sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Conheça as 15 cidades mais visitadas da Itália [com roteiro]

A Itália é um país encantador que atrai milhares de turistas todos os anos. Apesar de cidades como Roma e Veneza serem as mais conhecidas, existem ainda outras cidades famosas que têm belezas inigualáveis.

Nesse artigo vamos apresentar para você as 14 cidades mais visitadas da Itália com dicas e roteiros para todas elas! Para facilitar, separamos as cidades por regiões. Assim você pode otimizar seu roteiro de viagem e conhecer o máximo possível delas!

Trouxemos ainda dicas sobre imigração e como economizar na sua viagem para Itália! Imperdível, não é mesmo? Acompanhe o artigo e se surpreenda com as belezas italianas.

Rua com casas coloridas na Itália
A Itália é encantadora de norte a sul (incluindo as suas 350 ilhas!). Leia para conhecer as 15 cidades mais visitadas desses país! (Fonte: Unsplash)

Quais são as regiões da Itália?

Ao todo existem 20 regiões italianas e cada uma delas possui uma capital. Para a separação ficar mais simples, dividimos a Itália em 4 grandes regiões: norte, centro, sul e insular (as ilhas italianas).

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d12341934.899866467!2d3.7122481871810695!3d40.95590492653057!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x12d4fe82448dd203%3A0xe22cf55c24635e6f!2zSXTDoWxpYQ!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1654191149568!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Cada região tem suas particularidades e merecem uma viagem inteirinha para elas. Vamos conhecê-las?

Região Norte - Milão, Veneza, Gênova, Bolonha, Ravena, Turim, Verona

A região norte é onde concentra-se a maior parte das cidades turísticas da Itália. Milão, a capital da moda, a romântica Veneza, e muitas outras estão por lá. Inclusive, a maioria dessas cidades possuem grandes aeroportos. Então é uma oportunidade de fazer um stopover em uma viagem para França, Suíça e Alemanha, por exemplo.

1. Veneza

Veneza é a segunda cidade mais visitada da Itália, ficando atrás apenas da capital Roma. Seus vielas e canais são mundialmente famosos e ela é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Formada por 117 ilhas ligadas por pontes, o principal atrativo de Veneza é, sem dúvida, os passeios de gôndolas pelos canais. Mas não deixe de conhecer a Praça San Marco e a arquitetura ao redor, como a da Basílica. Visite também o Palazzo Ducale, de arquitetura gótica veneziana e a Libreria Acqua Alta.

Três dias costumam ser o suficiente para conhecer Veneza, mas caso você visite a cidade no carnaval considere ficar uns dias a mais para curtir a folia. Por sinal, acesse nosso artigo se o seu objetivo é justamente conhecer o carnaval veneziano!

Canal de Veneza, na Itália
Canal de Veneza, na Itália (Fonte: Unsplash)

2. Milão

A terceira cidade mais visitada na Itália é Milão, conhecida como a capital da moda. Além do estilo nas roupas, Milão também é conhecida pelas galerias de arte, restaurantes e enorme acervo artístico-cultural.

Os principais pontos turísticos são a Catedral (o Duomo de Milão), a terceira maior igreja do mundo e símbolo da cidade, a “Scala di Milano˜, o maior teatro de lírica do mundo, a Igreja Santa Maria delle Grazie, que abriga o quadro da Última Ceia, pintado por Leonardo da Vinci, e, claro, o Quadrilátero da Moda.

Fique pelo menos 3 dias em Milão, mas se puder esticar um pouco mais, aproveite para conhecer o Castelo Sforzesco, Galleria Vittorio Emanuele II e a sede do Inter de Milão e do Milan. 

Catedral, o Duomo de Milão, na Itália

Catedral, o Duomo de Milão, na Itália (Fonte: Unsplash)

3. Gênova

Gênova é uma das cidades mais antigas da Itália e é por ela que diversas mercadorias entravam no território italiano. Dessa forma, o encontro de povos e culturas moldou a cidade, que hoje é um polo turístico, cultural, científico e musical. 

Além do famoso Aquário, a antiga república marítima também abriga relíquias incríveis de seu passado glorioso como a Lanterna de Gênova, com seus 77 metros de altura. O Castri é o primeiro centro urbano da cidade, fundado na época dos romanos e dos etruscos, onde ficam os Palácio Spinola e Palácio Ducal. 

Já na Via Garibaldi, considerada Patrimônio pela UNESCO, encontram-se o Palácio Doria Tursi, Palácio Lercari Parodi, Palácio Bianco e o Palácio Rosso, onde você pode conhecer obras de artistas renomados como Caravaggio, Veronese, Hans Memling, Rubens e Van Dyck.

Como Gênova recebia um intenso fluxo de pessoas importantes devido às relações comerciais, foi criado um complexo de belas mansões que entre os séculos XVI e XVII serviam de hospedagem para os visitantes.

O "Rolli degli Alloggiamenti Pubblici” (Rol das Habitações Públicas) era separado em três categorias: a primeira para cardeais, príncipes e vice-reis; a segunda para senhores feudais e governantes e a terceira para lordes e embaixadores. As 42 mansões reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Histórico podem ser visitadas nas ruas Balbi, Garibaldi, Lomellini e San Luca.

Vista aérea de Gênova, no norte da Itália
Vista aérea de Gênova, no norte da Itália (Fonte: Unsplash)

4. Bolonha

A cidade erudita, Bolonha, é a quinta mais visitada da Itália. Nela está a universidade mais antiga do continente, a Universidade de Bolonha, fundada em 1088. Mas Bolonha não vive apenas de história! Tem uma vida noturna agitada e alternativa, e em 2006 foi declarada “cidade criativa da música” pela UNESCO.

É também um dos principais destinos gastronômicos da Itália. Inclusive, é de lá que vem o famoso espaguete à bolonhesa, conhecido como Tagliatelle Al Ragú. Que tal provar esse e outros pratos típicos no Mercado de Bolonha?

Vista aérea da cidade de Bolonha, na Itália
Vista aérea da cidade de Bolonha, na Itália (Fonte: Unsplash)


5. Ravenna

Reconhecida pelos seus mosaicos e igrejas, Ravenna tem um enorme acervo histórico já que ela foi a capital do Império Romano do Ocidente entre 402 e 476 d.C. Além disso, a sua posição estratégica a torna uma excelente base para visitar as cidades ao redor.

Os mosaicos paleocristãos estão bem conservados e 6 deles ficam no centro da cidade. São feitos com ouro e pedras preciosas e têm mais de 1600 anos! A Basílica de Sant’Apollinare in Classe ficou conhecida por ser a maior igreja da Antiguidade Tardia e foi finalizada em 549 d.C.

Em Ravenna também é possível visitar a sepultura de Dante Alighieri, grande poeta italiano e autor de A Divina Comédia. Incrível, não é mesmo? E o melhor é que você pode organizar um tour e visitar as principais atrações em apenas um dia!

Teto de igreja na cidade de Ravenna, na Itália
Teto de igreja na cidade de Ravenna, na Itália (Fonte: Unsplash)


6. Turim

Turim foi uma das colônias fundadas no Império Romano e foi a primeira capital da Itália. A cidade que era sede da família real italiana é repleta de enormes palácios, museus (incluindo o segundo maior museu egípicio do mundo!) e salas de ópera.

Ela fica a apenas 145 km de Milão e dois dias é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos como a Capela do Santo Sudário, o Museo Egizio e o Museo dell’Automobile. Ah! Vale lembrar que Turim é a sede da Fiat e do famoso time Juventus.

Vale a pena também visitar um dos cafés históricos da cidade. Alguns foram fundados na época em que Turim era a capital da Itália, e o mais antigo foi inaugurado em 1763, o Caffè Al Bicerin.

Piazza San Carlo em Turim, na Itália
Piazza San Carlo em Turim (Fonte: Unsplash)


7. Verona

A romântica Verona é famosa por ser a cidade onde se passa a história de Romeu e Julieta, criada por Shakespeare. Mas além da sacada mais famosa do mundo, Verona tem muitos outros encantos.

A Arena de Verona, por exemplo, foi fundada no século I e já foi espaço para festividades, lutas entre gladiadores, e até hoje recebe shows, óperas e outras apresentações. Outros pontos importantes são a Catedral de Verona, o Castelvecchio e ponte Scaligero, a Basílica de São Zeno o jardim ​​Giardino Giusti e a vinícola na Villa Mosconi Bertani. Para saber todos os detalhes sobre esses lugares incríveis, leia nosso artigo sobre Verona!

Sacada de Romeu e Julieta em Verona, na Itália
Sacada de Romeu e Julieta em Verona (Fonte: Unsplash)

Região Central - Roma, Florença, Siena, Pisa

Se você está se planejando para fazer uma visita por toda a Itália, chegou a hora de ir para o centro do país. Caso você deseje conhecer apenas essa região, o melhor é desembarcar no aeroporto de Pisa e depois seguir viagem para Florença, Siena, e, por fim Roma. Mas sempre considere todas as opções de aeroportos para conseguir melhores preços nas passagens aéreas! Agora vamos as cidades? 

8. Roma

A cidade eterna, Roma, capital da Itália. É considerada o berço da maior civilização antiga e um verdadeiro museu ao ar livre. Em todos os pontos é possível encontrar monumentos e provavelmente será impossível conhecer todos em apenas uma viagem.

Se a sua passagem por Roma for mais curta, priorize o Coliseu, o Palatino, o Fórum Romano, o Arco de Constantino e a Fontana di Trevi. De 5 a 8 dias é o tempo recomendado, e assim você poderá conhecer também o Vaticano, o Panteão, a Praça do Capitólio e a Praça Navona. Nesta última você encontra ótimos restaurantes ao redor, então aproveite para se encantar com a famosa culinária italiana. 

Roma tem um bom transporte público, então aposte nele para se deslocar e conhecer ainda mais atrações. Existe, inclusive, o trem rápido Leonardo Express que liga o aeroporto da cidade até o centro.

Fontana di Trevi em Roma, Itália
Fontana di Trevi em Roma, Itália


9. Florença

A capital Toscana é uma das principais cidades da Itália desde os tempos antigos. Inclusive, é cidade natal de diversos artistas e poetas famosos, como Dante Alighieri, Petrarca, Michelangelo e Leonardo da Vinci. É o berço da cultura renascentista e tem inúmeros monumentos e obras de arte.

As atrações mais famosas são o domo da Catedral de Santa Maria del Fiore, os jardins do Palazzo Pitti e a Ponte Vecchio e seus ourives. Não deixe de visitar a Praça Michelangelo para uma esplêndida vista da cidade, a Galleria Dell’Accademia onde está o Davi de Michelangelo, a galeria de Degli Uffizi que tem obras de Sandro Botticelli, Caravaggio e Da Vinci.

O Museu Gucci é um passeio indispensável para quem gosta de moda. E não deixe de provar o verdadeiro gelato italiano na sua terra natal: Florença!

Ponte Vecchio em Florença, na Itália
Ponte Vecchio em Florença (Fonte: Unsplash)

10. Siena

Também na região da Toscana está a “cidade do Pálio” que preserva suas construções medievais como praças antigas, catedrais, igrejas, fortalezas e torres. Inclusive, o Palio di Siena, onde acontece a famosa corrida de cavalos todos os meses de agosto desde o século XIII, é na Piazza del Campo. Os primeiros relatos dessa praça datam do ano de 1169.

Lá ficam outros monumentos como a Fonte de Gaia, o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia. Além disso, é repleta de belezas naturais, campos verdejantes e vinícolas. E apesar de Siena não ter aeroporto, ela fica a apenas 100 km de Florença, então vale emendar a visita a Siena quando passar por Florença!

Construções históricas e área verde em Siena, na Itália
Construções históricas e área verde em Siena (Fonte: Unsplash)

11. Pisa

Com certeza você já ouviu falar da torre inclinada de Pisa. Mas saiba que a cidade tem diversos outros atrativos, além de uma intensa vida jovem que se mescla aos monumentos e à arquitetura antiga.

São pontes, palácios e afrescos, além do grandioso acervo de arte no Museu de Artes da Catedral, no Museu da Gráfica, no Palácio Real e no Mosteiro de Certosa. O centro medieval é rico em igrejas, pórticos e bares. 

A Piazza dei Miracoli (praça) é a parada obrigatória onde ficam a Torre, o Duomo, o Battistero e o Camposanto (cemitério). Outros pontos interessantes são a Catedral de Santa Maria Assunta, o Museo delle Sinopie, o Palazzo dei Medici e o Piazza dei Cavalieri.

Torre de Pisa, Pisa, Itália
Torre de Pisa (Fonte: Unsplash)/figcaption>


Região Sul - Nápoles, Sorrento

O sul da Itália, também chamado de Mezzogiorno, une montanhas, mar cristalino e construções históricas.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d3041196.400256605!2d14.344239908606301!3d40.24530131256981!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x13303577b9bcf8d1%3A0x9ac48929d402082e!2sSouth%20Italy%2C%20It%C3%A1lia!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1654191021114!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Vamos conhecer as duas principais cidades dessa região e dicas para fazer o melhor roteiro:

12. Nápoles

Nápoles é a sexta cidade mais visitada da Itália. Cercada de mistérios e polêmicas, a cidade é a terra da famosa pizza napolitana. Localizada entre o Golfo e Vesúvio, tem uma vivacidade incrível, sabores e cores características.

Tem um ditado que diz “ver Nápoles e depois morrer”, e não é mentira quando dizemos que você precisa visitar Nápoles pelo menos uma vez na vida. Rica em construções medievais, não deixe de conhecer o Castelo dell'Ovo e o Castelo Sant'elmo, o Palácio Real, o Museu Arqueológico Nacional e as Catacumbas de San Gennaro.

Barcos no mar e construções entre a praia e as montanhas
Barcos no mar e construções entre a praia e as montanhas (Fonte: Unsplash)

13. Sorrento

Construída sob um costão vulcânico, Sorrento é famosa pelas plantações de frutas cítricas. Inclusive, a bebida típica da cidade é o Limoncello, um licor feito de limão. A cidade é conhecida também pelo seu artesanato, como cerâmicas, tecidos e trabalhos de marcenaria.

Além das praias e piscinas naturais, um bom pedido na sua visita a Sorrento é passar a tarde na Piazza Tasso, que é cercada por bares e restaurantes. Ah! Sorrento é uma das entradas para a Costa Amalfitana, orla formada por algumas cidades do sul da Itália que foi considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Vista de restaurantes em Sorrento, na Itália
Vista de restaurantes em Sorrento (Fonte: Unsplash)

Para conhecer mais sobre as outras cidades dessa região e sobre a Costa Amalfitana, leia nosso artigo sobre o sul italiano

Região Insular - Palermo, Siracusa 

Por fim, chegamos às ilhas italianas. Ao todo, a Itália tem 350 ilhas, que são tão bonitas como as mais conhecidas, como Sicília e Sardenha.

 __MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d3257078.0445218347!2d11.544892361373833!3d37.13509363560458!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x13106268d05359b3%3A0x10b042967b67d50!2zU2ljw61saWEsIEl0w6FsaWE!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1654191049796!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Aqui vamos nos concentrar nas duas cidades mais visitadas nas ilhas, que são Palermo e Siracusa. Vamos lá?

14. Palermo

Palermo recebeu influências de diversos povos como os árabes, normandos e catalães. As feiras espalhadas pelo centro refletem essas influências com suas cores, cheiros e sabores.

Em Palermo você pode fazer o itinerário árabo-romano, reconhecido pela UNESCO, que engloba nove monumentos: o Palácio Real com a Capela Palatina, a igreja de San Giovanni degli Eremiti, a de Nossa Senhora dos Almirantes (conhecida como Martorana), a igreja de San Cataldo (catedral de Palermo), o Palácio de Zisa e os conventos Cefalù e Monreale.

Além dos atrativos históricos, você pode passar um dia na praia de Mondello ou conhecer a Reserva Natural Zingaro, onde você pode fazer mergulhos e caminhadas à beira-mar.

Rua em Palermo, na Itália
Rua típica de Palermo (Fonte: Unsplash)

15. Siracusa

E a última cidade, mas não menos bela, é Siracusa. Por sinal, ela foi considerada por Cícero como “a maior e mais linda cidade grega” e até hoje guarda a arquitetura grega, além da barraco-siciliana. 

A cidade inclui a ilha de Ortígia, as ruínas do Templo de Atenas, o teatro grego, o anfiteatro romano e outras construções de tirar o fôlego. Muitas das atrações ficam próximas uma das outras e você pode fazer o trajeto a pé.

Para chegar na Sicília você pode optar pelos voos para um dos 5 aeroportos da ilha, ir de carro ou de navio. Opções não faltam para você conhecer as incríveis cidades insulares da Itália!  

Teatro Grego em Siracusa, Sicília e Itália

Teatro Grego em Siracusa, na Sicília (Fonte: Unsplash)

Dicas para sua viagem para Itália

Agora que você já conhece as cidades mais visitadas da Itália e já tem o seu roteiro pronto para conhecer esse belíssimo país, chegou a hora de resolver outros detalhes. Ter a documentação completa é fundamental para entrar na Itália, então se programe com antecedência para não ser barrado e perder a sua viagem.

Para entrar em território italiano você precisa de passaporte válido, passagens de ida e volta, comprovante de hospedagem, comprovante de recursos financeiros, Certificado Internacional de Vacina para a Covid-19, Visto ETIAS e o seguro viagem.

No caso do seguro viagem, todos os países europeus que assinaram o Tratado de Schengen exigem dos turistas uma apólice de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros ou 40 mil dólares americanos.

Leia nosso artigo para conhecer todos os detalhes sobre a entrada de brasileiros na Itália!

Para encontrar os melhores seguros de viagem para a Europa pelos melhores preços, use o comparador da Real! Basta colocar o seu destino, datas da viagem e escolher o que melhor se encaixa com você:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Agora veja mais algumas dicas importantes para sua viagem para a Itália:

  • O inverno italiano é entre dezembro e março e, principalmente no norte, o clima é realmente frio.
  • O mês de agosto é a alta estação, quando as cidades estão mais cheias e mais caras.
  • Faça suas reservas com pelo menos 3 meses de antecedência. Assim você conseguirá preços melhores para as passagens aéreas e hospedagem.
  • Várias cidades têm tickets especiais para museus que permitem a entrada em vários deles ao mesmo tempo. Pesquise e compre pela internet, costuma ser mais barato.
  • Verifique a distância entre os pontos turísticos em cada cidade, assim você conseguirá decidir melhor o tipo de transporte que utilizará. Em alguns casos o transporte público será suficiente, em outras cidades é mais interesse alugar um carro para visitar pontos mais distantes.

Gostou das nossas dicas? A Itália é um país incrível com atrações de norte a sul. É impossível conhecer todas em apenas uma viagem, mas com planejamento você poderá visitar os pontos que mais combinam com seu estilo de viagem! E se o plano for conhecer a Itália e outro país, veja o nosso guia da Itália e Grécia!