sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Lista: TUDO que você precisa para entrar em Portugal

Portugal é um dos destinos queridinhos dos brasileiros, seja para passear, estudar, trabalhar ou até mesmo morar! Mas você sabe todos os documentos que você precisa reunir para entrar em território português? 

Nesse artigo nós vamos detalhar toda a documentação necessária para entrar em Portugal para turismo. Além disso, vamos explicar como está a situação da Covid-19 por lá. Então, antes de fazer suas malas, leia e esteja preparado para sua viagem!

Vista da capital de Portugal, Lisboa.
Lisboa, capital de Portugal, encanta os turistas com suas arquitetura deslumbrante e histórica. (Fonte: Unsplash)

O que é necessário para entrar em Portugal?

Como você deve imaginar, cada país tem suas próprias exigências de documentação para estrangeiros adentrarem o seu território. Os principais documentos que os países costumam exigir são visto, passaporte, passagens de ida e volta e, com a pandemia, muitos exigem também o Certificado de Vacinação.

Nesta seção vamos explicar detalhadamente quais documentos o governo português exige (ou não). Afinal, não queremos que você passe por perrengues na imigração! Leia com muita atenção e comece a separar os seus documentos!

Visto

Para viagens turísticas para Portugal não é necessário visto. O governo português permite a permanência de turistas por até 90 dias, num período de 180 dias. E esse tempo pode ser prorrogado! Para isso é preciso solicitar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Então, se você for apenas conhecer as terras portuguesas, pode ficar despreocupado. Porém, se você for estudar ou trabalhar em Portugal, será exigido o visto. Nesse caso, se informe com o consulado sobre como solicitar o visto correto com antecedência!

Passaporte

Portugal, assim como todos os países da Europa, exigem a apresentação do passaporte na imigração. Ele deve estar válido até, pelo menos, 3 meses após a data prevista de saída do país. Por exemplo, caso você vá viajar em janeiro de 2021 e pretenda retornar em março de 2021, seu passaporte deve estar válido até, no mínimo, junho de 2021.

Passagens

Além da passagem de ida, a imigração costuma exigir a apresentação de uma passagem de retorno dentro do tempo disponível para o turista permanecer no país, ou seja, 3 meses.

Essa é uma forma do governo português evitar a imigração ilegal. Por isso, tenha em mãos o comprovante da sua passagem de retorno ao Brasil, ou saída para outro país.

Comprovante de Vínculo de Trabalho

De modo geral, a imigração quer garantir que você não ficará no país como imigrante ilegal após a entrada no território português com o visto de turista. Por isso, toda documentação que comprove que você tem um vínculo com o Brasil e, por isso, voltará após o tempo estipulado, ajudará você a passar pela imigração.

Caso você trabalhe formalmente, o comprovante de vínculo de trabalho poderá ajudar nesse processo. Assim como um comprovante de matrícula em escola, ou faculdade.

Comprovante de Recursos Financeiros

Da mesma forma, é preciso comprovar para o governo português que você conseguirá se manter no período que estará viajando e não precisará realizar atividades laborais no país.

Por isso, apresente quais recursos financeiros você está levando para o país. Além de dinheiro em espécie, você pode apresentar cartões de débito, comprovantes de limite no cartão de crédito, extratos bancários etc.

O valor mínimo exigido é de 40 euros para cada dia de viagem mais 75 euros por entrada no território português. Assim, numa viagem de 7 dias, por exemplo, você deverá comprovar, no mínimo 355 euros. 

Comprovante de Hospedagem

Outro requisito para entrar em Portugal é a comprovação de hospedagem. Seja a reserva de um hotel, hostel, ou pousada, é preciso apresentar alguma documentação que comprove que você tem um lugar para ficar.

Muitos brasileiros visitam Portugal e se hospedam na casa de algum parente ou amigo. Nesse caso, é preciso apresentar uma carta convite, ou termo de responsabilidade, assinado pelo anfitrião.

É importante lembrar que o anfitrião deverá ser português nato, ou estrangeiro que reside de forma legal no país. No caso de estrangeiros será exigida a apresentação da autorização de permanência do país, seja através da naturalização ou visto de trabalho ou estudo.

Homem em aeroporto segurando notebook enquanto olha o painel de voos.
É importante ter todos os documentos necessários à mão na hora da imigração. Além de agilizar o processo, trará maior tranquilidade para você. (Fonte: Unsplash)

Seguro Viagem

Outro item obrigatório para entrar em Portugal é o seguro viagem. Portugal faz parte do Tratado de Schengen, um acordo assinado entre mais de 30 países europeus. Neste acordo, são definidas normas de entrada e saída de pessoas e mercadorias.

Assim, todos os países que assinaram esse Tratado, incluindo Portugal, exigem a contratação de um seguro de viagem pelos turistas. Esse seguro deverá ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas por acidente ou enfermidade, além de translados e repatriação.

Comparando com a Real Seguro Viagem você escolhe entre as melhores seguradoras e os melhores preços. Afinal, somos a primeira comparadora de seguros de viagem do Brasil e a que possui a melhor nota no Reclame Aqui. Sabia que os seguros para Portugal começam em cerca de R$ 16,00 por dia de viagem? Clique para cotar!

__CALLTOACTION(COTAR)__

O PB4 substitui seguro viagem em Portugal?

Uma dúvida muito comum entre os viajantes é se o PB4 substitui a obrigatoriedade do seguro viagem. A resposta é: não. O PB4 é um Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), que dá direito aos brasileiros a utilizarem a saúde pública em Portugal, assim como os portugueses. Contudo, ele é bem diferente do seguro viagem.

O seguro viagem é voltado aos problemas e imprevistos que podem acontecer durante uma viagem, como problemas de saúde, bagagem extraviada e muitas outras situações que vão além do atendimento hospitalar.

O PB4, por sua vez, permite que o brasileiro acesse o sistema de saúde pública português com o objetivo de fazer tratamentos de rotinas, como consultas, por exemplo. Além disso, é importante destacar que o sistema de saúde portugês é público, mas não gratuito.

Contratando um seguro viagem você estará tranquilo e protegido de várias situações que podem acontecer numa viagem, além de não ter gastos extras com esses imprevistos. 

Requisitos devido a pandemia de Covid-19

Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto de Covid-19 como uma pandemia. A partir disso, todos os países passaram a traçar estratégias para diminuir o contágio e evitar mortes pela doença.

Uma das principais ações foi o imediato fechamento das fronteiras. Contudo, com o avanço da vacinação, a maioria dos países reabriu suas fronteiras para turistas, mas com diversas regras e especificações.

No caso de Portugal, os turistas brasileiros são aceitos contanto que apresentem teste RT-PCR negativo feito até 72h antes do embarque, ou teste rápido feito até 48h antes da chegada ao país.

Além disso, é preciso apresentar o Certificado de Vacinação emitido pelo ConecteSus e preencher o Formulário de Localização de Passageiros até 4 dias antes da chegada em Portugal.

Bonde amarelo em rua de Lisboa, Portugal
O passeio de bonde é uma ótima forma de conhecer Lisboa e ainda economizar. (Fonte: Unsplash)

Quanto custa viajar para Portugal?

Um dos motivos pelos quais Portugal é um dos destinos favoritos dos brasileiros na Europa é pelo custo da viagem. Portugal é um dos países mais em conta do continente europeu, mas mesmo assim é necessário planejamento, já que a moeda utilizada é o Euro, muito mais valorizada que o Real brasileiro.

Os principais custos para uma viagem para Portugal são:

  • Passagens aéreas;
  • Seguro viagem;
  • Hospedagem;
  • Alimentação;
  • Passeios e transportes.

Para todos esses custos há formas de economizar. As passagens aéreas, por exemplo, custam em média R$ 3000,00 ida e volta. Porém, comprando com antecedência e com muita pesquisa, você pode conseguir preços menores.

Para a hospedagem, vale o mesmo. Geralmente as reservas feitas muito próximas à viagem tendem a custar mais. Com antecedência você pode pesquisar várias opções e, até mesmo, escolher uma estadia próxima dos locais que você quer visitar e, assim, economizar com o transporte.

O seguro viagem você pode cotar com facilidade com a Real e encontrar o melhor preço para o plano mais indicado para a sua viagem. Confira nossa página sobre Seguro Viagem para Portugal e entenda os detalhes!

Por fim, pesquise quais atrações são gratuitas e aproveite elas! Muitos museus possuem dias em que a entrada é de graça, e planejar o seu roteiro com base nisso fará você economizar alguns euros.

Para mais dicas de como montar o seu roteiro, acesse nosso artigo e saiba como economizar e aproveitar ao máximo!

Barcos e casas coloridas em Porto, Portugal
Mais ao norte, Porto é outra cidade que deve estar no seu roteiro para Portugal!

Principais dúvidas dos viajantes para Portugal

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre os requisitos e informações para viajar para Portugal, acompanhe os principais questionamentos dos viajantes. Confira: