sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que fazer em uma viagem para Cuba + dicas

A maior e mais diferente ilha do Caribe, um lugar único no mundo para conhecer! Por isso, ao fazer uma viagem para Cuba. otimize seu tempo e recursos para aproveitar ao máximo.

Como fazer isso? Bem, neste artigo traremos destinos para conhecer e informações, com o objetivo de te ajudar a tornar sua viagem a esta região produtiva culturalmente, proveitosa e inesquecível! 

Carro e prédios coloridos no bairro Havana Vieja
Carro e prédios coloridos no bairro Havana Vieja


É um lugar que conta com uma arquitetura que carrega meio milênio de história, com clássicos prédios e carros coloridos, belas paisagens, povo acolhedor, uma cultura de música, dança e arte presentes nas ruas do país e muito mais.

Bom, agora que você já sabe algumas curiosidades desse interessante país, confira o que fazer em Cuba em uma viagem a turismo, no qual será possível aproveitar e conhecer o melhor que este lugar tem a oferecer!

Atrações e pontos turísticos para visitar em Cuba

Parques naturais, praias paradisíacas da região do Caribe, arquitetura que encanta os olhos e uma história e cultura muito ricas. Cuba é conhecida por ser um país de contrastes, com grande beleza, hospitalidade, atrações e autenticidade cultural por um lado, e prédios quase abandonados, problemas políticos e sociais de outro. 

De qualquer forma, é um lugar realmente único no mundo que pode proporcionar uma experiência de viagem inesquecível, daquelas que rendem histórias para contar e relembrar sempre! As cidades e atrações indispensáveis de Cuba são: 

Havana

Prédios, rua e mar de Havana
Prédios, rua e mar de Havana


 A capital de Cuba merece uma visita de, pelo menos, 4 dias. Isso porque é preciso um certo tempo para se acostumar com uma cultura muito diferente da que conhecemos no Brasil, assim como apreciar as atrações e características da cidade.

Andar por Havana já é uma atração em si, uma vez que suas ruas, povo, artes e detalhes expressam muito de sua história e cultura, e possuem uma atmosfera que pode te transportar para outros tempos

A arquitetura da cidade remonta a diferentes épocas da história do país, em especial ao período colonial, reproduzindo muitos estilos diferentes em suas construções coloridas. Alguns, muito bem conservados, impressionam pela beleza. Já outros impressionam pelo péssimo estado de conservação. 

Contrastes como esse fazem parte das características de Cuba que é hospitaleira, vibrante e bastante diferente das cidades capitalistas as quais estamos acostumados. Por lá você não encontrará fast food ou grandes lojas, por vezes se encantando com uma cultura quase intocada, e por outras observando pontos negativos nisso.

De qualquer forma, Havana é um lugar que representa bem o melhor e o pior de Cuba, sendo realmente uma capital única no mundo que deve ser visitado ao menos uma vez na vida. As atrações imperdíveis por lá são:  

  • Havana Vieja

É a região mais antiga da cidade, na qual você mergulhará na história do país e observará os contrastes arquitetônicos dele. Para isso, visite suas praças, como a Plaza de la Catedral, a Plaza de Armas e a PLaza Vieja.

Também confraternize com o povo cubano indo em bares como La Bodeguita del Medio e El Floridita, que além de oferecerem o tradicional mojito, carregam muitas histórias. E por falar em cultura, não deixe de ir no Museo del Ron e no Mercado Artesanal. 

  • Museus de Havana

Na cidade existem inúmeros museus, dos mais tradicionais aos especializados. E visitá-los é uma ótima forma de começar a entrar na cultura e história local. Podendo ser esse um dos primeiros passeios ao chegar em Havana. 

São muitas as opções, mas as principais são: Museu da Revolução e Memorial Granm, Museu Nacional de Belas Artes e o Museu da Cidade. 

E, assim como o já citado Museu do Rum, por lá você encontra o Museu do Chocolate, o Museu de Artes Decorativas, o Museu de Artes Coloniais, o Museu Napoleão e muitos outros que possuem foco em uma temática ou itens específicos. Escolha de acordo com seus gostos pessoais. 

  • Bairro de Vedado

Bairro histórico e centro cultural e político de Havana, o El Vedado, assim como Havana Vieja, chama atenção por sua arquitetura histórica e opções culturais de lazer. 

Os principais lugares para visitar por lá são: a Plaza de la Revolucíon, lugar emblemático com muita carga e memória política, e o Memorial José Martí, que além do monumento também conta com um museu e com um mirante que oferece uma vista muito bonita da cidade.

Por falar em vista, não deixe de fazer o passeio marítimo ao longo do Malecón de la Habana, que oportuniza observar um por do sol magnífico e edifícios que representam diferentes épocas de Cuba. 

Ainda no Bairro Vedado, se você tiver a oportunidade, participe de Los Sábados de La Rumba, que ocorre em sábados alternados na rua 4. É um evento que conta com demonstrações de dança e música, com ritmos afro-cubanos, apresentações religiosas e palestras. Tudo somado oportuniza uma verdadeira imersão na cultura e espírito cubanos. 

Varadero

Água cristalina do mar de praia em Varadero
Água cristalina do mar de praia em Varadero


Localizada a 130 km de Havana, dando em torno de 2 horas e 20 minutos de viagem de carro, Varadero é uma cidade muito turística com praias caribenhas belíssimas. 

O local conta com ótimos resorts all-inclusive, com valores que provavelmente são os mais acessíveis entre os destinos litorâneos de Cuba. Por isso, aproveite ao menos uma estadia por lá. 

Depois de Havana, Varadero é um dos destinos mais famosos e geralmente está nos roteiros de viagens de quem vai para Cuba. Isso se dá pelo fato de ser um lugar que recebe muito bem os turistas e com uma natureza exuberante. 

Na praia, você tem a possibilidade de ouvir música cubana ao vivo, dar uma conferida em comércio de artesanatos e realizar mergulhos. Para além das praias, você pode visitar o Parque Josone e a Casa do Rum. 

Trinidad

Casas, árvores e montanhas da cidade de Trinidad, em Cuba
Casas, árvores e montanhas da cidade de Trinidad, em Cuba


Depois de passar um tempo em Varadero, você pode seguir viagem indo para Trinidad, cidade que encanta por sua história e arquitetura com herança colonial. Passear pela cidade é como viajar no tempo de volta ao século XVI

Isso porque as casas de Trinidad se mantém da forma com que foram construídas pelos espanhóis no período colonial. Além disso, por sua importância turística e histórica, sendo Patrimônio da Unesco, a circulação de carros por entre sua zona protegida é proibida, de forma que apenas cavalos e charretes são vistos indo de um lado a outro. 

Os lugares indispensáveis para visitar na cidade são: Casa de La Música, Plaza Mayor, Plaza Carillo, seus museus e Igreja de Santa Ana.  

Santa Clara

Cidade de Santa Clara vista de cima
Cidade de Santa Clara vista de cima


Esta é uma cidade bastante representativa de Cuba, carrega muito da história do país, tendo participação na Guerra dos Dez Anos e na Independência de Cuba e também na Revolução Cubana. 

Em razão disso, é um lugar interessante para quem se interessa por entender o contexto político de Cuba e sua história, com visitas ao Mausoléu Che Guevara e ao Museu ao Trem Blindado. 

Além disso, é lá que fica a segunda universidade mais prestigiada do país, dando um contraste jovial à cidade conhecida por seus monumentos. Fora de Havana, Santa Clara é uma das cidades com maior vitalidade e vida noturna badalada de Cuba, tendo eventos e atrações artísticas pelas ruas que encantam quem visita. 

Cienfuegos

Imagem de por do sol em Cienfuegos, Cuba
Imagem de por do sol em Cienfuegos, Cuba


É considerada uma das mais belas cidades de Cuba em razão de sua arquitetura que foi inspirada e lembra muito a França do século XIX, somado a sua atmosfera marítima de cidade aberta ao mar. 

Seu ritmo é interiorana e suas opções turísticas têm ótimas praias e ótimos passeios culturais. Um passeio pela cidade, observando sua arquitetura e depois pelo Parque José Martí são algumas das opções essenciais, somado a Playa Rancho Luna e ao El Nicho, cascatas localizadas no Parque Natural Topes de Collantes.  

Cayo Coco

Areia e mar azul de Cayo Coco, em Cuba
Areia e mar azul de Cayo Coco, em Cuba


Águas cristalinas que compõem uma das paisagens mais belas de cuba. Ele é um Parque Natural Turístico, mais um destino incrível para os amantes de praias e natureza. 

Boa parte de seu território é destinado à preservação ambiental, tendo urbanização apenas na região norte do ilhéu. Suas principais praias, que são as principais atrações do local, são a Playa las Coloradas, Playa Larga e Playa Flamencos. 

Passar um tempo em Cayo Coco é ótimo para relaxar, sendo destino perfeito para turismo de bem-estar e de natureza. Realizar mergulho por lá possibilitam observar recife de corais e peixes coloridos das mais diversas espécies, sendo uma experiência inesquecível. 

Leia também: conheça as 7 novas maravilhas naturais do mundo!

Santiago de Cuba

Casas, prédios e paisagem de Santiago de Cuba
Casas, prédios e paisagem de Santiago de Cuba


Região menos explorada turisticamente, o chamado Oriente Cubano é uma dica extra para aqueles que tem mais tempo para passar no país e que gostam de uma aventura a mais.

Santiago de Cuba é a mais conhecida entre as cidades desta parte do país. Até 1549 ela foi a capital de Cuba e foi local de eventos históricos como guerras contra os colonizadores espanhóis e o processo revolucionário contra a ditadura de Fulgencio Batista. 

É um lugar com atrações históricas interessantes, além de ter uma cultura muito rica, sendo considerada a cidade mais caribenha de Cuba, com uma vibrante cena artística que conta com produções musicais de influência africana, representando bem a ilha.

Dicas e informações importantes para a sua viagem 

Para que sua viagem seja a mais proveitosa possível, é bom considerar algumas informações com antecedência, como documentação, moeda, internet, clima, custos e outros.

Os cubanos são um povo muito acolhedor, além de que eles adoram brasileiros. O idioma falado no país é o espanhol, sendo que é possível se virar no portunhol, e você também consegue se comunicar no inglês, se falar o idioma e preferir.

Apesar de ser, num geral, seguro, é importante cuidar com os pedintes e vendedores que se encontra nas ruas de Cuba, que podem ser bastante insistentes. 

Capitolio nacional de Cuba, carros e pedestres em Havana
O Capitólio Nacional de Cuba, em Havana, é um exemplo da bela arquitetura que se encontra no país


O acesso à internet por lá é instável e limitado. A melhor conexão você encontrará em praças públicas, onde ficam os pontos de acesso WI-FI estatais. Para acessar, é preciso comprar um cartão que é vendido com limite de tempo, podendo ter até 5h de acesso que podem ser pausadas. 

Quanto a custos com hospedagem e alimentação, uma dica para economizar é se hospedar em casas particulares. Os cubanos alugam casas ou quartos para turistas em busca de renda extra. É uma alternativa segura, autorizada pelo governo cubano. É possível encontrar essas opções pelo Airbnb.

Com lógica parecida, no que diz respeito a alimentação existem os paladares, refeitórios que os cubanos preparam, muitas vezes, nas próprias casas, oferecendo alimentos por preços mais baratos em comparação aos restaurantes tradicionais. 

Onde fica e como chegar em Cuba?

Localizada na América Central, na região do Caribe, Cuba é uma ilha em formato de Jacaré que conta com cerca de 4 mil ilhotas e restingas ao longo de seu território. 

A ilha mais próxima de Cuba é a República do Haiti, ao norte ela fica próxima do estado da Flórida, nos Estados Unidos, ao sul fica próxima da Jamaica e ao nordeste das Bahamas. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d3800891.1069549615!2d-79.56300005!3d21.5152501!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x88cd49070f7a4cb5%3A0x798cf7529110a41a!2sCuba!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1669913633966!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Para chegar ao país a melhor alternativa é indo de avião. Geralmente os viajantes entram em Cuba através do Aeroporto Internacional José Martí, em Havana. Para ir de um lugar a outro dentro do país você pode pegar táxis, ônibus, trens ou alugar carros. 

Quais documentos é essencial levar para entrar e circular no país? 

É necessário ter em mãos o passaporte, as passagens de ida e volta, o visto de turista, que deve ser obtido pelo serviço consular, a  declaração de Saúde do Viajante preenchida, a comprovação da vacina contra a febre amarela, hotel ou outro tipo de hospedagem já reservado e o seguro viagem obrigatório com cobertura para a Covid-19. 

Além disso, como já citado, leve dinheiro em espécie e uma malinha de remédios. Uma dica é incluir em seu seguro viagem cobertura para despesas farmacêuticas e para extravio de bagagem. Confira as opções de planos e preços fazendo uma cotação

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Qual é a moeda oficial em Cuba?

Desde 2021 a moeda oficial considerada pelo governo é o Peso Cubano (CUP), que vale tanto para nativos quanto para turistas. A cotação da moeda varia bastante, por isso, para trocar a moeda para a sua viagem, acompanhe antes a flutuação do câmbio no site Ciber Cuba

A melhor opção é viajar com euros ou dólares e trocar pelo CUP ao chegar em Cuba, isso porque o Real não é aceito para troca. Realize a troca no aeroporto ou em casas de câmbio do país. E é importante carregar dinheiro físico, quase todos os pagamentos por lá funcionam a base do dinheiro, cartão de crédito fica esquecido na carteira. 

Clima e melhor época para visitar Cuba

Com um clima subtropical moderado, as temperaturas em Cuba vão de 21ºC a 28ºC nas estações mais quentes, e de 18ºC a 24ºC nas estações mais frias.

Em Cuba, de setembro a outubro ocorrem muitas tempestades, já de junho a novembro ocorrem furacões. Dessa forma, o melhor período para visitar o país é durante a estação seca, no inverno, de dezembro a fevereiro.

Agora que você já tem em mãos as principais informações sobre Cuba, bem como sugestões de destinos para visitar, basta preparar o seu roteiro e colocar o pé na estrada, não é mesmo? Boa viagem e, se precisar, conte com a Real!