sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Os melhores lugares para esquiar no mundo

Nosso planeta possui uma variedade enorme de paisagens, culturas e atrações para a temporada de inverno. Em muitos dos países em que há neve o esqui é uma das principais atrações para conhecer nesta estação. Procurando lugares para esquiar? Você está no artigo certo!

Família em estação de esqui apreciando a neve
O esqui é um esporte com muitas possibilidades que engloba os mais diversos públicos (Fonte: Canva)

Há opções tanto para iniciantes que pretendem aprender o esporte em sua próxima viagem, inclusive crianças, quanto para aqueles que já tem experiência no esqui e buscam um lugar diferente para se aventurar

Acompanhe a seguir a seleção que preparamos dos melhores destinos de esqui do mundo e escolha o destino que mais fizer sentido para você. Vamos lá? 

Europa

A Europa é conhecida por sua infraestrutura voltada, em especial, para esportes de inverno. Os Alpes Franceses e Suíços, as Dolomitas Italianas e a Sierra Nevada Espanhola são as regiões que mais valem a pena conhecer no continente se o objetivo do viajante é esquiar. 

A Cordilheira dos Alpes é um dos preferidos dos turistas que buscam se aventurar no esqui, oferecendo paisagens montanhosas incríveis, estações de esqui modernas, ótima infraestrutura para receber turistas, além de atrações gastronômicas e históricas. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2842686.244712947!2d10.67002015!3d45.9100945!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x4789459fb534be51%3A0x38c7fdcd674c57d!2sAlpes!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1680787688179!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Esta é uma região muito procurada a turismo na Europa, com destaque para os Alpes Suíços e Franceses, que oferecem inúmeras opções para os visitantes, com pistas tanto para iniciantes quanto para pessoas mais experientes no esporte. 

Além disso, é possível avistar as paisagens montanhosas cobertas de gelo do alto fazendo um voo de parapente, apreciar espelhos d´água formados pelos lagos, entre outras maravilhas da natureza.

Tudo isso somado a ambientes de muito conforto para voltar dos passeios de aventura e relaxar, comer bem e viver momentos de bem-estar. 

Neve nas montanhas da Cordilheira dos Alpes
Os Alpes Europeus, além de oferecer aventura e belas paisagens, ainda ficam em lugares muito turísticos e culturais (Fonte: Canva)

Também localizado nos Alpes, as Dolomitas Italianas são outra opção para esqui, dessa vez em meio a províncias da Itália. Dessa forma, além de aproveitar as estações de esqui, o viajante também poderá conhecer pequenas e charmosas cidades nas redondezas das montanhas. 

Já na Sierra Nevada da Espanha um diferencial é que ela foi declarada Parque Natural, rodeada de áreas protegidas, é um lugar perfeito para aqueles que querem aproveitar o melhor do esqui na Europa sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente e o turismo responsável.

As estações de esqui mais indicadas nas regiões citadas são: Zermatt e Verbier na Suíça, Chamonix e Val Thorens na França, Cortina d'Ampezzo e Val Gardena na Itália e a própria Sierra Nevada na Espanha.

América do Norte

O continente norte americano é bastante privilegiado quando o assunto é esqui e turismo de esporte, em especial os Estados Unidos, mas tendo ótimas opções também no Canadá. 

As Montanhas Rochosas, no Colorado, Estados Unidos, é o principal destino para o esporte de aventura, uma vez que os famosos Aspen, Vail e Snowmass ficam nesta região. 

Com lojas, restaurantes e vida noturna badalada, o destino é perfeito para aqueles que querem se aventurar no esporte mas preferem um lugar com características mais modernas para aproveitar durante a estadia. 

Estrada para as Montanhas Rochosas, Colorado, Estados Unidos
As Montanhas Rochosas, no Colorado, é a região mais famosa para esqui nos Estados Unidos (Fonte: Canva)

Na fronteira entre Nevada e Califórnia há outra opção muito procurada no inverno para esqui: o Lake Tahoe, o maior lago alpino da América do Norte que, somado às montanhas, oportuniza uma vista muito bela e única aos visitantes. 

Além do mais, o destino fica próximo a diversas outras atrações da Califórnia, sendo uma boa opção para aqueles que conhecerão os Parques de Orlando no inverno. 

Já o Canadá não possui tantas opções quanto os Estados Unidos, porém, Whistler, que é o lugar de esqui por lá, tem o terreno mais propício para esqui e foi eleito o melhor destino para o esporte do norte da América. 

América do Sul

No Brasil não existe essa atração, no entanto, não é preciso ir tão longe para aproveitar o esporte de neve. Na Argentina e no Chile há lugares belíssimos com estações incríveis. 

O bom de viver essa aventura na América do Sul é que a experiência é tão boa quanto qualquer outro lugar do mundo por um preço mais acessível e menos burocracia para entrar nos países.

Paisagem de lago e montanhas em Bariloche, Argentina
Bariloche é um destino de esqui perfeito para brasileiros (Fonte: Canva)

Além disso, para iniciantes, compreender o idioma falado no país visitado é melhor para aprender a esquiar. Dessa forma, se você não fala inglês e quer aprender a esquiar, começar em países da América do Sul se virando no portunhol torna o processo mais tranquilo.  

De quebra, você ainda aproveitará paisagens únicas no mundo, como a da Cordilheira dos Andes. Na Argentina, a dica é aproveitar o inverno em Bariloche ou em Las Leñas. Já no Chile, aposte no Valle Nevado ou no Portillo

Ásia

O continente asiático, sendo o maior do mundo, possui uma diversidade incrível de paisagens, culturas e possibilidades turísticas, entre elas também está o esqui, que pode ser aproveitado ao ir durante o inverno em algum de seus países. 

Por exemplo, Niseko, no Japão, é o local que mais neva no mundo, fazendo dele uma região turística com atrações especiais de inverno. Entre elas, claro, o esqui. 

Neve e teleféricos no Monte Yōtei, em Niseko
O Monte Yōtei, em Niseko, é uma das 100 Montanhas Célebres do Japão (Fonte: Canva)

A índia é outro país ótimo para esquiar, bem como para praticar outros esportes de aventura, devido a sua incrível diversidade natural. A principal estação por lá é Gulmang

Outra dica são os Alpes do Cáucaso, na Geórgia, país que faz parte de dois continentes, Europa e Ásia, e é na parte da Ásia que fica o interessante destino para esqui. 

O que chama a atenção na Geórgia é a altura! Suas montanhas passam dos 5000m de altitude, sendo maior que qualquer lugar dos Alpes europeus. 

Oceania

Espaços grandiosos compostos pela neve branca e teleféricos que proporcionam aos visitantes vistas belíssimas das partes mais altas das montanhas. 

Essa é a experiência que você encontra ao optar por esquiar na Nova Zelândia. O país já é conhecido e visitado por suas belezas naturais impressionantes, e as estações montanhas de neve fazem parte delas. 

Estação de esqui na Nova Zelândia
Esquiar pela Nova Zelândia é se encantar com cada paisagem natural avistada no caminho (Fonte: Canva)

A Austrália é outro lugar na Oceania que vale muito a pena se aventurar no esqui. Pois é, apesar do país ser bastante lembrado por suas praias, desertos e atrações específicas para temperaturas quentes. 

No entanto, se você tiver a oportunidade de esquiar por lá, saiba que a experiência tem tudo para ser incrível! Essa é, inclusive, uma das programações preferidas dos australianos.

Os melhores lugares na Oceania para esquiar são: Mount Buller e Thredbo, na Austrália, e Queenstown e Coronet Peak, na Nova Zelândia. 

Dicas de segurança para esquiar

Ao viajar, é importante dar uma atenção especial para a segurança. Quando se trata de destinos de aventura e esportes, como é o caso do esqui, mais ainda. 

Por isso, sempre use equipamentos de segurança, como óculos de proteção e capacete. Geralmente, nas próprias estações de esqui há equipamentos para alugar, porém, pesquise bem antes de ir para garantir que terá esses equipamentos.

Se você é iniciante no esporte, para evitar lesões, faça aulas de esqui ou snowboard para aprender as técnicas corretas e praticar o esporte com segurança. 

Além disso, não tente ir além das suas habilidades, a não ser durante as aulas, e respeite as sinalizações das pistas. E, claro, confira as condições meteorológicas todos os dias e evite esquiar em áreas fechadas ou de difícil acesso

Por fim, para ficar tranquilo em situações de imprevisto, seja extravio de bagagem ou acidentes que necessitem de atendimento médico, contrate um seguro viagem com cobertura para a prática de esportes. Faça uma cotação a seguir e viaje seguro: 

__CALLTOACTION(COTAR)__