sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Salamanca, uma cidade encantadora a ser descoberta!

Grande centro histórico, a cidade de Salamanca possui características únicas que encantam os turistas que passam por lá, em especial aqueles que ama conhecer mais sobre a cultura e história dos lugares que visitam. 

Ela é uma das cidades mais antigas da Espanha, o que reflete nas ruas do seu centro histórico, que preservou muito do que a cidade foi em outras épocas.

Cidade de Salamanca refletida nas águas do rio

Salamanca é como um museu a céu aberto (Fonte: Canva)


Acompanhe este artigo e descubra mais sobre Salamanca, seus principais pontos turísticos e atrações, assim como informações úteis para viajantes brasileiros que visitarão a cidade. 

Introdução a Salamanca e sua importância histórica

Salamanca é uma cidade do interior da Espanha, com cerca de 145 mil habitantes, localizada na região de Castela e Leão, no noroeste do país, há 200 km da capital Madrid.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d24102.590462380747!2d-5.669212099999999!3d40.9634385!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xd3f265dc7dd7c45%3A0x2f7ae4d00bbfa9aa!2sSalamanca%2C%20Espanha!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1678974713316!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Ela foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, uma vez que sua história remonta à Primeira Idade do Ferro e, portanto, é repleta de memória.

Para se ter uma ideia, ela é uma das cidades mais ricas em monumentos da Idade Média, Renascimento, bem como do período Barroco e Neoclássico.

Cultura e conhecimento vêm sendo construídos nessa cidade desde muito tempo, terra de diversas universidades, está sempre repleta de estudantes. 

Passear pelas ruas antigas apreciando a arquitetura que remonta a diferentes épocas, história que inicia desde a Primeira Idade do Ferro, há 2700 anos, vale muito a pena.

Salamanca é uma das cidades mais antigas da Espanha e também uma das mais visitadas turisticamente no país. Não deixe de ir! Saiba a seguir o que conhecer ao ir para este destino. 

Leia também: Granada, Espanha: um guia completo para a sua próxima viagem! 

O que fazer em Salamanca: principais pontos turísticos e atrações

A cidade, que foi apelidada de La Dorada em razão de seus edifícios antigos de arenito que brilham à luz do sol, pode ser visitada a pé e, inclusive, muito da sua pavimentação é pedonal, ou seja, destinada somente para pedestres. 

Essa característica, somada a sua arquitetura que preserva muito de outros períodos passados, confere a ela um ar histórico e possibilita aos visitantes viajar na imaginação enquanto passeia por entre suas ruas

Parte importante dos pontos turísticos de Salamanca têm ligação com sua importância histórica, mas não é somente por isso que a cidade é tão atrativa turisticamente.

Conhecê-la vale a pena, mesmo para aqueles que preferem atrações modernas, afinal, ela é uma cidade universitária que mantém produzindo conhecimento e inovação. Os principais pontos turísticos da cidade são: 

Passeio pelo Centro Histórico

Vista aérea do Centro Histórico de Salamanca

Os prédios e casas de Salamanca são todos em cores padrões, resultando em belas paisagens urbanas (Fonte: Canva)


Uma ótima forma de começar a turistar pela cidade é fazendo um passeio pelo centro histórico. Reserve um tempo para apreciar os detalhes dessa região, sejam arquitetônicos ou culturais. 

Não deixe de conhecer a Casa das Conchas, o edifício da biblioteca pública de Salamanca que tem a fachada decorada com inúmeras conchas. 

Em estilo gótico plateresco, a arquitetura dela é uma das mais belas da cidade, com detalhes que impressionam. E olha que belezas arquitetônicas é o que não falta por lá!

Saindo de lá, você ainda avistará a Universidade Pontifícia e, pelo caminho, passará por ruas históricas que te farão viajar no tempo. 

Faça uma pausa para descanso no Huerto de Calixto y Melibe, um jardim que exala tranquilidade junto ao cheiro das flores. Um ótimo lugar para relaxar entre árvores apreciando o verde da natureza. 

Convento de Santo Estevão

Entrada do Convento de Santo Estevão, em Salamanca

Este convento impressiona por seus detalhes arquitetônicos (Fonte: Canva)


Sede da Ordem dos Dominicanos, o Convento de Santo Estevão é um ótimo lugar para seguir com a viagem no tempo que é o passeio por Salamanca. 

O edifício construído por volta de XIII relembra muito um palácio, com detalhes belíssimos por todos os lados, desde a sua fachada até as paredes, escadas, janelas e espaços em seu interior. 

Universidade de Salamanca

Detalhes de prédio da Universidade de Salamanca
A própria Universidade de Salamanca é um ponto turístico em razão de sua história e beleza (Fonte: Canva)


A mais antiga universidade da Espanha, mais antiga que as já antigas universidades Coimbra ou Cambridge, ela tem mais de 800 anos!

Comece o passeio pelas Escuelas Mayores, primeiro espaço a ser construído para a Universidade. Ele abriga em seu interior espaços muito interessantes, como, por exemplo, a Sala da Biblioteca Antiga, espaços para solenidades e antigas salas de aula. 

Os detalhes desse espaço são, em muitos momentos, como museus, já que há cadeiras, mesas e outros objetos típicos para estudos que estão lá, preservados, há muito tempo. 

Conheça também as Escuelas Menores, no qual você encontrará a pintura Cielo de Salamanca, do século 15, além de um pátio muito bonito e encantador. 

Conheça as Catedrais da cidade

Catedral Nova de Salamanca

A Catedral Nova de Salamanca é um dos principais cartões postais da cidade


A Catedral de Santa Maria, chamada de Catedral Velha, e a Catedral da Assunção da Virgem, chamada de Catedral Nova, fazem parte da paisagem urbana da cidade e proporcionam uma experiência incrível. 

Conhecer as catedrais de Salamanca é um passeio clássico, que está nos roteiros de viagens de quase todos os viajantes que vão à Salamanca.  

Casa Lis e o Museu de Art Nouveau e Art Deco

Entrada da Casa Lis, Museu de Art Nouveau e Art Deco

A Casa Lis/Museu de Art Nouveau e Art Deco proporciona um passeio cultural muito interessante (Fonte: Canva)


Este palacete modernista repleto de vidraças é um espaço direcionado para o Museu de Art Nouveau e Art Deco que possui uma coleção de artes decorativas desses estilos do século XIX até o período entre guerras. 

Móveis, leques, jóias, porcelanas, têxteis, entre outras coleções que representam a sociedade burguesa da época, com destaque para vidros e pequenas esculturas de bronze chamadas de criselefantinas. 

Plaza Mayor

Fachada da Plaza Mayor, em Salamanca, na Espanha

A Plaza Mayor, em Salamanca, é uma das praças mais belas da Europa (Fonte: Canva)


Um ótimo local para observar o cotidiano e vida local, além de se encantar com, mais uma vez, a arquitetura, a Plaza Mayor também é ponto turístico indispensável que está no roteiro de quase todo mundo. 

Considerada uma das praças mais bonitas da Europa, ela é sede da prefeitura, mas já teve outras funções como, por exemplo, servir de arena para touradas!

É um espaço no qual ocorrem vários eventos e iniciativas culturais ao longo do ano, portanto, além de apreciar suas belezas, ir neste lugar ainda poderá te surpreender com atrações diferenciadas. 

Por lá você encontra vários cafés, bares de tapas e possibilidades gastronômicas, podendo ser uma opção para refeição durante a noite, já que a iluminação das fachadas é especialmente bonita e pode ser observada enquanto aprecia os alimentos nas mesinhas ao ar livre. 

Ponte Romana 

Vista da Ponte Romana de Salamanca

Andar pela Ponte Romana avistando construções da cidade de longe é como estar dentro de um filme da época medieval


Essa estrutura, que atravessa o Rio Tormes, é especialmente bela ao entardecer, uma vez que as cores do final da tarde refletindo no rio, somado à paisagem da própria cidade, dão um ar romântico e de tranquilidade para o momento. 

Porém, independentemente de passar por lá durante a manhã, tarde ou noite, a vista será bonita de qualquer forma e renderá ótimas fotos. Reserve um tempo para atravessar a Ponte Romana de Salamanca e registrar a paisagem em fotos. 

Informações úteis para viajantes brasileiros em Salamanca

Prédios de Salamanca avistados da rua

Em razão do tom dourado dos edifícios refletidos pelo sol, Salamanca é chamada de La Dorada


Para que sua viagem para Salamanca seja ainda mais proveitosa, confira algumas informações sobre documentação, hospedagem, transporte e outros. 

Antes de mais nada, para entrar na Espanha e depois ir à Salamanca os documentos necessários são: passaporte válido, visto, comprovação de hospedagem e de recursos financeiros

Além disso, a Espanha é um dos países integrantes do Espaço Schengen. Isso significa que o país exige dos turistas um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros

Para saber mais sobre a obrigatoriedade do seguro viagem para entrar na Espanha leia o artigo que preparamos sobre este assunto. Para conferir planos e preços, faça uma cotação clicando no botão abaixo: 

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Para aproveitar as atrações de Salamanca, um dia de passeio, por meio de um bate volta, já é suficiente.

No entanto, ela tem tantos encantos escondidos que você muito provavelmente vai querer apreciar cada detalhe com calma. Assim sendo, indicamos ficar de dois a três dias nesse destino. 

Não há aeroporto em Salamanca, para ir até lá é precisa pegar ônibus, trem ou ir de carro.

Já dentro da cidade existem apenas duas linhas de ônibus que são responsáveis pelo transporte público na cidade. Porém, é possível conhecer suas atrações passeando a pé. 

Em razão disso, o ideal é que você reserve uma hospedagem na região do Centro Histórico, já que a partir dela poderá sair para conhecer os principais pontos turísticos. É uma ótima localização e as hospedagens que ficam por lá possuem um ótimo custo-benefício! 

Tudo pronto para começar a planejar a sua viagem? Para mais informações, confira outros artigos no Blog da Real e siga nossa página no Instagram. Até a próxima!