sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Saiba como é viver em Faro, capital de Algarve

Viajar para a Europa pode ser uma boa! Melhor ainda é se planejar para conhecer a capital da famosa região do Algarve localizada ao sul do mapa de Portugal.

Você está planejando ir para Portugal e ouviu dizer sobre a cidade que atrai milhares de turistas todos os anos por suas belezas naturais, acessibilidade e deseja conhecer ainda mais sobre a capital? Neste artigo abordaremos tudo o que você precisa saber sobre Faro: clima, custo de vida, educação e seguro!

Conheça um pouco sobre a Cidade de Faro no Algarve


Capital da famosa região do Algarve, Faro está localizada ao sul do mapa de Portugal, a 280km de Lisboa e
conta com uma população aproximada de 61 mil habitantes

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d101941.10020390729!2d-7.974952448577305!3d37.01792158886805!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xd0552e72290faa7%3A0x8d73c2d4494aff5a!2sFaro%2C%20Portugal!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1664381081659!5m2!1spt-BR!2sbr)__ 

Apesar de parecer pequena se comparada às cidades do Brasil, onde 61 mil habitantes é considerada uma região interiorana, Faro tem o título de Capital por ser a principal das cidades do Algarve.

Morar em Faro é poder contemplar uma beleza única! Para ter uma ideia, em sua Reserva Natural, que existe desde 1978, encontra-se paisagens históricas que remontam ao período do Império Romano.

Hoje, essa reserva preserva ruínas árabes e romanas, que foram reconstruídas após o grande terremoto que devastou grande parte da Região Sul de Portugal, em 1755.

Como é morar em Faro?

Mesmo parecendo uma cidade pequena, em comparação ao Brasil, Faro é a maior cidade do distrito de Algarve e a sua localização é uma vantagem para seus moradores. Para o lado direito está a fronteira com a Espanha, e ao lado esquerdo o oceano atlântico.

Outro ponto positivo é que o dia-a-dia na pequena cidade é marcado por sol, segurança e uma mistura de antigo e novo. Além disso, Faro foi eleita a melhor cidade para morar em Portugal.

Faro ocupa, a nível nacional, o 11º lugar nos indicadores de Investimento e de Turismo e o 17º no indicador que avalia a qualidade de vida e a mão de obra disponível.

Como é o clima em Faro?

A Capital de Algarve fica no Sul de Portugal. Diferente do Brasil, onde a região sul costuma ser mais fria, em Faro o clima costuma ser mais quente e se destaca por ser mediterrânico temperado, com sol durante o ano todo e temperaturas boas até no inverno.

Custo de vida em Faro:

Deve-se considerar que, por se tratar de uma cidade turística, o custo de vida costuma ser um pouco mais elevado que em outras regiões. No entanto, a vida em Faro é um pouco mais barata do que morar em Lisboa, por exemplo.

Segurança:

A segurança em todo o país é um de seus grandes diferenciais. Portugal foi eleito, simplesmente, o terceiro país mais seguro do mundo segundo o Índice Global da Paz.

Leia também: Roteiro para Portugal e Espanha em uma só viagem

Educação:

Faro além de ser uma cidade turística é, também, uma localidade que acolhe universitários  de todos os lugares, inclusive estudantes brasileiros. A Universidade do Algarve (UAlg) é a mais importante instituição de ensino superior no sul de Portugal, sendo uma das primeiras no país a aceitarem alunos brasileiros com a nota do ENEM para fazer graduações.

Além disso, o concelho de Faro possui escolas públicas que atendem crianças e adolescentes da região. A educação em Faro está na lista entre as melhores do mundo, segundo Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020.  

Serviços de Saúde em Faro: 

Diferente dos serviços de saúde pública no Brasil, em Portugal é preciso pagar algumas taxas, até então acessíveis, que irão variar de acordo com o serviço que for solicitado 

Para usar da saúde pública em Portugal (SNS), é preciso confirmar qual será o seu Centro de Saúde e comparecer com seus documentos de identificação (cartão cidadão/autorização de residência, comprovativo de residência e, se você contribui para o INSS no Brasil, trazer também o PB4).

Em geral, o serviço de administração do local tem investido em mais médicos de família, o que contribui para um atendimento médico agradável.

Quem optar por adquirir  seguro de saúde terá acesso a clínicas e hospitais privados da região, geralmente com atendimentos mais rápidos que os públicos.

Quais os documentos necessários para morar em Faro?

Faro é um dos 16 municípios da região do Algarve e segue as mesmas exigências de documentação de qualquer cidade portuguesa. Os turistas que ficarão até 90 dias poderão permanecer sem visto. Já para morar em Faro, há outros requisitos, além do passaporte válido na chegada.

Vistos

  • Para permanecer mais de três meses, é preciso ter um visto emitido ainda no Brasil.

  • Comprovação de meios para se manter no país durante sua estadia;

  • Comprovantes de hospedagem e passagem de saída do país;

  • Seguro viagem Europa com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Existem vários tipos de visto para Portugal e deve corresponder ao motivo pelo qual a pessoa pretende ficar no país, como estudar, investir ou trabalhar.

Contudo, só pode solicitar o visto de trabalho quem já possui um contrato ou promessa de trabalho no país de destino.

A entrada como turista permite que você fique até 90 dias no país.

Moeda: 

Uma dúvida recorrente entre aqueles que pretendem morar em Portugal é sobre a moeda, por isso é bom esclarecer: a moeda que você utilizará em Faro será o Euro.

Idioma:

O idioma principal é o Português, mas a região é cheia de turistas, sendo muito comum se deparar com o espanhol, o francês e o inglês na ponta da língua das pessoas.

Dicas do que fazer em Faro

Se tem uma coisa que a cidade não decepciona é no quesito lazer. Os passeios em Faro costumam atender diferentes públicos de todos os gostos, seja para diversões das mais badaladas até às mais relaxantes. 

Pensando nisso, aqui vai uma dica de 5 pontos mais visitados por lá:

1. Passeio de canoa 

O passeio de canoa é uma dica indispensável para você colocar no seu roteiro;  a canoa contorna a lagoa Formosa, passando por águas cristalinas, paisagens paradisíacas, vegetação e vários outros pontos entre as 7 Maravilhas Naturais de Portugal. 

barcos coloridos estacionados na Marina de Faro ponto turístico em Portugal
Navegue pelos canais da Ria Formosa num caiaque ou aventure-se numas boias rápidas.


 2. A Catedral de Faro

A Catedral,  também conhecida como Igreja da Sé ou Igreja Matriz de Santa Maria, está localizada na praça Largo da Sé e foi erguida logo depois da reconquista cristã no século XIII. Sendo católico ou não, você deve conhecer esse templo tão importante.

Torre da Catedral igreja da sé em Algarve
Sé Catedral de Faro, também conhecida por Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria, é um dos edifícios históricos mais importantes de Faro. 

3. Praia da Falésia

A praia da Falésia no Algarve é considerada não apenas uma das melhores praias do Algarve, mas em todo o planeta. A praia tem faixa de areia estreita, mar de águas claras e é contornada pela formação geológica que a nomeia. Bom demais, não? 

imagem sobre a praia da falésia, em Algarve - PT, com mar azul e visitantes na faixa de areia
A praia da falésia é um dos pontos turísticos de Algarve indispensável pelos visitantes 


4. O Columbus 

E claro, não poderíamos dispensar essa bela indicação para os amantes de uma diversão noturna. O bar ‘O Columbus’ é reverenciado por todo Portugal. Ele oferece drinks requisitados, um bom cardápio e músicas agradáveis. Um lugar perfeito para aproveitar a noite. 

Amigos ao redor da mesa de Bar conversando - O Columbus é um bar famoso em Faro
Situado em frente à marina da cidade de Faro, O Columbus é ideal para quem curte a vida noturna


5. O Castelo - Faro

Para quem ama apreciar o pôr-do-sol acompanhado de um maravilhoso drink, paz e tranquilidade, O Castelo é o indicado. Um restaurante e bar envolto pela tranquilidade da Ria Formosa e um pôr-do-sol único


O Castelo, Faro: O Castelo é um Restaurante e Bar envolto pela tranquilidade da Ria Formosa e um pôr-do-sol único.
O Castelo é um Restaurante e Bar envolto pela tranquilidade e lindo pôr-do-sol

Vale a pena morar em Faro?

Em vista de todas essas dicas e informações sobre Faro, você deve estar se perguntando se vale a pena construir um estilo de vida na capital de Algarve. Assim como mudar para qualquer lugar do mundo, vai depender do seu perfil e estilo de vida.

Se você está acostumado com um estilo de vida mais urbano, a cidade de Faro não se adequa. Entretanto, é uma cidade que oferece dinamismo e inúmeras oportunidades para construir uma carreira, além de toda segurança o Portugal City Brand Ranking 2019 confirma e destaca Faro como a melhor da região do Algarve para viver e a terceira melhor para visitar.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão de mudança para outra cidade ou país, é importante avaliar, conhecer melhor de perto e entender se ela é para você!

Se você vai visitar a cidade, uma informação importante: para entrar em Portugal é exigido um seguro viagem com cobertura de pelo menos 30 mil Euros, mas não desanime! A Real oferece o melhor custo-benefício na contratação desse serviço. Clique no botão e veja opções de planos e preços para esse e outros destinos

__CALLTOACTION(COTAR)__