sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

China: conheça as curiosidades mais inusitadas sobre o país!

A China é um dos países mais conhecidos do mundo, também um com os costumes mais diferentes. A verdade é que esse país é cercado de curiosidades e, para quem mora no ocidente, os costumes orientais podem causar muita estranheza.

Embora essa estranheza exista, o que não falta no país é a sabedoria proporcionada pela cultura milenar do povo. A diversidade cultural da China com certeza irá te impressionar, vamos conhecer mais sobre o assunto!

Neste artigo, nossa equipe reuniu algumas curiosidades um tanto inusitadas sobre a China, e que vão confirmar ainda mais a necessidade de conhecê-la. Saiba mais abaixo e boa leitura!

Culinária

Foto frontal de uma mulher sorridente levando um macarrão chinês à boca.
A comida chinesa é uma das mais diversas do mundo, com certeza algum prato irá te agradar! (Fonte: Freepik).


Por si só, a culinária oriental é muito diferente da ocidental. Inclusive, a famosa “comida chinesa” que consumimos aqui no Brasil, na verdade, é bem diferente da tradicional do país asiático. 

A China é conhecida mundialmente como o “Reino da Cozinha”, e boa parte dessa reputação é motivada por sua localização geográfica. Por ser única, o país detém de ingredientes regionais extraordinários e que compõem grande parte dos pratos chineses. 

As tradições e costumes chineses também possuem forte influência na construção da culinária local, que desde as dinastias mais antigas se tornaram referência para todo o mundo.

Assim como a história do país, a culinária chinesa também pode ser dividida de acordo com a dinastia vigente da época. Por exemplo, enquanto que na dinastia Zhou a famosa culinária dos “Oito Tesouros” predominava, na dinastia Qin o sabor azedo era muito mais presente e idolatrado. 

Em suma, a culinária chinesa passou por diversas mudanças até ser como a conhecemos hoje, com as seguintes características principais:

Legumes dominam tudo!

Os legumes certamente estarão presentes nos principais pratos chineses, e esse mero detalhe influencia diretamente o modo de viver do povo. Por causa disso, a maioria da população é magra e livre de doenças cardiovasculares que, muitas vezes, são provocadas por comidas muito gordurosas. 

A terra é extremamente respeitada do país, bem como todos os alimentos que vêm dela. Uma curiosidade é que toda a preparação é realizada de forma metódica e minuciosa. Alguns pratos são bem complexos, o que exige dedicação e atenção a detalhes que fazem toda a diferença no resultado final. É como se fosse um ritual gastronômico. 

E  não podemos deixar de citar a temperatura que os legumes devem ser apresentados. Alimentos mal cozidos são quase um crime no país, e devem sempre ser acompanhados de sopas bastante quentes. 

A maior variedade de sabores do mundo

Os chineses sabem como manipular os alimentos como ninguém. Um dos principais segredos para que eles sejam referência até hoje é a forma com que manipulam os 5 sabores-chave em praticamente todos os pratos, sendo eles o amargo, doce, picante, azedo e o salgado. 

No entanto, a mistura harmônica desses sabores não é regra. É normal que em determinadas regiões um sabor seja mais valorizado que outro, como por exemplo em Sichuan, onde a culinária apimentada domina, ao passo que, em Hong Kong, a doce ou salgada tem maior presença.

Cardápio eclético (muito eclético)

Certamente, você já ouviu falar de histórias bizarras de turistas que ficaram chocados ao lidarem com a cultura gastronômica da China. E, na verdade, é totalmente compreensível porque o choque cultural é bem forte.

Grande parte dos pratos exóticos da China levam partes do animal (ou até mesmo animais completos) que não consumimos de jeito nenhum, como ratos, baratas e até mesmo escorpiões. Como dissemos, todo o processo de preparação é conforme a segurança da população, mas mesmo assim muitas pessoas não encaram esse desafio.

Alimentos frescos

Os legumes predominam os pratos chineses, mas as proteínas também possuem seu próprio destaque. Outra curiosidade é que os mercados úmidos vendem animais vivo-frescos além dos legumes recém-colhidos, e não é nada difícil encontrá-los a cada esquina. 

Além disso, os chineses são zero desperdícios (e quando digo zero, é isso mesmo). Muitas vezes, devido ao preparo, os ossos são consumidos pois ficam macios o suficiente para mastigar. Outra maneira de servi-los seria em formas de lascas, para melhor apreciação da medula de peixes, principalmente. 

As refeições são pequenas para melhor apreciação

Como você sabe, os asiáticos possuem o hábito de utilizar os Hashis (os famosos pauzinhos de comer) ao invés de talheres como garfo e faca que são vistos como uma forma bárbara de lidar com o alimento. Para facilitar o manuseio e a mastigação, as porções são oferecidas em pequenas quantidades. 

Inclusive, a China utiliza cerca de 45 bilhões de pares de Hashis todos os anos. Falando assim, parece muito, mas quando associamos de forma proporcional temos o dado de que 2 ou 3 pares por mês são utilizados, para a população que se aproxima de 1,4 bilhão.

Confira abaixo alguns dos principais pratos tradicionais da culinária chinesa:

  • Pato de Pequim;
  • Dumplings
  • Costeletas com molho agridoce;
  • Frango Kung Bao (frango picado com amendoim)
  • Rolinho primavera

População

Visão noturna de uma cidade na China, com pessoas borradas passando.
Embora seja o país mais populoso do mundo, as ruas chinesas não costumam ficar lotadas, principalmente de turistas. (Fonte: Freepik).

Como todos sabem, a China é o país mais populoso do mundo. Cerca de 1,38 milhão de habitantes moram no país, o que representa aproximadamente um quinto da população total da Terra!

Infelizmente, a desigualdade social também é uma das características do país, visto que mais de 100 milhões de cidadãos vivem com menos de US$ 1 por dia. Com o objetivo de controlar esse crescimento populacional, foi criada a política de filho único no país, no entanto o resultado dessa ação foi o abandono de milhares de bebês do sexo feminino.

Devido também a essa política, mais de 30 milhões de homens héteros não se casam pela falta de esposas. A população masculina predomina bastante no país, e ainda com o abandono e infanticídio quando o bebê é menina, essa situação se agrava ainda mais. 

Hoje em dia, a política do filho único foi abandonada, mas as mulheres chinesas não vêem a gestação como uma prioridade. Entenda mais!

Um fato curioso, e um tanto bizarro, é que em 1973 a China elaborou uma proposta aos Estados Unidos para que 10 milhões de mulheres chinesas fossem doadas ao país americano, como uma forma de aumentar a população estadunidense. 

Infelizmente, essa cultura machista ainda tem forte influência no país. As mulheres que continuam solteiras depois dos 20 anos são conhecidas pejorativamente como sheng nu (que em tradução direta seria algo como mulheres encalhadas, ou mulheres que sobraram). 

No entanto, os tempos estão mudando e a nova geração de mulheres chinesas estão deixando os costumes arcaicos para trás e sendo protagonistas de suas próprias histórias, mas ainda com muitos impeditivos. 

Mesmo com essa esperança de mudança, a pressão tradicional ainda existe e tem forte influência. Por exemplo, não é incomum que as mulheres solteiras acima de 27 anos achem que possuem algum tipo de problema.

Outros fatos curiosos são que, na China, se você possuir algum parente acima de 60 anos, você é obrigado a visitá-lo regularmente. O país também possui a maior população budista do mundo, cerca de 244 milhões de pessoas

Cultura

A cultura chinesa é incrível, mas igualmente peculiar. Sobre esportes, o tênis de mesa é como se fosse o futebol para o Brasil, ou seja, é o mais popular do país. Aproximadamente 10 milhões de pessoas aderem à prática esportiva, e cerca de 53% das medalhas olímpicas de tênis de mesa foram conquistadas pelo país. 

E tem mais: você sabia que o PlayStation é ilegal no país? Aparelhos como Nintendo, Sony e XBOX só foram legalizados em 2014. Falando nisso, a China também é um dos países mais materialistas do mundo, isso significa que o seu sucesso é proporcional à quantidade de coisas que você possui.

Os cidadãos chineses também possuem o costume de pintar os animais, principalmente cachorros, como se fossem outros… Vamos fazer um teste, o animal abaixo é um cachorro ou um panda?

Dois cachorros filhotes pintados como se fossem dois pandinhas chineses.
O hábito de pintar animais como outros é muito comum na China, inclusive em locais como cafés públicos. (Fonte: Reprodução/Internet)


A China também é a rainha quando o assunto é proibição de sites que são populares ao redor do mundo. Portais como Twitter, Facebook, Wikipedia e até mesmo o The New York Times foram banidos em 2009. Embora banido, mais de 95 milhões de chineses utilizam o Facebook.

Hoje em dia, milhares de chineses optam por morar em cavernas. As moradias em cavernas se tornaram tão comuns que costumam passar por várias gerações, e se tornaram o refúgio perfeito para aposentados que não querem viver nos grandes centros urbanos (onde, a cada cinco dias, um novo arranha-céu é construído).

Os pores do sol na China costumam acontecer às 10 horas da noite, isso porque o país possui seu próprio fuso horário.

Curiosidades diversas sobre a China

  1. O ator Brad Pitt foi banido do país devido ao seu papel no longa Sete Anos no Tibet;
  2. Na Hong Kong Polytechnic University existe um curso próprio para formar profissionais especializados em Sutiã (isso, a peça íntima);
  3. Executivos que cometerem irregularidades ou fraudes podem ser sentenciados à morte;
  4. Chineses muito ricos costumam contratar dublês para serem presos em seus lugares, essa prática é conhecida como ding zui;
  5. Absolutamente todos os pandas do mundo vêm da China;
  6. O morcego é o animal que simboliza a sorte e prosperidade no país.

Próximo destino: China?!

Como dissemos, a China é um dos países mais peculiares do mundo. Após conhecer algumas curiosidades sobre o local, com certeza bateu aquela curiosidade em, ao menos, visitá-lo. Mas morar lá, você encararia?

Antes de visitar qualquer país ou cidade, é essencial prezar pela sua segurança. A contratação de um seguro viagem é importante para garantir que você tenha todo o suporte necessário para lidar com possíveis imprevistos, como extravio de bagagem, atrasos de voos ou até mesmo acidentes.

Ao contrário do que muita gente pensa, contratar um seguro viagem para a Ásia é simples, rápido e seguro. Faça agora mesmo uma simulação no botão abaixo:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre a China. Até a próxima!