sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Entenda o Mardi Gras: história, costumes e as festas em New Orleans

Não é só no Brasil que tem carnaval! O Mardi Gras, carnaval americano, também promete muita diversão, principalmente se você optar por vivenciá-lo em New Orleans – ou Nova Orleans, em português –, cidade do estado de Louisiana às margens do rio Mississipi.

Nunca tinha ouvido falar ou sabe pouco sobre essa festividade? Bom, se você deseja vivenciar um carnaval incrível, muito embora completamente diferente do brasileiro, com certeza o Mardi Gras de New Orleans precisa estar nos seus planos!

Então, para aguçar seus sentidos e já te deixar pronto para incluir a "Big Easy" no seu roteiro de viagem pelos Estados Unidos, vamos te falar a Real sobre o mágico dia da "terça-feira gorda" no decorrer do artigo!


Pessoa fantasia no Mardi Gras, em Nova Orleans
Apesar de diferente do nosso carnaval, o Mardi Gras também é muito divertido!

Afinal, nos Estados Unidos tem carnaval?

Engana-se quem pensa que a festa de carnaval, antecedendo a quarta-feira de cinzas e o período da Quaresma, é exclusividade do Brasil.

É claro que carnaval como o nosso não há em lugar nenhum do mundo, e o mundo todo também concorda, mas a festa de Mardi Gras em cidades americanas colonizadas por franceses, como New Orleans, é realmente uma experiência animada e mágica.

Muito embora o carnaval nos Estados Unidos se resuma às comemorações de Mardi Gras, ela ocorre em vários estados americanos, e até e outros lugares do mundo. Mas cá entre nós, você vai querer aproveitá-la na badalada cidade do jazz!

Mardi Gras - história e origem da festividade

Historiadores afirmam que Mardi Gras chegou à América do Norte por meio do explorador franco-canadense Pierre Le Moyne d'Iberville em meados de 1699. Esse explorador montou seu acampamento próximo ao rio Mississipi e o nomeou de "Point du Mardi Gras", e então realizou ali um pequeno baile de gala.

Mas, não foi qualquer baile de gala. Aponta-se que ali foi realizado a primeira edição informal do Mardi Gras, sendo o baile inspirado em celebrações pagãs da primavera que aconteciam há milhares de anos em Roma.

A partir de 1703, os soldados e colonos franceses que ocupavam o estado de Louisiana já apreciavam a festividade do Mardi Gras na recém-fundada capital Mobile – território francês nos Estados Unidos, naquela época –, até a capital ser, então, mudada para Nova Orleans.

Oficialmente, o primeiro desfile de rua como comemoração do Mardi Gras ocorreu apenas em 1837, mais de 100 anos mais tarde. Mas, quando atos violentos quase colocam um fim na alegria, em meados de 1856, 6 empresários resolveram se unir e criaram uma sociedade secreta chamada "Mistick Krewe of Comus", e aí as paradas com carros alegóricos desde a sexta feita anterior à quarta de cinzas já se começavam a ser exibidas.


Carro alegórico no Mardi Gras, em Nova Orleans
As cores roxo, dourado e verde estão por todo lado no Mardi Gras. Continue lendo para entender o por quê!

Inspiração do Mardi Gras

É preciso abrir um parênteses aqui super importante sobre esse formato de carnaval de Nova Orleans. Citamos acima sobre as festas pagãs romanas como fonte principal de inspiração para esse formato de carnaval, mas vale se aprofundar um pouco mais no assunto!

O início da primavera, logo após o inverno, era comemorado como período de renovação, seja da terra ou dos indivíduos. Por isso, a milhares de anos já se "abria alas" para a nova estação que trazia novidade e fertilidade, e muito se bebia e comia.

Com a chegada do cristianismo durante os anos medievais, os líderes religiosos da região incorporaram a comemoração pagã a uma tradicional celebração como prelúdio da Quaresma – os 40 dias de sacrífico e jejum pelas tentações suportadas por Jesus no deserto, que se dá desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de páscoa.

Já que esse era o período em que deveriam se recolher, antes havia festa. Como na quarta-feira de cinzas já conta-se com o recolhimento pelo início da Quaresma, então pelas contas, até terça feira estava liberado esbanjar, certo? Essa terça-feira que antecede a quarta de cinzas é a famosa "Terça-Feira Gorda", tradução literal de Mardi Gras.


Pessoas tocando instrumentos de percussão no Mardi Gras, em Nova Orleans
Além das fantasias e carros alegóricos, as bandinhas também são comuns no Mardi Gras.

Diversidade multicultural de New Orleans

Ainda na parte histórica é fundamental destacar a pluralidade cultural e racial de New Orleans. Pense conosco: uma cidade americana, ocupada por franceses (que também trouxeram escravos de origem africana), no sul dos Estados Unidos, com raízes pagãs incluídas pelos cristianismo.

Junte tudo isso, e acrescente "terra do jazz" à frase e imagine, então, uma festa como o carnaval acontecendo nesse lugar, com seu ápice na Terça-Feira Gorda, comemorando-se o fim do inverno, início da primavera e da Quaresma.

Se a "Big Easy" – como também é conhecida Nova Orleans – já é tão aberta à diversidade, imagine no carnaval, recebendo turistas! Você se sentirá muito bem-vindo, tanto quanto aqui no Brasil. E pensando na fama da incansável vida noturna do local e da culinária apimentada — não dá para esperar um Mardi Gras meia-boca!

Leia também: acesse o passo a passo para tirar o seu primeiro passaporte!

Costumes e tradições do carnaval Mardi Gras de New Orleans

Como já pincelado, havia a sociedade dos Krewes que comandavam a festa, para formalizá-la. Essa sociedade teve continuidade, surgindo até novos krewes pela cidade. Fora, inclusive, criado um rei do Carnaval, REX, na data da visita do duque russo Aleixo Alexandrovich Romanoff.

O encantamento dele foi tamanho pelo Mardi Gras e pelo rei Rex que Romanoff ofereceu as cores da família real para o carnaval de New Orleans: roxo, dourado e verde. Na época, as cores estavam em máscaras, roupas, colares de contas e em vários outros pontos do carnaval.

Para que você entenda como a festa se dá nos dias hoje, vamos traçar um paralelo com os carnavais brasileiros de Salvador, com os trios elétricos e os bloquinhos de rua de São Paulo.

No Mardi Gras a festa acontece na rua, e nada de artistas cantando e tocando em cima do carro de som: as bandas caminham na Clair Borne tocando e os foliões seguem atrás, bebendo e dançando!

Dito isso, essas são algumas das singularidades do excêntrico carnaval de Madi Gras:

  • as paredes: são espécies de desfiles que acontecem com carros alegóricos e tudo, e o mais famoso no qual você deve ficar atento é a Zulu Parede – tente pegar um coco jogado por eles, dizem dar sorte!
  • as pessoas se fantasiam e apostam no uso de máscaras;
  • colares de conta ou "beads": são os colares de contas mais tradicionais nas cores azul, verde e roxo, e você vai querer ter vários em seu pescoço. Pode ter certeza que haverá alguém nas sacadas jogando colares;
  • a festa começa na sexta anterior à quarta-feira de cinzas, mas o seu dia oficial, o Mardi Gras, é na terça-feira antes da quarta de cinzas, que é quando ocorrem os desfiles;
  • há muita comida e bebida pelas ruas, então aproveite para se aprofundar na gastronomia da cidade (que é multicultural).

Pessoas fantasiadas segurando faixa no Mardi Gras, em Nova Orleans
Prepare sua fantasia para curtir o carnaval norte-americano!

Aproveite para se divertir bastante durante o dia, pois o Mardi Gras tem data e horário para acabar: exatamente à meia-noite da quarta-feira de cinzas a festa acaba. E se quiser saber mais sobre esse carnaval americano, acesse o site da própria Mardi Gras New Orleans.

Lembrando que é essencial contratar uma apólice de seguro viagem para curtir o carnaval em qualquer lugar do mundo. No caso do Mardi Gras, os planos de seguro viagem para os Estados Unidos começam em cerca de R$ 15,00 por dia de viagem.

Se você busca curtir um carnaval diferente, mas ainda assim muito animado, escolha ir ao Mardi Gras, e quanto mais colares, mais mágico será!