sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Melhores destinos para viajar no outono: nacionais e internacionais!

Clima ameno, paisagem característica e muitos festivais! Se você pensa em viajar no outono, saiba que são muitas opções de destinos que ficam ainda melhores nesta época do ano.

No hemisfério norte o outono ocorre entre os meses de setembro a novembro. Já aqui no hemisfério sul a estação começa em março e vai até junho. É uma estação intermediária entre duas altas estações, por isso, por ser muito vantajoso viajar nessa época. 

Quer saber quais os melhores destinos para conhecer no outono no Brasil e no mundo? Continue lendo esse artigo e descubra também as melhores dicas para tornar sua viagem de outono ainda mais incrível! Vem com a gente!

Estrada com árvores nas laterais com folhas nas cores do outono
Uma das maravilhas de viajar no outono é de deparar com as paisagens coloridas!


Brasil no outono: melhores destinos

Como no Brasil não temos temperaturas tão extremas, o outono possibilita uma infinidade de passeios. Destinos como Campos do Jordão, Bento Gonçalves e Petrópolis ficam ainda mais charmosos e bucólicos com o clima ameno.

Já as águas do Jalapão ficam ainda mais translúcidas e o Poço Encantado na Chapada Diamantina recebe os famosos raios solares! Vamos descobrir mais sobre esses destinos?

Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão é reconhecida como um destino de inverno pelas baixas temperaturas que fazem a pequena cidade lembrar um pouco da Europa. Mas o outono também é uma ótima estação para visitá-la. 

Vales e árvores em Campos do Jordão, São Paulo
Além de aproveitar o friozinho, viajar para Campos do Jordão é uma excelente forma de ter mais contato com a natureza.


Além dos preços mais convidativos do que no inverno, a arquitetura local inspirada nas construções germânicas dos séculos XVI e XVIII combina perfeitamente com as core do outono.

O clima já estará frio e é possível aproveitar o Festival de Outono e outros eventos que acontecem durante a estação. Vá além da Vila Capivari e conheça também o Parque Estadual Horto Florestal e o pitoresco Morro do Elefante!

Acesse nosso artigo com um guia completo de Campos do Jordão!

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves fica na região do Vale dos Vinhedos e do Vale do Rio das Antas. Visitá-la durante o outono é uma excelente oportunidade de conhecer as rotas do vinho na Serra Gaúcha e a influência italiana da região. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d55751.94339117222!2d-51.5177109!3d-29.15003905!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x951c3b525635c503%3A0x903e94cea10ccfe6!2sBento%20Gon%C3%A7alves%2C%20RS%2C%2095700-000!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1662388010509!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Além de conhecer as vinícolas, aproveite a farta gastronomia e conheça o Caminhos de Pedra para boas compras e conhecer as casas típicas dos colonos italianos. Faça também o passeio de Maria Fumaça, é imperdível!

Petrópolis, Rio de Janeiro

A cidade imperial, como é conhecida Petrópolis, fica ainda mais linda no outono. O local era o retiro da família real durante os meses de calor, e sua temperatura fica ainda mais amena no outono.

Mesclando o clima romântico com as construções históricas, a visita a cidade é uma verdadeira aula de história. Não deixe de visitar os museus (como o Imperial, a Casa de Santos Dumont e o Museu Palácio Rio Negro), os palácios (de Cristal, de Quitandinha e do Grão-Pará) e os vales (do Amor e das Videiras).

Fachada do Museu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro
O Museu Imperial é apenas uma das atrações de Petrópolis que misturam história e arquitetura!


No outono acontecem vários eventos na cidade, como:

  1. Festival Sabores de Outono;
  2. Festa do Chocolate;
  3. Bauernfest, a festa do colono alemão;
  4. Solstício do Som;
  5. Expo Agropecuária;
  6. Recital anual da Sociedade Artística Villa-Lobos; 
  7. e muito mais.

Aproveite a estadia e conheça a Cervejaria Bohemia e se você gosta de aventura, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um prato cheio. Faça as trilhas do Morro do Açú, da Cachoeira Véu da Noiva e o Circuito das Bromélias.

Jalapão, Tocantins

O Jalapão, um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, fica ainda mais lindo no outono. Isso porque a vegetação ainda estará verde, mas a época de chuvas terá passado. Isso também permite que os fervedouros estejam ainda mais translúcidos, já que não há tanta chuva. 

Outra vantagem de conhecer o Jalapão no outono é que as temperaturas não estarão tão altas, facilitando alguns passeios como para as dunas e as trilhas no cânion Sussuapara. Outras atrações imperdíveis do Jalapão são:

  • Os fervedouros;
  • Cachoeira do Formiga;
  • Prainha do Rio Novo;
  • Cachoeira da Velha;
  • Serra do Espírito Santo;
  • Pedra Furada.

Para saber mais sobre esses passeios e todos os detalhes de como visitar o Jalapão, acesse nosso artigo sobre o paraíso do cerrado!

Chapada Diamantina, Bahia

A Bahia é muito conhecida pelos seus destinos de praia, mas a Chapada Diamantina, um dos maiores parques do país, também é um lugar maravilhoso para você ter na sua bucket list! Com diversas atrações, é impossível conhecer todas em uma só viagem. Mas você pode aproveitar o outono para conhecer algumas que ficam ainda mais especiais nessa época.

O Poço Encantado, por exemplo, só recebe raios de sol em alguns períodos do ano. Durante o outono é possível ver a luz do sol entrando na gruta e iluminado a água azul intenso, tornando a paisagem literalmente encantada. 

Nesse período as chuvas se tornam menos frequentes, facilitando as trilhas e caminhadas que são famosas na região. As cachoeiras continuam cheias e você vai aproveitar um bom banho já que as temperaturas não estarão tão baixas. Os principais passeios da região são:

  • Gruta da Lapa Doce, a segunda maior gruta do Brasil;
  • Rio Pratinha, perfeito para mergulho;
  • Cachoeira da Fumaça, uma das maiores do Brasil, que fica no Vale do Capão;
  • Piscinas naturais no Vale do Capão, como a da Cachoeira do Riachinho;
  • Pôr do sol no Morro do Pai Inácio;
  • Cemitério Bizantino, em Mucugê;
  • Pantanal de Marimbus;
  • Cidade de pedra em Igatu, onde os garimpeiros moravam;
  • Cachoeira do Buracão;
  • E muito mais!
Vista do Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, Bahia
A vista do Morro do Chapéu é um dos cartões postais da Chapada Diamantina.


Europa no outono: melhores destinos

Visitar a Europa é incrível em todas as estações. Mas já imaginou conhecer o outono daquele jeitinho que a gente sonha? As árvores se cobrem de tons de amarelo, alaranjado e vermelho, e as folhas começam a cair e formar tapetes coloridos pelo chão, friozinho chegando…

E ainda tem muitas outras vantagens de conhecer a Europa no outono! A primeira são os preços. Afinal, a alta estação na Europa é durante o verão, onde tudo fica mais caro. As atrações também ficam menos lotadas e você não precisará perder horas nas filas das mais famosas.  

Além disso, as temperaturas estarão mais amenas, sem o calor fortíssimo do verão, nem o frio congelante do inverno. Mas lembre-se de sempre levar agasalhos e calçados confortáveis! Apesar das temperaturas serem mais baixas que no inverno, ainda são baixas para os padrões brasileiros.

Outra dica para para sua viagem a Europa no inverno ser perfeita é conferir os horários das atrações com antecedência, pois algumas fecham ou reduzem o horário de funcionamento na baixa temporada.

Também não esqueça de contratar o seu seguro viagem! Ele é obrigatório nos países integrantes do Tratado de Schengen e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Agora vamos às dicas de alguns destinos europeus que ficam perfeitos no outono!

Madri e a região da Andaluzia

Se você ama história, mas não dispensa a diversão pela noite, Madri é a escolha perfeita. A noite madrilenha é super agitada, e a capital espanhola é repleta de cultura e arquitetura. 

Não deixe de visitar a Puerta del Sol, a Plaza Mayor e alugue um barquinho para andar no lago do Parque El Retiro. Madri é famosa pelos seus museus, e os principais são: Museo del Prado, Museo Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza.

De Madri, vá para a bela Andaluzia e conheça cidades como Sevilha, Málaga, Córdoba e Granada para admirar a arte islâmica nos monumentos da época da dominação árabe na Península Ibérica.

Vista da Catedral de Santa Maria da Sede, em Sevilha, Espanha
A Catedral de Santa Maria da Sede, em Sevilha, é a maior da Espanha e a segunda maior do mundo!


A romântica Baviera, no sul da Alemanha

Quer conhecer castelos dignos de contos de fadas? A Alemanha é o destino certo! Mais especificamente a região da Baviera (ou Bavária) é onde o Ludwig II, o Rei louco construiu os seus castelos. O castelo de Neuschwanstein, perto da cidadezinha de Fussen, foi o que inspirou o castelo da Cinderela da Disney!

Vista do castelo de Neuschwanstein, na Alemanha
Esse é o castelo de Neuschwanstein, que inspirou o castelo da Cinderela!


O rei morou durante 7 anos em Linderhof, que também vale a visita, além de Neues Schloss Herrenchiemsee, situado em uma ilha do magnífico lago Chiemsee, a 97 quilômetros de Munique. 

Lembrando que em Munique acontece, em todo outono, a Oktoberfest, uma festa perfeita para apreciar as cervejas e comidas alemãs, como o Hendl (frango assado), Schweinebraten (porco assado), Weisswurst (salsicha) entre outras.

As vinícolas de Bordeaux, na França

Bordeaux é considerada a capital mundial dos vinhos, e só por esse fato já valeria a visita! No outono, especialmente entre setembro e outubro, acontece o período de colheita. É uma oportunidade maravilhosa de não só experimentar os vinhos, mas também participar do processo. 

A cidade pode ser acessada de avião ou trem, partindo de Paris. Ela é pequena e você pode conhecê-la a pé ou de bicicleta, o que traz um charme a mais ao passeio.

E tanto em Paris, quanto em Bordeaux, aproveite o outono para admirar a mudança de cores nas árvores. Nessa época também estreia a nova temporada cultural, então fique de olho na programação de óperas, peças de teatro, balés e concertos. 

Escultura em Bordeaux, França
Além das vinícolas, Bordeaux é rica em atrações culturais e históricas. 


Inclusive, acontece todo terceiro final de semana de setembro em Paris as Jornadas Europeias do Patrimônio, quando os monumentos históricos da cidade abrem suas portas de graça para o público. 

Outros destinos para visitar no outono

Existem vários outros lugares pelo mundo para conhecer no outono. E durante essa estação acontecem muitos festivais super famosos, que vale a pena incluir no seu roteiro. 

Festivais de outono

Muitos eventos e festivais pelo mundo durante o outono celebram as colheitas e o final do verão. Você pode programar sua viagem para curtir o evento, e ainda conhecer melhor a cidade e a região. Lembre-se de se informar sobre a venda de ingressos, hospedagens e transportes com antecedência para evitar filas e preços mais salgados. Os principais festivais de outono do mundo são:

  • Oktoberfest — Munique, Alemanha
  • Dia de los muertos — México
  • Nebraska City AppleJack Festival — Cidade de Nebraska, Nebraska
  • Diwali (Festival das Luzes) — Índia
  • Festa do Balão Internacional de Albuquerque — Albuquerque, Novo México, EUA
  • Festival da Lua — China e Vietnã
  • Loy Krathong (Festival das Lanternas) — Tailândia
Mulher com maquiagem típica do dia de los muertos em frente a igreja no México
O Dia de los muertos, no México, inspira celebrações no mundo inteiro!


Marrocos

Se você sonha conhecer o Marrocos, saiba que o outono é uma excelente época! Isso porque as temperaturas durante o verão são realmente muito quentes por lá, e durante o outono se torna mais agradável conhecer o país.

Além disso, essa é a baixa estação no Marrocos. Como os principais turistas do país são os europeus, o maior fluxo de visitantes é durante as férias de verão no hemisfério norte. Então, durante o outono os preços são mais atraentes e as atrações mais vazias. Quando estiver no Marrocos não deixe de:

  1. Visitar os coloridos curtumes em Fez;
  2. Se perder pelos labirintos dos souks de Marrakech;
  3. Passar uma noite no deserto do Saara;
  4. Conhecer as praias marroquinas;
  5. Se encantar com o sítio arqueológico romano mais bem preservado do Marrocos em Volubilis; e
  6. Conhecer a cidade azul de Chefchaouen!

Casas azuis em Chefchaouen, Marrocos
Já imaginou caminhar pelas casinhas azuis de Chefchaouen? 


Nova York, Estados Unidos

Nova York é um destino impressionante o ano inteiro. A cidade mais cosmopolita do mundo, berço da cultura, paraíso das compras… para cada turista existe uma Nova York diferente! E no outono ela fica ainda mais charmosa!

O famoso Central Park ganha novas cores, assim como o Brooklyn Botanic Garden, o Flushing Meadows Corona Park e o Riverside Park.

Lago no Central Park em Nova York, EUA
O Central Park fica ainda mais charmoso no outono!


E para melhorar, você ainda pode comemorar o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças que acontece na última semana de novembro e é o feriado mais importante para os norte-americanos. Se seu destino for às compras, aguarde pela Black Friday que sempre acontece um dia antes do grande feriado.

Para conhecer mais atrações na cidade, confira nosso artigo sobre o que fazer em Nova York!

Agora que você já conhece os principais destinos no Brasil e no mundo para conhecer no outono, já pode começar a planejar sua viagem! Não deixe de pesquisar sobre o clima do local e monte sua mala com roupas adequadas. Além disso, confira a documentação necessária para entrar no país de destino, incluindo o seguro viagem obrigatório!