sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Conheça Guayaquil, a cidade-sede da final da Libertadores 2022

A final da Libertadores está chegando e muitos brasileiros não veem a hora de embarcar para Guayaquil e aproveitar ao máximo tudo o que essa cidade tem a oferecer.

Por si só, o Equador é um dos destinos sul americanos mais buscados pelos viajantes devido aos seus pontos turísticos únicos e cultura atrativa. Mas, quando o país é sede de um dos campeonatos de futebol mais famosos do mundo, o interesse aumenta consideravelmente.

Poucas pessoas sabem o que fazer no Equador depois da final da Libertadores. Como a viagem é um investimento, nada melhor do que aproveitá-la ao máximo. Assim, neste artigo nossa equipe reuniu tudo que você precisa saber antes de embarcar para Guayaquil. Boa leitura!

O que é a final da Libertadores?


Um jogador de futebol da Libertadores apoiando o pé na bola.
A Libertadores é um dos campeonatos mais famosos do Brasil e da América Latina.

Também chamada de Taça Libertadores da América, a Copa Libertadores é o principal campeonato de futebol interclubes da América do Sul. Desde 1960 o campeonato é disputado de acordo com as normas estabelecidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). 

Para participarem da Libertadores, os times devem conquistar os torneios ou se qualificarem entre os melhores dos campeonatos nacionais promovidos pelas associações (geralmente, dez) que integram a entidade sul-americana. 

Por muitos anos o campeonato foi conhecido como Copa dos Campeões da Américas. Um fato curioso é que a mudança de nome ocorreu como uma forma de homenagear os líderes da independência dos países latino-americanos, que são:

  • D. Pedro I do Brasil;
  • José Bonifácio de Andrada e Silva;
  • Antonio José de Sucre;
  • Bernardo O'Higgins;
  • José Artigas;
  • José de San Martín e 
  • Simón Bolívar.

Por que a Libertadores ocorre no Equador se os dois times da final são brasileiros?


Cidade de Equador.
A cidade-sede da final dos Libertadores recebe milhares de turistas que querem acompanhar de perto a final da grande partida.

Bom, a escolha do estádio onde a final ocorrerá é feita com bastante antecedência, visto que desde 2019 a Taça Libertadores é disputada em um único jogo. 

Antes disso, todas as finais eram disputadas em duas partidas, onde cada finalista possuía uma mando de campo. Em outras palavras, os estádios das partidas finais eram escolhidos por cada um dos dois finalistas, ou seja, cada time escolhia o seu local. Geralmente, os finalistas escolhiam seus estádios para a disputa.

Até os anos 80, uma terceira partida era jogada em campo neutro caso acontecesse um empate nas partidas anteriores. Poucas vezes isso foi necessário, como em 1981, quando o Flamengo venceu o Cobreloa no Maracanã, mas perdeu o jogo de volta no Chile. 

Assim, um terceiro jogo de desempate foi marcado para o Uruguai, onde o time carioca conquistou seu primeiro título da Libertadores com uma vitória de 2 a 0 em cima do clube chileno.

As finais de campeonato dos últimos anos vêm agradando muito os torcedores que, com sua empolgação, fazem questão de se deslocarem para o país onde o jogo acontecerá. No ano passado, a partida foi decidida no icônico Estádio Centenário de Montevidéu. Neste ano, a final da Libertadores será realizada em Guayaquil, no Equador.

Guayaquil, cidade-sede da final da Copa Libertadores de 2022

Santiago de Guayaquil é a segunda maior cidade do Equador, ficando atrás apenas da capital Quito. Com uma população média de 2,2 milhões de habitantes, o local é conhecido popularmente como a capital da Província de Guayas, e sua posição geográfica chama bastante atenção por estar perto da linha do Equador. 

O local é rodeado por mitos e lendas que influenciam diretamente na cultura do povo. Inclusive, o nome da cidade é um dilema comum do local, visto que sua origem ainda é desconhecida. Há quem acredite que o nome da cidade é uma variação dos nomes Guayas e Quil, caciques que morreram nas lutas contra a colonização espanhola. Outra hipótese é de que o nome veio de um povo, os Guaiaquil, que viviam nas redondezas de Yaguachi.

O que fazer em Guayaquil?


Capela localizada no topo da colina.
Além da final do torneio, você ainda poderá contar com uma série de atrativos únicos.

Por ser uma das maiores cidades do país, Guayaquil possui inúmeros atrativos para todos os tipos de viajantes. Por exemplo, podemos citar Malecón Simón Bolívar, um calçadão que possui lojas, teatros, jardins históricos, restaurantes, comércios, entre muitos outros. 

Rotonda é um dos monumentos mais visitados, visto que celebra o encontro entre Simón Bolívar e José de San Martín, dois dos líderes mais famosos do país. Para os viajantes mais aventureiros, há a possibilidade de subir as Colinas Santa Ana & El Carmen, onde podem ver toda a cidade com uma vista fantástica. 

Toda a cidade possui incríveis museus históricos que foram palco de grandes momentos, como o encontro dos líderes. Outra atração famosa de Guayaquil são os 400 degraus que facilitam a chegada às colinas, onde no topo há um farol além de outras pequenas instituições, como museus e capelas. Para tornar a subida mais simples, você pode comprar água e outros petiscos dos vendedores ambulantes. 

Sem dúvidas, a visão do pôr-do-sol no topo da colina é uma das experiências mais prazerosas que existem, além de ficar para sempre na memória. 

Entre os parques, vale ressaltar o "Seminário Parque de las Iguanas" no centro da cidade. Ele abriga centenas de iguanas mansas, peixes, tartarugas e esquilos, além do próprio Parque Histórico. O Jardim Botânico e o Zoológico El Pantanal são outras atrações turísticas da cidade.

Contrate seu seguro com a Real!

O seguro viagem é obrigatório para o Equador. Desse modo, este é um dos primeiros itens que você deve adquirir para viajar a Guayaquil. É preciso escolher uma seguradora confiável e que tenha credibilidade no mercado, e nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende sobre o ramo.

A Real é a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil, são mais de 14 anos protegendo quem ama viajar. Ao contrário do que muitos pensam, contratar o seguro viagem é fácil, rápido, seguro, e muito mais barato. Faça a simulação, clique no botão abaixo:

__CALLTOACTION(COTAR)__

O estádio que será o palco da final da Libertadores 2022 tem capacidade para até 59.283 mil torcedores. O Estádio Monumental Isidro Romero Carbo é a casa do Barcelona Sporting Club, mais popularmente conhecido como Barcelona de Guayaquil. 

O estádio onde será a final da Libertadores foi inaugurado em 27 de dezembro de 1987, em uma partida do time da casa contra o famoso clube catalão de mesmo nome. Sem dúvidas, a sua viagem será uma experiência e tanto!

Entenda mais sobre a necessidade do seguro viagem:

Até a próxima!