sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Guia de Jericoacoara: saiba como aproveitar a encantadora vila de pescadores do Ceará!

Ficar deitado em uma rede dentro do mar, tomando sol e apreciando a natureza: essa é uma das tantas possibilidades que Jericoacoara oferece. Essa encantadora vila de pescadores se tornou um dos lugares mais atrativos do turismo no Brasil.

Em razão disso, preparamos este guia para dar dicas sobre passeios, hospedagens, alimentação, entre outras informações sobre o local para que sua viagem seja o mais proveitosa e econômica possível! Vamos lá?


Paisagem com mar e rocha de Jericoacoara
Uma das imagens mais conhecidas de Jericoacoara: a Pedra Furada

Onde fica e como chegar e Jericoacoara

Jericoacoara é uma vila de pescadores no município de Jijoca, no Ceará. Ela fica na costa oeste do estado e é um dos destinos cearenses mais procurados por turistas.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d7970.138861279275!2d-40.51216935000001!3d-2.795762!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x7e986880741a685%3A0x9e57dad881207f07!2sVila%20de%20Jericoacoara%2C%20Jijoca%20de%20Jericoacoara%20-%20CE!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1660848690807!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Para chegar até lá você pode pegar um voo que desembarca no Aeroporto Regional de Jericoacoara, que fica a cerca de 30km da vila e pegar um táxi ou transporte coletivo até o local de hospedagem, ou então ir até Fortaleza e de lá pegar um ônibus até a vila.

Algumas pessoas realizam a viagem de carro, no entanto, se você optar por ir dessa forma é importante saber que apenas carros autorizados podem circular dentro da vila e que, se esse não for o seu caso, deverá deixar o veículo do lado de fora.

Atrações de Jeri: as principais praias e passeios na vila para conhecer

Jericoacoara é um lugar para aproveitar a natureza, em suas praias, lagoas e outras atrações. Tanto a vila quanto Jijoca e cidades próximas englobam paisagens naturais e atrações incríveis.

A praia de Jericoacoara, rodeada de hotéis, restaurantes e ótima infraestrutura é a principal praia da região. É caminhando por ela que se encontra a Pedra Furada, cartão postal do local, a qual rende boas fotos.

Outras praias muito legais para conhecer são a praia da Malhada, localizada próxima a Jeri com fácil acesso a pé e que oferece tranquilidade para quem passa um tempo nela, já que não é muito frequentada, tendo menos movimentação e ideal para quem quer relaxar.

E a Lagoa do Paraíso, que muitos consideram imperdível. Isso porque trata-se de uma lagoa de águas cristalinas e calmas, as quais podem ser apreciadas pelas redes que são colocadas pelos estabelecimentos que ficam por lá. Diversas pessoas conhecem a lagoa rapidamente durante passeios, mas é um lugar que vale a pena passar um dia inteiro.

E por falar em passeios, algo que você não deve deixar de fazer ao estar lá é realizar um passeio de buggy e apreciar o pôr do sol caminhando pelas dunas da região.


Grupo de pessoas em passeio de carro pelas dunas de Jericoacoara
Os passeios de buggy pelas dunas e belezas naturais de Jericoacoara são imperdíveis!

Observar as raízes de árvores para fora da terra e os cavalos marinhos que ficam na região do Mangue Seco é outra atração que possibilita uma experiência única e ótimas fotos em Jericoacoara.

Além de todas essas opções naturais, mais recentemente os turistas vêm podendo aproveitar o Lagun Beach Club e o Buraco Azul, que são lagoas artificiais que se misturam com o cenário natural. Essas atrações oferecem ótima infraestrutura e é mais uma opção interessante para quem visitará Jericoacoara.

Leia também: conheça 15 pontos turísticos incríveis do Brasil!

Onde ficar em Jericoacoara? Saiba as melhores opções de hospedagens


Mar, barcos, turistas e estrutura de Jericoacoara
A vila de areia carrega um ar de interior e possui uma infraestrutura sofisticada

Hotéis, resorts, pousadas e outros estabelecimentos estão à disposição dos turistas que passarão um tempo em Jericoacoara. As principais estão no centro da vila, mais próximos às praias. São elas:

  • Jeri Pousada;
  • Pousada Ravana;
  • Vila Chic Hostel Pousada;
  • Pousada CasAlice.

Já na região da praia de Jericoacoara e na Praia da Malhada são:

  • Vila Gallina Pousada;
  • Pousada Pedra Furada;
  • Casa Suíça Brasileira;
  • Pousada Ponta da Pedra;
  • The Chili Beach Private Resort.

Por serem mais próximas do destino da viagem, essas são as hospedagens principais, mas também existem opções atraentes por todo o município de Jijoca. Pesquise por essas e outras e reserve a hospedagem levando em conta o preço, conforto e suas preferências.

Dicas e roteiros para aproveitar o melhor da vila e da região

Como deu pra ver, Jeri, Jijoca e essa região do Ceará possui muitas opções atrativa para conhecer. Em razão disso, é importante planejar um roteiro para que haja tempo para conhecer o máximo de lugares possíveis, de forma a tornar essa viagem inesquecível. 

Com isso em mente, preparamos um roteiro de até 8 dias para te ajudar com essa tarefa. Você pode adaptar e incluir as atrações que mais te agradam em seu planejamento de viagem, seja ele para poucos dias ou mais. Olha só: 

Opção de roteiro de até 8 dias em Jericoacoara

  • Dia 1: Passeio pela vila, relaxar na praia principal e fazer uma caminhada até a Pedra Furada;
  • Dia 2: Fazer um passeio de buggy pelo litoral oeste;
  • Dia 3: Passar um tempo na praia da Malhada e aproveitar a vista ao fim da tarde na Duna Pôr do Sol;
  • Dia 4: Apreciar a Lagoa do Paraíso e curtir um forró ou bar à noite;
  • Dia 5: Conhecer a região do Mangue Seco e outras belezas naturais da região;
  • Dia 6: Fazer um passeio de buggy pelo litoral leste;
  • Dia 7: Conhecer as lagoas artificiais do Buraco Azul ou do Lagun Beach Club;
  • Dia 8: Fazer um passeio para conhecer o município de Jijoca e encerrar a viagem relaxando na praia principal. 

Redes no mar de Jericoacoara
Relaxar deitado em redes no mar ou lagoas é uma das tantas atrações de Jeri

Lembre-se que para passar alguns dias no local é preciso pagar uma taxa de turismo. Desde 2021 o valor dessa taxa é de 30 reais por semana, por pessoa. Ficando uma semana ou dois dias, o preço é de 30 reais igual. 

Para poder fazer negociações e conseguir descontos, uma dica é levar dinheiro em espécie para além de cartões e pix. Além disso, pela vila não transitam carros. Saiba que você terá de deixar o carro do lado de fora caso vá com este meio de transporte! 

Como Jeri possibilita a prática de esportes como o surf, envolve passeios de buggy, muito sol e rotina de praia, evite estresse e gastos em possíveis imprevistos e contrate um seguro viagem. O valor para viagens nacionais é muito em conta e te trará muito mais segurança. Faça uma cotação em nosso site e veja como vale a pena contratar esse serviço: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

Em caso de dúvidas, olhe a FAQ logo abaixo e conte com nossa equipe e nosso blog para te auxiliar com o planejamento de suas próximas viagens! Até mais!