: a primeira acontece durante o dia e a segunda depois que o sol se põe. A parte noturna dos desfiles conta com um show de luzes que encantam a todos e dão um aspecto novo a todas as alegorias. No fim dos dias de festividade, o Rei do Carnaval é queimado para representar o fim do inverno e iniciar a primavera. É uma visão única e imperdível!

Bataille de Fleurs: os desfiles mais encantadores

A atração cheia de cores e cheiros delicados e únicos acontece sempre durante o dia. São duas horas de desfiles com cerca de 1000 participantes que desfilam em carros alegóricos inteiramente decorados com uma variedade de flores da região. Essa foi uma invenção do alemão Alphone Karr, em 1876, que acabou se tornando tradição na cidade.

Todos os espectadores acabam ficando cobertos de pétalas e não há como não se deslumbrar. Assim como os outros desfiles, o circuito inicia na Praça Masséna e circula o Jardim Albert 1er. É uma área restrita e cercada por arquibancadas, isso porque já faz alguns anos que o Carnaval não é mais um evento aberto.

Aproveite a Riviera Francesa muito além do Carnaval

O Carnaval de Nice atrai muitos turistas, é claro, mas essa não é a única atração que existe na região sul da França. E o melhor de tudo é que o fato dos desfiles durarem muitos dias e terem uma programação prévia, permitem você aproveitar a mesma viagem para dar uma fugida da agitação dos foliões e explorar outros pontos turísticos por perto.

Um local muito visitado dessa cidade é uma praia chamada Passeio dos Ingleses. Nela você pode aproveitar uma vista de tirar o fôlego, com uma faixa de areia longa e o azul do Mar Mediterrâneo que banha a costa. Além disso, é uma região conhecida pela alta gastronomia, os museus e castelos.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2884.742941643121!2d7.265636615460945!3d43.695107279119824!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x12cdd059cc1c5ad1%3A0xca7e75a94dd67eef!2sProm.%20des%20Anglais%2C%20Nice%2C%20Fran%C3%A7a!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1642526685624!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Uma rápida visita até Cannes

A Riviera Francesa conta ainda com a cidade de Cannes, a cidade conhecida por seu Festival Internacional de Cinema que atrai artistas famosos de todo o mundo. Ela fica localizada a 34 km do município de Nice e você pode ir até lá de ônibus ou de trem, em uma viagem que dura menos de 1h.

É possível visitar o Palais de Festivals, onde é realizada a cerimônia da premiação da Palma de Ouro, uma construção impressionante e que te fará se sentir um pouco mais próximo dos atores mais importantes das grandes telas. Essa cidade também conta com diversos hotéis e boutiques de luxo que atraem diversos turistas.

Não pense que Cannes não oferece nenhum encanto para os aventureiros. A Ilês de Lérins, ou Ilhas de Lérins, rodeadas por águas azul-esverdeadas que servem de abrigo para espécies nativas, é uma ótima pedida. É uma área muito preservada e oferece um contato mais próximo com a natureza. Você poderá explorar também as áreas rochosas próximas às praias.

E, como estamos falando de destinos icônicos franceses, confira o que fazer em Paris – algumas dessas dicas irão te surpreender!

Passeie de barco em Saint Tropez

São cerca de 100km de Nice até a cidade de Saint Tropez, ainda assim é um passeio imperdível para quem está na região da Riviera Francesa. Esse município costeiro é um destino muito popular entre artistas de diversos nichos, pois suas praias particulares são relaxantes e perfeitas para aproveitar os dias de sol.

Existem diversas partes da costa abertas ao público, tão paradisíacas quanto as que são privadas. Delas você pode adquirir passeios de barcos para aproveitar seu dia em alto mar. Também é possível aproveitar a gastronomia provincial repleta de temperos característicos da região.

Ainda nessa cidade, você pode conhecer a Citadelle de St. Tropez: datada do século XVII, essa fortaleza foi transformada em um museu náutico com itens muito interessantes de se observar. Ela ainda possui um terraço panorâmico que fornece uma linda visão do restante do município.


Barcos em porto de Saint Tropez, França
Uma bela paisagem: os característicos barcos da cidade de Saint Tropez.

Conheça o país de Mônaco

Mônaco é o segundo menor país do mundo e está apenas a 20 km de distância de Nice. É uma excelente opção para dar uma escapada dos dias de Carnaval e aproveitar atrações completamente únicas. Por lá você pode visitar o Circuito de Fórmula 1, palco de corridas importantes e de tirar o fôlego.

Para quem gosta de jogos, o Cassino Monte Carlo é uma parada obrigatória. Ele é quase um cartão postal do país e, se você estiver por lá, não para deixar de ir. Sua construção é deslumbrante, datada do século XIX é uma representação do que há de mais lindo nos prédios da Belle Époque.

E, já que estamos falando de arquitetura única, o Palácio do Príncipe de Mônaco abriga a Família Real desse país e encanta turistas que passam por lá. É possível adquirir o ingresso e conhecer uma parte dessa construção – e possui a opção de guias que falam português.

Agora que sabe todas essas informações sobre o Carnaval de Nice e as atrações da região, já pode começar a planejar sua visita ao sul da França. A Real oferece diversos conteúdos para quem deseja conhecer novos locais do mundo com diversão e segurança. Aproveite também nossa dicas sobre como montar um roteiro de viagens perfeito e tenha a melhor experiência possível nesse destino tão único!

Lembre-se também que o seguro viagem é obrigatório para conhecer a França e os demais países participantes do Tratado de Schengen. Cotando com a Real os planos de seguro viagem para a Europa começam em cerca de R$ 16,00 por dia de viagem! Clique aqui e confira todas as promoções:

__CALLTOACTION(COTAR)__