sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

4 destinos proibidos para turistas

Para quem gosta de viajar e conhecer Brasil afora, sempre acontece aquela pesquisa de lugares inusitados, paradisíacos e com uma cultura diferente para acrescentar na lista de desejos do viajante. 

E nós da Real sempre damos aquela mãozinha para você explorar e se abastecer de informação sobre cada cantinho do mundo antes de pisar os pés. 

Dessa vez, a nossa lista será diferente, pois vamos falar sobre lugares proibidos ou restritos para turistas. É isso mesmo! Existem alguns destinos espalhados pelo mundo onde nenhum viajante pode incluir no seu roteiro de férias.

Curioso, não é mesmo? E para sanar essa curiosidade, entenda neste artigo o motivo sobre a restrição de 4 lugares proibidos para explorar:

1. A North Brother Island - Ilha do Brother do Norte, Nova Iorque, EUA

Nova Iorque é a cidade que com certeza está na lista de todo viajante. A cidade atrai milhares de turistas todo ano e é famosa pelo seu centro comercial colorido pelo marketing e agito urbano. 

Mas existe um lugar nessa imensa cidade que é proibido para receber visitantes: a Ilha do Brother do Norte, em Nova Iorque.

A ilha aparenta ser um lugar convidativo e bonito, mas a sua história é marcada por morte, doença e decadência. Depois do naufrágio de um navio, cerca de 1000 pessoas se isolaram na ilha e fizeram daquele lugar um hospital para doenças altamente contagiosas

Após anos de abandono, a ilha se tornou um santuário para abrigar passarinhos. É ilegal entrar na North Brother Island e na sua companheira mais pequena, South Brother Island. É necessário obter a permissão da cidade de Nova Iorque para poder visitar a ilha.

A North Brother Island é acessível apenas de barco
A North Brother Island é acessível apenas por barco, que sai de Barretto Point Park

Para conhecer mais pontos turísticos na cidade, leia nosso artigo sobre o que fazer em uma viagem para Nova York!

2. Cavernas de Lascaux - França 

A Caverna de Lascaux é uma caverna paleolítica situada no sudoeste da França, próxima à vila de Montignac na região da Dordonha, que abriga alguns dos exemplos mais famosos de pinturas rupestres pré-históricas. Cerca de 600 pinturas – a maioria de animais. 

Atraídos pela beleza dessas pinturas e curiosidade sobre a pré-história, o local recebia visitantes historiadores no local até que, em 1955 especialistas chegaram à conclusão que o dióxido de carbono deixado pelos visitantes estava levando umidade para as cavernas e corria-se o risco de estragar as pinturas super bem preservada

Os responsáveis pela preservação do local decidiram proibir a entrada de turistas, o que acontece até hoje. Considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, a caverna hoje é fortemente vigiada para que ninguém entre no local. 

cavernas lascaux guardam o maior tesouro rupestre da humanidade
cavernas lascaux guardam o maior tesouro rupestre da humanidade

3. O Grande Templo de Ise - Japão

É certo que o Japão é um dos países mais fascinantes e que desperta curiosidade nas pessoas, não é? Seja pela distância, pelas diferenças culturais ou pela tecnologia.

E quando falamos sobre o país, é fácil que o primeiro pensamento seja sobre a cultura de templos no Japão. São mais de 80.000 santuários existentes, mas nenhum mais importante que O Grande Templo de Ise.  Também é conhecido por Ise Jingu, ou apenas por Jingu ("o Santuário") e é um dos mais importantes santuários xintoístas do Japão.

O santuário é reconstruído a cada 20 anos para simbolizar a morte e reencarnação, mas ninguém pode visitar por ser um lugar muito sagrado. Só membros da família imperial e sacerdotes tem a permissão, mas avistam apenas do outro lado da cerca de madeira.

Ise Jingu é um dos mais importantes templos xintoístas do Japão.
Ise Jingu é um dos mais importantes templos xintoístas do Japão.

4. Pirâmide de Kukulcán | O castelo - México 

Sim, sabemos que foi inesperado ver que a Pirâmide de Kukulcán, um lugar tão visitado por milhares de turistas, estar nessa lista de proibições. Mas calma!

O Castelo ou Pirâmide de Kukulcán, um dos exemplos mais altos e notáveis ​​da arquitetura maia, foi construído durante o apogeu da cultura Itza-Cocom, durante o declínio de Mayapan. É uma pirâmide de quatro lados, com um templo retangular no topo.

No entanto, por mais que o lugar possa receber visitantes, ninguém é autorizado a subi-la. Em 2006 isso era possível para turistas terem a experiência de alcançar o topo da pirâmide, até que um trágico acidente aconteceu e a subida ao topo não é mais permitido para o público. 

turistas em volta da Pirâmide Chichen Itza, no Mexico
Chichén Itzá é a atração preferida de quem visita Cancún e região!

Por que é importante contratar um seguro viagem? 

Por mais incrível que seja a experiência de viajar e explorar os lugares mais lindos, radicais e cobertos de aventuras pelo mundo, sabemos o quão importante é estar assegurado de quaisquer imprevistos e acidentes. Por isso, se aventure, mas sempre com um seguro viagem. 

Ao contratar um seguro viagem para as suas vivências de viajante, você estará seguro de possíveis dores de cabeça.  E não é só em casos de acidentes em que ele irá te amparar. Quem contrata o seguro viagem tem inúmeras vantagens a seu dispor que podem ajudar com imprevistos em qualquer lugar do mundo.

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Bônus: Lugares proibidos para visitar no Brasil

Que o Brasil é um país repleto de destinos encantadores, você sabe! Mas e se eu disser que no Brasil também existem lugares que podem estar isolados ou, por algum motivo proibido ao público, você acreditaria? 

Por mais que seja o sonho de muita gente, conhecer o mundo inteiro e até mesmo explorar o próprio país, alguns lugares nunca poderão ser visitados, mas todos com uma razão que deve ser respeitada, confira:

1. Vale do Javari: Restrito para proteger a tribo na Amazônia

O Estado do Amazonas é um grande destaque por abrigar a maior floresta tropical do mundo, motivo de disputa e cobiça mundial. Uma região que transpira riqueza de todas as formas, seja pelas matérias primas presentes, cultura e ancestralidade. 

E existe um lugar que entra na lista de restrições para turismo: o Vale do Javari é o maior vale de concentração de isolamento e uma das maiores terras indígenas do mundo. A entrada nessas florestas foi restringida pelo governo brasileiro para a segurança dos povos indígenas e para proteger o patrimônio e estilo de vida. 

Algumas das tribos permaneceram isoladas até agora. Os especialistas acreditam que qualquer contato com o mundo exterior pode ser perigoso para os nativos, pois podem transmitir doenças que podem ser fatais.

Vale do Javari: Restrito para proteger a tribo na Amazônia
Vale do Javari: Restrito para proteger a tribo na Amazônia

2. Ilha da Queimada Grande: habitada por mais de 4 mil cobras venenosas

A ilha da Queimada Grande fica no litoral de São Paulo e está na lista dos lugares mais perigosos do planeta. Isso porque a ilha está coberta de cobras peçonhentas. Acredita-se que elas ficaram presas ali quando o aumento do nível do mar desconectou a ilha do continente.

E para a segurança, apenas pesquisadores que são selecionados podem entrar visitá-la.  O principal destaque são as espécies de cobras criticamente ameaçadas de extinção, chamadas de jararacas douradas. Existem cerca de 4 mil cobras espalhadas na ilha.

A ilha do litoral de São Paulo com a segunda maior concentração de cobras do planeta
A ilha do litoral de São Paulo com a segunda maior concentração de cobras do planeta

3. Atol das Rocas, Rio Grande do Norte

Quem ainda não conhece o Rio Grande do Norte e tem em sua lista de desejo de viajante conhecer os paraísos potiguares, saiba que tem um que é proibido para turismo: 

O Atol das Rocas é um recife semicircular, composto por esqueletos calcários de algas, corais e moluscos - o único no Atlântico Sul. Ele é importante por sua alta produtividade biológica, como um dos maiores locais brasileiros de reprodução da tartaruga-verde, além de ser abrigo para a tartaruga-de-pente. Também abriga aves, como atobás e fragatas.

Este que é um dos locais mais proibidos do Brasil é uma unidade de conservação de proteção integral brasileira. Atividades recreativas, de turismo, além de pesca e caça são proibidas no Atol das Rocas. São permitidas apenas ações de fiscalização, pesquisa científica e monitoramento ambiental.

Com o objetivo de preservar a flora e a fauna locais, são proibidos turistas no Atol das Rocas - Rio Grande do Norte.
Com o objetivo de preservar a flora e a fauna locais, são proibidos turistas no Atol das Rocas - Rio Grande do Norte.

Quer conhecer os melhores lugares turísticos do Brasil que você pode conhecer? Leia nosso artigo com os 15 pontos turísticos incríveis do Brasil!

E aí, o que achou sobre lugares e os motivos pelos quais são restritos? Alguns são de fato intrigantes e que nos levam a curiosidade, mas outros merecem a nossa consciência e preservação, pois sabemos que é por uma boa causa e que também não irá ferir a existência do outro.

Aí está uma das grandes alegrias e vantagens de poder viajar: conhecer novas culturas, diversidade e além disso, sobre o respeito.