sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Capitólio, MG: atrações, clima, dicas e mais!

Banhada pelo Lago de Furnas, Capitólio, em Minas Gerias, é um polo de ecoturismo no Brasil. Suas atrações atraem muitos turistas anualmente, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Não há lugar no mundo igual para conhecer!

Mesmo sendo uma cidade pequena, ela conta com infraestrutura e profissionais capacitados para receber e guiar os visitantes pelas belas paisagens da região.

Cânions e barcos navegando em lago de Capitólio, MG
Capitólio é um destino de ecoturismo no qual se pode relaxar, apreciar a natureza e realizar atividades cheias de lazer!


Para além dos passeios de barco e chalana, por lá também há a opção de de asa-delta, balonismo, esportes, excursões de ecoturismo, entre outros. Você pode escolher quais passeios fazer de acordo com seu tempo e recursos. Neste artigo traremos as principais atrações de Capitólio. Vamos lá?

Clima, localização e melhor época para visitar

Localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, Capitólio fica há 282 km de distância de Belo Horizonte e 440 km de São Paulo.

Não existe aeroporto na pequena cidade de um pouco mais de 8 mil habitantes. Para chegar até ela, você pode pegar um voo até Belo Horizonte e de lá ir de carro ou ônibus, ou, se sair de cidades mais próximas, como São Paulo e região, também pode seguir de carro ou ônibus de lá.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d239003.42841384973!2d-46.15236495!3d-20.611380999999998!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x94b422bc400ea4ab%3A0xcc6d61a904cff9d!2sCapit%C3%B3lio%20-%20MG%2C%2037930-000!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1667828804430!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Este é um destino que pode ser visitado durante todo o ano. No entanto, o mais indicado é ir em épocas menos chuvosas. Os meses que mais chovem por lá são de novembro a março. Em razão disso, os melhores meses para visitar esse destino são: abril, maio, agosto, setembro e outubro.

O que fazer em Capitólio: principais atrações

Capitólio é um destino que pode ser aproveitado em um final de semana ou feriado prolongado. Por outro lado, são tantas belezas naturais, tanto nesta cidade quanto em seus arredores, que vale mesmo a pena passar mais tempo e apreciar cada detalhe com a calma que o destino merece.

Se a ideia é ficar no máximo 3 dias, dê preferência para as atrações principais, que são o Lago de Furnas e o Mirante, podendo incluir no roteiro um passeio por cachoeiras ou uma trilha por entre a natureza. Se você tiver mais tempo, coloque cada uma das atrações que serão citadas a seguir no roteiro.

Lago de Furnas

O passeio de lancha ou chalana pelo "Mar de Minas" é a atração mais famosa de Capitólio. É possível conhecer o Lago de Furnas por outras cidades, uma vez que ele é o maior lago artificial do Mundo! No entanto, em Capitólio essa experiência tem um toque especial do turismo e cuidado com os visitantes.

Montanhas e água do Lago das Furnas, em Minas Gerais
Criado devido a Hidrelétrica de Furnas, o Lago de Furnas banha 34 cidades

A atividade consiste em navegar pelas águas verdes e cristalinas que ficam em meio a cânions apreciando a beleza desta paisagem. Em meio ao caminho são feitas pausas para nadar, encontram-se diversas cachoeiras que tornam a vista ainda mais espetacular, além de restaurantes e bares flutuantes.

Neste dia você poderá relaxar se banhando nas águas, apreciar a natureza e poderá tirar belas fotos para registrar o momento e recordar essa experiência única!

Mirante dos Cânions de Capitólio

Depois de observar os cânions pela visão do lago, aprecie a beleza do lugar por outro ângulo, considerada a vista mais bonita da região: pelo Mirante dos Cânions de Capitólio.

Ele oferece diferentes pontos de observação e é um lugar muito conhecido e famoso entre os turistas. Para ter acesso, é cobrado um valor de 20 reais por pessoa. Vale muito a pena, não deixe de ir!

Cachoeiras da região

Cachoeira no Lago de Furnas, em Capitólio MG
Em Capitólio existem diversas quedas d'água, tanto no Lago de Furnas quanto em outros lugares da região


Capitólio é um lugar repleto de cachoeiras, uma mais bela que a outra. Para aqueles que têm o tempo mais reduzido, o indicado é conhecer as seguintes opções de quedas d'água:

  • Cachoeiras da Trilha do Sol;
  • Cachoeira da Capivara;
  • Cachoeira da Pedra Ancorada;
  • Cachoeiras do complexo Pé da Serra;
  • Cachoeiras Retiro Viking.

O roteiro dos passeios de barco pelo Lago de Furnas já incluem algumas delas. Existem outras opções que facilitam o turismo entre as cachoeiras, uma vez que a beleza e paz que esses lugares trazem atraem muitos turistas. Portanto, oportunidade para conhecer não irá faltar! Confira as opções de passeios e inclua elas no roteiro!

Se você puder conhecer mais opções para além dessas, inclua também em sua lista:

  • Cachoeira do Filó;
  • Poço Dourado;
  • Cascata Eco Parque;
  • Cachoeira Diquadinha;
  • Cachoeira Lagoa Azul.

Estas são indicadas para aqueles que têm mais tempo para passar se banhando no rio e apreciando as cachoeiras, mas também para aqueles que preferem não fazer trilhas e buscam por cachoeiras com acesso mais facilitado, sem complicações.

Trilha do Morro do Chapéu

Para aqueles que estão dispostos a encarar uma trilha, o subida até o Morro do Chapéu pode ser muito interessante. Com 1293 metros de altitude, este é um dos pontos mais altos da cidade, o qual permite que o turista veja do alto as cidades de: Capitólio, Piumhí, São José da Barra, Guapé e Alpinópolis. 

A trilha pode ser feita a pé, bicicleta, moto ou carro e, ao chegar ao topo, existe espaço para acampar no local. Pelo caminho, a diversidade da flora e fauna locais pode ser apreciada, podendo encontrar animais silvestres no caminho. Lá do alto, também é possível observar a imensidão do Lago de Furnas por mais outro ângulo.

Paraíso Perdido

Cachoeiras e pedras do Paraíso Perdido, local turístico de Minas Gerais
Natureza, cachoeiras, um churrasco ou piquenique e camping. Que tal?


O Paraíso Perdido é uma área privada que possui um complexo de cachoeiras, um espaço para camping e infraestrutura adequada para passar um dia, com mesas para piquenique, churrasqueiras, banheiros com chuveiros, estacionamento e restaurantes. Para ter acesso é cobrado uma taxa de entrada.

Ele não fica em Capitólio, mas sim em uma cidade próxima: São João Batista da Glória. O passeio é para aqueles que ficarão por mais tempo na região, podendo passar o dia aproveitando as águas e cachoeiras do local e até acampando. É um verdadeiro paraíso perdido!

Serra da Canastra

Paisagem com terra e rochas da Serra da Canastra, em Minas Gerais
Cachoeiras, queiro canastra, nascentes, vegetação e naturezas únicas: essa é a Serra da Canastra


Capitólio também fica na região da Serra da Canastra. Assim sendo, você pode aproveitar a viagem e também passar neste encantador lugar localizado em Minas Gerais.

Local no qual está a nascente do rio São Francisco, a Serra da Canastra é famosa pela produção do queijo canastra e também pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, que é um dos mais importantes parques nacionais do país, com enorme diversidade e belezas naturais. Por ficar na mesma região, vale a pena unir os dois destinos.

Tudo pronto para a sua ida a Capitólio?

Tudo pronto para ir a esse destino? Já pretende planejar outras viagens nacionais e internacionais? Em nosso blog você encontra informações a respeito dos mais variados destinos. Nossas sugestões são: 

Conheça 15 pontos turísticos incríveis do Brasil

Viagem com criança: dicas para aproveitar a aventura!

Lugares mais lindos do mundo para visitar: conheça o top 10!

Por ser uma cidade pequena, em poucos dias você consegue aproveitar o melhor do turismo de Capitólio, contando com hotéis ou pousadas para se hospedar, que variam de 130 a 400 reais.

O forte dessa região é o ecoturismo e, para realizar as atividades com tranquilidade, a contratação de um seguro viagem nacional cai bem. Com isso, você tem a garantia de assistência em situações de imprevisto, por um preço muito em conta. Dá uma olhada fazendo uma cotação:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Ficou com alguma dúvida? Na FAQ logo abaixo nós respondemos algumas das perguntas mais comuns entre nossos clientes e leitores. Você também pode entrar em contato com nossa equipe para tirar dúvidas pelo número 0800 606 6043. Boa viagem!