sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Conheça os 5 melhores países para fazer intercâmbio! [Lista 2024]

Fazer intercâmbio é um dos sonhos de quase todo brasileiro. Afinal, quem não gostaria de viajar e aprender coisas novas ao mesmo tempo?

São tantas opções de países, dúvidas sobre documentos e valores, que às vezes fica até difícil escolher o destino ideal para você. Mas, fique calmo que para tudo tem solução.

No artigo de hoje iremos abordar os melhores lugares para fazer intercâmbio em 2024 para te ajudar a escolher o destino que com certeza ficará para sempre em sua memória. Vamos lá?!

África do Sul

bandeira da áfrica do sul
A África do Sul atrai milhares de estudantes todos os anos, e com certeza vale a sua visita! (Fonte: Freepik)

A África do Sul é um dos países mais interessantes para estudar. A enorme diversidade cultural impacta praticamente todas as áreas de vivência do país, como gastronomia, lazer e até mesmo educação. 

O destino vem recebendo destaque nos últimos anos por ser um dos países mais baratos para fazer intercâmbio, quando comparamos com outros países mais famosos.

Se o seu desejo é aprender inglês de forma fácil, didática e bem educativa, esse é o local perfeito. Afinal, não é à toa que a África do Sul recebe milhares de estudantes todos os anos. Além disso, o país tem outra vantagem que é a baixa burocracia para estudantes visitarem. 

A África conta com paisagens, animais exóticos e passeios que vão ficar para sempre em sua memória, e não há nada melhor do que aprender algo novo de forma divertida. 

Também não podemos deixar de mencionar que o destino é um dos mais ricos culturalmente, e que possui ótimas escolas de idiomas especializadas unicamente para o público estrangeiro. Demais, né?!

Inglaterra

bandeira da inglaterra
O país do inglês clássico é um dos melhores destinos para estudar ou trabalhar em 2024! (Fonte: Freepik)


É impossível falarmos sobre os melhores lugares para fazer intercâmbio sem ao menos citarmos a Inglaterra. A língua inglesa domina no destino, mas ao contrário dos Estados Unidos, por exemplo, o inglês falado por lá é bem diferente.

Com certeza você irá aprender muito sobre pronúncia e gramática clássicas da língua, e arriscamos dizer que nenhum outro país poderá te ensinar tanto. 

Há várias opções de cursos de idiomas exclusivos para o país, com as mais diversas durações. Cabe ao estudante escolher o que melhor se adapta de acordo com os seus requisitos.

A Inglaterra é cheia de cidades incríveis para o estudante escolher, e abaixo separamos as principais para fazer intercâmbio. Confira:

  • Londres;
  • Oxford;
  • Cambridge;
  • Liverpool;
  • Leeds.

A maioria das cidades inglesas são universitárias, então não vai ser nada difícil encontrar alojamentos e opções de lazer, além de gastronomia, que com certeza vão caber no seu bolso. 

Suíça

bandeira da suíça
Embora pouco falada, a Suíça ganha destaque por abrigar estudantes de todo o mundo! (Fonte: Freepik)


A Suíça é outro destino muito escolhido para fazer intercâmbio, mas igualmente pouco falado. O intercâmbio no país é fantástico e o destino perfeito para quem deseja estudar línguas além do inglês, como alemão ou francês.

Como um extra, o estudante consegue aproveitar atrações de tirar o fôlego, visto que o país é um dos mais bonitos de todo o mundo, embora não possua costa marítima.

A herança do destino é multicultural, e fica evidente quando você visita os museus e festivais locais. A sua diversidade cultural também pode ser vista na arquitetura das cidades suecas, além da gastronomia do povo. 

Mas, prepare-se: o clima da Suíça costuma maltratar os amantes do calor. Não é difícil enfrentar dias com a temperatura abaixo de zero. Em contrapartida, nos Alpes Suíços você poderá se divertir nas pistas de Esqui!

A Suíça compõe a área Schengen, e isso é um ótimo sinal. Esse tratado permite a livre circulação de estudantes ou turistas em mais de 15 países da Europa. É uma opção muito vantajosa para quem quer aprender mais de uma língua.

Leia também: Intercâmbio para a Irlanda: como fazer o seu?

Argentina

bandeira da argentina
A Argentina é um dos melhores destinos, principalmente por estar colada ao Brasil! (Fonte: Freepik)


Partindo para a América do Sul, o país do doce de leite conta com uma das melhores universidades do continente, a Universidad de Buenos Aires (UBA), além da Nacional de La Plata (UNLP) e a tradicional Universidad Nacional de Córdoba (UNC) que também merecem destaque.

O país conta com 66 universidades públicas, e aproximadamente 80% dos estudantes as frequentam de graça. A argentina também tem grande valor histórico, tanto que as instituições são centenárias e esse fato impacta diretamente na qualidade do ensino. 

Segundo levantamentos do governo argentino, o país recebe cerca de 30 mil estudantes todos os anos. Um dos principais motivos, além de possuir ótimas universidades, é que o país é um dos melhores para aprender espanhol.

As aulas são, em sua maioria, nesse idioma. Nossa recomendação é que você estude na Argentina já com um conhecimento básico da língua espanhola, para evitar perrengues.

O lado positivo é que, por mais básico que seja o seu conhecimento em espanhol, as universidades locais possuem cursos para quem deseja se tornar fluente na língua. 

Para estudantes brasileiros, a entrada no país é permitida apenas com a apresentação do Registro Geral (RG) ou do passaporte válido, ou seja, não precisa de visto. No entanto, isso não significa que a permanência no local seja 100% liberada. 

Essa liberação permite a estadia máxima de 90 dias, mas os estudantes que desejarem ficar mais tempo no país deverão solicitar outro visto, próprio para o intercâmbio.

Canadá

mulher em um barco, no lago, segurando a bandeira do canadá
O Canadá possui diversos programas de intercâmbio que visa atrair jovens para estudarem ou trabalharem no país! (Fonte: Freepik)


Também um dos destinos mais procurados por estudantes, o Canadá é um dos melhores países para fazer intercâmbio. O país é multicultural e com certeza irá encantar os olhos de quem o escolher.

As línguas faladas no local são inglês e francês, com predominância da primeira. Além disso, o Canadá é considerado um dos países mais admirados do mundo por possuir forte influência cultural no resto do mundo.

O país dispõe de aproximadamente 10 mil programas de graduação para quem deseja fazer intercâmbio. São mais de 95 universidades e centros de ensino que variam entre públicas e privadas, cabe ao estudante escolher.

Independente da escolha da cidade, te damos a certeza de que o Canadá será um dos destinos que mais vão te ensinar sobre diversas áreas do conhecimento. 

A recepção do povo canadense, com os brasileiros em específico, é muito boa. Pelo fato do dólar canadense ser mais barato que outras moedas, inclusive o dólar americano, estudar no Canadá acaba saindo mais barato do que em outros países de língua inglesa.

Leia também: Seguro Viagem para Intercâmbio: como funciona e por que contratar?

[EXTRA] Como saber qual o seu lugar ideal para intercâmbio?

Existem diversas formas para encontrarmos a resposta para esta pergunta, embora não haja uma exata. A verdade é que encontrar o melhor lugar para fazer intercâmbio depende de alguns fatores, como iremos abordar abaixo.

Um ponto importante que você pode analisar diz respeito ao volume de pesquisa de determinado destino. Geralmente, encontrar esses países demanda muitas horas de estudo sobre a cultura local e a forma com que os estudantes residem por lá, e este ponto jamais deverá ser subestimado.

É importante que a sua pesquisa seja feita com muito cuidado e responsabilidade, visto que se trata de um destino o qual você passará um bom tempo por lá. Uma dica é que você estabeleça algumas prioridades e exigências pessoais que o país em questão deverá cumprir.

Além disso, outros fatores que devem ser considerado são:

  • idioma: por mais que o estudante faça o intercâmbio para aprender coisas novas, é bom escolher um país cuja língua você já possua um conhecimento básico;
  • população: o povo brasileiro é um dos mais queridos do mundo, e tamanha amistosidade é, muitas vezes, tida como algo “estranho” em outros lugares do mundo. Por isso, escolhe um país que lide bem com a recepção de estrangeiros;
  • programas para estudantes: é essencial que, antes de selecionar o país, você entenda sobre como funcionam os programas de intercâmbio do local. Alguns destinos possuem mais opções por receberem uma quantidade maior de estudantes, ou seja, eles se moldam à esta vida universitária.

Vai viajar? Lembre-se da Real!

Seja a trabalho ou estudo, fazer intercâmbio é uma das melhores sensações do mundo. Melhor do que isso, apenas ter a certeza se estar viajando de forma segura e protegida.

A Real é o primeiro comparador de seguros viagens do Brasil, e conta com mais de 13 anos oferecendo os menores preços para os melhores planos. Comprove agora mesmo, faça a sua cotação:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Depois de escolher o seu destino, é só entrar em contato conosco, fazer suas malas e embarcar! Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você tenha gostado da lista dos melhores lugares para fazer intercâmbio em 2024. Até a próxima!