em viagem
em viagem

Principais dicas para aproveitar uma viagem com crianças

Viajar com crianças pode ser um desafio e tanto. Quanto mais novas são, mais exigem planejamento redobrado e atenção dos pais, e todo cuidado se torna pouco para garantir a segurança dos pequenos. 

Viajar para os adultos já é um momento mágico, então imagine para as crianças que adoram sair da rotina e são os melhores companheiros para topar qualquer aventura. Mas, dependendo do destino, pode ser que seja um pouco difícil da criança se adaptar por completo.

Para te ajudar a embarcar nessa aventura com seu filho sem preocupação, nossa equipe reuniu neste artigo as principais dicas para viagens com crianças. Com elas, você terá certeza de não esquecer nenhum detalhe para garantir a segurança do seu pequeno. Boa leitura!

Quais os cuidados necessários para viajar com crianças?


uma criança e uma mãe sentados na cadeira de um avião.
As crianças podem ser os melhores companheiros para sua aventura. Saiba como viajar com elas de forma segura!

Atenção e planejamento redobrados são as palavras chaves quando o assunto é viajar com crianças. A depender da idade as crianças podem exigir muito mais tempo e dedicação por parte dos adultos, então todo cuidado é essencial. 

O primeiro passo para uma viagem segura é pensar em como todo mundo poderá aproveitar o destino e o caminho até lá. Seja uma viagem para lazer, para se aventurar ou afins, os adultos terão que pensar em uma estratégia para que a jornada seja especial para todos. Mas, como fazer isso? Confira abaixo algumas dicas essenciais!

Brinquedos podem ser seus melhores amigos!

Por mais que as crianças adorem sair da rotina, fazer isso pode ser bastante assustador. Uma ótima dica para manter os pequenos calmos e tornar a viagem o mais agradável possível é manter por perto algum brinquedo ou objeto de valor sentimental da criança. 

Dessa forma, ela irá entender que apesar de estar fora de casa, ainda pode ter seu espaço familiar juntinho a ela. Além disso, você pode considerar levar alguns dos brinquedos favoritos dela, bem como qualquer outro objeto que possa distraí-la por um momento (como tablets, fones de ouvido, iPods, entre outros).

Se você vai viajar de avião ou carro com criança, essa dica se torna ainda mais essencial. Nesses transportes a viagem irá demorar mais, o que pode acabar estressando ainda mais os pequenos. Por isso, quanto mais distrações possíveis, melhor será. 

Para as crianças menores, é importante tomar cuidado ao escolher brinquedos que não façam tanto barulho, para não incomodar os outros passageiros. Já para as crianças maiores, opte por dispositivos eletrônicos ou livros para distraí-los.

Saiba economizar o máximo possível

Bom, viajar com crianças pode ser bem caro. Mas, para quem sabe como fazer um bom planejamento de viagem, esse problema pode ser facilmente resolvido. 

Dependendo das idades das crianças, algumas companhias aéreas dão descontos nas passagens e auxílio no transporte para que o conforto de todos seja garantido.

Confira abaixo algumas dicas para economizar na hora de viajar com crianças:

  • Planeje o destino conforme o dinheiro;
  • Evite viajar em feriados prolongados ou períodos de férias;
  • Converse com a criança sobre os limites de gastos;
  • Invista em programas gratuitos;
  • Tome nota de todos os seus gastos;
  • Se possível, prefira viajar com outras pessoas para dividir os gastos. 

Tenha o seu próprio checklist

Assim como os brinquedos são essenciais para as crianças, o checklist será para você. Um checklist bem feito irá garantir que você não se esqueça de nada que possa colocar sua viagem em risco. Se prepare para a viagem e anote absolutamente tudo, todos os detalhes. 

Leia também: Contratar seguro viagem nacional vale a pena? Vamos entender juntos!

Dicas para viajar com crianças


Um bebê segurando uma mala enorme azul clara.
Independente do destino, é essencial que o adulto saiba quais cuidados tomar ao viajar com crianças.


Cada faixa etária enfrenta desafios diferentes quando se trata de obter os melhores cuidados. Aqui, mostraremos os melhores conselhos e dicas para cada fase, confira abaixo!

Viajando com um bebê

Viajar com bebês muitas vezes exige cuidados para que eles fiquem o mais confortável ​​possível durante a viagem e durante sua estadia. 

Normalmente, ao viajar com bebês, é preciso estar atento à idade deles, pois a empresa só permite viajar uma semana após o nascimento.

Ainda assim, as crianças não são aconselhadas a viajar tão cedo, com especialistas sugerindo que a primeira experiência desse tipo seja de dois meses depois do nascimento 

Lembre-se: quanto mais novo o bebê, menor a imunidade. 

Fique atento na alimentação

Os bebês precisam de mais atenção na hora de se alimentar porque não têm autonomia total e não podem falar. A boa notícia é que algumas companhias aéreas oferecem comida para bebês. Lembre-se de verificar previamente com a agência escolhida. 

O ideal, no entanto, é que a família traga alguma comida como uma forma de manter as crianças calmas. 

Outro ponto é a comida no destino. Cada faixa etária tem suas próprias restrições, quanto mais jovem, mais restrita a alimentação. E, como os bebês ainda não têm todos os dentes, eles também podem desenvolver intolerâncias a determinados ingredientes.

Por isso, é necessário pesquisar a alimentação que será fornecida na hospedagem e as opções de restaurantes e lanchonetes.

Cuidado ao fazer as malas

Seja um adulto ou uma criança, o processo de fazer a mala é sempre uma atividade que exige atenção redobrada. Isso porque o objetivo é sempre conseguir o que você precisa, dependendo do tipo de viagem, localização, clima, etc. 

No entanto, quando se trata de bebês, é necessário mais cuidado, pois eles tendem a se sujar muito e são mais sensíveis às condições climáticas.

Até mesmo nas bagagens de mão, vale a pena guardar fraldas e babadores ou toalhas para limpá-los. Aproveite para conferir se há drogarias ou lojas que vendem produtos para bebês por onde você estiver viajando, para não precisar levar muito.

Com crianças maiores

As crianças mais velhas têm mais autonomia do que as crianças mais novas. Aqui, embora não seja necessária atenção constante, ainda é preciso ter cuidado para tornar a viagem confortável e divertida para todos. Ao abordar necessidades e planejamento específicos, você pode garantir uma ótima experiência.

Vamos ver algumas dicas a seguir!

Procure por locais com atividades específicas para crianças

O primeiro passo é procurar possíveis locais de viagem. Lembre-se que além de encontrar ótimos lugares para famílias, é importante que eles tenham algumas atividades para as crianças. Parques, resorts e atividades ao ar livre são boas opções. 

Prepare os documentos

A passagem não é suficiente para as crianças viajarem. Além desses detalhes, é preciso cuidar da documentação dos seus companheiros, seja viajando internacionalmente ou pelo Brasil.

Uma certidão de nascimento ou documento de identidade é necessária para viagens nacionais e, agora, para o exterior, você deve ter um passaporte. 

Observe também que para viagens em que as crianças que não moram com os pais, o responsável deve obter uma autorização válida para viajar no escritório de registro. Este documento deve conter os nomes do RG, CPF e acompanhante.

Para viagens internacionais também é necessária autorização judicial e, no caso de pais separados, documento assinado pelo outro parente e averbado no cartório.

Faça as malas com cuidado

Crianças mais velhas têm mais autonomia para decidir o que querem levar. No entanto, isso não significa que elas entendam completamente o que é realmente importante. 

É provável que encha suas malas com itens distrativos e esqueça de trazer muitas roupas e até itens básicos de higiene. Por isso, é fundamental que os pais ajudem a montar a mala de forma equilibrada.

Eles podem levar alguns itens para distração, no entanto, é importante estar preparado para a viagem de forma adequada com peças suficientes e itens de higiene.  

Lembre-se do seguro viagem!


Uma família sorrindo para a foto.
Garantir a proteção de quem você ama é o primeiro passo para garantir uma viagem segura!

A segurança das crianças deve ser sua principal prioridade em qualquer destino. Para isso, você pode contar com a ajuda da Real! 

Com o seguro contratado de forma correta, você consegue garantir que sua viagem não seja prejudicada por imprevistos, sejam burocráticos ou acidentais.

Em suma, o seguro viagem é uma espécie de plano emergencial que visa cobrir o viajante em casos onde sua saúde ou estado são postos em risco.

Caso você precise de atendimento médico, sem o seguro viagem você gastaria muito mais. Já com ele contratado os valores a serem gastos serão ressarscidos, contanto que sua necessidade esteja dentro das coberturas do contrato.

Escolher o melhor seguro viagem não precisa ser um desafio. Com a Real, você tem a certeza de ter contratado o plano que mais se encaixa ao seu perfil de viajante. Além disso, nosso atendimento exclusivo te ajuda a não ficar com nenhuma dúvida. Tenha o melhor preço com a primeira comparadora de seguros viagem do Brasil!


Algumas seguradoras podem exigir que um adulto viaje com a criança para que a contratação do seguro viagem seja feita com êxito. Para esclarecer quaisquer dúvidas e contratar o plano certo, não deixe de entrar em contato com nossa equipe!

Leia também: Conheça 5 destinos para viajar com crianças sem gastar muito!

Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você tenha gostado. Não deixe de anotar todas as dicas para garantir uma viagem inesquecível e segura. Até a próxima!