sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Saiba como emitir a Permissão Internacional para dirigir 

Viajar e conhecer novos lugares deveria ser considerado uma das 7 maravilhas do mundo, não é mesmo? E um dos maiores desejos de qualquer viajante é sair por aí sem rumo, se aventurando na estrada como no filme Little Miss Sunshine.

Para os amantes da estrada, viajar de carro possibilita algumas vantagens comparado com outros tipos de rota, e dentre elas estão: total liberdade de horários e roteiros para ampliar mais o destino escolhido.

Se você chegou até aqui a fim de entender como é se aventurar de carro para fazer uma Road Trip, é imprescindível pesquisar se o país a ser visitado exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID). 

Carro na estrada
Uma Road Trip (viagem de carro) pode ser uma boa alternativa para quem quer economizar nas férias, além de possibilitar conhecer destinos nacionais próximos

Afinal, o que é PID – Permissão Internacional para Dirigir?

A PID é uma forma de identificação reconhecida internacionalmente que permite que o condutor habilitado no Brasil (com Permissão para Dirigir ou CNH definitiva) possa dirigir em outros países. 

Esse documento funciona como uma tradução de várias línguas (português, espanhol, inglês, russo, alemão, árabe e chinês). E é a partir dela que os agentes e policiais de cada país visitado poderão identificar se você tem a permissão para pegar a estrada.

É importante que você saiba que a PID não é válido em todos os países da Europa, atualmente a lista contém 76 países.

Por isso, antes de viajar, verifique se o seu país de destino aceita a PID para que você possa viajar tranquilo. Para conhecer a lista com todos os países acesse o site oficial do Detran.

Como emitir a PID? 

Para solicitar a sua PID é bem simples: você pode optar por emitir na internet, no aplicativo do Detran ou presencialmente nas autoescolas (CFCs) e nas unidades de atendimento do Detran. 

Na internet

  • Solicite a emissão da PID

  • Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados

No aplicativo do Detran

Baixe o aplicativo Detran, disponível para Android ou iOS

  • Solicite a emissão da PID;

  • Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados.

Nas autoescolas (CFCs) e nas unidades de atendimento do Detran

  • Encontre uma autoescola ou uma unidade de atendimento perto de você;

  • Agende um horário para atendimento;

  • Apresente documento oficial com foto e CPF;

  • Solicite a emissão da PID;

  • Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados.

PS: Em alguns estados também é possível solicitar a PID no Poupatempo. 

Prazo para receber a PID

Após a emissão, o documento será entregue pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado no Detran, em até 10 dias úteis.

Entretanto, vale informar que o processo de taxas e prazos variam de acordo com cada estado. 

Custo para emissão da PID 

A taxa para emissão da PID é de R $259,05 e ainda tem os custos dos Correios para envio do documento, que é de aproximadamente R$11,00. Mas, mais uma vez, esse é um valor aproximado, pois a taxa varia de estado para estado, por isso é importante consultar quanto custa no estado onde você reside.

A validade da PID é de 3 anos ou até o vencimento da sua CNH. Por esse motivo,  a atenção aos prazos  é importante para não comprometer sua viagem e causar contratempos, em alguns países pode valer por apenas 180 dias

Documentos necessários

  • CNH ou outro documento de identificação, original + cópia

  • Comprovante de residência (original + cópia) ou declaração.

A foto e assinatura são aproveitadas do arquivo da CNH nacional.

A Permissão Internacional para Dirigir serve como documento de identificação?  

Não. A Permissão Internacional para Dirigir deve sempre ser apresentada junto ao passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No Brasil, a PID também não serve como documento de identidade. Lembrando que a sua PID terá a mesma validade da sua CNH.

Curiosidades: quais são as diferenças das leis de trânsito de outros países?

Agora que você sabe sobre as informações necessárias para adquirir a sua PID para realizar a Road Trip tão esperada, é importante também conhecer as regras de trânsito vigentes no país a ser visitado, para evitar problemas com a lei ou até mesmo surpresas desagradáveis.

Pensando nisso, separamos 5 leis de trânsitos curiosas em outros países para que você não seja pego de surpresa:

carro na estrada com mapa a vista
Falta de conhecimento das leis de trânsito pode render multas, pontos na carteira e outras penalidades, a depender do grau da infração.

Tailândia: se for dirigir, vista a camisa! 

Pois é! Sabemos que no Brasil, por ser um país tropical, em algumas épocas do ano o calor vem com tudo e pra piorar, o ar condicionado não parece ser o suficiente. 

É por isso que muitos rapazes tiram a camisa para aliviar a sensação térmica, e por mais que aqui no Brasil essa prática também seja considerada ilegal, ela consegue passar despercebida. Mas na Tailândia, é multa na certa! 

Viagem para a Tailândia: descubra tudo sobre a terra do sorriso

Lá é ilegal dirigir sem a peça de roupa que cobre o tronco, tanto homens quanto mulheres. Portanto, é preciso estar devidamente vestido para não infringir a lei e ser multado. 

Reino Unido: é bom manter a calma 

É complicado enfrentar um engarrafamento, ainda mais se você mora e sabe como funciona o trânsito em grandes cidades, às vezes pode perder a paciência e soltar a mão na buzina, não é mesmo?

Mas você sabia que essa prática de buzinar furioso e fazer gestos com as mãos para outros motoristas, no Reino Unido, é considerado um crime de “ordem desordeira”? 

Manter a calma é a melhor dica para você não se desgastar numa viagem tão esperada e também não ser “mal educado” com os nativos que irão te receber. Tenha boas práticas no trânsito e evite fazer gestos ofensivos, certo?

EUA: porta-malas, o seu maior aliado

Seja de qual lugar você for, quando um amigo combina de fazer uma social, é certo que o primeiro pedido seja esse: “passa no mercado e traz a bebida”. 

Em alguns lugares dos EUA, essa prática não é comum se você estiver de carro. Lá é considerado uma ofensa carregar bebidas alcoólicas dentro de um carro, e o que pode ocasionar também uma multa. 

A dica é guardar tudo no porta-malas para evitar problemas com autoridades locais.

Austrália: e esse braço na janela se você não vai sinalizar?!

Pegando a estrada, sentindo a brisa no rosto acompanhado da sua música favorita tocando no carro é automático que, para entrar ainda mais no clima, o seu braço fica apoiado na janela e assobios em sintonia, mas… Pois é! 

Ficar com o braço na janela é uma infração média de trânsito tanto no Brasil e expressamente proibido na Austrália. É ilegal dirigir com o braço (ou qualquer parte do corpo) para fora do automóvel — a menos que você esteja sinalizando para alguém no trânsito.

Cantar pode, mas sem apoiar o braço na janela, tá bem?

Grécia: Cof Cof

Fumar em lugares proibidos parece aumentar mais ainda a vontade em algumas pessoas, porém tenha atenção se você for para a Grécia - descubra o que fazer na Grécia, conheça os melhores roteiros

O governo grego tem implementado diversas leis antitabagismo. Proibido fumar em aeroportos. Proibido fumar em estações portuárias. Proibido fumar em estações de transporte. Proibido fumar enquanto dirige um veículo.

Se o motorista for pego fumando e dirigindo ao mesmo tempo, sua carteira de habilitação pode ser retirada por um mês. 

Por isso, é melhor evitar esse tipo de preocupação durante a sua viagem, né? 

Antes de viajar para qualquer país, a dica é que você procure aprender sobre a cultura daquele lugar e suas leis. É importante respeitar as normas, pois assim, você pode evitar multas estressantes e além de tudo, aproveitar a sua viagem com tranquilidade! 

Seguro viagem 

E para ter uma experiência ainda mais marcante, é valioso que você esteja acobertado a quaisquer imprevistos que possam acontecer durante uma viagem.

Ter um seguro viagem deve ser considerado, também, uma das prioridades na hora de planejar as suas férias.

Quem contrata o seguro viagem tem inúmeras vantagens que podem ajudar com eventualidades, como: desde atrasos de voos, acidentes, translado e extravio de bagagens.

Contratar um seguro viagem é rápido, fácil, barato e seguro. Faça a simulação:

__CALLTOACTION(COTAR)__