sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Lugares turísticos do Brasil: confira as melhores opções!

O Brasil é um país muito rico, e todas as suas regiões possuem belezas naturais únicas, assim como uma história interessante e culturas diversas. Ao parar para pensar, são tantos lugares que vale a pena conhecer que você fica até confuso, não é mesmo? Por isso, preparamos essa lista com atrações turísticas do Brasil que consideramos imperdíveis. Confira!


Bandeira do Brasil hasteada com paisagem de mar e construções urbanas ao fundo
O Brasil é um dos mais ricos do mundo em termos de cultura e natureza

Leia também: conheça os mais lindos castelos do Brasil para visitar

Atrações culturais e históricas do país

A população brasileira, em sua grande maioria, vive em áreas urbanas, mais de 80% segundo dados do PNAD. Com isso, belezas arquitetônicas, museus, galerias de arte, construções históricas, parques, restaurantes e espaços de lazer não faltam por aqui.

Esses ambientes oferecem diversos atrativos, além de carregar muito da história do Brasil. Confira a seguir uma lista com alguns dos melhores pontos turísticos para quem busca por diferenciais das cidades brasileiras para conhecer.

1. Cristo Redentor (RJ)

O primeiro lugar dessa lista tinha que ser dele, o Cristo Redentor. Afinal, é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Poucos lugares em todo o mundo possuem esse mérito e uma delas fica no Brasil. É indispensável conhecer, não acha?

Além disso, o Rio de Janeiro não é conhecido como a cidade maravilhosa a toa. Sua beleza é mesmo de tirar o fôlego, se vista do Alto do Corcovado então...

Ok, mas o foco não eram as atrações culturais e urbanas? Pois é, mas esse lugar une o melhor dos dois mundos: belezas naturais e uma construção arquitetônica única.

Criada pelo desenhista Heitor da Silva Costa, com participação do pintor Carlos Oswald e dos escultores Maximiliam Paul Landowsky e Gheorghe Leonida, a estátua começou a ser construída em 1922 e foi inaugurada em 12 de outubro de 1931.

Desde então, provoca grande impacto na música, no cinema, na televisão e na cultura do país. Sendo referência tanto nacional quanto internacionalmente, é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, atraindo estrangeiros de todo o mundo.


Vista da cidade do Rio de Janeiro, com ênfase ao Cristo Redentor
Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor é ponto turístico imperdível para brasileiros

Independentemente de religião, o Cristo é um grande símbolo de espiritualidade e fé. A construção também enche os olhos e é referência para arquitetos, artistas e apreciadores de arte. É uma beleza única que foi idealizada durante muito tempo até se concretizar, deixando a cidade do Rio de Janeiro ainda mais encantadora.

2. Pelourinho (BA)

O Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, possui diversos pontos turísticos para visitar. No entanto, ele próprio, em razão de sua beleza e história, pode ser considerado um ponto turístico por si só.

O local é tão bonito que foi cenário para videoclipes famosos. Quem lembra do vídeo de They Don't Care About Us, do Michael Jackson? É um clássico, podemos apostar que, se há brasileiros que não conhecem esse clipe, são poucos.


Michael Jackson no Brasil
Em 1996, Michael Jackson esteve no Pelourinho para gravar cenas do videoclipe

Outro exemplo é mais recente, gravado em 2021, vídeo de Me Gusta, de Anitta e Cardi B:


Cena do videoclipe Me Gusta
Para o videoclipe, Anitta fez um desfile de moda no Pelourinho

Ao fazer um passeio por lá você pode conhecer igrejas de arquitetura antiga, o elevador Lacerda, também histórico, que foi o primeiro elevador urbano do mundo, tendo quase 150 anos, além de museus, como a Casa do Carnaval da Bahia.

E, por falar em carnaval, visitar essa região durante esse período de festividades, ou então durante as festas de São João, é muito especial, uma vez que a cultura local, já muito rica, é única nesse sentido.


Prédios coloridos e históricos do Pelourinho, Salvador, Bahia
Os prédios históricos do centro de Salvador são muito parecidos com o que se encontra ao visitar cidades portuguesas

Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho é um lugar que vale muito a pena conhecer, por sua cultura, beleza e história, construída desde o período do Brasil Colônia.

3. Avenida Paulista (SP)

A Avenida Paulista é outro lugar que, mesmo tendo diversos pontos turísticos ao longo de seu espaço, é uma atração por si só.

Durante o dia, você pode conhecer museus, espaços culturais, lojas, cafés, livrarias ou mesmo para andar de bicicleta ou patinete na ciclovia.

Á noite, aprecie a vista da Avenida Paulista do alto do mirante do SESC ou passe de carro pelas ruas apreciando seus prédios iluminados.


Avenida Paulista de noite
Seja dentro de um carro ou no alto de um mirante, observar a Avenida Paulista a noite proporciona uma vista urbana bela

Projetada para expandir a movimentação da cidade para além da sua área central, hoje ela é um dos maiores centros econômicos do país, repleta de lugares para visitar. Tanto que, talvez seja necessário mais de um dia para conhecer com mais profundidade seus atrativos.

Inúmeros pontos turísticos, de lazer, compras, arte, entre outras opções, tudo em um mesmo lugar. Que tal andar de ponta a ponta pela Avenida Paulista e desfrutar dessa incrível experiência cultural?

4. Eixo Monumental (DF)

A capital do país, Brasília, é um destino indispensável para os amantes de arquitetura, bem como para aqueles que se interessam pela política do país e sua história.

Pensada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, ela foi construída para ser a capital do país e idealizada como uma representação de progresso. Com isso, sua arquitetura moderna está repleta de símbolos, em especial no chamado Eixo Monumental, avenida que reúne os principais prédios governamentais do país.


Ruas, prédios dos ministérios e Catedral Metropolitana em Brasília
Uma dica para aproveitar melhor Brasília é pesquisar e conhecer sobre os monumentos e símbolos presentes em sua arquitetura antes de viajar

Passear por essa região é como estar em um museu a céu aberto, podendo conhecer o palácio do Planalto, o palácio da Justiça, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Esplanada dos Ministérios, entre outros lugares de grande importância para a política e justiça do país.

Em cada um desses espaços será possível observar e conhecer de perto os monumentos e símbolos que compõem cada um dos espaços, de maneira a representar suas funções.

Conhecer mais sobre a história e símbolos de Brasília pode ser interessante para compreender melhor o sistema político de nosso país. Que tal unir o útil ao agradável e aprender mais sobre essa história ao mesmo tempo que aprecia a arquitetura modernista da cidade?

5. Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões (RS)

Para aqueles que amam saber mais sobre a história e cultura do país, esse ponto turístico pode ser muito atrativo. As Ruínas de São Miguel das Missões representam, em seu espaço, o período das Missões Jesuíticas na região, durante os séculos 17 e 18.

Naquele período a ideia de catequizar e evangelizar os indígenas das américas era tida como uma missão "humanitária" para os religiosos.

Apesar dessa imposição da cultura pelos colonizadores, as vilas criadas pelos padres Jesuítas tinham também o objetivo de impedir a escravização dos indígenas, fugindo dos bandeirantes do Brasil e se instalando nessa região que, naquele período, era território espanhol.

Porém, com o Tratado de Madri, esse pedaço de terra passou a pertencer a Portugal e exigiu-se que o povoado fosse transferido de local. Os índios guaranis não aceitaram sair de suas terras, ocupadas muito tempo antes. Com isso, se deu início a chamada Guerra Guaranítica, a qual acabou por suprimir e retirar os povos das terras.


Ruínas da Igreja de São Miguel
A igreja de São Miguel foi construída no século XVIII, e faz parte dos elementos presentes no local tombados como patrimônio nacional

As Ruínas de São Miguel são o que restou desse conflito. Até hoje, o local é visto como sagrado por comunidades guaranis, sendo um símbolo de luta e memória.

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, carrega muito daquele momento histórico do país. Seja para refletir a respeito da período colonial e a influência dos acontecimentos para a cultura e política do Brasil até hoje, ou então para apreciar a natureza, ou as emblemáticas ruínas e as artes confeccionadas pelos guaranis.

6. Instituto Inhotim (MG)

O maior museu a céu aberto do mundo, dedicado a arte, mas que também pode ser visto como um Jardim Botânico. Nele está um acervo de arte contemporânea de grande importância, um dos principais do Brasil.

Imagina só, um espaço dedicado à preservação artística e também de espécies naturais! Esse é o Inhotim. Não é a toa que esse ponto turístico do Brasil atrai cada dia mais pessoas, de todos os lados do mundo. Você certamente deveria conhecer esse local encantador que fica aqui, dentro de nosso país.

Mas por que é tão encantador assim? Localizado em Brumadinho, que fica a 60 km de Belo Horizonte, ele é uma mistura de jardins, galerias de arte e áreas de preservação natural. Com diversas programações culturais e preços acessíveis, os visitantes costumam dizer que é preciso mais de um dia para percorrer seu espaço e conhecer todas as suas belezas.

Suas mais de 20 galerias de arte ficam entre árvores, flores, ar fresco, lagos... E as obras, por vezes dispostas a céu aberto, se misturam com a arte formada pela natureza. Sabe quando se olha para uma paisagem e se diz: "Nossa, é uma obra de arte". Pois então, é de ficar com o olhar arrebatado. Não deixe de ir!

7. Instituto Ricardo Brennand (PE)

Outro espaço cultural com muita variedade e rodeado de mata atlântica preservada! O Instituto Ricardo Brennand possui um acervo histórico-artístico ligado principalmente ao Brasil Holandês e ao período colonial do país.

Além da galeria de arte, o Instituto também preserva diversos livros, muitos deles raros, em sua biblioteca, quadros em sua pinacoteca e, em seus jardins, estão belas e interessantes esculturas.

E, para somar, tem o castelo. A arquitetura do lugar, também conhecido como Castelo de Brennand, por si só, já é uma atração aos olhos dos visitantes.

Inaugurado em 12 de setembro de 2002, e localizado em Recife (PE), o acervo histórico e artístico do local o tornam um dos mais importantes espaços culturais da América do Sul, e, a depender, do mundo.

O Museu de Armas Castelo São João, por exemplo, abriga referências raras, sendo uma das coleções particulares mais significativas do mundo. Nesse único local, é possível apreciar arte, natureza, arquitetura e conhecer um pouco da história do nosso país, tão rico culturalmente.

Lugares turísticos repletos de belezas naturais

Para os apaixonados por natureza, ser brasileiro é um privilégio. Afinal, estamos no país que possui o maior território de floresta tropical do mundo! E o turismo, muitas vezes, contribui para preservar estes espaços.

Não apenas mata nativa, mas também praias, cachoeiras, campos de flores, espécies animais e vegetais, formações rochosas, entre outras. A seguir, confira a lista que preparamos de lugares com todas essas opções naturais citadas.

8. Floresta Amazônica (AM)

Considerando que a Amazônia abrange sete estados brasileiros, não dá pra chamar tudo isso de um único ponto turístico, por outro lado, não seria possível citar aqui apenas um entre seus tantos atrativos. 

A Floresta Amazônica encanta aqueles que tem o privilégio de conhecê-la, e não é a toa. Em sua flora e fauna estão espécies que não se encontra em nenhum outro lugar, e as possibilidades de ver de perto tudo isso também são diversas.


Mulher caminhando em meio a mato e árvores na Amazônia
Seja a pé em uma trilha, de barco ou relaxando em um hotel, estar em meio à Amazônia é certamente uma experiência inesquecível

Seja por meio de passeios de barco, ao hospedar-se em hotéis ou pousadas flutuantes, ou até mesmo ao fazer trekking. São muitas as opções para quem deseja conhecer esse lugar mágico. Confira a seguir algumas delas e o que é possível conhecer ao escolhê-las.

Viagens de barco pela Amazônia

Na Amazônia está o maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de 400 ilhas, o Arquipélago de Anavilhanas. Outro fenômeno muito interessante por lá é o chamado Encontro das Águas, no qual as águas de dois diferentes rios se encontram, mas não se misturam.

Essas são algumas das opções para conhecer em passeios de barco, os quais possibilitarão interagir com botos, avistar jacarés, peixes, macacos, tucanos, búfalos d'água, árvores centenárias, plantas aquáticas típicas conhecidas como vitórias régias, entre outras espécies em meio à selva.

Hotéis, pousadas e espaços de turismo sustentável

O turismo sustentável é de grande importância em lugares como a Amazônia. Existem locais para hospedagem que permitem imersão pela natureza de maneira a respeitar a mata e as comunidades locais.

Para isso, busque por hotéis sustentáveis, turismo de base comunitária ou então reservas ambientais com hospedagens e atividades voltadas ao turismo.

Por meio disso, você poderá realizar trilhas, observação da fauna e flora, conhecer comunidades indígenas e ribeirinhas, vivenciar imersões em meio a natureza, escutar o canto dos pássaros e dormir ao som do movimento dos rios.

9. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

O maior campo de dunas do Brasil, os Lençóis Maranhenses, fica cada dia mais conhecido e atrai cada vez mais turistas. Imagine você, andando por areias brancas e fininhas, pegando um bronze e, para refrescar, se banhando nas lagoas que ficam entre as dunas.

Nesse roteiro também podemos acrescentar a apreciação do sol se pondo, esportes, caminhadas, piquenique, observação da fauna, entre outros. Nessa região encontram-se espécies dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia.


Areia e lagoa nos Lençóis Maranhenses
É possível andar descalço pelas dunas dos Lençóis Maranhenses tranquilamente, já que a areia geralmente não é quente

De junho a setembro são os melhores meses para visitar o local, uma vez que é nessa época que as lagoas estarão mais cheias e as paisagens mais bonitas. Para saber mais sobre isso, também onde ficar, o que fazer, dentre outras dicas, leia o artigo que preparamos sobre este destino: Lençóis Maranhenses: quando ir e o que fazer em 2022.

10. Cataratas do Iguaçu (PR)

Seguindo a linha de exclusividades do Brasil e de seus pontos turísticos, as Cataratas do Iguaçu não poderiam ficar de fora da lista, já que, juntas, formam o maior conjunto de quebras de água do mundo!

Localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, elas fazem fronteira com a Argentina e podem ser observadas também do país vizinho, na cidade chamada de Puerto Iguazú.


Passarelas com visitantes e cataratas ao fundo, em Foz do Iguaçu
A região na qual ficam as cataratas é uma área protegida, de preservação ambiental

O Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas, é uma reserva de mata Atlântica. Com isso, além de apreciar as quedas de água, você também encontrará pelo caminho muita área verde.

Os ingressos podem ser comprados com antecedência pela internet e, com ele, você terá acesso ao local, aos passeios e transporte. A estrutura do parque inclui passarelas, mirantes, banheiros e restaurantes. Brasileiros e integrantes de países do Mercosul têm desconto nos ingressos.

A cidade de Foz do Iguaçu possui outros espaços turísticos que vale a pena visitar ao estar lá, como o Parque da Aves e o Macuco Safari, que permite um passeio de bote pela região, de forma a estar próximo das cataratas.

11. Campos de flores em Holambra (SP)

Maior produtora de flores do Brasil, a cidade Holambra, localizada no estado de São Paulo, atrai turistas justo por essa característica, por ser a cidade das flores!

Como o nome indica, o município foi habitado por holandeses vindos para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. A maneira encontrada por eles para desenvolver a cidade e ganharem o sustento foi, principalmente, por meio do cultivo de flores. A floricultura também é produção comum na Holanda, por isso a cidade paulista lembra tanto esse país!


Campo de flores em Holambra, SP
São muitas espécies de flores, das mais variadas cores, para conhecer em Holambra

Você pode apreciar essa beleza característica da cidade ao marcar presença em eventos ou feiras como a Expoflora. Outra ótima opção é visitar os campos de flores de Holambra!

Por lá, nem todos os campos de flores são abertos para visitação, isso porque são propriedades particulares voltadas a produção e cuidado das flores, as quais, muitas vezes, são sensíveis. Portanto, para que o turismo não prejudique a floricultura, em alguns campos não é permitida a visitação e em outros existem algumas regras a se atentar.

O ideal é que você busque saber com antecedência quais campos estarão abertos para visitação quando você estiver na cidade e se programe para ir.

Uma dica é fazer um tour com uma agência de turismo da cidade, que tenha autorização, uma vez que além de envolver um cuidado maior com a produção de flores, isso também permite que você tenha guias ou pessoas especializadas para enriquecer a visita culturalmente.

Holambra fica florida durante todo o ano, já que a plantação é feita em rotatividade. Seja pesquisando o momento de plantio de sua flor favorita, ou então deixando que o lugar te surpreenda, de qualquer forma valerá a pena observar a beleza das flores e da cidade.

12. Parque Estadual do Jalapão (TO)

Mais uma unidades de conservação brasileira que tem espaço para turismo e que vem ganhando maior visibilidade nos últimos anos.

Por lá você poderá aproveitar piscinas naturais, dunas, cachoeiras, fervedouros, mirantes, além de avistar espécies de animais diversas, como, por exemplo, lobo-guará, arara-azul, emas, entre outros.


Duna no Jalapão, no estado de Tocantins
As unidades de preservação do Jalapão garantem a proteção da flora e fauna do cerrado

No entanto, para chegar até esse paraíso, o percurso envolve estradas de chão e trilhas a pé. Em razão disso, para turistas o indicado é ir até o local junto de guias que conhecem a região, contratando passeios.

Além disso, esse lugar perfeito para aventuras e contemplação da natureza, pelos mesmos motivos, requer cuidados maiores em comparação a outros destinos dentro do país. Portanto, a contratação de um seguro viagem nacional também é importante para esse destino.

13. Jardim Botânico de Curitiba (PR)

Esse é mais um destino para os apaixonados por flores! Com plantas renovadas a cada estação, jardins, chafariz, galerias, espaço cultural, bosques com mata atlântica preservada, a famosa estufa das fotos de cartões postais e muitas outras belezas que só ao vivo para saber.

Criado em 1991, é um espaço muito desfrutado pela população local para momentos de lazer e apreciação da natureza. Além de ser um ponto turístico, o Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Richbieter, também é uma unidade de conservação, utilizado para estudos e pesquisas.


Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Um dos principais pontos turísticos da cidade, esse espaço precisa estar no roteiro de quem visitará Curitiba

Seja por contato direto com as plantas, ao observá-las ou então ao conhecer os museus que possuem um acervo voltado à conscientização ambiental, visitar o Jardim Botânico de Curitiba é um destino certeiro para aqueles que gostam de apreciar a natureza e conhecer mais sobre ela.

14. Cânions do Lago das Furnas (MG)

Um lago rodeado de cachoeiras e cânions. Por imagens já dá para ver e imaginar a beleza magnífica desse lugar, imagina ao estar lá?

Localizado em Capitólio, cidade de Minas Gerais que possui diversos atrativos, esse ponto turístico é o que mais se destaca em razão de sua beleza única.

Os canais rodeados por paredões foram alagados. Portanto, trata-se de um lago artificial. É tanto para conhecer e admirar que os passeios duram no mínimo 4 horas.

Eles acontecem de chalana ou lanchas, também é possível avistar do alto em passeios de helicóptero e realizar esportes aquáticos no local. Por lá também existe um bar flutuante, passeios para relaxar, mergulhar e se banhar em cachoeiras.


Cânios e lago na região das Furnas, MG
Um dos maiores lagos artificiais do mundo, a vista da paisagem desse lugar é magnífica

Talvez você esteja se questionando sobre a segurança do local. Após o acidente que ocorreu em 2022, muitas pessoas ficam receosas a respeito disso.

Um plano de ação foi implementado, um estudo sobre a segurança dos cânions foi feita e as embarcações e atividades turísticas retornaram de forma controlada. Para saber mais, leia sobre o projeto Reviva Capitólio - Viva o Mar de Minas.

15. Gruta da Lagoa Azul em Bonito (MS)

Esse monumento natural é apenas um dos diversos atrativos naturais de Bonito, cidade que é centro de ecoturismo no estado do Mato Grosso do Sul.

A Gruta da Lagoa Azul é um destaque pois a coloração no fundo do seu lago é muito intensa e transparente, devido a ação de minerais somado a incidência do sol que bate no interior da gruta.

Em razão disso, as melhores épocas para visitar a gruta são entre entre setembro e fevereiro, nas quais a iluminação solar é maior.


Gruta com águas de cor azul vibrante
Ela foi descoberta em 1924 e está aberta para turismo desde a década e 1970

A gruta foi o primeiro ponto turístico a ser aberto na cidade, é área protegida pelo IPHAN e um dos principais cartões postais de Bonito. A região investe em conservação ambiental e práticas sustentáveis, então é um desses lugares que, além de encantarem os olhos, contribuem para o cuidado da natureza.

Além da Gruta, você pode visitar cachoeiras, outras grutas, rios e lagos de água cristalina, nadar ao lado de peixes coloridos, realizar trilhas, passeios, mergulhos e flutuações, além de sempre estar em meio a uma natureza diversa, tanto em fauna quanto em flora.

Já decidiu qual ponto turístico do Brasil vai conhecer primeiro?

O Brasil possui belezas e atrações para todos os perfis, gostos e exigências, não é? Que tal explorar um pouco mais desses tão diversos pontos turísticos dentro do nosso país? Por qual você vai começar, já decidiu?

E lembre-se que muitos desses destinos, em especial aqueles que envolvem natureza e atividades físicas ou de aventura, merecem um cuidado em especial. Para viajar tranquilo e aproveitar sem preocupações, um seguro viagem nacional resolve imprevistos rapidinho.

Prático e rápido, além de ter um valor bem em conta para destinos nacionais (e internacionais também, diga-se de passagem), esse serviço garantirá ajuda e atendimento para possíveis problemas. Acesse o botão abaixo e confira as opções de coberturas no site da Real:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Para entender melhor a respeito do seguro viagem, ou para conhecer mais destinos do Brasil e do mundo, confira o canal do YouTube, blog e Instagram da Real. E pra qualquer dúvida é só chamar nossa equipe!