sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Turismo Sustentável: saiba a importância de viajar com responsabilidade

Se pararmos para pensar, o turismo no mundo tem nas belezas naturais parte importante de suas atrações e possibilidades turísticas. Dessa forma, a prática do turismo sustentável é de grande importância.

Viajar tendo em mente a responsabilidade ambiental, é sobre isso que se trata este estilo de viagem. Porém, muitas vezes é preciso que haja incentivo dos setores de turismo para que todos possam contribuir com o meio ambiente por meio de suas ações ao viajar.

Mochileiro no alto de uma montanha com vista para natureza
O turismo pode ser uma ferramenta de preservação das belezas naturais para as futuras gerações (Fonte: Canva)

Apenas ao viajar para lugares que investem na preservação ambiental, os turistas já terão grandes oportunidades de aprender sobre este assunto, além de que, ao valorizar estes lugares, outros poderão se inspirar e tomar iniciativas com o mesmo objetivo.

Sendo assim, acompanhe este artigo e saiba a importância de viajar com responsabilidade, entendendo o que é, quando surgiu, seus princípios e, claro, dicas de lugares para já começar a planejar viagens sustentáveis.

O que é o turismo sustentável?

O turismo sustentável é uma forma de viajar que leva em conta o impacto social, econômico e ambiental que a atividade turística pode ter nas comunidades e nos destinos visitados.

É uma forma de turismo que busca minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios positivos para as pessoas e o planeta.

Quando surgiu a ideia do turismo sustentável?

O turismo sustentável surgiu na década de 1980, quando começou a haver uma maior preocupação com a preservação do meio ambiente e com o impacto do turismo nas comunidades locais.

A ideia se tornou mais popular na década de 1990, quando a Organização Mundial do Turismo começou a promover o turismo sustentável como uma forma de desenvolvimento econômico e social.

Princípios do turismo sustentável

Os princípios do turismo sustentável incluem a conservação do meio ambiente, o respeito à cultura local, o benefício das comunidades visitadas, a promoção do desenvolvimento econômico e social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Como fazer o turismo sustentável?

Para fazer o turismo sustentável, é importante escolher destinos e empresas que tenham políticas e práticas sustentáveis.

Alguns exemplos incluem hospedar-se em hotéis eco-friendly, optar por empresas que utilizem práticas sustentáveis em suas atividades, escolher destinos que valorizem a cultura local e que tenham políticas de conservação do meio ambiente.

Destinos nacionais famosos pelo turismo sustentável

O Brasil é um país conhecido mundialmente por suas belezas naturais e destinos com muita natureza e belas paisagens para conhecer.

Em razão disso, ser um turista consciente aqui dentro de nosso país é ainda mais importante, uma vez que nossos recursos naturais são uma preciosidade que merece e deve ser cuidada por todos.

Alguns destinos turísticos famosos com passeios e atrações sustentáveis no Brasil são:

Bonito, Mato Grosso do Sul

Gruta do Lago Azul em Bonito, MG, Brasil
Existem cidades no Brasil que aplicam ações de medida de proteção à natureza, e Bonito é uma delas (Fonte: Canva)

Bastante procurado para viver momentos de relaxamento em meio a natureza, Bonito possui cachoeiras, grutas, flutuações, cavernas e rios que formam paisagens incríveis e muito atrativas para conhecer turisticamente.

A gestão pública da cidade é focada na sustentabilidade, tanto que ela sempre aparece nas listas de melhores destinos de ecoturismo do país, muitas vezes estando na primeira posição.

Ilha do Mel, Paraná

Morros e água do mar da ilha do mel
Uma ilha que tem parte de sua natureza selvagem intocada (Fonte: Canva)

Com acesso apenas por barcos, sem a circulação de carros nem iluminação pública (durante a noite a iluminação se dá por meio de lanternas!), esse é um raro destino dentro do Brasil em que a apreciação da natureza é ainda mais especial por suas características de lugar remoto.

São permitidas no máximo 5 mil pessoas na Ilha do Mel por dia, em razão da preservação ambiental de suas praias, em sua maioria rodeadas por mata atlântica selvagem.

Apesar das limitações de acesso, circulação, iluminação e até mesmo de temperatura (já que nessa região do Parará nem todas as estações do ano combinam com praia em decorrência do frio), vale muito a pena se organizar para conhecer a ilha.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

Mulher caminhando entre morros da Chapada dos Veadeiros
Fazer trilhas por entre as paisagens da Chapada dos Veadeiros é uma experiência sem igual! (Fonte: Canva)


Para muitos, visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se torna um aprendizado sobre um estilo de vida alinhado com os ciclos da natureza!

O destino é perfeito para aqueles que buscam uma conexão mais profunda com a natureza, mas para isso é preciso ir preparado, já que o acesso a esta região não é fácil e o passeio envolve bastante caminhada em meio a morros e montanhas

O local, que é Patrimônio da Humanidade, é um dos maiores exemplos do turismo sustentável no Brasil, oportunizando não somente apreciar uma natureza exuberante, mas também aprender muito com a cultura de povos tradicionais.

Fernando de Noronha, Pernambuco

Mar e rochas em Fernando de Noronha
Destino que, além de belíssimo, se responsabiliza ambientalmente (Fonte: Canva)


Fernando de Noronha é um ótimo exemplo da combinação entre turismo sustentável e geração de renda, sendo que a preservação natural e manutenção dos atrativos naturais desse local são essenciais para sua economia.

Atualmente Fernando de Noronha é um destino turístico que todos conhecem, e, por isso, a natureza local merece ainda mais cuidados.

Para entrar e aproveitar os atrativos do destino, é cobrada uma taxa dos visitantes cujo valor que é voltado justamente para a preservação ambiental do local.

Para saber mais sobre Fernando de Noronha, informações e atrativos, leia o guia que preparamos sobre este destino.

Destinos internacionais famosos pelo turismo sustentável

Assim como no Brasil, a importância da preservação ambiental vem sendo considerada, debatida e valorizada em diversas regiões do mundo.

Alguns destinos internacionais possuem atrações voltadas a isso, além de que, cada cantinho do mundo possui características naturais únicas que as tornam muito atrativas para visitar e se conectar com a mãe natureza! Olha só:

Costa Rica

A Costa Rica, primeiro país a adotar medidas ambientais, merece ser visitada!
A Costa Rica, um dos primeiros países a adotar medidas ambientais, merece ser visitada! Fonte: Canva)


Um dos primeiros países do mundo a investir no turismo como ferramenta para a proteção de sua biodiversidade, a Costa Rica vem ganhando destaque entre os viajantes aventureiros.

O país criou o projeto Plura Vida Pledge, que tem como objetivo educar os visitantes do país para o assunto, assim como o cuidado com a natureza e medidas para o combate às mudanças climáticas.

Com isso, a Costa Rica recebeu a homenagem Champions of the Earth, da ONU, por incentivar seus visitantes a aprenderem e realizarem ações voltadas à preservação ambiental. Só por isso o país já merece uma visita, não é mesmo? Sendo que nem citamos suas inúmeras atrações que atraem turistas do mundo todo!

Noruega

Montanha, lago e neve na Noruega
Quer apreciar paisagens de frio e ainda fazer turismo sustentável? Conheça a Noruega! (Fonte: Canva)


A Noruega também é um dos países que estão no topo do turismo sustentável mundial, em razão de medidas que o país tomou com o objetivo de reduzir até 50% dos impactos ambientais até 2030.

Países que levam o aquecimento global a sério e agem para reduzir seus impactos merecem reconhecimento e, por isso, ao considerar viajar para um país europeu, lembre-se da Noruega!

Por lá, você poderá apreciar uma das paisagens mais belas do mundo, em especial se você quer conhecer destinos de frio durante o inverno e, de quebra, ainda contribuir para o meio ambiente.

Nova Zelândia

Montanha refletida em rio da Nova Zelândia
Com paisagens que inspiraram o livro O Senhor dos Anéis, a Nova Zelândia é especialmente incrível quando o assunto é natureza (Fonte: Canva)


País conhecido e muito visitado por suas atrações naturais, a Nova Zelândia também entra nesta lista uma vez que um terço de suas terras são legalmente protegidas.

Por lá, as pessoas acreditam que os indígenas de cultura Maori, primeiros habitantes do país, são uma espécie de guardiões da terra e, por isso, cuidar e proteger da biodiversidade local é uma ação valorizada e incentivada culturalmente.

E isso reflete em seu turismo, que incentiva a conscientização e cuidado com as belezas naturais do país por meio da Promessa Tiaki, uma iniciativa de educação ambiental do setor de turismo do país.

Butão

Vista do Paro Taktsang, no Butão, que fica em cima de rochas
O Butão é um país que pode proporcionar muitos ensinamentos para os turistas, mas não é para qualquer um! (Fonte: Canva)


Um país com zero emissão de carbono. Sim, ele existe e é o Butão! Por lá, a produção de oxigênio pelas florestas do país é maior do que a produção de gases, sendo, portanto, o único país carbono negativo.

No entanto, a globalização vem mudando as coisas por lá, tanto que a taxa de desenvolvimento sustentável cobrada de turistas, tem como objetivo manter a natureza o mais protegida possível.

Infelizmente muitos visitantes não respeitam as tradições e cuidados culturais do país para com seus recursos naturais. Por isso, só visite o Butão se você realmente estiver disposto a ter responsabilidade ao turistar por lá. Se essa é a sua intenção, você descobrirá um lugar implacavelmente belo capaz de proporcionar uma experiência sem igual.

Conclusão

O verde de árvores de uma floresta vistas de cima
O turismo sustentável é um meio muito eficiente para a preservação natural. Invista nele! (Fonte: Canva)


O turismo sustentável é uma forma de viajar que leva em conta o impacto do turismo nas comunidades e no meio ambiente, buscando minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios positivos.

Ao escolher destinos e empresas sustentáveis, podemos contribuir para a preservação do planeta e para o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.

Muitos desses destinos envolvem atividades ao ar livre, como trilhas, e práticas esportivas de aventura. Em razão disso, é importante garantir segurança e assistência em situações de imprevisto.

Para isso, a opção mais tranquila e com melhor custo-benefício é a contratação de um seguro viagem. Veja clicando no botão abaixo os valores e planos oferecidos. E boa viagem!

__CALLTOACTION(COTAR)__