sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Fernando de Noronha: guia completo sobre o paraíso

Quem nunca sonhou em viajar para Fernando de Noronha? Se você chegou até aqui, certamente este paraíso te despertou a vontade de conhecer o santuário ecológico.

Fernando de Noronha tem uma história de luta, já foi presídio político e passou por muita transformação. O arquipélago passou de colônia penal a patrimônio cultural!  

O Patrimônio Mundial Natural, título concedido pela Unesco, carrega vestígios do passado e as construções históricas permanecem de pé. Hoje, Noronha proporciona passeios pelas ruas da vila que se transformam em uma viagem inesquecível. 

Para experienciar de perto a sua beleza natural e ilhas que contornam o arquipélago, confira neste artigo todas as informações para conhecer o paraíso. 

A vista da ilha e mar de Fernando de Noronha do alto
Fernando de Noronha é um dos destinos mais cobiçados do mundo! 
(imagem: unsplash/Matheus Frade)

Onde fica Fernando de Noronha, em qual estado?

Situada em um ponto vulnerável no Oceano Atlântico, a ilha de Fernando de Noronha fica em Pernambuco. Integrada ao estado em 1988, hoje é um distrito estadual.

O arquipélago, formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, ocupa uma área de 26 km2, está localizado a 360 km de Natal, 545 km de Recife e 710 km de Fortaleza.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d8167939.321412412!2d-35.05941567300004!3d-1.6057133000086028!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x63652603fffffff%3A0xa36df96a68fb12b9!2s%C3%81rea%20de%20Prote%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental%20Fernando%20de%20Noronha%20-%20Rocas%20-%20S%C3%A3o%20Pedro%20e%20S%C3%A3o%20Paulo!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1669216220853!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Clima de Noronha 

O clima da ilha é tropical e ao longo do ano a temperatura da água do mar varia entre 26 °C e 28 °C.

Durante setembro a fevereiro o clima fica seco. E, ocasionalmente, durante a temporada de março a junho ocorrem pancadas de chuva. 

No entanto, a temperatura tem pouca variação durante o ano, mantendo uma média de 28ºC, com muito sol e brisa refrescante. 

Segurança em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é considerado o verdadeiro paraíso em todos os sentidos e uma de suas melhores características é a segurança. Além da sua extraordinária beleza, a ilha é considerada um dos lugares mais seguros.

Em 2022, o estado de Pernambuco fechou o primeiro semestre com o menor índice dos últimos 16 anos no que diz respeito a roubos. Isso se reflete também em cidades da região, como Fernando de Noronha, que é considerada uma das melhores para se viver. 

Documentação

Para entrar em Fernando de Noronha, o governo tem algumas exigências, como: apresentar o Certificado de Vacinação do Covid-19 e ter, pelo menos, duas doses da vacina, sendo a última com mais de 21 dias da aplicação. 

Para quem só tomou uma dose, o governo exige a carteira digital e exames com o resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48 horas antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorológico, realizado em laboratório, ou resultado reagente de exame de anticorpos neutralizantes, realizado em laboratório.

Exames realizados por imunocromatografia, como testes rápidos e exames de busca de antígenos, não serão aceitos. A carteira digital de vacinação pode ser adquirida através dos portais Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife ou Passe Verde.

Além disso, é preciso baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing — aplicativo criado para que os usuários possam sinalizar se foram contaminados pela COVID-19. Dessa forma, o app informa pessoas que estiveram por perto, alertando-as de que podem ter sido expostas ao vírus, mas de forma anônima sem expor o viajante. 

Crianças de 0 a 6 anos ficam dispensadas da apresentação de exames para Covid-19. Crianças de 7 a 11 anos devem apresentar resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48h antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório. Crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, que não tomaram a vacina, também precisam apresentar exames.

Como chegar em Fernando de Noronha?

Os voos diretos para Noronha partem de Recife e Natal e levam cerca de uma hora até a ilha. 

Se você partir de outras cidades do Brasil, será preciso fazer uma conexão nesses aeroportos para chegar ao destino. As companhias que voam para Noronha são a Azul e Gol.

Ao chegar, é importante que você saiba que não estão disponíveis o serviço de Uber e 99 Pop. Os meios de transporte mais utilizados por lá são ônibus, táxi, bicicleta e buggies. Dependendo de onde você for se hospedar, algumas pousadas oferecem transfer do aeroporto até o local

Qual o valor da taxa para Fernando de Noronha?

Antes de pousar em Fernando de Noronha, é bom que você saiba que existe uma taxa de preservação que deve ser paga. Essa taxa é obrigatória, paga por pessoa e por dia de permanência.

O valor da taxa de um dia é de R$ 87,71. Por exemplo, se desejar passar cinco dias em Noronha, o valor é de 431,55 por pessoa.

Você encontra a tabela completa no site do governo e o pagamento pode ser realizado por lá, ou caso preferir, tem a opção de pagar no aeroporto.  

Principais passeio em Noronha 

Que tal começar a sua viagem fazendo uma tour pelas principais ilhas de Noronha? Assim que você chega na ilha, alguns passeios são oferecidos para ter uma visão geral do lugar. 

O passeio é feito por buggies ou safari que te levam a conhecer pontos turísticos, como a Praia do Leão, Museu do Tubarão, pela Capela de São Pedro, Enseada de Caieira, entre outros que duram um dia incrível de tour. 

Além do passeio essencial, separamos mais 5 principais pontos turísticos em Fernando de Noronha que você vai adorar conhecer, confira:  

Barco no mar de Fernando de Noronha
Fernando de Noronha proporciona passeios inesquecíveis de barco. 
(imagem: unsplash/Ricardo avelar)

Baía do Sancho

A Baía do Sancho é considerada a praia mais bonita do mundo! A praia possui uma faixa de areia dourada, emoldurada por falésias de todas as cores. 

Sancho oferece uma das mais belas vistas à ilha e o seu mar azul turquesa com corais permite a vida marinha de centenas de espécies diferentes. 

O acesso pode ser feito de barco ou através de escadaria encravada em uma fenda na rocha. No verão oferece ondas fortes e, no inverno, cachoeiras formadas pelas chuvas.

vista linda da Baía do Sancho - Fernando de Noronha
Já pensou em conhecer a praia mais bonita do mundo?

Trilha da Atalaia Curta 

A trilha da Atalaia é um dos passeios mais cobiçados pelos turistas. Ela dá partida no portão que fica na vila dos trintas. 

Na maré baixa, forma-se uma rasa piscina natural presenteando aos turistas a visão da vida marinha. Para preservação ambiental, os turistas devem alugar snorkel, máscara e colete para entrar na piscina. 

O valor do aluguel do equipamento não sai caro e custa em torno de 10 reais – vale a pena pela diversão em mergulhar com os peixes e ter uma experiência memorável. 

Se você adicionar esse lindo passeio na sua rota, é bom reservar um ticket de trilha assim que chegar em Noronha.

Turistas mergulhando com os peixes em Fernando de noronha-PE
A trilha é curta e leva em torno de 60 minutos para ir e voltar.

Vila dos Remédios 

A vila dos Remédios é o principal núcleo do arquipélago. Ela fica no centro de Fernando de Noronha, onde as lojas se concentram.

Um passeio excelente para adquirir lembranças da ilha e também para fazer fotos na frente da pequenina Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, do Palácio São Miguel, além da admirável vista das praias do Meio e da Conceição, com o Morro do Pico ao fundo. 

imagem da capela de Nossa Senhora dos Remédios - Fernando de Noronha
O nome Vila dos Remédios originou-se devido a variedades de ervas medicinais encontradas na mata (imagem: Pinterest)

Passeio de barco para ver golfinhos

O paraíso de Fernando de Noronha também é conhecido por ser o lar onde os golfinhos viajam para fazer o ritual de acasalamento.

O passeio de barco proporciona aos viajantes avistar os golfinhos saltitantes e receptivos de perto, tornando o passeio uma experiência única.

Além dessa atração que vale a pena por este incrível motivo, o passeio de barco passa de longe por algumas praias, como a Praia do Cachorro, da Conceição, do Bode, Boldró, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos. Dá para tirar lindas fotos nessa tour. 

imagem golfinho sorrindo
No Mirante dos golfinhos é possível admirar os animais om binóculos 
(Imagem:Unsplash)

Mergulho com as Tartarugas Marinhas 

E para marcar ainda mais essa experiência no paraíso, a cereja do bolo tinha que ficar por último para completar esse roteiro!

Que tal um passeio gratuito com as tartarugas marinhas?

Todas às segundas e quintas, biólogos do Projeto Tamar realizam, na Baía do Sueste, a captura intencional de tartarugas marinhas - um programa que inclui a captura e marcação dos animais para o estudo de informações como taxa de crescimento, desova e rota migratória.

Quem quiser realizar essa atividade pode ter o privilégio de observar a abertura de ninhos ou passar a noite monitorando a desova. Tenho certeza que acompanhar o nascimento das tartaruguinhas é uma prática emocionante e única. Vale a pena! 

Tartaruga Marinha sobre a frecha da luz
O Projeto Tamar em Fernando de Noronha proporciona uma experiência especial 
e gratuita com as tartarugas marinhas (Imagem/Unsplash)

Bom viajante, ter o privilégio de ir para Fernando de Noronha já conta como uma realização significativa, imagina poder desfrutar de todos esses passeios no éden? 

Ah, e não se esqueça: Ao viajar é importante que você tenha um seguro viagem que te acompanhe nestes destinos e assegure você de quaisquer problemas, como: extravio de bagagens e acidentes. 

Sabemos que, ao planejar uma viagem, tudo o que você menos precisa, é de preocupações. Por isso, deixe os imprevistos nas mãos de quem sabe resolver! 

A Real é a primeira comparadora de seguros de viagens do Brasil, e oferece os melhores planos para todos os tipos de turistas! 

E o melhor de tudo é que você pode realizar uma cotação de forma simples e rápida.  Clique no botão abaixo e confira os valores dos melhores planos para você!

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Espero que tenha gostado deste artigo! Leia também: 

 Seguro viagem para Fernando de Noronha 

Fernando de Noronha: melhor época para visitar 

Até a próxima! :)