sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Quais os melhores destinos para viajar no inverno? Confira a lista! (com dicas)

Escolher o seu próximo destino para viajar durante o inverno está mais fácil do que nunca! Apesar do Brasil ser um país tropical, conhecido pelo clima ensolarado que domina na maior parte do tempo, o inverno costuma ser bem intenso em algumas regiões.

Nosso país é enorme, podemos encontrar as mais variadas paisagens, faunas e floras que tornam cada destino único por aqui. Contamos com algumas das praias mais bonitas do mundo para quem gosta de curtir o sol, mas e quem prefere o inverno? Não se preocupe, também temos ótimas opções para os amantes do frio!

Muitas pessoas, inclusive, preferem viajar no inverno porque conseguem aproveitar as diversas vantagens que essa estação oferece. Neste artigo, vamos conhecer os melhores destinos para viajar no inverno e garantir que sua aventura seja segura com nossas dicas. Boa leitura!

Quais as vantagens de viajar no inverno?


Um parabrisa de um carro na neve
Seja sozinho ou acompanhado, viajar durante o inverno é uma aventura inesquecível!

Grande parte dos viajantes preferem viajar durante o verão, quando a temporada nos destinos costumam ser bem altas. No entanto, o que muitas pessoas esquecem é que também existem destinos incríveis para curtir o friozinho do inverno e que nenhuma outra estação pode proporcionar. 

Uma das principais vantagens é justamente essa, a baixa procura por destinos mais frios. Isso significa que, dependendo do destino, dificilmente ele estará lotado ou com os preços nas alturas como costuma ocorrer durante a alta temporada de verão. 

Consequentemente, com a baixa temporada, as cidades ficam mais vazias e os preços podem cair bastante. Além de poder aproveitar ainda mais a cidade turística, você evitará filas, tumultos e todos aqueles perrengues de quem viaja na alta temporada.

Um segredo é que, principalmente na Europa, a maior parte dos lojistas aproveitam o inverno para finalizarem seus estoques, ou seja, liquidação garantida! Vamos analisar: com a cidade menos movimentada, a estratégia para vender mais é abaixar os preços para que, no verão, os produtos sejam renovados com novos estoques. 

Grande parte dos produtos que são vendidos no inverno são os que sobram de outras estações que atraem mais turistas. Assim, comprar no inverno é preço baixo na certa!

Também não podemos esquecer da principal vantagem de viajar no inverno, a neve! Ela é a responsável por fazer com que milhões de turistas se desloquem nos meses de menor temperatura só para verem ela de pertinho, e quem não sonha em ver a neve? Por falar nela, em nossa lista você verá que é possível ver a neve no Brasil. Continue a leitura!

05. Diamantina, Minas Gerais


Vista de uma das ruas em Diamantina.
As ruas históricas de Diamantina ficam ainda mais atrativas durante o inverno.

Diamantina é uma das cidades brasileiras mais conhecidas pela sua história. Localizada a apenas 300 km de Belo Horizonte, capital do estado, ela atrai milhares de turistas por ser ponto de partida da Estrada Real, um dos pontos turísticos mais visitados do estado mineiro. 

Seu impacto na história da cidade fez com que Diamantina recebesse o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999 pela Unesco. Essa ação contribuiu ainda mais para novos turistas escolherem a cidade como principal destino turístico. 

De fato, Diamantina possui inúmeras belezas naturais que vão muito além da história contada em relação à extração de diamantes por volta do século XVIII.

A maior parte do destino abriga pontos turísticos históricos que compõem, cada um à sua maneira, as paisagens centenárias do local. As ruas de pedra são palco do Vesperata, maior espetáculo da região. Nele, dezenas de instrumentistas encantam os visitantes com performances musicais comandadas por um maestro em meio ao público. 

A verdade é que Diamantina vai te surpreender em qualquer estação do ano, mas é no inverno que a cidade fica ainda mais encantadora. Considere a visita!

04. Domingos Martins, Espírito Santo


Pedra mais famosa de Domingos Martins, morro do lagarto.
Lagarto capixaba apoiado nas montanhas do Parque Estadual de Pedra Azul.

Todo capixaba conhece a cidade de Domingos Martins, uma das mais visitadas após a capital Vitória. Todo o município é único e se diferencia das outras regiões por ser um aglomerado de montanhas capixabas que viraram palco para belas paisagens.

Domingos Martins possui um clima ameno e bastante agradável para aqueles que amam um tempinho nublado e não fazem questão de muita chuva. Uma curiosidade é que a região foi colonizada por italianos e alemães, e isso impactou diretamente na cultura do povo. 

Em outras palavras, apenas em Domingos Martins você poderá degustar da deliciosa gastronomia dessas regiões sem pagar um absurdo. Nos próprios ambulantes que ficam nas ruas da cidade você poderá consumir excelentes opções. 

Outras características que fazem Domingos Martins ser uma ótima escolha para viajar são:

  • ar puro;
  • cachoeiras incríveis;
  • trilhas;
  • alimentos locais (como cafés, queijos e licores);
  • baixa procura nos meses mais frios.

Com a viagem confirmada, não deixe de visitar o Parque Estadual de Pedra Azul, onde tem o famoso “lagarto capixaba”. O lagarto se trata de uma montanha que, dependendo da perspectiva, parece estar tentando escalar outra maior, como na foto acima. 

03. Gramado, Rio Grande do Sul


Entrada do arco de Gramado.
Gramado é a cidade mais visitada do Brasil durante o inverno.

É impossível falarmos dos melhores destinos para viajar no inverno sem citarmos a região sul do país. Toda a região é composta por tantos destinos incríveis, que praticamente qualquer opção de estadia é uma boa. Daria para fazer uma lista apenas sobre isso!

Gramado é uma das cidades mais conhecidas não apenas do sul, mas de todo o país. Provavelmente, a principal característica da cidade que todo viajante pensa de primeira são as baixas temperaturas que tornam o local tão atrativo. 

Toda a cidade possui atrações surpreendentes, pensadas principalmente para serem curtidas até no inverno mais rigoroso. São inúmeras atividades, atrações, excelente gastronomia e diversidade para se hospedar que com certeza alguma vai chamar sua atenção. 

É claro que, por ser o destino de inverno mais famoso do Brasil, Gramado fica ainda mais charmosa durante as baixas temporadas. Não importa a sua idade, perfil de viajante ou orçamento, você irá encontrar opções incríveis para aproveitar a cidade. Caso queira ficar ainda mais no interior, a cidade de Canela oferece tantos atrativos quanto e fica a menos de 10 quilômetros.

02. Guaramiranga, Ceará


Frio na vegetação de Guaraminga
Os destinos no nordeste podem surpreender qualquer viajante. Considere a viagem!


Muito se engana quem pensa que o nordeste só é bem aproveitado no verão, ou que todas as cidades fazem calor extremo. Guaramiranga, por exemplo, é uma das melhores cidades nordestinas para aproveitar o frio.

Na vila de Guaramiranga, encravada no Maciço de Baturité, a média anual das temperaturas é de vinte graus. No inverno, porém, os termômetros registram números ainda mais baixos. Além do clima ameno e nublado, Guaramiranga chama a atenção dos turistas por realizar o Festival de Jazz e Blues.

Quem está de carro pode explorar os arredores, onde estão cachoeiras e o Pico Alto, a 1.115 metros de altitude, com vista para o sertão, o rio Pacoti e, nos dias claros, para as dunas do litoral cearense. Na vizinha Baturité, o Mosteiro dos Jesuítas também oferece um mirante com vista panorâmica. 

A cidade é incrível para descansar e aproveitar bastante o clima chuvoso. Mas, se for praticar algum esporte, lembre-se de contratar o seguro viagem!

01. São Joaquim – Santa Catarina


Vegetação sob a neve.
É possível encontrar neve no Brasil, basta ir na época certa!

Grande parte dos destinos que neva no Brasil só recebem esse fenômeno em casos bem isolados e extremamente específicos (além de durarem pouco), mas em São Joaquim a história é diferente. 

São Joaquim costuma ser uma das cidades mais frias de todo o país, então não é estranho quando começa a nevar na região durante os três meses de inverno. Nossa dica é que você viaje nas primeiras semanas da estação, quando o frio é mais intenso e suas chances de ver a neve aumentam.  

Além da neve, São Joaquim recebe muitos turistas por oferecer uma ampla variedade de atrações nos parques mais famosos da cidade, que geralmente são ligados a vinícolas. Alguns deles são:

  • Villa Francioni;
  • Vinhedos do Monte Agudo;
  • Vinícola Leone di Venezia;
  • Snow Valley; 
  • Parque Nacional da Uva;
  • Estação Experimental de Fruticultura.

Lembre-se do seguro viagem!

Viajar é uma das melhores coisas que existem, mas devemos tomar o máximo de cuidados possíveis para que a jornada nos proporcione memórias inesquecíveis. Por isso, é essencial contratar um seguro viagem adequado ao seu tipo de viajante.

É com ele que você garante que sua aventura irá acontecer da forma mais segura possível, com proteção garantida contra diversos imprevistos e riscos. Esse serviço tem como principal objetivo prover auxílio ao viajante em casos onde a viagem é comprometida, assim como fornecer todo o suporte necessário para ele conseguir resolver todos os seus problemas.

No entanto, é preciso escolher com sabedoria o melhor seguro possível. A Real está neste mercado desde 2008, e pode te ajudar neste desafio! Ao contrário do que muitos pensam, realizar a cotação para o seu destino é fácil, rápido e gratuito, faça agora: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

Para entender melhor, leia também:

Até a próxima!